Universidade de Coimbra: visita, história e tradições

Conhecida por conta da centenária Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo, esta cidade portuguesa que fica na região central do país possui ainda atrativos como o centro histórico bem preservado com suas ruas estreitas, vários outros monumentos e uma ótima qualidade de vida.

Fundada às margens do rio Mondego e em cima de uma montanha, a cidade foi a primeira capital do reino português no século XII e teve grande importância na história do país, pois exercia função de defesa contra os muçulmanos.

Ainda hoje é possível encontrar restos das grandes muralhas que protegiam Coimbra, além da Porta Férrea, o grande portão da universidade, que depois de não ter mais função militar, foi decorado com símbolos relacionados ao Saber.

Coimbra é dividida em Cidade Baixa e Cidade Alta e é nesta última onde se encontra a grande Universidade, as moradias dos estudantes e algumas de seus principais pontos turísticos.

Leia também: Roteiro de 1 dia em Coimbra (com mapas e vídeo)

universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra foi fundada em 1250 e é uma das mais antigas do mundo, sendo considerada, inclusive, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Importantes nomes portugueses – e também brasileiros – passaram pelo campus, que hoje em dia recebe estudantes do mundo todo para o ensino em diversas áreas, como Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia, Ciências da Educação e Educação Física.

Por conta de sua importância histórica, a Universidade de Coimbra é o cartão postal da cidade e muitas pessoas vão ao local para visitar o campus, que possui uma arquitetura lindíssima.

Universidade de Coimbra

Detalhe da Porta Férrea, na entrada do Paço das Escolas

É interessante citar que, inicialmente, a universidade funcionava em Lisboa e somente em 1537 é que foi transferida para Coimbra, quando finalmente as faculdades foram todas unidas em uma só, nascendo assim, definitivamente, a Universidade de Coimbra.

Para os turistas, são vários os pontos de visitação dentro da Universidade, que oferece tipos de passeio de acordo com o que você quiser ver.

Leia também: O que visitar em Coimbra, uma cidade cheia de atrações

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


O que visitar na Universidade de Coimbra

O Paço Real é o principal ponto de visitação da Universidade de Coimbra. Fica em um dos pontos mais altos da cidade e antigamente funcionava como residência da realeza, quando a cidade era amuralhada e a construção ainda não tinha a função de universidade. Foi neste local que as faculdades foram todas unidas e finalmente, surgiu, na região a Universidade de Coimbra.

universidade de coimbra

No Paço Real, também chamado de Paço das Escolas, você encontra a Sala dos Capelos, a Sala de Armas e a Torre da Universidade, com o famoso sino conhecido como Cabra, apelido dado pelos estudantes.

1x1.trans - Universidade de Coimbra: visita, história e tradições

O ponto mais alto da foto é, justamente, a Universidade.

A Cabra é um dos quatro sinos da Torre e funcionou durante muitos anos como o marcador de tempo em toda a Universidade, já que relógios não eram tão populares séculos atrás. É possível visitar a Torre, mas é preciso ter fôlego para subir os 180 degraus de uma escadaria um tanto quanto claustrofóbica. Porém, a vista lá de cima compensa!

dicas de Coimbra

Universidade de Coimbra

Vistas da cidade de Coimbra do alto da Torre da Universidade

A Sala dos Capelos, outro ponto de visitação, é decorada em vermelho e dourado e funciona como a sala de defesa de teses de Doutorado dos estudantes. Quando em funcionamento, é comum ver as pessoas em trajes conhecidos como “hábito talar”, roupas formais clássicas, típicas de estudantes de antigamente, parecidas com uma batina. É na Sala dos Capelos que, após a apresentação da tese e a aprovação, o estudante solicita ao Reitor da Universidade as insígnias doutorais, que contam com a Borla e o Capelo, chapéu e capa, respectivamente.

Universidade de Coimbra

A Sala das Armas é o local onde ficam expostas as armas reais portuguesas, utilizadas pela Guarda Real em cerimônias. Retratos dos reitores da Universidade estão pelas paredes, que são decoradas com as cores dos cursos da Universidade de Coimbra como, por exemplo, o amarelo, em alusão à Medicina, e o azul, em referência à Ciências e Tecnologia.

Pesquise opções de hospedagem em Coimbra aqui!

A Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina também podem ser visitadas por turistas. A biblioteca, considerada uma das mais bonitas do mundo, conta com três salas enormes e prateleiras lotadas de livros, muitos deles raros e datados do século XVI, além de ser lindamente decorada com ouro e madeiras nobres como jacarandá e pau-brasil.

Biblioteca Joanina

Detalhe da Biblioteca Joanina…

Universidade de Coimbra

… e detalhe de um de seus livros raros aos quais tivemos acesso: um manuscrito do José Bonifácio!

Uma curiosidade é que a Biblioteca Joanina é protegida por morcegos. É isso mesmo! Por ser antiga, o risco de os livros se deteriorarem é grande e o controle das traças, por exemplo, é feito com o livre acesso dos morcegos à biblioteca durante a noite. Os móveis são cuidadosamente cobertos para que as necessidades fisiológicas dos morcegos (ou seja, o cocô) não os danifiquem.

Outro cuidado na preservação da biblioteca é em relação à visitação, que é reduzia a pequenos grupos de no máximo 60 pessoas e com horário marcado, que ocorre a cada 20 minutos. Deste modo, a grande porta só é aberta algumas vezes por dia, ajudando a manter o frescor dentro do local, que é feito de paredes bem grossas para manter a temperatura estável do ambiente.

Leia também: Quinta das Lágrimas em Coimbra: o cenário da história de amor entre Inês e Pedro

Prisão Medieval Acadêmica

Soou estranho? Pois os ‘maus alunos’ que se cuidassem, afinal, caso saíssem da linha iam parar na prisão universitária!

Pois é, funcionando até 1834, a prisão acadêmica era o local dentro do campus onde não somente alunos, mas também professores e funcionários poderiam ser julgados e presos como punição disciplinar.

Prisão acadêmica da Universidade de Coimbra

Os maus alunos iam pra prisão, no porão da Universidade.

Como visitar a Universidade de Coimbra?

Existem alguns tipos de visitas, incluindo as guiadas, e elas variam de acordo com o que se quer ver na Universidade de Coimbra. O valor máximo é de €20 e idosos, estudantes e crianças pagam menos. Acesse o site oficial da Universidade para detalhes dos tours.

No entanto, se não quiser fazer uma visita guiada ou entrar nas partes pagas, é possível atravessar a Porta Férrea e visitar o Pátio das Escolas e tirar uma clássica foto em frente à Faculdade de Direito. Isso, por si só, já vale um passeio até lá – e é gratuito!

1x1.trans - Universidade de Coimbra: visita, história e tradições

Vista do Pátio das Escolas, com a faculdade de direito ao fundo e a torre à esquerda, onde se encontra a ‘cabra’

☛ Leia também: Post índice com mais de 90 textos com dicas de Portugal

Tradições da Universidade de Coimbra

Como é secular, é claro que a Universidade de Coimbra é recheada de tradições. Apesar de adaptações serem naturais (e necessárias), como o fim da prisão acadêmica, o estilo do traje acadêmico e o modo como é feito o trote dos calouros, a Universidade ainda mantém muitas das tradições até hoje.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


✓ Trote

Toda universidade que se preze tem o conhecido trote dos calouros no início do ano letivo. Controvérsias à parte, essa tradição mundial é conhecida em Coimbra como “Praxe” e tem até código oficial escrito!

O trote inclui regras como fazer com que os calouros sejam proibidos de comer com as mãos nos refeitórios e punição com colher de pau nas mãos para os desavisados que estiverem após à meia noite nas ruas. A menos que o calouro esteja com um instrumento musical ou bêbado, aí ficam sob proteção do Deus Baco e o castigo é cancelado. 🙂

traje típico da universidade de Coimbra

Estudante trajando a roupa típica e tradicional, com a capa preta.

✓ Latada: Festa de Recepção

Não só de humilhações vive um calouro… as festas de boas vindas fazem parte do lado positivo de ser o bicho do ano na universidade.

A Latada é um evento oficial de recepção dos novos alunos e dura uma semana com muitos shows e eventos, tanto na universidade quanto nas repúblicas dos estudantes. Comemorada desde o século XIX no mês de outubro, a Latada tem esse nome por conta das panelas que eram usadas como forma de percussão durante o cortejo do último dia de festa, que conta com muita gente fantasiada cantando músicas tradicionais até a entrada da cidade baixa.

✓ Queima das Fitas e traje acadêmico

É na Queima das Fitas que acontece o “batismo oficial” dos calouros, quando recebem o famoso traje acadêmico, de capa preta, que inclui uma pasta que vai sendo decorada com fitas ao longo dos anos. Quanto mais fitas, mais próximo o aluno está de se formar.

O traje era utilizado para diferenciar os estudantes dos demais cidadãos desde o século XV e é um símbolo de tradição da Universidade de Coimbra.

o que ver em Coimbra

Uma das lojas que vendem o traje acadêmico, a pasta e as fitas, entre outros itens sobre a universidade.

Assim como alunos novos chegam, os velhos se formam e é também na Queima das Fitas que isso acontece, ou seja, é um evento marcante para a Universidade e a vida acadêmica de todos os alunos.

O nome da festa vem da tradição de se queimar as fitas da pasta que acompanha o traje, aquelas reunidas ao longo do curso todo, como forma simbólica de dizer que finalmente o curso acabou e o aluno agora é graduado.

A festança dura uma semana e se parece com um carnaval, com direito até a carro alegórico! A finalização ocorre às margens do rio Mondego onde os estudantes se jogam nas águas em um mergulho de comemoração.

Leia também: Roteiro de 7 dias em Portugal: de Lisboa ao Porto

o que fazer em Coimbra

Outro ângulo da Faculdade de Direito e da Torre da Universidade

Como estudar na Universidade de Coimbra?

A Universidade de Coimbra possui diversos cursos, entre graduação, pós-graduação, doutorado, cursos de verão e intercâmbio com universidades ao redor do mundo.

É bastante comum encontrar estrangeiros estudando por lá, inclusive muitos brasileiros, que desde 2014 têm uma “facilidade”: a nota do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, é aceita para o ingresso na Universidade de Coimbra.

Dá uma olhada no site oficial da Universidade para mais informações e quem sabe não rola unir viagem com estudo?

Leia também: Como é ser estudante em Coimbra

Gostou da Universidade de Coimbra? Nós adoramos e, sempre que estamos na cidade, passamos por lá pra tirar umas fotos.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem para Portugal aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente post com ótimas dicas de roteiro, Portugal é lindíssimo, mas se V. está programando sua viagem, aproveite e venha conhecer Bonito é um paraíso ecológico que todos os brasileiros deveriam conhecer.
    Um paraíso das belezas naturais, é o lugar ideal para quem busca um turismo natural e sustentável. É o mais famoso destino de ecoturismo do Brasil.

    Pousada Surucuá – Bonito/MS
    http://www.pousadasurucua.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here