Turista Profissional no Encontro da RBBV

O blog Turista Profissional participou, no último fim de semana (nos dias 25, 26 e 27 de novembro ), do Encontro da RBBV 2016, em Belo Horizonte.

O evento contou com a participação de mais de 100 blogs de todos os lugares e regiões do Brasil.

No encontro foi comemorado 5 anos que a rede foi formada, sendo, então, uma data especial.

Vamos contar pra vocês um pouco de como foi o encontro e como foi a nossa participação e, também, um pouco da RBBV.

encontro rbbv 2016

O que é a RBBV?

A RBBV é a Rede Brasileira de Blogs de Viagens, da qual nós fazemos parte.

A rede foi formada em novembro de 2011, sendo hoje um grupo de mais de 1000 blogueiros de viagens, que escrevem sobre os mais variados assuntos, todos ligados ao tema de turismo.

A Rede Brasileira de Blogs de Viagens funciona como um canal de troca de informações e de experiências. Com ela, busca-se sempre elevar a qualidade das informações em todos os blogs e ajudar na profissionalização dos trabalhos, trazendo, assim, vantagens para quem escreve e para os leitores.

blogs de viagemAlguns dos blogs de viagem participantes do Encontro da RBBV 2016 em Belo Horizonte
em frente à Igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha

Para participar da rede, os blogs seguem determinados princípios de conduta e ética, o que traz benefícios diretos aos leitores, pois desta forma sabem que podem confiar nas informações e serviços prestados.

A RBBV tem vários canais diretos de comunicação (tanto aos blogueiros quanto ao público em geral), como:

No site você pode encontrar um índice com os posts disseminados pelos blogs membros da rede, estando divididos por região e assunto.

Encontro da RBBV 2016

O ERRBV é o Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. O encontro deste ano aconteceu em Belo Horizonte, Minhas Gerais, no bairro da Pampulha, em dois locais: no Museu de Arte da Pampulha (MAP) e no Hotel Quality.

Este não foi o primeiro encontro, pois, desde sua formação, a RBBV promove este tipo de troca entre seus membros, com o objetivo de ajudá-los a se profissionalizar e conseguir novas parcerias, expandindo suas possibilidades.

O programa do encontro contou com:

  • Mesas redondas – quando três ou quatro blogueiros e profissionais do turismo conversavam sobre determinado assunto, também respondendo as dúvidas dos participantes;
  • Palestras com profissionais de turismo e blogueiros mais experientes;
  • Mentoria – quando blogueiros mais experientes ajudam diretamente alguns blogs iniciantes, fazendo uma análise e dando dicas e conselhos para melhorias. Esta mentoria se estenderá após o evento.

encontro da rbbv

Alguns dos assuntos tratados e os palestrantes e moderadores foram:

  • Tendências do Mercado de Turismo Mundial e Brasileiro (Keith Jenkins e Claudia Saleh)
  • De blogueiro a empreendedor de sucesso (Claudia Saleh, Luciana Misura, Leonardo Marques e Dri Lima)
  • Conteúdo e SEO (Rafael Sette Camara)
  • Turismo Sustentável/Responsável (Luiza Antunes , Cris Marques e Claudia Saleh)
  • Mídias sociais (Luciana Misura, Lillian Brandão, Lily Pestana e Claudia Saleh)
  • Parcerias com a indústria de Turismo (Thiago Khoury, Alberto G. Martins, Garon Piceli e Flavia Perin)
  • Monetização e Afiliados (Thiago Khoury, Julia Minhoto, Rafael Miranda e Ana Catarina Portugal)
  • Workshops de Fotografia e Vídeo (Helder Ribeiro, Maurício Oliveira e Fábio Pastorello)

E, também, é claro, tivemos momentos de lazer e diversão, com jantares e city tour. Conhecemos o Museu de Arte da Pampulha, a Igreja de São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha), o Mirante do Mangabeiras e Praça da Liberdade.

museu de arte da pampulhaMuseu de Arte da Pampulha, um dos locais do evento. No canto direito da foto, Ana Catarina Portugal e a nossa TuristaProfBaby, que também participou 🙂

Participação do blog Turista Profissional

Nós participamos diretamente de duas atividades: a mesa redonda sobre monetização dos blogs e a mentoria.

Na mesa redonda a Ana Catarina Portugal, junto com os outros palestrantes, discutiu sobre as melhores formas que os blogs têm de monetizar seu trabalho, ou seja, de ganhar dinheiro com os blogs de viagem.

Turista Profissional rbbv

Falamos de nossas melhores práticas e de nossos parceiros, dos quais somos afiliados, como, por exemplo, o Booking, o Seguro Viagem, aluguel de carros, o EasySim4U (um dos patrocinadores do evento) e, claro, os nossos próprios Roteiros de Viagem.

Só aceitamos no blog parceiros nos quais nós realmente confiamos e utilizamos os serviços, o que traz segurança aos leitores. E mais: para quem compra o valor é o mesmo que se comprasse diretamente com eles; a única diferença é que nós, que realizamos este trabalho, ganhamos uma porcentagem.

Portanto, estas são formas pelas quais nós conseguimos reinvestir no próprio blog, pois com a renda obtida nós conseguimos viajar e, com as viagens, conseguimos dar mais e mais dicas aos leitores. É um ciclo do bem, onde todo mundo ganha.

E o outro trabalho do qual participamos no Encontro da RBBV 2016 foi a mentoria. Os maiores e mais experientes blogs da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem apadrinharam alguns blogs iniciantes. Cada blogueiro ficou com 3 ou 4. Nós vamos ajudar diretamente a 7 blogs. São eles:

Com Ana Catarina Portugal:

Com Declev Reynier:

Gostamos tanto que já estamos esperando o próximo encontro da RBBV, especialmente para rever os diversos amigos que fizemos ao longo destes anos, como:

E muitos outros (desculpe se esqueci alguém… rs), e muitos também os quais conhecemos pessoalmente no próprio encontro!

O evento teve como patrocinadores:

E não deixe de ler outros relatos do Encontro:

Abraços e boas viagens a todos!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

10 COMENTÁRIOS

  1. Poooo, o post ficou irado. Tão bom que me deu bons insights para escrever o meu kkkk

    Sempre um prazer reve-los, e a Turista Baby foi a maior atração…linda demais!!

    Grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here