O Teatro Amazonas – ou Teatro Municipal de Manaus – é um símbolo da época áurea do Ciclo da Borracha.
Aquela região foi, no início do século XIV, uma região riquíssima, fruto da produção da borracha, feita a partir do látex, extraído da seringueira, árvore comum na região.
O látex era um produto altamente valorizado pelas indústrias europeias e americanas.
Esse período ficou conhecido como “Belle Époque Amazônica”, indo dos anos 1890 a 1920. Manaus – assim como Porto Velho e Belém – era uma das cidades mais ricas do Brasil e uma das desenvolvidas, com eletricidade, sistema de água encanada e esgotos, além de museus e cinemas.
Foi uma época de influência europeia na arquitetura, nas artes, na moda.
Já mostramos por aqui que tem muita coisa o que fazer em Manaus, e também já falamos das bebidas e comidas típicas da Amazônia.
Mas esta atração, o Teatro Amazonas, merece um destaque especial.
Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)
Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas começou a ser construído em 1882 e foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896.
Manaus vivia o auge do Ciclo da Borracha e, sendo uma das mais prósperas cidades do mundo, precisava de um lugar à altura das companhias de espetáculos estrangeiras, que sempre se apresentavam na cidade.
Procurando Hotel em Manaus? Procure aqui os melhores!
O Teatro Amazonas tem capacidade para 701 pessoas na plateia, frisa e nos camarotes.
O projeto arquitetônico foi do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa e tudo é – seguindo o estilo da época – ricamente decorado, rebuscado, entalhado, dourado…
Para a sua construção e decoração foram trazidos diversos profissionais da Europa – arquitetos, construtores, pintores e escultores.
Aliás, grande parte do material utilizado para construir o teatro foi importada da Europa. O aço utilizado nas paredes vieram de de Glasgow, na Escócia; os 198 lustres vieram da Itália, assim como o mármore das escadas, estátuas e colunas, que são de Carrara.
O Pano de Boca – aquele que sobe e desce em frente ao palco no fim de um ato ou da peça – faz referência ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões e foi pintado por Crispim do Amaral.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Quando estiver no salão principal, não deixe de olhar para cima, você vai ficar de boa aberta com o teto.
Em torno do enorme lustre francês, de bronze, estão quatro imensas telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot, as quais representam a Música, a Dança, a Tragédia e a Ópera. Esta última, uma homenagem ao compositor brasileiro Carlos Gomes.
A decoração do Salão Nobre foi executada pelo italiano Domenico de Angelis, com destaque para a pintura do teto, chamada de “A glorificação das Bellas Artes da Amazônia”. Era no Salão Nobre que aconteciam os grandes eventos sociais da época.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Um dos destaques da parte externa é a belíssima cúpula, vista de longe de vários pontos da cidade, composta de 36 mil peças de cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas da Alsácia. O colorido em verde, azul e amarelo faz relação às cores do país, também presentes na bandeira brasileira.
Confira => Passeios em Manaus e arredores
O Teatro Amazonas é tombado como patrimônio histórico desde 28 de novembro de 1966.
Ele promove visitas guiadas, que te leva a diversas áreas internas. Vale a pena.
Se quiserem saber mais de Manaus e da Amazônia, visitem a categoria Amazônia.
Teatro Amazonas – Informações úteis:
- Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Manaus/AM, em frente à Praça São Sebastião – Centro
- Funcionamento: Segunda a Sábado de 9h às 17h | domingos, das 9h às 14h
- Ingresso: R$ 20,00 | R 10 (meia entrada) | Amazonenses têm entrada gratuita
- Site: http://teatroamazonas.com.br/
Boa viagem!
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
È muito lindo, Parabéns a sua beleza,o Brasil se orgulha de tê~lo em nosso território.!!!