Vale a pena viajar para Portugal no inverno?

Atualizado em 08/05/2019

Aqui no blog recebo demais essa pergunta: vale a pena viajar para Portugal no inverno?

Aliás, me perguntam da Europa em geral e minha resposta pode ser bem direta: sim!

Para mim é, em muitos aspectos, a melhor época para viajar para Portugal, mas vamos aos motivos pelos quais você não deve temer embarcar para lá durante essa estação.

Portugal é, entre os países europeus, um dos menos frios durante o inverno, tanto que muitos turistas dos países nórdicos escolhem o país como destino de inverno e vão felizes e saltitantes tomar banho na praia. Quem já viajou para a região do Algarve, no sul, já deve ter visto essa cena, certo?!

clima em portugal

Portugal no inverno

Esse inverno em Portugal mais ameno se deve ao fato do país ter um clima mediterrâneo e, na maior parte dos lugares, as temperaturas não costumam estar, durante o dia, abaixo dos 10ºC, além de ser um dos países com mais dias de sol, uma média de 300 por ano.

Então, chegamos a outra pergunta que me fazem muito: é verdade que chove o inverno inteiro lá? 

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Já li sobre isso em alguns blog e sites, cujos autores foram apenas uma vez – com sorte duas – ao país nessa época e deram esse azar (que pode acontecer em qualquer época do ano, claro!) e, por causa disso, saem afirmando bobagens desse tipo.

O fato é que no inverno o índice de chuva é maior do que durante o verão, por exemplo, mas isso nem de longe significa que chova o inverno todo ou que o índice de chuva seja o mesmo no país inteirinho.

Sou de Coimbra e uma das coisas que mais gosto no inverno são os dias com um céu quase sempre muito azul, sem uma nuvenzinha!

dicas de Portugal

A região que é mais fria e com maior tendência a chuva é a norte (Minho e Trás-dos-Montes) e as montanhas, onde você poderá pegar facilmente temperaturas negativas e até ver neve; mas na região centro e sul, o inverno é bem mais ensolarado e com temperaturas maravilhosas. Lisboa, por exemplo, dificilmente tem mínimas abaixo de 8ºC, e sua média fica na casa dos 12ºC e 14ºC.

Leia mais:

lisboa no inverno

Aliás, chegamos a mais um ponto que muitos querem saber: onde ver neve em Portugal? O principal destino de inverno é a Serra da Estrela, onde está o ponto mais alto do país, mas você também poderá curtir neve na Serra do Gerês e na Serra do Montesinho.

+++ Veja aqui passeios de um dia para a Serra da Estrela

neve em portugal

Como pode perceber, não há razões para temer o inverno em Portugal. Definitivamente, não é como ir para o norte da Noruega ou Rússia! Além disso, existem muitas vantagem em viajar no inverno:

– os lugares ficam bem menos lotados e dificilmente você precisará enfrentar filas para visitar as principais atrações turísticas, o que pode otimizar bastante o tempo durante o dia;

– as coisas ficam mais baratas;

– você consegue conhecer os lugares no seu ritmo de vida verdadeiro, permitindo que tenha uma ideia melhor de como é a vida cotidiana ali;

– é a melhor época para tomar bons vinhos e comer ótimos queijos;

– em janeiro você pegará a época dos saldos (promoções) e eles podem ser muito bons.

Leia também:

Portugal no inverno

Mas é claro que, como em qualquer estação do ano, existem também as desvantagens: os dias são mais curtos, embora em Portugal eles sejam mais longos que em outros países europeus. Tomar um cafezinho numa esplanada poderá não ser a melhor opção, mas, sinceramente, não acho que isso seja algo tão prejudicial assim.

Então, você deve estar pensando agora: quer dizer que a temperatura é sempre essa e não vou pegar chuva nenhuma em janeiro ou fevereiro?

Claro que não, principalmente em se tratando de clima! Como eu ou qualquer outra pessoa poderia afirmar isso?!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

Uma coisa em minhas andanças pelo mundo eu aprendi: atualmente não existe muita regra quando o assunto é meteorologia, por isso, um conselho que dou para todos que me fazem perguntas a respeito de clima é: uma semana antes de sua viagem entre em um site de previsão meteorológica e verifique como estarão, provavelmente, as coisas no seu futuro destino, seja Portugal ou outro qualquer, pois esse é o único modo de você ter uma ideia melhor do que pode estar te aguardando.

viagem de inverno

E a última e clássica pergunta que sempre recebo: que roupa eu levo para Portugal no inverno?

Bom, isso vai depender do seu roteiro. Se você for ficar mais por Lisboa, arredores e sul, dificilmente precisará de algum casacão mais pesado, mas se, por outro lado, quiser ir até o norte ou ver neve, aí sim será preciso um bom casaco e de preferência daqueles impermeáveis.

Para te ajudar nesse quesito, temos estes posts aqui:

– O que levar na mala para uma viagem de inverno?

– Mala de viagem | qual o casaco ideal?

– Mala de inverno: como passar 40 dias na Europa só com 12 kg

– Mala de viagem | 7 maneiras de usar o seu cachecol

Se animou a viajar para Portugal no inverno?! Eu confesso que é minha época favorita, 🙂

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Lisboa e dicas de Portugale nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Vai para Portugal? Então, leia também:

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

90 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ana, boa tarde!

    Gostaria de saber sua opinião sobre ir para Portugal com um bebe de 5 meses no inverno. Somos pessoas que viajam bastante, mas com bebe, primeira vez! O único porém é sobre a temperatura.
    Qual sua opiniao?
    Obrigado

    • Viajei como minha filha bebê para destinos infinitamente mais frios que Portugal e sem qq problema. Há milhares de bebê em Portugal e em muitos lugares pode fazer menos frio que alguns lugares do Brasil. Eu, pessoalmente, não vejo qualquer impedimento em clima para viajar, com ou sem bebê (e agora viajo com 2, uma de 2 anos e outra de meses).
      Boa viagem! 😉

  2. Estou indo visitar meu irmão em portugal em janeiro de 2018, e estava com medo de perder o passeio, pois devido a época, neve e muito frio tinha desistido.. Agora animei
    Desde já agradeço.

    Grande Abraço
    Patricio alex.

  3. Boa tarde!! Adorei seus posts. Parabéns!!

    Concordo plenamente com o “vale a pena Portugal no inverno”. Pelo menos, Lisboa e arredores. Fomos eu e meu marido em janeiro/2017 e foi uma das melhores viagens que fizemos. Este ano estamos pretendendo ir para o Algarve, mais precisamente VilaMoura de 18 a 25 de jan/18. Você tem dicas do Algarve nesse período? Sabe dizer se restaurantes são abertos? se venta muito…. essas coisas. Desde já te agradeço. Abs.

  4. Bom dia Ana ! Parabéns pelo site; este ano vamos passar o natal e ano novo em Portugal; pretendemos alugar um carro; vamos por volta do dia 14 e voltamos em torno do dia 05 de janeiro; gostaria de me hospedar na vila de Obidos no Natal, por causa do meu filho (9 anos); é muita muvuca ali nessa época ?

  5. ola adorei tudo aqui …
    gostaria de saber sobre os valores do trem de Portugal para Paris se pode indicar algum site para comprar com promoção.;

  6. Bom dia, queríamos deixar uma sugestão de visita pelas principais vilas e cidades históricas da região do Minho no norte de Portugal, 1º visitar Guimarães (berço de Portugal) 2º Braga (a Roma Portuguesa, tem mais de 2000 anos história) 3º Ponte de Lima (a vila mais antiga de Portugal) e por último 4º Valença do Minho (uma cidade dentro de umas muralhas na fronteira com a Espanha). Basta seguir as estradas N101 e N201 atravessa o Minho e fica a conhecer muita história desta terra com muito verde, região de onde outrora emigraram muitos Portugueses para outros lugares levando o seu famoso Lenço dos Namorados para não esqueçer o seu amor de Portugal. Cumprimentos da Quinta Dom José Turismo Rural

  7. Ana, bom dia! Estamos planejando uma viagem para Europa em janeiro/2020, nosso filho terá 2 anos. Tem dicas?

    • Que tipo de dicas? Viajo com minhas filha mundo adora desde os 3 meses e acho muito tranquilo. Faça tudo com em casa, não tem muito mistério. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here