Viagem de carro por Portugal: dicas práticas!

Atualizado em 16/08/2019

Fazer uma viagem de carro por Portugal é, na minha opinião, a melhor maneira de conhecer bem o país, pois o carro dá a você a liberdade de se embrenhar por alguns lugares a que, de outro modo, você não chegaria. Ou lugares a que você até poderia ir, mas demandaria um tempo muito grande, visto que a frequência do transporte público pode ser bem limitada em determinados trechos.

Então, se você está se perguntando se vale a pena alugar carro em Portugal, eu diria que sim.

Mas, claro, se o seu objetivo for conhecer apenas cidades maiores, como Lisboa, Porto e Coimbra, por exemplo, não valerá muito a pena, pois elas têm ótimas ligações entre si (de trem ou de ônibus) e circular por dentro delas é mais conveniente de transporte público ou a pé.

Um carro nesses centros urbanos pode acabar se tornando um estorvo (ruas estreitas, achar estacionamento, ladeiras…).

Mas, para cortar o país e conhecer suas atraentes cidadezinhas e aldeias, nada melhor que ir de carro.

Então, vamos às dicas práticas para que você possa fazer essa viagem com tranquilidade…

=> Economia: Seguro Viagem para Portugal (com até 10% de desconto)

Viagem de carro por Portugal

o que ver em Coimbra
Visitar Portugal de carro pode ser a melhor maneira de conhecer o país.

Documentos necessários para dirigir em Portugal

Brasileiros não precisam da carteira internacional de motorista (a PID), para dirigir em Portugal, por até 6 meses a partir da data de chagada ao país. Para isso, basta apresentar a CNH.

Para alugar o carro, é necessário ter um cartão de crédito como garantia para poder retirar o veículo da locadora. Ele deverá ser um cartão internacional (não se esqueça de habilitá-lo para tal) e com limite suficiente para cobrir o valor que ficará retido durante todo o período que você estiver com o carro em seu uso.

Quando você entrega o carro, eles “devolvem” o valor retido, visto que era apenas uma garantia e não um pagamento de fato, e ficam apenas com o valor do aluguel propriamente dito.

Estradas portuguesas

Fazer uma viagem de carro por Portugal é ótimo, pois as estradas são excelentes! Para quem quer ganhar tempo e não se importa em gastar com pedágios, o indicado são as autoestradas (AE). Mas sempre há um alternativa de não pagar, basta optar pelas estradas secundárias.

Estas, em geral, demandam um pouco mais de tempo para chegar ao destino, porque na maioria das vezes passam por dentro de alguma cidade (ou bem próximo) e a velocidade autorizada é menor.

Mas… se você está passeando, possivelmente isso não será um problema, não é mesmo?

aluguel de carro em portugal

Limites de velocidade

  • Autoestradas: 120 km/h
  • Estradas de mão dupla: 90 km/h
  • Vias urbanas: 50 km/h

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Pedágio em Portugal

Sempre que você vir uma placa indicando uma estrada que comece com “A”, já sabe que haverá pedágio, chamado de “portagem” em Portugal.

Isso dito, vamos a algumas dicas de como proceder. O ideal é alugar o carro com o “Via Verde”, pois com esse aparelhinho você poderá passar direto por todos os pedágios e pagará o total de gastos no seu cartão de crédito, após a devolução na locadora.

Caso opte por não ter o “Via Verde”, terá que pagar na hora, claro! Lá você só paga quando sai da autoestrada. Funciona assim: quando você chegar à sua primeira “portagem”, você retirará um ticket que deverá guardar com cuidado.

Quando você for sair dessa autoestrada, passará pelos guichês novamente e deve inserir o ticket na máquina. Ela vai calcular o valor de acordo com a distância que você percorreu e mostrará qual o valor que deverá ser pago. Aí, você tem a opção de pagar com notas, moedas ou cartão. É bem fácil de usar!

+++ Confira aqui passeios para fazer em Portugal +++

dicas de portugal  pedágio portugal  viagem de carro em portugal

Em alguns lugares, há pedágios de cobrança automática, ou seja, não há essas cabines onde você para e efetua o pagamento; você apenas passa, o sistema lê a placa do carro e ponto final!

E aí, como pagar?

Bom, se você estiver com o “Via Verde”, isso é automático; caso não esteja, você tem 5 dias para ir a qualquer agência de correio, apresentar o número da placa e pagar lá mesmo. Em geral, as locadoras de automóveis resolvem isso para você, mas, para ter certeza disso, pergunte antes.

viagem de carro por portugalPedágio de cobrança automática

Combustível

Sempre confirme na locadora onde alugar o carro qual é o combustível que ele usa. Se tiver possibilidade, opte pelo Diesel (Gasóleo): a viagem sairá bem mais em conta, pois a diferença de preço para os demais tipos de combustíveis é grande.

Nas estradas há postos com área de conveniência a cada 40 km, mais ou menos, e existem placas indicando a distância até os mais próximos e os preços.

viagem portugal

Quando chegar ao posto, você mesmo(a) deverá abastecer o seu próprio carro, pois não há funcionários para fazer isso. Com o tanque cheio, vá até o caixa da lojinha de conveniência e pague.

Estacionamento em Portugal

Em quase todos os lugares públicos é preciso pagar estacionamento. Se for na rua, procure os parquímetros. Eles recebem apenas moedas e você define o tempo que irá permanecer ali. Em geral, deve-se pagar para usar entre as 8h e as 19h ou 20h.

Caso você estacione, por exemplo, às 21h e vá sair no dia seguinte às 11h, procure o parquímetro e pague por um período de 3 horas (das 8h às 11h), pois a máquina já vai “entender” que você está pagando pelo dia seguinte e, no papel que deverá estar bem visível no painel do carro, já virá com a data e horário do outro dia.

Nos grandes centros, costuma haver uma boa oferta de estacionamentos subterrâneos  -onde você só paga no final, de acordo com o tempo que permanecer neles.

Já em shoppings e supermercados, o estacionamento é gratuito.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

Distâncias em Portugal

Em geral, as pessoas, ao planejar sua viagem de carro por Portugal, partem da capital. Então, eis aqui alguns exemplos de distâncias a partir de Lisboa, para que você tenha uma ideia do que o aguarda:

  • Porto – 313 Km
  • Coimbra – 206 km
  • Faro – 282 km
  • Fátima – 127 km
  • Óbidos – 85 km
  • Évora – 130 km

☛ Leia também: Distâncias entre Lisboa e outras cidades portuguesas (e como chegar a cada uma delas)

Se quiser informações atualizadas sobre as condições das estradas portuguesas, acesse: www.estradas.pt.

dicas portugalIndicação das atrações próximas

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

28 COMENTÁRIOS

  1. Ola Ana!
    Eu, meu filho e esposo estaremos indo em Agosto para Portugal. Nosso planejamento inicial seria:

    (15/08, 16/08, 17/08) – 3 noites em Porto
    (17/08) – 1 dia em Guimaraes e Braga partindo para Aveiro a noite.
    (17/08, 18/08, 19/08) – 2 noites em Aveiro
    (19/08, 20/08) – 1 noite em Coimbra
    (20/08, 21/08) 1 Noite em Leiria
    (21/08, 22/08) 1 noite em Obidos
    (22/08, 23/08, 24/08) 2 noites em Sintra
    24/08 ate 28/08 Lisboa –
    28/08 – 29/08 Porto/ Londres

    Oque voce acha?

    Andrea

  2. Olá Ana, penso em alugar um carro em Lisboa para ir até o Porto. Gostaria de saber 02 coisas:
    1) Onde obter o Via Verde caso a Locadora não disponibilize sua aquisição no momento de alugar o carro; e
    2) quais as cidades que verdadeiramente valem a pena visitar ao longo desse trajeto (Lisboa/Porto).

    Obrigada pela resposta.
    Elisabeth

    • Todas as locadoras tem o Via Verde e no caminho poderá visitar Óbidos, Batalha, Alcobaça, Coimbra, Aveiro… só para citar algumas.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here