Por: Turista Profissional - Atualizado em 02/07/2020

Vai viajar para os Estados Unidos? Então, você precisa conhecer mais sobre como é a tomada nos EUA. Esse é um detalhe que a grande maioria deixa passar, assim como a voltagem nos Estados Unidos.

E é justamente isso que faz muitos brasileiros passarem um “perrengue” logo na hora que descem do avião para carregar eletrônicos e encontrar adaptadores.

Por isso, nesse post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre tomadas nos EUA para não “esquentar a cabeça” quando chegar lá.

Muito importante => Seguro Viagem Estados Unidos (dicas + desconto)

Chip de Internet Ilimitada nos EUA

Como é a tomada nos EUA?

Para começar, a primeira coisa que você deve saber é que nos Estados Unidos, a tomada americana pode ser do tipo A ou B, que por anos foram usadas aqui no Brasil. Na sua maioria dos casos é o padrão B.

tomadas eua - Tomada nos EUA: modelo, voltagem e qual adaptador comprar
Tomada EUA – tipo A e tipo B, respectivamente – imagem: Uol Viagens

Para quem tem aparelhos antigos, não terá grandes problemas, pois a saída para ligar na tomada será igual à americana, mas cá entre nós, grande parte dos equipamentos que precisamos levar em uma viagem serão mais modernos, logo, você não conseguirá ligar em uma tomada por lá.

Mas, vamos voltar às tomadas nos Estados Unidos!

A tomada do tipo A é aquela que tem apenas dois plugues chatos, sem um terceiro que funciona para o fio terra. Ela foi o padrão desde o início do século 20, e está presente na América do Norte, América Central e Japão.

A tomada padrão americano do tipo B, por sua vez, possui dois plugues achatados e também um terceiro em formato de pino, que funciona como o fio terra. De modo geral, essas tomadas são usadas para computadores e outros eletrônicos e eletrodomésticos de grande porte.

Por que tanta gente acaba tendo problemas ao ir até os Estados Unidos sem um adaptador de tomada americana? Porque aqui no Brasil são usados dois modelos diferentes:

O tipo C, que possui apenas dois pinos, e, atualmente, o tipo N, que é o padrão universal da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional), com três plugues redondos – e aquele famoso terceiro pino. O nosso país escolheu esse formato como o padrão, mas nos Estados Unidos esse padrão não é adotado e aí começa o problema dos viajantes.

SEGURO VIAGEM COM 10% DE DESCONTO

Não viaje sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, pois a saúde lá é particular e qualquer simples arranhão pode representar um gasto de alguns milhares de dólares. CONFIRA AQUI e ganhe 10% de desconto.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Qual a voltagem no EUA?

Além de saber como é a tomada EUA, outro detalhe que você precisa ficar de olho é na voltagem, pois nos Estados Unidos, a grande maioria dos locais tem pontos de energia de 110V, podendo ser também de 127V.

Povavelmente você não vai ter problemas em relação a isso porque a maioria dos aparelhos eletrônicos de hoje em dia é bivolt.

Contudo, preste atenção para não levar nada de 220v, pois você não vai conseguir usar de jeito nenhum esse tipo de equipamento na terra do Tio Sam. Ou então leve um mini transformador contigo.

Confira => Passeios em Miami e arredores

 

tipo plug de tomada americana - Tomada nos EUA: modelo, voltagem e qual adaptador comprar
Foto: Shutterstock

Onde comprar adaptador de tomada nos EUA?

Você vai encontrar dezenas de opções de adaptadores para tomadas americanas em diversos lugares e há desde os mais simples, que são apenas uma adaptação que você coloca na ponta do fio do seu aparelho, até versões mais elaboradas.

Você pode encontrar facilmente um adaptador de tomada EUA em qualquer aeroporto. Mas, acredite, como tudo vendido nesse tipo de local você terá que pagar muito mais caro.

Por isso, o ideal é você comprar antes de sair do Brasil ou já nos Estados Unidos. O bacana é que existem várias lojas especializadas para viajantes que oferecem adaptadores. E até mesmo em lojas de utilidades domésticas você pode encontrar os chamados “adaptadores universais”, que servirão para viagens para outros países, como formato de tomadas diferentes. É este o tipo que usamos em nossas viagens.

Também é bem fácil achar já lá, em grandes redes de supermercados ou até mesmo farmácias, como Walmart, Target, Walgreens, Duane Reade e outras.

Na web também é bem fácil encontrar esse tipo de item, e muitas vezes até com frete grátis. Então, pode ficar tranquilo que não é difícil garantir o seu adaptar para tomada americana.

Confira => Passeios em Nova York

voltagem e tomada eua - Tomada nos EUA: modelo, voltagem e qual adaptador comprar
Adaptador para tomada americana simples e adaptador universal

Dica adicional: adaptador de tomada e filtro de linha

Essa é uma dica de ouro que vai fazer toda a diferença. Em vez de comprar vários adaptadores para a tomada americana, a dica é comprar um juntamente com um filtro de linha.

Provavelmente, você não vai encontrar uma dezena de pontos de energia no seu quarto, casa ou até em um estabelecimento, como Starbucks, por exemplo. Logo, você pode usar o adaptador e conectar o filtro de linha nele, assim você terá várias tomadas padrão do brasileiro a sua disposição, podendo assim carregar vários itens ao mesmo tempo.

E o melhor, o filtro de linha também funciona como uma espécie de “estabilizador”, evitando assim que as oscilações na rede elétrica prejudiquem os seus aparelhos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Tomada nos EUA: modelo, voltagem e qual adaptador comprar

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Conclusão

Ao viajar para os Estados Unidos, é preciso pensar em todos os detalhes. Desde o que levar na bagagem, até a tomada  e voltagem. Então, não deixe de acompanhar mais posts nossos com dicas dos EUA para não ter surpresas.

Boa viagem!

Leia mais algumas dicas dos Estados Unidos:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Turista Profissional
Este texto foi escrito por mais de um ou mais membros da equipe do Turista Profissional, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *