Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 25/11/2019

A viagem de trem de Paris para Londres (ou vice-versa) é uma experiência que todos deveriam ter, pois ela é rápida, prática, bonita e pode ser bem barata, em especial se for comprada com antecedência. Além de tudo isso, ainda tem o frisson de atravessar um túnel por debaixo do mar!

O famoso trem parte da Gare du Nord de Paris e chega à estação de St.Pancras, em Londres. Chegar na Gare du Nord é bem fácil, pois tem metrô direto para lá, além de ônibus e táxi, claro!

Uma vez entrando na estação, basta procurar as placas do Eurostar, mas já te adianto que você terá que ir para o segundo andar.

Se você estiver com carrinho de bebê, como nós estávamos, se é cadeirante ou está com muitas malas, repare que tem um elevador logo na entrada da estação.

Economia => Seguro Viagem Internacional (dicas + desconto)

trem paris londres - Viagem de trem de Paris para Londres

trem para londres - Viagem de trem de Paris para Londres

Como é a viagem de trem de Paris para Londres?

Check in e imigração em Paris

Assim que chegar lá em cima, você passará por um controle de passagem e em seguida pelo guichê de imigração francesa (para carimbar a sua saída do país).

Andará apenas alguns passos e chegará a outro guichê, desta vez da imigração inglesa. Sim, ela já é feita na França; desse modo, quando chegar a Londres, é só sair do trem e ir embora para o seu destino final, sem se preocupar mais com isso.

trem londres paris - Viagem de trem de Paris para Londres

Pode ser impressão minha, mas a imigração inglesa aqui me pareceu mais tranquila do que em aeroportos. Depois da checagem do passaporte, apenas perguntaram quanto tempo ficaríamos lá e qual seria o nosso destino seguinte. Não pediram para ver nada, mas é sempre bom ter à mão sua reserva de hotel, passagem de volta e outras coisas que ajudem a comprovar que você não irá ficar lá, caso eles peçam.

Leia mais:

Terminada essa parte da documentação, faltará apenas passar pelo raio-x da segurança. Pronto! Pode parecer muita coisa e burocrático, mas na verdade tudo isso é bem rápido de se fazer; nós, por exemplo, não gastamos mais do que 10 minutos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Acesso ao trem Paris Londres

Agora é só ir para a sala de espera, que lembra a área de um pequeno aeroporto, ou direto para a plataforma, se já estiver na hora de embarcar.

viagem de trem na europa - Viagem de trem de Paris para Londres

O acesso à plataforma é liberado 20 minutos antes de o trem partir. Repare que na passagem, além do seu assento, está indicado o número do seu vagão (voiture/coach). Então, dirija-se para a porta dele e, para isso, basta reparar nas marcações que existem no chão, como na foto abaixo.

roteiro de viagem - Viagem de trem de Paris para Londres

eurostar - Viagem de trem de Paris para Londres

Bagagem em viagem de trem

A vantagem de uma viagem de trem é que não tem limite de bagagem ou peso, mas lembre-se: você terá que dar conta de carregar e arrumar lugar para guardar tudo, por isso não se empolgue na quantidade.

Logo perto da porta de cada vagão há algumas prateleiras para guardar as malas maiores e, lá dentro, por cima dos assentos, há espaço para as bagagens menores. Em geral, há lugar para todas, mas se você tiver muita coisa, tente ser um dos primeiros a entrar.

bagagem no trem - Viagem de trem de Paris para Londres

Como é a viagem entre Paris e Londres

O trem parte pontualmente. O nosso era às 17h01 e, sim!, ele partiu assim que o relógio marcou 17h01, nem um minuto a mais ou a menos.

A viagem, ainda em território francês, durou aproximadamente 1h40. Quando chegamos à cidade de Callais, o trem diminuiu um pouco a velocidade (que é muita) até entrar no Eurotúnel (que liga efetivamente a França à Inglaterra), onde ele permanece por uns 20 minutos.

Confesso que é estranho quando pensamos que estamos embaixo do mar, mas é supertranquilo! Assim que saímos do outro lado, viajamos mais uns 20 minutinhos e pronto, chegamos a Londres!

A viagem passa muito rápido e só de pensar que não tivemos que perder um tempão indo e vindo de aeroporto (sempre longe dos centros), com horas de antecedência, e de mais toda a burocracia das viagens de avião, já me faz ter a certeza de que esta é a melhor opção para se viajar entre Londres e Paris.

Leia mais:

como viajar de trem - Viagem de trem de Paris para Londres

viagem de trem - Viagem de trem de Paris para Londres
Visual durante a viagem de trem de Paris para Londres

Uma vez em Londres, você sai direto e, se quiser, ali mesmo na estação de St. Pancras tem várias linhas do metrô de Londres que te conectam com toda a cidade, além de trens para outras cidades do interior do país.

Confira => Passeios em Londres e arredores

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Viagem de trem de Paris para Londres

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Dicas para comprar a passagem de trem entre Paris e Londres

Se quiser pegar as melhores tarifas, compre com antecedência, pois quanto mais perto da data da viagem, em geral, mais caras as passagens ficam.

Qual o valor do trem de Paris para Londres?

Se puder, opte por viajar numa terça ou quinta, que normalmente são os dias mais baratos. Os preços começam em 43 euros (o trajeto).

Há diversos locais/sites onde você pode comprar a passagem. Nós optamos por comprar direto no site da SNCF (empresa francesa de trens), que vende tanto pela internet (tem o site todo em português) quanto direto lá na estação.

passagem de trem - Viagem de trem de Paris para Londres

Boa viagem!

✈ Se quer viajar de trem, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
74 Comentários
  1. Olá, Ana!!!
    Muita bacana seu post.
    Como fica a falta do inglês. A pessoa consegue se virar bem?
    Vi que postou que o site e todo em português.

  2. Olá, Ana! Adorei as dicas. Entretanto, não entendi uma resposta anterior: devo chegar na estação 1 hora e 40 minutos antes do embarque ou entre quarenta minutos e uma hora de antecedência? Estarei chegando de Caen e preciso conectar bem os horários dos trens. Obrigada!

  3. Ana, boa tarde! Estou indo em março de Paris a Londres, e estou preocupada com uma coisa boba, mas que pode me atrapalhar muito: a posição das cadeiras. comprei os vilhetes e estou no meio do vagão, seat 37 e 38. Como sei se estou de costas para o sentido da viagem? Você tem alguma dica para escolha de assentos. Estarei com uma mala de 23 kg e 2 bagagens de bordo( 1 mochila e 1 mala de 10 kg).
    Agradeço antecipadamente.

    1. Não sei te dizer, porque isso pode mudar de trem para trem, ja que as configurações dos trens e dos vagões podem ser diferente de uns para o outro, então, é uma loteria. Boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *