Teatro Amazonas – símbolo de uma época áurea no meio da floresta

Já mostramos por aqui que tem muita coisa pra se fazer em Manaus, além de ter muita comida e bebida diferentes. Mas esta atração merece um destaque especial.

O Teatro Municipal de ManausTeatro Amazonas – é um símbolo da época áurea do ciclo da borracha. Aquela região foi, no início do século XIV, uma região riquíssima, fruto da produção da borracha, feita a partir do látex, extraído da seringueira, árvore comum na região. O látex era um produto altamente valorizado pelas indústrias europeias e americanas.

O teatro começou a ser construído em 1882 e foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896. Manaus vivia o auge do ciclo da borracha e, sendo uma das mais prósperas cidades do mundo, precisava  de um lugar à altura das apresentações  das companhias de espetáculos estrangeiras. Tem capacidade para 701 pessoas na plateia, frisa e nos camarotes.

O projeto arquitetônico foi do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, o Pano de Boca – que faz referência ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões – foi pintado por Crispim do Amaral e a decoração do Salão Nobre executada pelo italiano Domenico de Angelis. Foram trazidos diversos profissionais da Europa para a realização da obra- arquitetos, construtores, pintores e escultores.

Um dos destaques é a belíssima cúpula, vista de longe, composta de 36 mil peças de cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas da Alsácia. O colorido em verde, azul e amarelo faz relação às ores do país, também presentes na bandeira brasileira.

É tombado como patrimônio histórico desde 28 de novembro de 1966 e promove visitas guiadas.

Vejam as fotos e confiram a beleza do prédio. Cliquem nas imagens para ampliar.

Se quiserem saber mais de Manaus e da Amazônia, visitem a categoria Amazônia.

Informações úteis:

Endereço: Praça São Sebastião, s/nº – Centro – Manaus/Am – Brasil

E-mail: teatroamazonas@culturamazonas.am.gov.br

Telefone: (92) 3622-1880 / 3622-2420

Custo da visita guiada: R$ 10,00

Boa viagem!

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here