Vale a pena viajar para Portugal no inverno?

Aqui no blog recebo demais essa pergunta: vale a pena viajar para Portugal no inverno? Aliás, me perguntam da Europa em geral e minha resposta pode ser bem direta: sim! Para mim é, em muitos aspectos, a melhor época para viajar para Portugal, mas vamos aos motivos pelos quais você não deve temer embarcar para lá durante essa estação.

Portugal é, entre os países europeus, um dos menos frios durante o inverno, tanto que muitos turistas dos países nórdicos escolhem o país como destino de inverno e vão felizes e saltitantes tomar banho na praia. Quem já viajou para a região do Algarve, no sul, já deve ter visto essa cena, certo?!

Portugal no inverno

Esse inverno ameno se deve ao fato do país ter um clima mediterrâneo e, na maior parte dos lugares, as temperaturas não costumam estar, durante o dia, abaixo dos 10ºC, além de ser um dos países com mais dias de sol, uma média de 300 por ano. Então, chegamos a outra pergunta que me fazem muito: é verdade que chove o inverno inteiro lá? 

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Já li sobre isso em alguns blog e sites, cujos autores foram apenas uma vez – com sorte duas – ao país nessa época e deram esse azar (que pode acontecer em qualquer época do ano, claro) e, por causa disso, saem afirmando bobagens desse tipo.

O fato é que no inverno o índice de chuva é maior do que durante o verão, por exemplo, mas isso nem de longe significa que chova o inverno todo ou que o índice de chuva seja o mesmo no país inteirinho. Sou de Coimbra e uma das coisas que mais gosto no inverno são os dias com um céu quase sempre muito azul, sem uma nuvenzinha!

dicas de Portugal

A região que é mais fria e com maior tendência a chuva é a norte (Minho e Trás-dos-Montes) e as montanhas, onde você poderá pegar facilmente temperaturas negativas e até ver neve; mas na região centro e sul, o inverno é bem mais ensolarado e com temperaturas maravilhosas. Lisboa, por exemplo, dificilmente tem mínimas abaixo de 8ºC, e sua média fica na casa dos 12ºC e 14ºC.

lisboa no inverno

Aliás, chegamos a mais um ponto que muitos querem saber: onde é possível ver neve em Portugal? O principal destino de inverno é a Serra da Estrela, onde está o ponto mais alto do país, mas você também poderá curtir neve na Serra do Gerês e na Serra do Montesinho.

neve em portugal

Como pode perceber, não há razões para temer o inverno em Portugal. Definitivamente, não é como ir para o norte da Noruega ou Rússia! Além disso, existem muitas vantagem em viajar no inverno:

– os lugares ficam bem menos lotados e dificilmente você precisará enfrentar filas para visitar as principais atrações turísticas, o que pode otimizar bastante o tempo durante o dia;

– as coisas ficam mais baratas;

– você consegue conhecer os lugares no seu ritmo de vida verdadeiro, permitindo que tenha uma ideia melhor de como é a vida cotidiana ali;

– é a melhor época para tomar bons vinhos e comer ótimos queijos;

– em janeiro você pegará a época dos saldos (promoções) e eles podem ser muito bons.

Portugal no inverno

Mas é claro que, como em qualquer estação do ano, existem também as desvantagens: os dias são mais curtos, embora em Portugal eles sejam mais longos que em outros países europeus. Tomar um cafezinho numa esplanada poderá não ser a melhor opção, mas, sinceramente, não acho que isso seja algo tão prejudicial assim.

Então, você deve estar pensando agora: quer dizer que a temperatura é sempre essa e não vou pegar chuva nenhuma em janeiro ou fevereiro? Claro que não, principalmente em se tratando de clima! Como eu ou qualquer outra pessoa poderia afirmar isso?!

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Uma coisa em minhas andanças pelo mundo eu aprendi: atualmente não existe muita regra quando o assunto é meteorologia, por isso, um conselho que dou para todos que me fazem perguntas a respeito de clima é: uma semana antes de sua viagem entre em um site de previsão meteorológica e verifique como estarão, provavelmente, as coisas no seu futuro destino, seja Portugal ou outro qualquer, pois esse é o único modo de você ter uma ideia melhor do que pode estar te aguardando.

viagem de inverno

E a última e clássica pergunta que sempre recebo: que roupa eu levo para Portugal no inverno? Bom, isso vai depender do seu roteiro. Se você for ficar mais por Lisboa, arredores e sul, dificilmente precisará de algum casacão mais pesado, mas se, por outro lado, quiser ir até o norte ou ver neve, aí sim será preciso um bom casaco e de preferência daqueles impermeáveis.

Para te ajudar nesse quesito, temos estes posts aqui:

– O que levar na mala para uma viagem de inverno?

– Mala de viagem | qual o casaco ideal?

– Mala de inverno: como passar 40 dias na Europa só com 12 kg

– Mala de viagem | 7 maneiras de usar o seu cachecol

Se animou a viajar para Portugal no inverno?! Eu confesso que é minha época favorita, 🙂

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Lisboa e dicas de Portugale nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Vai para Portugal? Então, leia também:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

88 COMENTÁRIOS

  1. Sou fã do seu blog, Catarina!
    Fiz intercâmbio em Portugal por um período e preciso confessar que senti bastante frio no inverno do Porto… Fiz até snowboard na Serra da Estrela (veja só: http://wp.me/p4eMct-19n) Mas realmente não se compara com as temperaturas nos demais países da Europa. Mesmo no inverno aproveitei belos dias de céu azul, basta ter um bom casaco (especialmente à noite!)

  2. Olá Ana,

    Você acabou de tirar “um peso das minhas costas” !!!

    Estamos com viagem agendada para Portugal para fevereiro/15. Escolhemos essa data em função do feriadão de Carnaval no Brasil. Sempre tivemos ciência de que seria inverno em seu país, e que na região de Porto “pegaríamos mais frio”. Entretanto, ao ler algumas postagens fui ficando literalmente apavorada, pois pelo que algumas pessoas postam eu só encontraria chuva, o que com certeza prejudicaria o passeio, principalmente porque levaremos o nosso filho de 9 anos.

    Aliás, se você tiver algumas sugestões de passeios voltados para crianças e adolescentes para esta época do ano, ficarei grata. Já selecionei alguns e descartei outros, inclusive muito interessantes, mas que estarão fechados no inverno.

    Acompanho sempre as suas postagens e a parabenizo pelas mesmas.

    Muito obrigada pelas contribuições com os Viajantes!!

    Abraços e Felicidades!!

    Lucianne – Uberlândia – Brasil

    Como você mesma disse meteorologia “é uma caixinha de surpresas”, mas só chuva ninguém merece!!!

  3. Ana,

    Parabéns pelo post. Como sempre de primeira e esclarecedores.

    Gostaria de saber se os comentários acima referidos aplicam-se a dezembro (quanto ao clima). Fátima e Porto também teriam climas amenos (sem neve, pelo menos?)

    Uma última pergunta: este clima “ameno” se aplicaria a Espanha (ou pelo menos mais próximo a fronteira com Portugual?)

    Fico ansioso ppelas suas respostas.

    • Williams, o post é sobre inverno, rsrsrs, logo dezembro faz parte do show, aliás, um mês menos frio… E neve em Fátima e Porto é praticamente impossível. Se leu o texto todo com atenção, deve ter percebido isso. Sobre Espanha, qual fronteira? Se for norte, é bem frio, se for sul, não, ……. Boa viagem!

  4. Ótimo! Estava procurando justamente por isso e foi muito esclarecedor. Não conhecia esse blog e agora virei fã!

  5. Eu adorei o teu blog. Eu estava procurando isto mesmo. Vou para a cidade do porto, em dezembro. Estou bem ansiosa. Parabéns pelo blog. Sucesso 😉

  6. Boa noite!
    Adorei as dicas encontradas aqui. Estamos indo pra Europa e a viagem começa e termina em Portugal. Foi bem esclarecedor o que li acima.
    Uma pergunta…encontro casacos bons e com preços convidativos em janeiro? Pq aqui no Brasil,principalmente no Rio de Janeiro não temos muita opção para comprá-los acho que por não termos invernos por aqui,rsrsrs. Estou com medo de comprar um casaco pesado aqui e aí ele não atender minhas necessidades.
    Agradeço a atenção,
    Ana Lucia

    • Janeiro, como está no post, é a época de liquidações, então, é a melhor época para comprar casacos baratos. Boa viagem!

  7. Excelente post, com linguagem clara, sucinta, fácil e prazeroso de ler. Estarei em Portugal no início de fevereiro e suas palavras me tranquilizaram muito. Parabéns e obrigado!

  8. Olá, Ana. Estarei em Portugal entre dezembro e janeiro e vou deixar para comprar as roupas de inverno aí. Poderia me indicar alguma loja com preços convidativos? Soube de um outlet que fica um pouco distante de Lisboa, mas não sei o nome nem o endereço. Sabe me dizer? Grata.

    • Geisa, o outlet é o Freeport e tem um post aqui no blog sobre ele, dá uma lida. Sobre as lojas, quase todas estão com ótimos preços nessa época, mas pode tentar a Zara, HM, Lefties… Boa viagem!

  9. Ana, adquiri o seu roteiro de 7 dias em Lisboa e pude observar que no dia 1º de janeiro quase todas as atrações estarão fechadas lá. Não previ isso e agora estou preocupada. Pode me sugerir o que fazer ao longo desse dia em Lisboa? Alguma atração irá funcionar, Oceanário, teleférico? Compras poderei fazer em algum lugar? Restaurantes estarão abertos? Vou ter que refazer todo o meu roteiro… 🙁

    • Geisa, infelizmente nesse dia tudo – ou quase – está fechado mesmo, mas você pode fazer o circuito dos bairros, ou seja, bater perna por Alfama, Bairro Alto, Chiado… outra opção é ir conhecer Cascais. Boa viagem!

    • Oi, Geisa e Ana!

      estarei em Lisboa na mesma época e no meu roteiro tem o Oceanário e uma visita ao Shopping Vasco da Gama. Como vamos passar a virada no Terreiro do Paço, vamos acordar mais tarde no dia 1º e fazer uma programaçao mais “light”, mesmo porque não há outra opção. Abraço!

  10. oi, Ana!

    minha pergunta é sobre onde comprar roupas de inverno. Queria adquirir aqueles casacos de pena de ganso, vi que tem na Decatlhon, mas fica um pouco longe de Lisboa. Sabe me informar se há alguma loja mais próxima que venda esse tipo de protudo, além de capas, luvas e todo “arsenal” de inverno? Vamos depois a Londres e Paris, então precisaremos de uma boa proteção contra o frio.

    Parabéns pelo site!

  11. Oi, Ana!

    Obrigado pela resposta anterior. Outra dúvida: você sabe dizer se o transporte público funcionará no dia 31/12 após meia-noite? Vamos assistir os fogos e nosso hotel fica próximo à Marques de Pombal. Melhor um táxi?

    Grato novamente!

  12. Olá Ana, tudo bem? Parabens pelo Blog. Estou planejando visitar Portugal em Fev/15 e seu blog será meu guia de viagem. Uma pergunta, algum roteiro de 1 dia na Serra da Estrela ? Visitar apenas Manteigas e a pista de esqui já valem a subida ? Algum centro histórico ou ponto cultural de destaque ? Um abraço

  13. Oi Ana. Eu e minha esposa estaremos em Portugal no período de 25/02 a 17/03. Esta será a minha quinta viagem para Portugal. Só falta conhecer o sul desse lindo país. Solicito você sugerir um roteiro. Somos da terceira idade e gostamos muito de visitar cidades com sítios históricos, muralhas, castelos, palácios, conventos, etc. Parabéns pelo Blog.

  14. Olá, adoro suas dicas, pois estou montando uma viagem para Portuga, mas estou com uma dúvida, qual seria o melhor lugar para passar o Réveillon, Porto ou Lisboa? Obrigada

  15. Olá, Ana! Adorei suas dicas e conselhos. Pretendo viajar para o Porto em outubro. Imagino q seja um bom mês, até pq é o mês do meu aniversário (rs), e pretendo passar o meu dia lá!

  16. Olá, Ana Catarina! Pretendo passar o final do ano em Portugal e gostaria de uma dica sobre os festejos da “virada do Ano Novo”. Devo optar por uma ceia em algum restaurante ou local específico? Grata.

    • Sim Angela, isso é o mais comum por lá, pois não há muita festa de rua, já que é inverno. Boa viagem!

      • Olá,
        Estava a ler o post e decidi acrescentar alguns itens sobre o final de ano.

        Em Lisboa é costume haver concertos grátis na Praça do Comércio e em outros pontos da cidade existe bastante animação. Após o fogo de artificio é usual haver um concerto. Se preferir pode sempre procurar animação “indoor” como no casino de Lisboa. Se quiser continuar a festa, o Bairro Alto ou o Cais de Sodré é a melhor opção com bares e espaços de animação nocturna. É também usual haver muitas pessoas na rua e os locais dos fogos normalmente estão com muitas pessoas, mas creio que se for a vontade é bastante engraçado. e todos desejam bom ano a toda a gente. Deixo alguns links para consulta. 🙂

        http://www.passagemdeano.net/passagem-de-ano-lisboa/

        http://www.lisbonlux.com/lisbon/cais-do-sodre.html

        http://www.lisbonlux.com/lisbon/bairro-alto.html

  17. Olá Ana, tudo bem?
    Quero dizer que adorei as dicas de viagem.
    Já visitei Portugal em 3 ocasiões, todas a turismo.
    Conheci Lisboa, Caiscais, Estoril, Obidos, Nazaré, Coimbra, Porto, Guimarães, Aveiro, Fatima…
    Gostamos tanto que eu e minha esposa pensamos em morar aí.
    VIVA Portugal….
    Forte abraço, Rubem.

  18. oi ana, gostei do blog que gostaria que vc me ajudasse a respeito da temperatura é tipo frio de petropolis? no carnaval,?

  19. Que legal, excelente informacoes.

    Vamos la pela primeira vez conhecer a nossa PATRIA MÃE.
    Muito feliz em poder conhecer Portugal neste Fevereiro de 2016.

    Planos são…
    Lisboa, Santarem, Fatima e depois nao sei! pos so serao 7 dias de viagem.
    CHEERS

  20. Oi! … Sobre Nazaré e o clima lá, para morar… me dê umas boas luzes!! por favor… Obrigado desde já.

  21. Estou pretendendo viajar para Portugal no mês de dezembro logo no início do mês ,gostaria de saber se é um bom período, já que não gosto de frio.

  22. Ana Parábens pela ajuda que você dá a muitas pessoas com suas dicas.
    Gostaria de conhecer Lisboa e algumas cidades ao redor e estou montando meu roteiro.
    Uma pergunta: li que chove muito em outubro em Portugal. O que você pode me recomendar?
    Obrigado.

    • Esse tipo de informação é sem sentido algum, não tem regra para isso: pode chover ou não. O que indico sempre é acompanhar um site de clima/tempo para ver como estará na semana da viagem. 😉

  23. Olá Ana, gostaria de viajar sozinha para Portugal em Fevereiro do ano que vem, ficando cerca de 12 dias no país. O que você aconselha para quem viajar sozinho para Portugal? Quais as dicas para montar um bom roteiro? Obrigada!!!

    • Portugal é um país muito seguro e tranquilo para quem viaja tranquilo, por isso, não há nenhuma recomendação em especial. Sobre roteiro, dê uma olhada aqui pelo blog, pois temos várias sugestões que você poderá adaptar para o seu gosto e disponibilidade de tempo. 🙂
      Boa viagem!

  24. Oi Ana, tudo bem!
    Estou querendo conhecer muito este País, pois os meus avós paternos são daí.
    Vou tentar convencer a minha esposa em ir neste período, pois prefiro curtir um friozinho!
    Já estou verificando os locais mais atrativos e, se possível agradeço a indicação. Ah! Se não for muito incomodo, também os restaurantes.
    Muito legal seus comentários e gentileza com suas respostas,
    Fique com Deus e obrigado pela atenção, sds

    • Obrigado Carlos. Aqui no blog vai encontrar bastante material para ajudar na sua sonhada viagem. Com certeza irá gostar. Boa viagem!

    • Francisco, é inverno, mas as temperaturas variam muito de ano para ano, por isso, verifique um site de cima uma semana antes de viajar, ok?!

  25. Pretendemos viajar para Portugal entre 03/12/2016 e 18/12/2016.Da para aproveitar bem os passeios?Chove muito? Ta muito frio?Agradecemos a valiosa ajuda.Primeira vez na Europa

  26. Oi Ana, Li o seu post e me entusiasmei ainda mais em viajar para Lisboa e arredores em meados de novembro deste ano.
    Como você mostrou saber bastante sobre a região, o que indica para conhecermos nos arredores de Lisboa? Meu marido e eu adoramos tomar um bom vinho! Obrigada.

    • Sintra, Óbidos, Mafra, Cascais, Estoril… E se for um pouco mais “Longe”, pode tentar vinhos na região do Alentejo, tendo como base Évora, or exemplo. Boa viagem!

  27. Olá,

    Há seis anos atrás conheci um português que trabalhou na minha cidade, namoramos um tempo e ele foi embora, nunca perdemos contato e resolvemos que iriamos ver no que nossa história vai dar, fui convidada para ir para Porto em Janeiro que é quando irei fazer aniversário, mais precisamente dia 12, vamos providenciar toda documentação, inclusive ele irá fazer a carta convite como tem que ser, ja vi que é época de frio, vou ficar 15 dias e estamos pesquisando passagens de ida e volta. Eu gostaria de perguntar onde posso encontrar alguma matéria que me oriente o que eu devo legar na bagagem pra passar essa quantidade de dias? Adorei o blog! Sucesso.

  28. Olá Ana!

    Estou programando para viajar com meu esposo e dois filhos para Portugal em Janeiro. Tenho dúvidas em quais meios de transporte utilizar. Vc acha que vale a pena alugar carro? Adorei seu blog, foi muito esclarecedor.

    Obrigada,

    Mirela

  29. Oi Ana,
    Vou pra Portugal 20/dez e devo ficar até 15/jan. Tem uma noçāo de quanto gaston em media em Portugal (entre comida, passeios e transporte)?
    Outra pergunta: a chance multi tempo pra ficar só em Portugal

    • Não é muito tempo não, rsrs. Sobre gastos, é MUITO relativo, pois cada um tem um perfil, mas calcule algo entre 30 e 50 euros/dia. Boa viagem!

  30. Oi Ana, estou querendo ir à Portugal em janeiro, mas estou com medo das chuvas. É verdade que quando chove em Lisboa, em janeiro, fica chovendo por muitos dias seguidos??? Outra opção seria julho, mas não gosto de passear no calor. Devo ficar uns 15 dias e ir às cidades de Sintra, Évora, Óbidos, Porto, Algarve, Guimarães, Alentejo, Cascais, Coimbra, Estoril e Fátima. Qual seria a melhor época para ir? Janeiro ou Julho? Pode me ajudar?

    Obrigada

    • Regina, o que tenho para dizer sobre clima e inverno em Portugal, está neste post, 😉 No mais, sobre clima não há regra fixa.
      Janeiro = inverno e julho = verão, logo, só você pode decidir qual a melhor época. Ambas são interessantes, mas com propostas diferentes.
      Assista o vídeo que tem no post. Boa viagem!

  31. Parabéns pelo site. Estou precisando mesmo de uma ajuda “invernal”… faremos uma escala em Lisboa (vindo da Espanha) num domingo de janeiro (meio frio, provavelmente com uma chuvinha…): chegamos no aeroporto meio-dia e embarcamos às 23h (queremos chegar ao aeroporto às 20h, mais ou menos). Então, além de frio e talvez chuva, estamos com problema de horário, pq parece que tudo fecha no inverno por volta das 18h. Já conhecemos Lisboa, mas nossa filha não lembra de nada. Nossa equação é visitar o que der a ponto de não congelarmos, mas aproveitando a cidade já sem sol, ir a algum bar ou restaurante típico, de preferência com vista…
    Alguma ideia? Se puder nos ajudar com dicas, agradeço de coração.
    Abs.
    Leo.

    • Não estará esse frio todo não, rsrs, e muita coisa aberta ainda, inclusive o Pastel de Belém, além, de shoppings. Boa viagem!

  32. Oi Ana, boa tarde!

    Gostaria de saber sua opinião sobre ir para Portugal com um bebe de 5 meses no inverno. Somos pessoas que viajam bastante, mas com bebe, primeira vez! O único porém é sobre a temperatura.
    Qual sua opiniao?
    Obrigado

    • Viajei como minha filha bebê para destinos infinitamente mais frios que Portugal e sem qq problema. Há milhares de bebê em Portugal e em muitos lugares pode fazer menos frio que alguns lugares do Brasil. Eu, pessoalmente, não vejo qualquer impedimento em clima para viajar, com ou sem bebê (e agora viajo com 2, uma de 2 anos e outra de meses).
      Boa viagem! 😉

  33. Estou indo visitar meu irmão em portugal em janeiro de 2018, e estava com medo de perder o passeio, pois devido a época, neve e muito frio tinha desistido.. Agora animei
    Desde já agradeço.

    Grande Abraço
    Patricio alex.

  34. Boa tarde!! Adorei seus posts. Parabéns!!

    Concordo plenamente com o “vale a pena Portugal no inverno”. Pelo menos, Lisboa e arredores. Fomos eu e meu marido em janeiro/2017 e foi uma das melhores viagens que fizemos. Este ano estamos pretendendo ir para o Algarve, mais precisamente VilaMoura de 18 a 25 de jan/18. Você tem dicas do Algarve nesse período? Sabe dizer se restaurantes são abertos? se venta muito…. essas coisas. Desde já te agradeço. Abs.

  35. Bom dia Ana ! Parabéns pelo site; este ano vamos passar o natal e ano novo em Portugal; pretendemos alugar um carro; vamos por volta do dia 14 e voltamos em torno do dia 05 de janeiro; gostaria de me hospedar na vila de Obidos no Natal, por causa do meu filho (9 anos); é muita muvuca ali nessa época ?

  36. ola adorei tudo aqui …
    gostaria de saber sobre os valores do trem de Portugal para Paris se pode indicar algum site para comprar com promoção.;

  37. Bom dia, queríamos deixar uma sugestão de visita pelas principais vilas e cidades históricas da região do Minho no norte de Portugal, 1º visitar Guimarães (berço de Portugal) 2º Braga (a Roma Portuguesa, tem mais de 2000 anos história) 3º Ponte de Lima (a vila mais antiga de Portugal) e por último 4º Valença do Minho (uma cidade dentro de umas muralhas na fronteira com a Espanha). Basta seguir as estradas N101 e N201 atravessa o Minho e fica a conhecer muita história desta terra com muito verde, região de onde outrora emigraram muitos Portugueses para outros lugares levando o seu famoso Lenço dos Namorados para não esqueçer o seu amor de Portugal. Cumprimentos da Quinta Dom José Turismo Rural

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here