Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

Você quer viajar por toda a Itália da melhor maneira possível? Então, nós vamos dar pra vocês dicas de como usar o site da Trenitalia para viajar de trem pela Itália.

No site da Trenitalia você você pode ver todas as rotas e horários para, depois, comprar todas as suas passagens e rodar o país inteiro.

O trem, aliás, é meio de transporte por excelência na Itália. Ônibus quase não existe.

E como a Itália INTEIRA é como um imenso museu a céu aberto, é super recomendável você passear pelo país, conhecer diversas cidades e se encantar com este país incrível.

☛ Leia também: Distância entre Roma e outras cidades italianas (e como chegar em cada uma delas)

Vamos viajar de trem pela Itália? Então, se ligam nas dicas!

Economia => Seguro Viagem Itália (dicas + desconto)

09EstaodetremdeVerona - Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

Dicas de como usar o site da Trenitalia para viajar de trem pela Itália

  • Não é preciso, em 90% dos casos, comprar com antecedência.
  • O site da Trenitália é bom para verificar possíveis rotas e horários, mas não para comprar (eu pessoalmente nunca compro antes, só na hora, embora você possa fazê-lo se preferir).
  • O site tem também uma versão em inglês, para os que preferirem. Não tem em português 🙁
  • Para iniciar sua busca, é preciso saber como é nome das cidades desejadas em italiano (ou inglês, se for o caso). Alguns exemplos:
Português Italiano
Florença Firenze
Veneza Venezia
Milão Milano
Assis Assisi
Bolonha Bologna
  • Coloque a cidade de origem e destino, data e o horário a partir do qual deseja viajar.
  • Na página seguinte, vem o quadro de horário. Aqui você poderá ver se terá que fazer troca de trem em algum lugar (cambio), a duração da viagem e a categoria do trem (regional, Eurostar, Intercity…), assim como os respectivos preços.
  • Para a maioria dos turistas, ir até aqui basta, pois o que precisamos saber é a possibilidade da rota desejada, os horários e valores. Eu sugiro imprimir esse quadro de horários e levar consigo.
  • Aos que realmente querem comprar com antecedência, é só seguir adiante no processo normal de compra online, mas, lembre-se: você tem que se registrar primeiro no site.
  • Aos que forem comprar a passagem lá, na hora, poderão fazê-lo nos guichês (e se virar no italiano) ou podem comprar em máquinas automáticas que existem em todas as estações. É bem fácil de usar e elas têm a opção de compra em português.

IMG 8100 - Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

  • E a todos: nunca se esqueçam de validar (convalidar) a passagem de vocês antes de entrar no trem. Nas estações ou corredores de acesso às plataformas existem umas máquinas (em geral nas paredes) onde você coloca a passagem e ela faz uma marca, que depois será conferida por um funcionário dentro do trem. Em grande parte dos casos o funcionário passa por você e, se sua passagem não estiver marcada, não adianta chorar: paga multa!!!

IMG 8103 - Trens italianos: como usar o site da Trenitalia

  • Os trens regionais podem ser usados em qualquer dia e horário, por isso não são marcados, mas a partir do momento que você o convalida, terá que usá-lo em no máximo 6 horas. Os demais tipos de passagens têm data e hora fixa marcada.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


ATENÇÃO: tenho recebido alguns comentários de pessoas dizendo que não receberam o e-mail de confirmação de compra. Antes que fazer qualquer compra é preciso se registrar no site e só depois comprar. Para recuperar passagens compradas e que por ventura não tenham chegado a sua caixa de email, é preciso ter o código de recuperação que aparece na tela assim que a compra se finaliza (anote-o sempre).

Seguro Viagem Itália com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a Itália?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI


No mais, não deixe de ler todas as nossas dicas da Itália já publicadas aqui no blog, de conhecer o nosso Roteiro de 7 dias em Roma e Arredores e nem de aproveitar os ingressos e passeios com descontos em cidades como Roma e Veneza.

roteiro de 7 dias em roma - Trens italianos: como usar o site da Trenitalia Boa viagem!

143 comentários em “Trens italianos: como usar o site da Trenitalia”

  1. Olá, tudo bem. Fiz uma boa leitura no post, perguntas e respostas acima…muito legal tua dedicação em colaborar com o pessoal. Bom, minha dúvida é a seguinte, caso possa dar uma dica: tenho pouco tempo entre a estação Milano Garibaldi e Milano Centrale, estarei vindo de TGV de Paris e na Centrale embarcarei para Pádova…será uma correria. Vou comprar a passagem Milano – Padova antecipadamente e estará impressa, como eu enfio uma passagem impressa em A4 nessas máquinas para validar a passagem? Abraço, André

    Responder
    • Andre, nunca tive que validar folha A4, mas acho que não deve ter grande problema com isso. Só verifique na estação se não precisará trocar por um bilhete mesmo. Mas se vc comprou no modo Ticketless, onde você recebe uma confirmação por email com o “codigo di prenotazione”, não precisa trocar e/ou validar o bilhete, só precisa mostrar o códido ao fiscal dentro do trem. Boa viagem!

      Responder
  2. Olá Ana,
    Muito obrigada por todas as suas dicas!! Estou planejando uma viagem para Itália no Ano Novo.
    Minha preferencia é comprar as passagens de trem sem antecendencia, mas como é Ano Novo, tenho medo que esteja bem mais caro… Voce sabe, se é normal eles aumentarem o preco de acordo com a procura ou é algo tabelado?
    Muito obrigada!

    Responder
  3. Como você fez seu registro no site? Ja tentei várias vezes, mas quando boto que sou brasileira, não consigo completar o campo de provincia e comunidade, dessa forma não consigo finalizar o registro. Me falaram que só posso fazer a troca depois de me registrar. Obrigada

    Responder
    • Maria, nunca compro pelo site, apenas na hora, uso o site apenas para consulta, pois não há necessidade nenhuma de comprar passagens com antecedência na Itália, mas é totalmente possível, já que muitos leitores e até conhecidos meus o fazem normalmente.

      Responder
  4. oii, boa noite!
    comprei 4 passagens pela trenitalia, mas so depois me dei conta que comprei pra janeiro e ela eram para dezembro. Ja passei mais de duas horas tentando trocar a data no site e não consigo… Você sabe como me ajudar? agradeço desde ja!

    Responder

Deixe um comentário