A Noruega é repleta de territórios encantadores e prontos para serem explorados, e Stavanger é um desses. Com uma população de aproximadamente 126 mil habitantes, a pequena cidade possui enorme importância para o país, sendo conhecida como a capital do Petróleo.
Com paisagens costeiras e a presença constante da natureza em meio ao centro da cidade, Stavanger possui ares de viagem ao passado. A gastronomia local valoriza bastante a comida proveniente do mar, já que a cidade é portuária e a pesca é uma das principais atividades da região.
Aqui você vai conferir o guia completo para aproveitar o melhor de Stavanger, Noruega em cada momento da sua viagem!
Importante => Seguro Viagem Noruega (dicas + desconto)
Dicas de viagem para Stavanger, Noruega
Apesar de ser uma cidade famosa pelos seus poços de petróleo, Stavanger, Noruega irá te conquistar pelas belas paisagens, monumentos históricos, mas principalmente por ser uma perdição gastronômica. Não à toa, a cidade sedia o Festival Gastronômico Gladmat, que atrai turistas de todos os cantos todo ano.
Também chamado de Festival de Comida Feliz, o evento é bastante animado e é ideal para toda a família. Mas além do festival, o que não falta é comida boa em Stavanger, já que a culinária é um ponto alto na cidade e cresce ano após ano, se tornando um destino gastronômico requisitado.
Entre tesouros arquitetônicos, belezas naturais e muita comida saborosa, Stavanger irá te surpreender a cada esquina, sem dúvidas! Mas é sempre bom viajar sabendo exatamente o que ver ou visitar, então confira nosso guia completo sobre uma das mais cativantes cidades da Noruega.
Índice: |
Onde fica Stavanger
A cidade portuária de Stavanger fica na costa da Noruega e é um dos maiores municípios do país, além de ser o centro administrativo do distrito de Rogaland. Situada na Península de Stavanger, no sudoeste da Noruega, a cidade fundada em 1125 conserva muito de seu passado histórico.
Stavanger está ainda a leste dos grandes fiordes da região, o Byfjorden e o Gandsfjorden e fica a caminho de grandes pontos turísticos como Preikestolen, Kjerag e Flørli 4444.
Além de todos os atrativos ao redor, a cidade é um famoso destino turístico, principalmente no verão.
Imperdível => Cruzeiro panorâmico pelo fiorde até Lysefjord e Preikestolen
Como chegar a Stavanger
É possível chegar a Stavanger de avião, carro, ônibus ou trem.
Para chegar até lá de avião você precisará desembarcar no Stavanger Airport, localizado na comuna de Sola. A partir de lá, será preciso realizar um trajeto de ônibus até o centro da cidade de Stavanger.
As opções de ônibus são duas. Uma é o ônibus especial Flybussen, que realiza o trecho em aproximadamente trinta minutos e é um pouco mais caro do que o ônibus convencional.
Mas caso você prefira a opção mais econômica, há um ponto de ônibus logo na saída do desembarque do aeroporto. A linha de ônibus que leva até o centro de Stavanger é o número 9, que faz paradas no terminal de ônibus, na estação de trem e passa próximo aos principais hotéis da cidade. O trajeto dura, em média, 40 minutos.
Já para quem deseja chegar a Stavanger de trem, é preciso partir da capital Oslo.
Nós chegamos de carro vindos de Bergen, pois fizemos uma road trip por essa parte do país. Facilitou bastante os nossos deslocamentos e poder fazer paradas pelo caminho para apreciar a vistas lindas!
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
O que fazer em Stavanger, Noruega
Naturalmente, como toda cidade turística, Stavanger é cheia de atrativos, cantinhos encantadores e, é claro, muita história para contar em cada construção e monumento histórico. A cidade conta ainda com um privilegiado conjunto de belezas naturais, formando belas paisagens.
Entre passeios pelo centro da cidade, visitas a lugares marcantes para a memória da cidade de Stavanger e aventuras em meio às belezas naturais, reunimos neste post o que você não pode deixar de visitar na sua viagem para a capital do petróleo.
Fique aqui até o final e não perca nenhuma dica de Stavanger!
Gamle Stavanger (Centro Histórico)
A região histórica da cidade é uma atração à parte. A área é uma graça, composta por diversas casinhas brancas de madeira datadas do final do século XVIII.
A área é extremamente bem preservada e parece um cenário de filme.
Ao todo, são cerca de 250 construções branquinhas, entre casas, lojas e museus. As ruas são de paralelepípedo e a área era, originalmente, o lar dos trabalhadores da indústria de sardinha e conservas em outros tempos.
Muito legal => Tour privado personalizado com um local
Ovre Holmegate
Um dos lugares mais visitados de Stavanger, Ovre Holmegate é uma das partes mais graciosas da cidade. Repleta de casinhas coloridas, a região abriga lojas vintage, restaurantes, pequenos e aconchegantes cafés e lojas de discos.
Além de ser uma delícia passar um tempo por lá, explorando as lojinhas e seus artigos com ares retrô, a área fica próxima ao centro comercial da cidade, possibilitando ainda uma esticada para uma agradável tarde de compras.
Olha que INCRÍVEL => Passeio de helicóptero sobre o Preikestolen
Catedral de Stavanger
Localizada em Byparken, esta é considerada a catedral mais antiga da Noruega, já que começou a ser construída em 1100.
Apesar de ter sofrido reparos e reformas ao longo dos anos, a catedral, também conhecida como Domkirken, mantém sua imponente arquitetura histórica.
Você pode aproveitar para conhecer o Byparken no entorno, onde há um pequeno lago com fonte e diversas estátuas espalhadas no local. Situado bem no centro da cidade, o parque já recebeu o prêmio de meio ambiente da cidade, no ano de 2005.
Essa é para os fortes => Caminhada em Pulpit Rock com traslado hotel/navio
Fiorde de Lyse (Lysefjorden)
Possivelmente um dos fiordes mais famosos da Noruega, o Fiorde de Lyse, ou fiorde de luz, possui aproximadamente 42 quilômetros de extensão e possui dois pontos turísticos principais: Preikestolen, que está 604 metros acima do mar, e Kjerag, uma montanha de 1084 metros acima do nível do mar.
Os percursos são feitos por aventureiros e apaixonados por adrenalina, e oferecem uma vista privilegiada da cidade de Lysebotn.
Porém, há uma forma bem menos arriscada de visitar o fiorde, que é através de um cruzeiro panorâmico, deslizando tranquilamente através de suas águas em um passeio delicioso.
Foi o que fizemos, é claro. É lindo demais, vimos desde o barco inúmeras cachoeiras, montanhas altíssimas, visuais lindos!
Pulpit Rock (Preikestolen)
Junto com a Trolltunga, este é um dos cenários mais famosos e fotografados do país. A Pulpit Rock oferece uma vista simplesmente espetacular e já foi considerada uma das mais belas atrações naturais do mundo.
Sendo um dos pontos turísticos do Fiorde de Lyse, prepare o fôlego para encarar a trilha até lá em cima.
O seu topo é em formato de quadrado e não tem nenhuma espécie de grade ou guarda-corpo. Muitos se aventuram nas bordas para olhar lá embaixo ou tirar fotos, mas é bom ter cuidado!
O ideal é apreciar o local com tempo, para subir e descer com calma, além de, é claro, aproveitar um tempo lá em cima.
Nós, é claro, com uma criança de colo, não fizemos este passeio. Mas pudemos admirar a grandiosidade da Pulpit Rock lá do barco, quando fizemos o cruzeiro pelo fiorde.
A foto a baixo não faz jus à emoção de ver essa rocha, mesmo lá de baixo.
Incrível => Caminhada guiada ao nascer do sol até a Pedra do Púlpito
Monumento das três espadas (Sverd i fjell)
Uma homenagem à vitória norueguesa na Batalha de Hafrsfjord, responsável por unir a Noruega em 872, o Monumento das três espadas consiste em três espadas de bronze vikings gigantes incrustadas no solo, localizado às margens do fiorde de Hafrs.
As espadas erguidas ali possuem em média 10 metros de altura e cada uma possui um significado. A espada maior simboliza o vencedor Rei Harald na Batalha de Hafrsfjord, enquanto as duas menores representam cada um dos reis derrotados.
O monumento visto de pertinho é lindo demais e emocionante.
Tour privado por Stavanger com guia em português
Museu do Petróleo
Um dos museus mais visitados da cidade, o Museu do Petróleo possui muita importância para a história do município e do país.
Além de ser uma réplica de uma plataforma de petróleo, sua estrutura é dona de um projeto arquitetônico que realmente chama a atenção de quem passa por ali.
O museu tem a missão de contar a história do petróleo e destacar a sua importância para a Noruega, já que o recurso natural é o responsável por mudar a realidade do país, que passou de uma situação de dificuldades econômicas a um dos países mais ricos do mundo.
Confira => Hospedagem na cidade
Geopark
Situado bem ao lado do Museu do Petróleo, o Geopark é um playground construído com elementos que fazem parte da indústria do petróleo.
O lugar funciona como uma praça, muito utilizado para reuniões e encontros de jovens e idosos locais.
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Iron Age Farm
O nome já indica, trata-se de uma velha fazenda da Idade do Ferro. Ou melhor, a reprodução de uma feita em um sítio arqueológico original, para que a gente entenda como era a vida naquela época.
São três casas recriadas com todos os utensílios domésticos dentro e até o fogo aceso.
Há atores com roupas da época que nos transportam para 1500 anos atrás. É uma experiência bem legal!
Dica => Ônibus turístico (hop on hop off)
Porto de Stavanger
O Porto de Stavanger é um dos poucos portos do mundo que fica localizado próximo ao centro da cidade. Ele comporta embarcações de pequeno e grande porte.
Por lá estão mercados de peixe e frutos do mar frescos. É um excelente local para caminhar e apreciar o pôr do sol.
Museu Arqueológico
Pertencente à Universidade de Stavanger, o Museu Arqueológico de Stavanger, fundado em 1975, é palco de diversas exposições volantes e outras fixas, como a exposição completa sobre o vikings, contendo seus mitos, histórias, artefatos e até performances.
Economia => Seguro Viagem Europa Barato (e bom!)
Onde ficar em Stavanger
A melhor região onde ficar em Stavanger é o centro. Além de ser uma área belíssima, é onde se concentram os principais atrativos da cidade, além de oferecer excelentes opções gastronômicas e contar com hospedagens da melhor qualidade.
Conheça a seguir algumas sugestões de onde ficar em Stavanger:
- Hotel Victoria
- Thon Hotel Maritim
- Radisson Blu Atlantic Hotel
- Clarion Hotel Energy
- The Villa by Frogner House
- Thon Partner Stavanger Forum Hotel
- Solborg Folkehøgskole Hostel
- Comfort Hotel Square
- Havly Hotell
Confira aqui outras opções de hospedagem na cidade.
Percebeu como é impossível passar por Stavanger e não cair de amores?
A cidade te conquista nos mínimos detalhes e é realmente admirável em todos os sentidos: história, arquitetura e belezas naturais. Inclusive é um excelente local para renovar o álbum de fotos!
Boa viagem e divirta-se!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Muito bom sua materia sobre a Noruega. Mas para mim, que sou leiga em tudo o que e viagem, foi um custo aproximado entre o minimo e o maximo pra viagem
Boa ideia!!! Mas olha, eita destino caro, infelizmente!