Uma das joias de Manaus, o Teatro Amazonas – ou Teatro Municipal de Manaus – é um símbolo da época áurea do Ciclo da Borracha.
Já mostramos por aqui que tem muita coisa o que fazer em Manaus, e também já falamos das bebidas e comidas típicas da Amazônia.
Mas esta atração, o Teatro Amazonas, merece um destaque especial.
Vamos conhecê-lo melhor agora!
Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)
Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas é um marco cultural emblemático situado no coração de Manaus, com sua arquitetura imponente e luxuosa, um símbolo da riqueza e da sofisticação da região amazônica até os dias atuais.
Ele é tombado como patrimônio histórico desde 28 de novembro de 1966.
Veja abaixo o que abordaremos aqui neste post:
Índice: |
A história do Teatro Amazonas e o Ciclo da Borracha
O Amazonas foi, no final do século XIX e início do século XX, uma região riquíssima, fruto da produção da borracha, feita a partir do látex, extraído da seringueira, árvore comum na região Norte do Brasil.
O látex era um produto altamente valorizado pelas indústrias europeias e americanas, com uma grande demanda internacional por borracha natural, estimulada pela Revolução Industrial.
A época do ciclo da borracha no Brasil trouxe uma era de incrível riqueza e desenvolvimento para a região amazônica, especialmente para o estado do Amazonas.
Esse período ficou conhecido como “Belle Époque Amazônica”, indo dos anos 1890 a 1920. Foi uma época de influência europeia na arquitetura, nas artes, na moda.
Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking? Importante => VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO! |
Esse comércio levou ao rápido crescimento de cidades ribeirinhas como Manaus, Porto Velho e Belém, transformando-as em centros urbanos cosmopolitas e ricos. Manaus era uma das cidades mais ricas do Brasil e uma das mais desenvolvidas, com eletricidade, sistema de água encanada e esgotos, além de museus e cinemas.
Foi neste contexto que o Teatro Amazonas foi construído. Ele começou a ser construído em 1882 e foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896.
Manaus vivia o auge do Ciclo da Borracha e, sendo uma das mais prósperas cidades do mundo, precisava de um lugar à altura das companhias de espetáculos estrangeiras, que sempre se apresentavam na cidade.
Procurando Hotel em Manaus? Procure aqui os melhores!
A arquitetura do Teatro Amazonas
O projeto arquitetônico do Teatro Amazonas foi do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa e tudo é – seguindo o estilo da época – ricamente decorado, rebuscado, entalhado, dourado…
Para a sua construção e decoração foram trazidos diversos profissionais da Europa – arquitetos, construtores, pintores e escultores.
Aliás, grande parte do material utilizado para construir o teatro foi importada da Europa. O aço utilizado nas paredes vieram de de Glasgow, na Escócia; os 198 lustres vieram da Itália, assim como o mármore das escadas, estátuas e colunas, que são de Carrara.
Imperdível => Manaus: Excursão de 1 Dia pelo Rio
O Pano de Boca – aquele que sobe e desce em frente ao palco no fim de um ato ou da peça – faz referência ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões e foi pintado por Crispim do Amaral.
O salão de espetáculos tem capacidade para 684 pessoas, na plateia, frisa e três andares de camarotes.
Vale a pena => De Manaus: Excursão às Cataratas Presidente Figueiredo
Quando estiver no salão principal do Teatro Amazonas, não deixe de olhar para cima, você vai ficar de boa aberta com o teto.
Em torno do enorme lustre francês de bronze, estão quatro imensas telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot, as quais representam a Música, a Dança, a Tragédia e a Ópera.
Esta última, uma homenagem ao compositor brasileiro Carlos Gomes.
O Salão Nobre do Teatro Amazonas
Era no Salão Nobre que aconteciam os grandes eventos sociais da época. É um grande salão ricamente decorado, com bancos, quadros, pinturas…
A decoração do Salão Nobre foi executada pelo italiano Domenico de Angelis, com destaque para a pintura do teto, chamada de “A glorificação das Bellas Artes da Amazônia”.
Essa é imperdível => Manaus: Excursão de 2, 3 ou 4 Dias à Selva Amazônica
A cúpula do Teatro Amazonas
Apesar de todo o belíssimo e ornamentado interior, um dos destaques da arquitetura é na parte externa.
A linda e colorida cúpula central é vista de longe de vários pontos da cidade, composta de 36 mil peças de cerâmica esmaltadas e telhas vitrificadas vindas da Alsácia.
O colorido em verde, azul e amarelo faz relação às cores do país, também presentes na bandeira brasileira.
Confira => Passeios em Manaus e arredores
Como é a visita ao Teatro
Ele promove visitas guiadas, que te leva a diversas áreas internas.
Os guias nos conduzem por uma jornada informativa pelos vários espaços do teatro, incluindo o salão principal, camarotes, foyer e áreas de bastidores.
Durante a visita, aprendemos sobre a história do teatro, desde sua construção durante o período áureo da borracha até os dias atuais, destacando os eventos históricos e as personalidades que moldaram sua trajetória.
Além disso, temos informações sobre a arquitetura e a decoração luxuosa do teatro, além de histórias fascinantes sobre as performances e os artistas que passaram por ali.
O Teatro Amazonas em acessibilidade para deficientes físicos, visuais e auditivos.
De Manaus: experiência de um dia na selva amazônica
Informações de serviço:
- Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Manaus/AM, em frente à Praça São Sebastião – Centro
- Funcionamento: Terça a Sábado de 9h às 17h | domingos, das 9h às 13h
- Ingresso: R$ 20,00 | R 10 (meia entrada) | Amazonenses têm entrada gratuita
- Site: http://teatroamazonas.com.br/
Se quiserem saber mais de Manaus e da Amazônia, visitem a categoria Amazônia.
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
È muito lindo, Parabéns a sua beleza,o Brasil se orgulha de tê~lo em nosso território.!!!