Viagem de trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Já se imaginou fazendo uma viagem de trem na Europa? Passando pelos campos floridos do sul da França? Pelos Alpes suíços? Pelo interior da Itália?

São muitas as opções, já que o continente é cortado por mais de 25.000 km de caminhos férreos! Ou seja, você consegue viajar para quase qualquer lugar de trem.

Eu adoro, pois além de poder curtir o visual, ainda me livro de toda aquela burocracia chata que temos que passar nos aeroportos. Além disso, em geral as estações de trem estão no centro das cidades, então, saímos e chegamos no coração das cidades. Super fácil!

Mas se você nunca fez uma viagem de trem, e não sabe nem como começar, aqui vão várias dicas para não fazer feio e nem perder o bonde, ops, o trem!

viagem de trem na Europa

Viagem de trem na Europa: dicas práticas!

Embora viajar de trem seja muito fácil e prático, existem alguns segredinhos para dar tudo certo na hora “H”, como: os tipos de passes; quando vale ou não a pena optar pelo trem; sobre a bagagem; como é o embarque e muitas outras. Vamos lá?!

Vantagens de viajar de trem (ou não)

A praticidade é, para mim, a maior vantagem. Numa viagem de trem você não precisa chegar com 2 horas de antecedência, não precisa passar pelo processo – às vezes longo – de check in e inspeção de segurança, você embarca e desembarca no centro da cidade e ainda curte o visual.

Por outro lado, você vai precisar carregar a bagagem o tempo todo, o que nem sempre é fácil, mas falaremos sobre isso mais abaixo. 😉

Levando isso em conta, eu acho que vale a pena viajar de trem na Europa quando o tempo entre o ponto de saída e o de chegada não ultrapasse umas cinco horas. Embora aparentemente o avião vá mais rápido, se somarmos o tempo de deslocamento até o aeroporto (geralmente longe) + os procedimentos de embarque e segurança + a viagem em si + a recolha de bagagem + o deslocamento até o centro,  você verá que demorará mais ou ficará elas por elas.

como viajar de trem

Sendo o trem mais confortável, prático e até mesmo mais “romântico”, eu optaria por ele. Do contrário, ou seja, se for uma viagem com 6 ou mais horas, provavelmente o avião será uma opção melhor.

Trem noturno

Optar por uma viagem de trem noturno é uma questão polêmica: há quem ame e há quem odeie.

Em geral, opta por ela quem pretende cobrir uma longa distância aproveitando a noite e, de quebra, ainda economiza uma noite de hotel. Mas para que essa economia valha a pena, há que se ter alguns cuidados.

O pessoal do 360 Meridianos explica isso bem detalhadamente neste post: Viagem de Trem Noturno: tudo o que você precisa saber

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


Tipos de bilhetes

Avulso

São as passagens que você compra para viajar de uma cidade a outra, individualmente. É possível comprar online ou direto na estação (em máquinas ou no guichê).

Se pesquisar nos sites das empresas de trem de cada país, você vai conseguir, comprando com alguma antecedência, promoções bem vantajosas (em geral entre 90 e 60 dias antes). Mas essas promoções, em geral, são para os trens rápidos, pois os regionais (mais lentos) já são tão baratos que dificilmente oferecem descontos.

Passes

Para quem está planejando o primeiro mochilão, comprar um passe de trem na Europa que permita viajar por vários lugares é quase um pensamento automático. Mas, atenção: nem sempre é a melhor opção.

Se você pesquisar bem, vai perceber que o passe, na grande maioria das vezes, sai bem mais caro do que comprar as passagens avulsas, além de ter sempre que pagar para reservar assento (ou seja, mais gasto). Na minha opinião, os passes multi-países  só valem a pena para quem pretende cobrir grandes distâncias, no mais, se colocar na ponta do lápis, vai gastar bem mais.

viagem de trem na Europa

Já os passes oferecidos por alguns países, como o Swiss Travel Pass e o German Pass, valem a pena, pois a reserva de assento não é requerida e os valores podem compensar bastante.

O segredo é pesquisar bem e fazer as contas, para ver o que valerá mais para a sua viagem.

Leia também: 

Como comprar a passagem de trem?

Basicamente, você tem três opções: online, máquinas e no guichê com atendimento humano.

Online

Em geral, entre 120 e 90 dias antes da data as passagens já estão disponíveis para comprar online. E, fique de olho, pois se comprar sua passagem com antecedência, provavelmente vai pegar as melhores tarifas.

O ideal é você comprar direto no site da companhia de trem de cada país. Para saber quais são, leia o post abaixo:

passagem de trem

Mas se quiser apenas pesquisar e ter uma ideia geral de possíveis rotas, horários e valores, existem dois sites legais para fazer isso: o Goeuro e o Seat61.

Se optar pela compra online, só fique atento para a maneira de pegar a sua passagem. Atualmente, quase todos os sites têm a opção de imprimir o ticket, mas alguns enviam pelo correio e em outros tem que pegar na estação. Então, fique atento!

Máquinas

Se quiser comprar a passagem na hora ou de véspera, saiba que em todas as estações existem diversas máquinas de auto atendimento e, de maneira geral, elas são bem intuitivas quanto ao uso e oferecem a opção de diversos idiomas. O pagamento pode ser feito em cartão ou em dinheiro.

Aeroporto Amsterdam

Guichês

Se falar bem o idioma local (ou inglês) e quiser um atendimento humano – até para tirar eventuais dúvidas -, procure pelos guichês, o preço é o mesmo das máquinas.

Antecedência

Para aproveitar as boas tarifas dos trens de alta velocidade, compre com antecedência, pois na hora sai bem mais caro. Se puder, tente ver com uns 90 dias antes e fique monitorando a variação de preços. Já para trens locais, você pode deixar para comprar na hora ou de véspera. Somente perto de grandes feriados é bom garantir alguns dias antes.

Estação de trem no aeroporto

Não são todos, mas boa parte dos grandes aeroportos da Europa tem uma estação de trem dentro de sua área e, quando não, em geral, tem ao menos o metrô que te levará até ela. Dentre os principais aeroportos que têm essa facilidades estão:

  • Amsterdam
  • Barcelona
  • Berlim
  • Birmingham
  • Bruxelas
  • Copenhague
  • Estocolmo
  • Frankfurt
  • Genebra
  • Londres
  • Málaga
  • Manchester
  • Milão
  • Munique
  • Oslo
  • Paris
  • Roma
  • Viena
  • Zurique

Bagagem

bagagem no tremUma das grandes vantagens do trem é não ter limite de peso, mas, por outro lado, como não se despacha a bagagem, você tem que carregar a sua mala o tempo todo. Então, se resolver levar o guarda-roupa todo, a sua viagem pode se tornar um tormento. Em várias estações de trem as escadas são fixas, o que significa carregar todo o peso.

Embora não haja um padrão de tamanho para a mala (em tese você pode levar uma gigante), evite a todo custo viajar com uma que seja muito grande. Em cada vagão existe, próximo à porta de entrada, um lugar para guardá-las, mas ali só cabem poucas malas. Então, se você chegar e já estiver tudo ocupado – e isso acontece muito – você não terá onde guardá-la.

Por cima dos assentos também tem um lugar para bagagem, mas só cabem mochilas e malas pequenas (tipo aquelas de mão) e eventualmente há um vão entre as poltronas, onde é possível acomodar uma mala média, mas nunca uma grande.

Diferenças entre 1ª e 2ª classes

Por incrível que pareça, a diferença nem é tão grande assim para valer o preço. Em relação aos assentos, a diferença é mínima. Os vagões da 1ª classe até têm menos poltronas, o que significa mais espaço, mas na 2ª classe os lugares, ao contrário do avião, não são apertados. A grande diferença está nos possíveis serviços oferecidos, como sala de espera antes do embarque, lugares maiores para colocar as malas, internet, tomadas e alimentação. A boa notícia é que na 2ª classe, atualmente, quase sempre tem wi-fi também.

02TremdeFerraraparaFirenze2.jpg

Embarque

Passagem na mão, agora é hora de saber os procedimentos de embarque:

Pontualidade

Acredite, os trens europeus são pontuais em 99% das vezes. Por isso, programe-se para chegar à estação com pelo menos 15 minutos de antecedência, para procurar o local exato de embarque e a posição do seu vagão. Outra coisa que você não deve fazer é arredondar os horários: se a viagem está marcada para as 17:19h, pode acreditar que o trem sairá às 17:19h e não às 17:20h.

Validação da passagem

Em muitos lugares, como na Itália, é preciso validar os tickets antes de embarcar – isso se a sua passagem for daquelas sem data e horário para usar, como as de trens regionais. “Validar” significa inseri-la em uma máquina antes do embarque, para que fique marcado o dia e hora que você vai utilizá-la.

Se, por outro lado, ela for uma passagem com data e horário definidos, não precisa validar, mas você deve mantê-la à mão, pois em algum momento um fiscal passará pelo seu vagão e, se não tiver a passagem (com validade ou validada na máquina, quando for o caso), será multado na hora, sem dó e nem piedade.

Painel

Nas estações existem grades painéis indicando de qual plataforma sairá o seu trem. Se a cidade para onde você vai não for o destino final do trem, você vai precisar encontrá-lo pelo horário, pois nunca há 2 trens com o mesmo horários (por isso daqueles horários estranhos, tipo, 17:19h, 22:13h…).

Em alguns lugares, como Londres, por exemplo, há a listagem de todas as paradas que o trem faz, o que torna a nossa vida mais fácil, mas nem todos os lugares são assim. Na dúvida, pergunte!

Aeroporto Amsterdam

Uma vez sabendo o número da plataforma, vá para lá e verifique, mais uma vez, nos painéis na beira dos trilhos, se está tudo ok!

Achando o vagão e o assento

Quando você for viajar num trem de média e alta velocidade, provavelmente haverá na plataforma ou nos painéis que ficam ali ao lado, uma indicação da posição de onde os vagões irão parar. Então, posicione-se o mais perto do lugar correto possível. Assim que o trem chegar, veja ao lado da porta de entrada no vagão o número dele e entre no seu (isso só vale para quem tem assento marcado) e, então, procure o seu assento.

roteiro de viagem

Desembarque

Se o seu destino for o ponto final do trem, tranquilo!, mas se for no meio do caminho, tem que ficar atento. Normalmente, vem na passagem a indicação do horário de chegada e, também, a próxima estação é anunciada num painel e/ou por auto falante.

Se tiver dúvidas, pergunte a alguém se já está chegando. Quando o trem chega nessas paradas ele costuma ficar muito pouco tempo, às vezes, só um minuto, o que, literalmente, te obriga a descer rápido. O ideal é já estar posicionado perto da porta antes dele parar, principalmente porque estará com bagagem. Você verá um monte de gente fazendo o mesmo.

Descontos: quem tem direito?

Crianças com menos de 4 anos não pagam e as de 4 a 11 anos têm 50% de desconto para viajar de trem na Europa em praticamente todos os países. No mais, jovens entre 12 e 25 anos, e adultos com mas de 60 anos também têm tarifa reduzida.

E, então, sentindo-se mais confiante para fazer uma viagem de trem na Europa? É uma experiência muito legal!

Boa viagem!

Você tem Instagram? Siga o Turista Profissional: (@TuristaProf) e receba dicas diárias, através das nossas melhores fotos!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana Catarina, sigo seus posts para organizar meus roteiros de viajens (independentes); você nos dá dica de trens na Europa porém estou com dificuldade de usar o site da Seat61. Preciso comparar horarios de trens entre cracóvia e Budapeste depois Budapeste para Praga, mas não acho lugar para fazer buscas como no Goeuro, ou Bahan…pode me ajudar?

    Ah, obrigada pelo post, mais um recheado de dicas. Parabéns

    • Na página inicial você escolhe Budapeste ( Train travel within Europe…) e na seguinte Praga (I want to travel from Budapest to…). Simples assim! 🙂 Boa viagem!

  2. oLÁ ANA .viajo para PORTUGAL conhecer este país .Li sobre suas dicas .Mas estou com dúvida do Porto para Barcelona é melhor ir de avião ou de trem .Para conhecer as cidades que passamos vale a pena .

  3. Olá, Ana! Você sabe me dizer se viagens de ônibus entre cidades, na espanha, por exemplo, também é permitido levar malas de qualquer tamanho?

  4. Olá, Ana Catarina Portugal..!

    Pela 1a. vez estaremos viajando para a Europa nos seguintes trechos:
    Rio de Janeiro – Paris (avião)
    PARIS-TRIER (de trem)
    TRIER-BERLIM (de trem)
    A nossa dúvida é quanto as bagagens. Qual o tamanho padrão de mala e peso que seria aconselhável para acondicionar em trem, ou, se teria outra opção. A viagem será em setembro.
    Muito grata desde já! Parabéns pelo seu trabalho!
    Leila Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here