Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 18/10/2020

Inverno em Portugal?? Sim, é possível e muito gostoso!!

Aqui no blog recebo demais essa pergunta: viajar durante o inverno em Portugal vale a pena?

Aliás, me perguntam da Europa em geral e minha resposta pode ser bem direta: sim!

Portugal é, entre os países europeus, um dos menos frios durante o inverno, tanto que muitos turistas dos países nórdicos escolhem o país como destino de inverno e vão felizes e saltitantes tomar banho na praia.

Quem já viajou para a região do Algarve, no sul, já deve ter visto essa cena, certo?!

Então, vamos entender agora tudo sobre o inverno em Portugal e, quem sabe, essa pode ser a sua próxima viagem??

=> Economia: Seguro Viagem Portugal (com desconto)

clima em portugal - Vale a pena viajar para Portugal no inverno?
Olha eu curtindo o Inverno em Portugal!

Qual a melhor época para viajar para Portugal?

A resposta a esta pergunta depende do estilo de viagem que você quer, é claro.

Se você quer calor, o inverno não é a sua temporada.

Mas, se o seu objetivo é curtir um tempinho frio e elegante, aproveitando a gastronomia portuguesa, andar pelas cidades sem o desconforto do calor absurdo – que também faz na Europa no verão – o inverno português é a estação perfeita pra você.

Para mim essa é, em muitos aspectos, a melhor época para viajar para Portugal, com vantagens e, claro, desvantagens, como em qualquer época ou lugar.

Então, vamos aos motivos pelos quais você não deve temer embarcar para lá durante essa estação.

Quando é inverno em Portugal?

O inverno em Portugal tem início no fim de dezembro, por volta do dia 20, e termina no final de março, também por volta do dia 20.

Para não ter erro, a época do inverno lá no Hemisfério Norte, onde está a Europa e Portugal, coincide aqui no Brasil com o nosso Verão. Ou seja, quando aqui é verão, lá é inverno e, ao contrário, quando aqui é inverno, lá é verão.

Mas o frio por lá já começa um pouco antes, já no outono. Por volta de outubro, novembro o tempo já esfria em Portugal. Mas, como você vai ver abaixo, um frio ameno e gostoso.

dicas de portugal - Vale a pena viajar para Portugal no inverno?
Sol e céu azul… não é raro este tempo no inverno em Portugal

Inverno em Portugal: faz muito frio?

Portugal no inverno é frio, mas nem tanto. Lá não faz o frio intenso que ocorre em países mais ao norte da Europa, por exemplo.

O inverno mais ameno em Portugal se deve ao fato de o país ter um clima mediterrâneo. Na maior parte dos lugares, as temperaturas não costumam estar, durante o dia, abaixo dos 10ºC. Além disso, Portugal é um dos países europeus com mais dias de sol – uma média de 300 por ano.

Então, chegamos a outra pergunta que me fazem muito: é verdade que chove o inverno inteiro lá? 

Confira aqui => Passeios em Portugal

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Já li sobre isso em alguns blogs e sites, cujos autores foram apenas uma vez – com sorte duas – ao país nessa época e deram esse azar (que pode acontecer em qualquer época do ano, claro!) e, por causa disso, saem afirmando bobagens desse tipo.

O fato é que, no inverno, o índice de chuva é maior do que durante o verão, por exemplo; mas isso nem de longe significa que chova o inverno todo ou que o índice de chuva seja o mesmo no país inteirinho.

Sou de Coimbra e uma das coisas que mais gosto no inverno são os dias com um céu quase sempre muito azul, sem uma nuvenzinha!

Confira => Passeios para a Serra da Estrela (para ver neve)

lisboa no inverno - Vale a pena viajar para Portugal no inverno?
Olha o céu azul de Lisboa no inverno!!

Onde é mais frio em Portugal?

A região que é mais fria e com maior tendência a chuva é a norte (Minho e Trás-dos-Montes) e as montanhas, onde você poderá pegar facilmente temperaturas negativas e até ver neve; mas nas regiões centro e sul, o inverno é bem mais ensolarado e com temperaturas maravilhosas. Lisboa, por exemplo, dificilmente tem mínimas abaixo de 8ºC, e sua média fica na casa dos 12ºC a 14ºC.

Leia mais: Onde ficar em Lisboa (os melhores bairros e dicas de hotéis)

Onde tem neve em Portugal?

Chegamos a mais um ponto que muitos querem saber: onde ver neve em Portugal?  E não é para menos, pois, se você vai viajar para Portugal no inverno, que seja pra aproveitar ao máximo, não é?

Então, o principal destino de inverno em Portugal é a Serra da Estrela, onde está o ponto mais alto do país. Mas você também poderá curtir neve na Serra do Gerês e na Serra do Montesinho.

Serra da Estrela, Portugal

A Serra da Estrela tem em média 1.993 metros de altitude, e lá neva bastante. No inverno a região – mesmo as áreas mais baixas – ficam todas com as paisagens branquinhas.

A Serra da Estrela, devido a altitude, está entre os lugares mais frios de Portugal. Até mesmo fora do inverno, apesar de estar sem neve, a região é mais fresca.

Lá na Serra da Estrela existe o Parque Natural da Serra da Estrela, com cerca de 100 mil hectares. Você pode brincar na neve, descer de esquibunda ou mesmo esquiar, se for amante do esporte.

É lá na Serra da Estrela que fica a única Estância de Esqui de Portugal, com nove pistas de esqui de diferentes níveis, desde os iniciantes até os mais experientes. Lá você pode contratar aulas práticas e também alugar equipamentos.

Para quem quiser passar uma ou mais noites na região, existem diversos hotéis na Serra da Estrela.

Mas, além de esquiar, você também pode visitar outras paisagens pelo Parque, como a Torre da Serra da Estrela, que é o local mais alto da região, visitar a paisagem glaciar no Vale do Zêzere, com séculos de existência, a Lagoa Comprida, um reservatório de água da região, e a nascente do Rio Zêzere, além de muitos outros pontos turísticos.

Imperdível => Excursão de um dia para a Serra da Estrela (a partir de Lisboa)

neve em portugal - Vale a pena viajar para Portugal no inverno?
Quer ver neve em Portugal? É possível também…

Portugal no inverno: vantagens e desvantagens

Como pode perceber, não há razões para temer o inverno em Portugal. Definitivamente, não é como ir para o norte da Noruega ou Rússia! Além disso, existem muitas vantagens em viajar no inverno. Veja abaixo.

Vantagens de viajar no inverno português

– Os lugares ficam bem menos lotados e dificilmente você precisará enfrentar filas para visitar as principais atrações turísticas, o que pode otimizar bastante o tempo durante o dia;

– As coisas ficam mais baratas – hospedagens, restaurantes, etc. -, pois não é um período de alta temporada;

– Você consegue conhecer os lugares no seu ritmo de vida verdadeiro, permitindo que tenha uma ideia melhor de como é a vida cotidiana ali;

– É a melhor época para tomar bons vinhos e comer ótimos queijos;

– Em janeiro, você pegará a época dos saldos (promoções) e eles podem ser muito bons;

– Você consegue ver neve e conhecer lugares lindíssimos.

Leia também:

o que visitar em portugal - Vale a pena viajar para Portugal no inverno?
É gostoso viajar para Portugal em qualquer época, até mesmo no inverno

Mas é claro que, como em qualquer estação do ano, existem também as desvantagens…

Desvantagens de viajar no inverno português

– Os dias são mais curtos, embora em Portugal eles sejam mais longos que em outros países europeus.

– Tomar um cafezinho numa esplanada poderá não ser a melhor opção, mas, sinceramente, não acho que isso seja algo tão prejudicial assim… rs

– A mala pode ser mais chata de fazer, por conta dos casacos, sapatos, etc. Mas a gente te ajuda a fazer a mala para o inverno mais abaixo.

Mas, você veja que é até difícil pensar em mais desvantagens de ir para Portugal no inverno… Então, você deve estar pensando agora: quer dizer que a temperatura é sempre essa e não vou pegar chuva nenhuma em janeiro ou fevereiro?

Claro que não, principalmente em se tratando de clima! Como eu ou qualquer outra pessoa poderia afirmar isso?!

É claro que uma das desvantagens é a possibilidade de pegar um tempo ruim em sua viagem… mas isso até no verão pode acontecer, não é?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Vale a pena viajar para Portugal no inverno?Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Uma coisa em minhas andanças pelo mundo eu aprendi: atualmente não existe muita regra quando o assunto é meteorologia; por isso, um conselho que dou para todos que me fazem perguntas a respeito de clima é: uma semana antes de sua viagem, entre em um site de previsão meteorológica e verifique como estarão, provavelmente, as coisas no seu futuro destino, seja Portugal ou outro qualquer.

Esse é o único modo de você ter uma ideia melhor do que pode estar te aguardando.

viagem de inverno - Vale a pena viajar para Portugal no inverno?
Mais um lindo céu azul em Portugal no inverno

Inverno em Portugal: que roupas levar?

E a última e clássica pergunta que sempre recebo: que roupa eu levo para Portugal no inverno?

Bom, isso vai depender do seu roteiro. Se você for ficar mais por Lisboa, arredores e sul, dificilmente precisará de algum casacão mais pesado, mas se, por outro lado, quiser ir até o norte ou ver neve, aí sim será preciso um bom casaco e de preferência daqueles impermeáveis.

Como existe a possibilidade de chuva, não deixe de levar uma capa de chuva ou um guarda-chuva, apesar de que, acredite, você poderá nem utilizá-los…

Para te ajudar a arrumar a mala para uma viagem de inverno em Portugal, temos estes posts aqui:

– O que levar na mala para uma viagem de inverno?

– Mala de viagem | qual o casaco ideal?

– Mala de inverno: como passar 40 dias na Europa só com 12 kg

– Mala de viagem | 7 maneiras de usar o seu cachecol

Então, ficou animado para viajar para Portugal no inverno?! Eu confesso que é minha época favorita, 🙂

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Vale a pena viajar para Portugal no inverno?Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Vai viajar para Portugal? Então, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
103 Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *