Qual a relação entre o Tratado de Schengen e seguro viagem Europa?

Não se pode pensar em uma viagem pela Europa sem pensar no Tratado de Schengen, ou Acordo de Schengen não é mesmo?

Mas, que tratado é esse e por que ele influencia tanto nas viagens ao continente europeu?

De fato, para nós, turistas, o Espaço Schengen (espaço de livre circulação formado pelos países que assinaram o Tratado Schengen) facilita muito a nossa vida.

Vamos ver aqui, então, o que é esse Tratado de Schengen e a relação dele com a questão do seguro viagem Europa.

👉 Leia também: Seguro viagem para a Europa é obrigatório?

seguro viagem para a Europa

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado Schengen é um acordo feito entre alguns países europeus que permite a livre circulação de pessoas entre suas fronteiras. Parece bom, não? Já pensou não ter que ficar se preocupando em pedir visto em todo país que colocar no roteiro da sua eurotrip?

Hoje, quase 30 países estão incluídos no tratado, que mantém a regra de permanência máxima de 90 dias no continente com o visto de turismo.

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça.

O Tratado de Schengen facilita bastante a vida do viajante, mas que ainda tem algumas responsabilidades burocráticas a observar. É preciso estar sempre com o passaporte – apesar de que os voos entre os países são considerados quase como voos domésticos – e não é permitida a livre circulação de mercadorias (portanto, pense bem antes de comprar muitas coisas…).

Qual a relação entre o Tratado de Schengen e seguro viagem Europa?Por conta de questões de segurança, os controles de fronteiras podem ser reativados temporariamente a mando de cada país.

Mas, não se esqueça de que coisas como passagem de volta já comprada, hospedagem reservada, seguro viagem e comprovante financeiro que banque sua estadia pelo tempo pretendido (lembrando que pode ser no máximo 90 dias) podem ser solicitados pelos guardas na sua imigração no primeiro país de entrada.

Isso não é regra e vai depender de cada lugar, portanto, tenha sempre em mãos esses documentos para evitar complicações, pode ser que peçam ou não.

Outra coisa a observar é que, apesar de quase 30 países fazerem parte do Tratado de Schengen, em sua europtrip é bem capaz de você passar por alguns países que não estejam no acordo, como os países do Reino Unido e Irlanda. Então, não dê bobeira com os documentos.

E, principalmente, o viajante que estiver em viagem pela Europa, independente de estar dentro do Espaço Schengen, é bom que tenha um bom seguro viagem Europa contratado.

COMPRE AQUI O SEU SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

A obrigatoriedade do seguro viagem Europa no Espaço Schengen

Uma das coisas que pode barrar a sua entrada na Europa, sem dúvidas, é a falta de um seguro viagem para a Europa (ou seguro saúde, já que hoje em dia as ofertas acabam incluindo tudo no pacote).

Ou seja, a relação entre o Tratado de Schengen e o seguro viagem Europa é total, visto que, para entrar e circular entre os países do Espaço Schengen, o turista deve ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros (ou este valor em em dólares), que abranja acidentes, doenças e repatriação. Esse seguro também é conhecido como Seguro Schengen.

Se te solicitarem, na entrada do Espaço Schengen você deverá mostrar a apólice do seu seguro.

É bom considerar ainda algumas questões:

✅ Um seguro viagem não é somente um seguro de saúde, mas muito mais que isso, cobrindo uma série de outros itens.

✅ Nem todos os países possuem rede pública gratuita de saúde.

✅ Mesmo nos países que têm acordos com o Brasil de assistência saúde, convém ter um bom seguro viagem. Veja o caso de Portugal (e do formulário PB-4), no link abaixo:

👉 Leia mais: Seguro viagem para Portugal: tem que fazer?

Então, para você não ter nenhum tipo de problema – e, se tiver algum problema, ter alguém para te ajudar prontamente – não viaje sem um bom seguro viagem.

COMPRE O SEU SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO AQUI!

Vá seguro, e boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here