Você já pensou em fazer uma viagem para o Chile?
Se você já pensou nisso, mas precisa de dicas do Chile, esse artigo é para você. Aqui você irá aprender sobre os pontos turísticos do Chile, clima, melhor época para viajar para o Chile, preços dos passeios, que moeda levar, etc.
Claro, algumas informações sobre documentação, cuidados, dicas e recomendações também irão aparecer.
Tentaremos te passar a maior quantidade de informações, tudo de um modo bem fácil de compreender.
Enfim, iremos te deixar preparado para fazer uma viagem para o Chile bem confortável e segura. Enfim, vamos ao que interessa…
Economia => Seguro Viagem Chile (com até 20% de desconto)
Viagem para o Chile – Guia Completo
Onde fica o Chile?
O Chile fica no extremo oeste da América do Sul, ocupando uma longa e estreita faixa costeira de 6 435 km banhada pelo Oceano Pacífico.
Seu território fica encravado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, fazendo fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia e a leste com a Argentina.
Como chegar ao Chile?
A melhor forma de chegar ao Chile é, sem dúvidas, de avião. O principal aeroporto do país, por onde chegam os voos internacionais, é o aeroporto internacional de Santiago do Chile, a capital.
Para os brasileiros é bem fácil, pois das principais capitais do Brasil há voos diretos saindo do Brasil para Santiago, por exemplo, das companhias Latam Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas e Sky Airlines.
De outras cidades, há diversos voos com apenas uma parada rápida. As principais rotas diretas são:
- São Paulo – Santiago / com a duração de 4h05
- Rio de Janeiro – Santiago / com a duração de 4h55
- Brasília – Santiago / com a duração de 4h20
- Belo Horizonte – Santiago / com a duração de 5h08
E a melhor forma de buscar o seu voo para o Chile é utilizar um buscador de voos. É um site onde você coloca sua origem, o destino e a data que pretende viajar e ele faz a busca em diversas companhias aéreas de uma só vez, te apresentando os voos com os melhores preços e com as melhores rotas.
Você pode comprar no site abaixo com toda segurança, online, e recebe o voucher em seu email.
Quais os documentos necessários para visitar o Chile?
Você não precisa levar passaporte na sua viagem para o Chile. Mas você também pode utilizar o passaporte para viajar para o Chile, desde que esteja dentro da validade, claro!
Os turistas de países do Mercosul ganharam um certo privilégio, pois podem apresentar apenas o seu RG (identidade) nas viagens realizadas dentro do bloco. Assim, o Chile e o Brasil fazem parte do grupo de países que não precisam de passaporte entre os seus cidadãos.
É necessário, no entanto, que o RG esteja em bom estado de conservação e com foto que possa te identificar.
- Um aviso importante: não são aceitos para entrada no país documentos como CNH, Carteira de Militar, Carteira de Trabalho, OAB, CREA, etc.
Porém, se você pretende alugar um carro no Chile, aí sim você precisará levar a sua CNH,
Brasileiros que irão fazer uma viagem para o Chile não precisam de visto. Mas contam com um período máximo de permanência de 90 dias. Para estadias com maior duração é necessária a solicitação do Visto de Estudante ou de Trabalho.
Documentos que não são obrigatórios, mas são bons você ter em mãos para provar que pode se manter durante a estadia e a sua condição de turista (ou seja, que não pretende ficar por lá) são: comprovantes de renda, reserva de hotel e passagem de saída do país.
Precisa de Seguro Viagem para o Chile?
O seguro viagem não é obrigatório para entrar no Chile.
Mas uma das nossas dicas do Chile é: no Chile não existe o atendimento médico de graça. Ou seja, caso você tenha alguma necessidade médica, será preciso pagar, mesmo nos hospitais públicos.
Então, a melhor forma de evitar estresse, transtornos e gastos desnecessários é contratar um seguro viagem Chile.
Boas opções de escolha não faltam. Com um pouco de calma para analisar as opções, você irá achar o que lhe serve melhor.
O importante é que assim você irá receber o atendimento médico pago pela seguradora ou o reembolso das despesas.
Além de vários outros pontos que um bom seguro viagem cobre, como extravio de bagagem, atraso de voo, entre outros.
Faça a cotação do seu seguro aqui e receba 20% de desconto
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!Horário no Chile
O Brasil possui 4 fusos horários (GTM-2 até GTM-5). GTM significa Greenwich Mean Time, que são os fusos em relação ao Meridiano de Greenwich.
Em relação ao horário de Brasília (GTM-3) – que é o principal do Brasil -, o Chile está 1 hora a menos, pois se encontra no GTM-4. Portanto, quando formos para lá, deve-se atrasar o relógio em 1 hora.
Quando o Chile entra no Horário de Verão, porém, o relógio fica igual ao horário de Brasília.
Moeda do Chile
A moeda do Chile é o peso chileno. Em abril/2024 1 real está sendo comprado a 183 pesos. O dólar está por volta dos 947 pesos. Mas você precisa saber algumas dicas para lidar com o dinheiro nesta viagem.
Não vale a pena comprar peso chileno no Brasil para levar. Na dúvida, leve dólares! Você pode até levar reais, mas, em geral, só tem mercado na capital do Chile, Santiago.
Caso você use o real em lugares afastados, a cotação irá despencar e o Real será desvalorizado em muito. Mas com o Dólar é diferente, ele sempre terá seu valor reconhecido, principalmente em países de moeda fraca.
Portanto, levar dólar é, em geral, melhor do que reais.
Como é o clima no Chile
O clima do Chile varia muito, pois o país é de grande extensão norte-sul, além da influência do Oceano Atlântico e da Cordilheira dos Andes. Então, depende muito da distribuição geográfica da região em questão.
Por exemplo, áreas costeiras como Viña del Mar e Valparaíso têm clima mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos.
Já o clima nas áreas do norte, como o Deserto do Atacama, é desértico, com pouca ou nenhuma chuva e temperaturas bem altas, principalmente de dia.
O clima no sul do Chile é mais úmido e ameno, com chuvas frequentes ao longo do ano e invernos frios.
E o clima na Patagônia é frio, úmido, ventoso e chuvoso.
Vamos ver agora como se comportam, no geral, as 4 estações do ano no Chile.
Verão no Chile
Agora, iremos falar um pouco sobre o clima do Chile. Para quem não sabe, o verão – e todas as demais estações – acontecem na mesma época que no Brasil, então, o verão vai de dezembro a março e, de modo geral, ele é bem quente, rsrs.
O tempo fica seco e a chuva se torna uma ocorrência difícil de acontecer. A temperatura no Chile nessa época fica alta, chegando à casa dos 30 graus.
- Leia também: Valle Nevado no Verão
Para quem pensa em curtir praia, saiba que nessa época elas ficam lotadas, mesmo com a água sempre gelada do Oceano Pacífico. 😉
Então, uma de nossas dicas ao organizar sua viagem para o Chile no verão, é levar roupas leves. No entanto, também é bom levar um casaco para a noite, quando a temperatura costuma cair.
Descubra => Melhores passeios no Chile
Outono no Chile
A seguir, vamos falar sobre o Outono no Chile, que vai de finais de março ao final de junho. A temperatura no Chile nessa época fica entre os 20 e 25 graus Celsius, diminuindo bastante quando junho chega.
Já dá para perceber as mudanças, quando as madrugadas costumam ser já bem frias e o dia começa a clarear mais tarde.
O clima continua seco como no verão, mas, no final da estação, com a proximidade do inverno, a presença de chuvas se torna maior. É já em junho, por exemplo, que em geral começa a ter neve no Valle Nevado e nas outras estações de esqui perto de Santiago do Chile.
Dica => Excursão para o Valle Nevado
Inverno no Chile
O inverno no Chile é a época de clima mais frio e a temperatura no Chile tende a cair bastante.
De 21 de junho a 23 de setembro o frio é forte e as temperaturas podem ficar abaixo de zero nos pontos mais altos. Faça o possível para levar casacos e roupas quentes.
As chuvas irão ocorrer frequentemente nessa estação. Enfim, fazer uma viagem para o Chile nessa estação é sinal de ver a neve e curtir um friozinho bacana.
Eu gosto, e você?!
Uma dica para ver neve mais facilmente é ir para os pontos mais extremos do país ou às estações de esqui do Chile.
Se estiver na capital, que tal um bate e volta ao Valle Nevado saindo de Santiago do Chile ou, ainda, até a estação de esqui de Portillo? São dois passeios clássico!
Primavera no Chile
Por último, iremos falar sobre a primavera no Chile, que vai de finais de setembro até 21 de dezembro. E podemos afirmar que as paisagens no Chile são lindas nessa época!
A fauna e flora chilena são exuberantes por causa do clima mais agradável. A temperatura no Chile nessa época fica na média entre 15 e 19 graus no começo da estação e chega aos 22º mais para o final.
Qual a melhor época para ir ao Chile?
Nós temos um post completo sobre a melhor época para ir para o Chile, mas vamos conversar um pouco por aqui também.
Depois de falarmos sobre a temperatura no Chile em cada estação, vamos mudar um pouco de assunto. Vamos falar sobre alguns pontos turísticos do Chile, e a melhor época para visitá-los. Claro, as dicas do Chile não acabam por aí.
Como não podemos escolher por você, iremos te dar as informações necessárias saber as melhores épocas do ano para visitar alguns dos principais pontos turísticos do Chile.
Enfim, vamos lá…
- Melhor época para ver neve no Chile
- Melhor época para visitar o Deserto do Atacama
- Melhor época para ir a Santiago
- Melhor época para conhecer Vinã del Mar e Valpararaíso
- Melhor época para ir a Patagônia Chilena
- Melhor época para participar da vindima
Importante => Seguro Viagem Chile |
Melhor época para ver neve no Chile
Essa é a dica mais óbvia que teremos aqui, mas é também a que muitos procuram. Para ver neve no Chile, é recomendado você ir entre 21 de junho a 23 de setembro. Esse período é o que corresponde ao inverno no Chile, como já vimos antes.
O Chile tem algumas estações de esqui famosas, como Portillo, Farellones, El Colorado e, claro, o Valle Nevado, todas próximas de Santiago.
E aqui vai uma dica importante, para quem pretende praticar esportes de neve, saiba que é preciso ficar particularmente atendo ao seguro viagem, pois nem todos cobrem acidentes causados por essa prática esportiva.
Leia mais sobre isso no texto sobre seguro viagem para esporte radical e de neve, que temos aqui no blog.
Dica => Passeios de um dia para o Valle Nevado
Melhor época para visitar o Deserto do Atacama
Quando falamos em viagem para o Chile, temos sempre que lembrar do Deserto do Atacama. Um ligar que atrai a curiosidade de pessoas ao redor do mundo, e não apenas de turistas, mas de pesquisadores e cientistas também.
É preciso saber que este é considerado o deserto mais seco do mundo. Por conta disso e de outros fatores, as temperaturas podem variar bastante entre dia e noite.
No inverno pode ser ameno de dia, mas beeeeeem frio à noite, variando de 1º a 20º. No verão, será muito quente de dia e friozinho quando anoitecer, com médias que podem ir dos 7º aos 25º.
Assim, indicamos os períodos de março a maio (outono) e de setembro a outubro (primavera). Nessas épocas, as temperaturas são mais amenas e a amplitude térmica não é extrema.
Claro, você pode fazer sua viagem para o Chile e visitar o Atacama em qualquer época do ano, mas estas seriam as mais indicadas.
Veja aqui as diversas excursões ao Deserto do Atacama saindo de Santiago
Melhor época para ir a Santiago
Certamente, você terá de passar por Santiago quando for viajar para o Chile. Afinal, a cidade é um ótimo lugar para turistas e a porta de entrada principal do país.
A parte boa é que o clima em Santiago é ótimo e proporciona possibilidades de visitas durante todo o ano.
A cidade muda de acordo com as estações, um pouco mais fria, um pouco mais quente, mas sempre apresenta características e atrações diferentes em cada uma delas.
Ah, e são inúmeros os passeios em Santiago do Chile!
Leia também:
- Viajar para Santiago do Chile (5 ótimos motivos para você visitar)
- Como sair do aeroporto de Santiago do Chile
- Santiago do Chile e arredores
- Chile com crianças
- Neve em Santiago do Chile
Melhor época para conhecer Vinã del Mar e Valpararaíso
Viña del Mar e Valparaíso estão localizado ao sul de Santiago e têm um clima temperado. No verão, as temperaturas podem chegar a 30 graus e no inverno não excedem, em geral, os 15 graus.
- Leia mais: Bate e volta para Viña del Mar e Valparaiso
No inverno essas cidades ficam mais tranquilas e vazias, já que seu turismo se concentra mais no verão, por serem destinos de praia. A vantagem da época mais fria é que tudo fica mais barato e sem filas. 😉
Mas, se você for no verão, tente evitar visitar a região na última semana de fevereiro, pois é quando acontece o Festival de Viña del Mar. Nesta época a quantidade de pessoas na região aumenta muito, tudo fica lo-ta-do e bem mais caro.
Confira => Passeios para Viña del Mar e Valparaiso
Melhor época para ir a Patagônia Chilena
No caso de você fazer sua viagem para o Chile e visitar a Patagônia Chilena, tenha cuidado com o outono. É muito fácil você se deparar com chuvas constantes nessa época do ano por lá, em especial nos meses de abril e maio.
- Veja aqui onde comprar: Vá preparado para o frio da Patagônia!
Já no inverno tudo estará mais vazio e branquinho. Lindo! No entanto, a temperatura cai bastante, os dias são mais curtos, alguns passeios não são realizados e muitos hotéis fecham.
Enfim, as épocas ideais para visitar esse lugar são a primavera e o verão. Nestas épocas do ano, o frio na Patagônia é menos intenso e os dias são mais longos.
- Leia mais: Quando ir à Patagônia Chilena
Melhor época para participar da vindima
Vindima é a época da colheita das uvas e, se você gosta de vinhos, visitar as vinícolas do Chile é quase obrigatório. O verão no Chile é a temporada de uvas. Nesta época as parreiras ficam cheias, deixando as paisagens de algumas regiões ainda mais bonitas.
Entre as várias regiões, podemos citar o Valle del Maipo, Valle de Colchágua e Valle de Casablanca. Essas são as regiões mais conhecidas pela produção dos vinhos do Chile.
A colheita das uvas se dá, normalmente, no mês de março. Então, se você quer desfrutar do auge desse evento, a vindima, março é a sua época para viajar para o Chile. No entanto, em abril você ainda pode encontrar algumas parreiras a serem colhidas.
Durante a vindima há muitas festas para celebrar a colheita e a diversão fica garantida, tornando este evento, de certa forma, num dos grandes pontos turísticos do Chile.
Leia também:
Quantos dias ficar no Chile
Isso depende do que você pretende fazer / ver no Chile. Em geral, se for apenas um destino, uma viagem de 7 dias no Chile é o suficiente.
Por exemplo, se quiser descobrir Santiago e arredores, como visitar uma ou duas estações de esqui, uma ou duas vinícolas e um bate e volta a Viña del Mar e Valparaíso, 7 dias são o suficiente.
Se quiser conhecer somente Santiago, bastam uns 3 dias na cidade. Mas, se for ao Deserto do Atacama, são uns 7 dias no mínimo somente para este destino.
Ou seja, depende do seu roteiro. Se quiser aproveitar bem o Chile, conhecendo diversas de suas cidades e pontos turísticos, pode planejar uma viagem de duas semanas e ainda ficará com vontade de voltar!
Hotéis no Chile, como conseguir?
O valor das diárias no Chile pode variar dependendo do local. Mas em geral, são mais baratas do que em certas cidades europeias.
No Chile, os hotéis mais caros ficam em lugares afastados. Então, lugares como Ilha de Páscoa, San Pedro do Atacama ou Torres del Paine terão preços maiores, assim como as estações de esqui mais chiques.
Tente reservar com antecedência, para pegar as melhores tarifas.
Os preços dos hotéis em Santiago do Chile também podem ser mais elevados.
No entanto, o preço irá depender muito do bairro onde ficar em Santiago no Chile. Por isso, é interessante pesquisar sobre o bairro antes de procurar o hotel na capital.
Tente pesquisar um pouco sobre quando é a baixa e a alta estação do local de hospedagem. Quase sempre, a baixa estação irá oferecer condições melhores para a sua viagem, assim como o preço da hospedagem poderá ser mais barato.
- Leia também: Hotéis ibis em Santiago do Chile
Para terminar esse tópico, saiba que usar dólar irá te dar um belo desconto. Turistas estrangeiros, com menos de 60 dias no país, são isentos do imposto sobre valor agregado nas diárias de hotéis.
São 19% de desconto, e tudo que você precisa fazer é pagar a conta em dinheiro vivo, neste caso, em dólar. Se não puder, pergunte ao hotel se você pode pagar com um cartão de crédito internacional.
E não se preocupe, a conversão é feita pela cotação oficial, sem nenhum tipo de imposto. Assim, ao fazer sua viagem para o Chile, lembre-se desta dica para ganhar este desconto.
Leia também:
- Hotéis baratos em Santiago do Chile
- Hostels em Santiago do Chile
- Hotéis Ibis em Santiago
- Hotel perto do aeroporto de Santiago
Principais pontos turísticos do Chile
Agora vamos dar algumas sugestões, caso você esteja com dúvidas sobre o que fazer no Chile.
Listamos abaixo alguns dos principais pontos turísticos do Chile para você colocar no seu roteiro, incluindo nesta lista algumas cidades, regiões ou locais.
- Santiago do Chile
- Deserto do Atacama
- Patagônia Chilena
- Parque Nacional Torres Del Paine
- Punta Arenas
- Ilha de Páscoa
- Cajón del Maipo
- Valparaíso e Viña del Mar
- Valle Nevado
- Pucón
Importantíssimo! => Seguro Viagem Chile |
Santiago do Chile
Para começar, você precisa passar pela capital do Chile, Santiago. A cidade tem um centro histórico com monumentos icônicos. Entre eles podemos citar o Palácio de la Moneda e a Plaza de Armas.
Além disso, a cidade tem bairros para todos os gostos.
Entre os bairros de Santiago, visitar o Barrio Lastarria, é uma ótima opção de o que fazer em Santiago do Chile. Este é um famoso bairro boêmio, e conta com muitos bares e restaurantes para todos os gostos.
Leia mais:
- Dicas de Santiago do Chile
- Roteiro de 2 dias em Santiago do Chile
- Metrô de Santiago do Chile
- Parque Bicentenário
- Confiteria Torres, o mais antigo café de Santiago
- Lua de mel em Santiago
- Restaurante Giratório
- Compras em Santiago
Deserto do Atacama
A seguir, o Deserto do Atacama. Famoso internacionalmente por ser um dos mais áridos do mundo, ele costuma atrair muitos visitantes e é, com certeza, uma das melhores atrações do Chile.
Ele tem 105 mil km² e está localizado a 4 mil metros de altitude. Ele possui paisagens muito variadas e atraentes. Sim, não é apenas um deserto. Ele conta com lagos, vilarejos, sítios arqueológicos e até um deserto de sal.
Leia mais: O que fazer em San Pedro do Atacama
A melhor opção de cidade-base é San Pedro de Atacama e se você quiser fazer um turismo mais profundo nessa área, não esqueça de reservar vários dias.
E não esqueça também de colocar estes pontos do Deserto do Atacama em sua viagem para o Chile:
- Valle de la Luna e Valle de la Muerte
- Geiser del Tatio
- Laguna Cejar
- Lagunas Altiplânicas
- Salar de Tara
- Salar de Atacama
Contrate antes => Passeios no Deserto do Atacama
Patagônia Chilena
A maior parte da Patagônia fica localizada na Argentina, mas a Patagônia Chilena não pode ser ignorada. Na sua viagem para o Chile, vale a pena fazer uma visita, pois é um dos mais famosos pontos turísticos do Chile.
Ao contrário da Patagônia Argentina, a Patagônia Chilena é conhecida por sua paisagem mais inóspita e inexplorada. Um dos lugares mais famosos aqui são os Campos de Gelo do Sul (Campo de Hielo Sur).
Estes campos são considerados a terceira maior extensão de gelo no mundo.
Claro, você precisará agendar uma boa data para conseguir uma boa experiência. Caso contrário, pode ficar decepcionado por causa do clima ruim ou por causa da lotação de pessoas. Mas, ainda assim, vale a pena dar um passeio nesta região linda.
A sua porta de entrada poderá ser a cidade de Punta Arenas, que conta com o melhor aeroporto da região.
Uma vez lá, não deixe de visitar o Parque Nacional Torres Del Paine (que falaremos melhor abaixo), Puerto Natales, Ilha Magdalena, a Carretera Austral, Coyhaique, Glaciar Serrano, o Glaciar Grey… e ainda poderá conhecer, do lado argentino, o famoso Glaciar Perito Moreno.
Economia => Seguro Viagem Chile (dicas + 20% de desconto)
Parque Nacional Torres Del Paine
Um dos pontos turísticos do Chile mais procurados é o parque Nacional de Torres del Paine. Claro, é muito procurado pelos amantes de trekking, mas isso não quer dizer que seja apenas por eles.
Afinal, o parque é de uma beleza indescritível e atrai todos os tipos de pessoas. Lá você pode encontrar lindas cordilheiras cobertas de neve, lagos, cascatas, rios e glaciares. Enfim, é um espetáculo, e você deve definitivamente tentar colocar esse lugar na lista de destinos da sua viagem para o Chile.
Pesquise opções de hospedagem em Torre del Paine aqui
Ele fica a pouco mais de 100 quilômetros ao norte de Puerto Natales e a sua porta principal é a Porteria Sarmiento, onde é preciso pagar uma taxa para entrar no parque. A melhor época para visitar é entre os meses de novembro e março.
E se você é um amante de trekking, o parque possui dois circuitos conhecidos, além de ser um dos melhores lugares para a prática do esporte no Chile. Só para ressaltar, duas belas atrações do Chile neste lugar são o Lago Grey e o lago Tehoe.
Imperdível => Passeios em Torre del Paine
Punta Arenas
Punta Arenas é uma cidade localizada perto do extremo sul do Chile. Por ser muito ao sul no globo, é comum encontrar muitos barcos e passeios até à Antártida. Punta Arenas é uma pequena cidade repleta de atrações e cenários lindos.
Você poderá visitar suas ruas decoradas, grandes palacetes, a magnífica Plaza de Armas, Isla Magdalena e o famoso Museu Naval e Marítimo.
Outro dos atrativos desse lugar é o fato de ser uma zona franca, onde é possível comprar livre de impostos. Então, comprar alguma coisa aqui será muito barato… Melhor aproveitar.
Pesquise opções de hospedagem em Punta Arenas aqui
Ilha de Páscoa
Ir para o Chile e não visitar as famosas esculturas de pedra de Ilha de Páscoa é totalmente sem sentido. Este é um dos pontos turísticos do Chile mais icônicos e reconhecidos no mundo.
E olha, nós fizemos uma viagem para a Ilha de Páscoa em família, e podemos dizer que foi um dos lugares mais fantásticos que já tivemos a oportunidade de visitar!
As estátuas ‘narigudas’ ficam espalhadas por toda a ilha. Sendo que as mais antigas delas chegam a ter 12 mil anos. Elas são uma herança da antiga civilização moai, originária da Polinésia, que viveu no local.
Confira => Passeios na Ilha de Páscoa
Mas antes de ficar animado, temos que avisar que chegar nessa misteriosa e isolada ilha pode ser um pouco complicado. Pois, só é possível de avião a partir de Santiago, a capital do Chile, ou do Tahiti, além de ser um destino meio caro… mas olha, vale cada centavo!
Dicas da Ilha de Páscoa: depois de chegar ao local, há diversos passeios que podem ser feitos pela ilha. Por exemplo:
- Ver o pôr do sol no Ahu Tongariki
- Visitar o Orongo e conhecer a história do ritual do homem-pássaro
- Caminhar pelas encostas do vulcão Rano Kau;
- Curtir a praia de Anaken
- Passear pelos restaurantes e lojas de Hanga Roa, a base da ilha.
Enfim, você não se arrependerá se visitar essa ilha em sua viagem para o Chile.
Cajón del Maipo
Cajón del Maipo é um dos pontos turísticos do Chile que mais tem crescido em número de turistas.
Por ser uma zona verde a pouco mais de 100 km da capital, existem diferentes tipos de atividades. Você com certeza achará uma atividade que se encaixa no seu gosto entre as várias opções.
Um dos passeios mais escolhidos pelos visitantes é descer a Embalse El Yeso. Que nada mais é do que uma represa a 2.500 metros acima do nível do mar. Ao longo do caminho existem diferentes mirantes para observar a paisagem.
Será possível observar toda a beleza da região com uma vista privilegiada até chegar a um lago. E se você quer um pouco de aventura, é possível fazer o caminho de tirolesa ou trekkings até às geleiras.
Mas se você quer alguma coisa mais relaxante, pode apreciar os banhos termais. Alguns dos mais procurados são Termas del Plomo, os Baños Morales e os Baños Colina. Sua visita a este lugar em sua viagem para o Chile não será desperdiçada.
Ah, e não pense que esse é uma passeio só para o verão. O nosso amigo Rafael Miranda, do blog Para Viagem, visitou Cajón del Maipo no inverno e gostou bastante.
Confira preços e disponibilidades de hotéis em San Jose del Maipo
Valparaíso e Viña del Mar
Valparaíso é uma pequena cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Na parte alta da cidade, as casas coloridas dão charme e beleza ao local, além de formarem o cartão-postal mais conhecido do lugar.
Se você quiser, é possível visitar a Casa La Sebastiana, uma das três casas de Pablo Neruda. Ela foi transformada em museu e vale a pena uma visita.
Confira => Passeios para as casa do poeta Pablo Neruda
Viña del Mar fica bem próxima de Valparaíso, outro dos pontos turísticos do Chile.
Este é um dos mais importantes balneários chilenos, então, não deixe de fora da lista. O lugar é repleto de belas praias, mas suas águas são conhecidas por serem geladas.
Se não quiser arriscar entrar nas águas, não se preocupe, existem outras atrações. Como os castelos e palácios construídos no século passado. Um exemplo é o Castelo Wulff, construído em 1904, em cima das rochas na orla da praia Miramar.
O Parque Quinta Vergara é outra atração interessante em Viña del Mar. O lugar é lotado de jardins com as mais variadas espécies de plantas do mundo. Mas conta também com um museu e um palácio.
O famoso Relógio de Flores fica na entrada da cidade. Construído para a Copa do Mundo de 1962, sediada no Chile, vale muito a pena fazer uma visita ao lugar.
Valle Nevado
Para quem gosta de neve ou de esquiar, o Valle Nevado é uma ótima opção.
Esta é uma estação de esqui bem próxima da capital Santiago. Localizada no alto da Cordilheira dos Andes, a 3.200 metros de altitude, este é um dos mais famosos pontos turísticos do Chile.
A estação possui 39 pistas e várias opções de estilo. Seja as pistas para crianças ou as pistas mais radicais, existem vários estilos de pistas. Que tal aprender a esquiar no Valle Nevado?
Se você precisar, pode alugar equipamentos, roupas apropriadas e contratar aulas particulares ou coletivas nas várias lojas da estação.
Dicas do Valle Nevado: ao se hospedar no local você pode aproveitar uma piscina térmica noturna ao ar livre, além de bares com karaokê e muitos drinks para esquentar a noite.
Mas caso não possa se hospedar lá, saiba que não é preciso pagar para visitar o Valle Nevado. Uma ótima opção de destino na sua viagem para o Chile.
Confira => Dicas de passeios e transfer para o Valle Nevado
Leia mais:
- Valle Nevado em família (dicas para todas as idades)
- Verão no Valle Nevado: o que fazer?
- Dicas para visitar o Valle Nevado com criança
- Onde se hospedar no Valle Nevado?
- Bariloche ou Valle Nevado: que destino de neve escolher?
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Pucón
Há muito o que fazer em Pucón, uma pacata cidade e refúgio localizado na Región de la Araucanía. Um local repleto de lagos com águas cristalinas, cachoeiras, paisagens repletas de araucárias, termas e alguns vulcões.
O principal vulcão é o Villarrica, aos pés da cidade. É um vulcão ativo com 2.800 metros de altitude e seu topo vive coberto de neve durante todo o ano.
É um destino perfeito para os amantes dos esportes de aventuras, com muitas opções de trilhas, rafting, escalada, ciclismo, cavalgadas, snowboard…
Mas também existem os banhos em praias de água doce ou em piscinas termais. Claro, as caminhadas e subidas que levam a lagos de águas termais e quedas de água também são possíveis. Apesar de ser uma cidade pequena, ela oferece uma excelente estrutura turística.
Não pense que os pontos turísticos do Chile se esgotam por aqui.
Nós poderíamos ainda citar Puerto Varas, Puerto Mount, Chiloé, Valdivia, Tierra del Fuego, La Serena, entre muitos outros.
O fato é que as possibilidades de roteiros em uma viagem para o Chile são muitas, o difícil é escolher para onde ir.
Confira algumas opções de hospedagem em Pucón aqui
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.
Gastronomia do Chile – o que comer?
Como em qualquer país, especialmente sendo um país sulamericano, o Chile tem diversas delícias gastronômicas que, se não são encontradas somente lá, são ao menos bem especiais e diferenciadas.
E, sabendo que comer e provar as delícias locais faz parte da viagem, veja abaixo itens da gastronomia do Chile que você não pode deixar de provar:
Comidas do Chile:
Empanadas – Salgado também muito popular na Argentina, existem de diversos recheios, sendo o mais pedido o recheado de carne moída e guisada, azeitonas, passas e ovo cozido.
Porotos granados – Um ensopado de feijão branco que leva também abóbora, milho, tomate, manjericão, amora, amendoim e cebola.
Ceviche – Prato também encontrado no Peru, é um prato de peixe, camarão, lagosta e/ou polvo crus, marinados em suco de limão ou lima.
Lomo a lo pobre – Outro prato da gastronomia do Chile que divide com o Peru, é o nosso “bife a cavalo”, mas feito com filé mignon coberto com ovos e acompanhado de batatas fritas.
Pastel de Choclo – Não é um pastel, mas uma espécie de torta estilo escondidinho, recheado de carne e bolo de milho.
Cazuela – Uma espécie de ensopado feito em uma caçarola – geralmente de barro – com carne ou peixe e diferentes hortaliças e legumes. Este prato é famoso também na Espanha.
Chupes – Outro ensopado chileno, com carnes, batatas e cebolas.
Carbonada – Uma espécie de sopa de legumes, típica também na Argentina e Bolívia.
Completo – É o “podrão” cachorro-quente, com – além do tradicional pão com salsicha – chucrute, tomate picadinho e abacate, coberto por fim por uma camada de maionese.
Frutos do mar – Com uma extensa faixa litorânea, o Chile oferece uma grande diversidade de frutos do mar em sua gastronomia.
Bebidas do Chile que você deve provar
Para além dos pratos típicos do Chile, não deixe também de provar algumas bebidas típicas do país.
As bebidas mais tradicionais do Chile são:
Mote com huesillos – Tradicionalíssima, mote com huesillos é uma bebida não alcóolica feita com pêssegos (secos e cozidos com açúcar e canela) e grãos de trigo. Parece estranho, e tem gente que tem certeza de que é… rs.
Cola de mono – Tradicional no fim do ano, na época do Natal, a famosa “cauda de macaco” é feita com aguardente (pisco chileno para ser mais regional), leite, açúcar, café e cravo. Pode ser feita também sem álcool.
Pisco – Uma forte bebida alcóolica derivada da uva, o pisco é disputado entre o Chile e o Peru para saber a sua origem (mas, conforme podemos ler aqui, sem definição). Ele deu origem ao internacionalmente famoso Pisco Sour, feita com pisco, açúcar, suco de limão, clara de ovo e gastante gelo, tudo batido.
Chicha – Antiga bebida produzida pelos povos que habitam a Cordilheira dos Andes, é uma bebida fermentada à base de milho e outros cereais.
Vinhos – Por fim, é claro, você deve provar os vinhos do Chile, que são famosos no mundo todo, conhecidos por sua alta qualidade.
Compras no Chile – o que vale a pena?
Sabemos que uma das “dores e delícias” de uma viagem são as compras. Dores porque nem sempre podemos comprar o que queremos… delícias porque, afinal, alguma coisinha a gente tem que levar pra casa, não é?
E no Chile tem alguns produtos que realmente valem a pena a gente levar para o BRasil, nem que seja para gente degustar aos poucos para matar a saudade.
Alguns dos produtos chilenos de boa qualidade que você pode comprar e levar em sua bagagem são:
Os Vinhos chilenos – Você tem direito a levar para o Brasil na bagagem despachada até 12 litros de vinho (o que dão 16 garrafas) e na bagagem de mão 4 litros (o que dão 6 garrafas).
Confira esses volumes com sua companhia aérea. Uma vez sabendo o que você pode trazer, aproveite as melhores marcas e a qualidade do vinho chileno para fazer suas compras.
Azeites – Azeite no Brasil está tão caro que vale a pena trazer alguns azeites chilenos, os quais, aliás, são de ótima qualidade.
Tênis – Se você é amante dos tênis, dê uma pesquisada nas lojas por lá. É possível que você encontre alguns de boas marcas e com preços bem menores que no Brasil, especialmente se pegar alguma promoção.
Roupas de inverno – No Chile você encontra roupas de inverno vendendo o ano inteiro, seja em lojas especializadas, seja nas lojas de departamento. Lá você vai encontrar boas marcas e roupas de qualidade que realmente aguentam o frio.
Custo médios dos passeios no Chile
Os passeios são a parte mais cara de uma viagem para o Chile. Os passeios que geralmente levam de 4h a 6h, custam entre US$ 30 e US$ 60 por pessoa, como por exemplo, um tour para as vinícolas em Santiago ou ir ao Vale da Lua e Vale da Morte no Atacama.
Passeios mais distantes e que levam o dia inteiro têm seus preços mais elevados. Por exemplo, ir ao Parque Torres del Paine ou uma excursão para a ilha de Chiloé pode custar entre US$ 60 e US$ 135.
Passar o dia esquiando ou subir um dos muitos vulcões da Cordilheira dos Andes, custa pelo menos US$ 135.
Viajantes econômicos conseguem ter uma média de gatos de US$ 45 por dia. Para aqueles menos econômicos, teriam gastos por volta de US$ 70 a US$ 95 diários.
Mas para quem quer fazer uma viagem luxuosa, isso irá custar acima de US$ 160/dia facilmente.
Dicas extras do Chile
- Telefones de emergência: bombeiros (132) – polícia rodoviária (133) – ambulância (131)
- Eletricidade: 220V
- Tomada: 3 pinos alinhados ou 2 pinos arredondados
- Ligação telefônica a cobrar para o Brasil: 800.360.220
- Fuso horário em relação à Brasília: +1
- Embaixada Brasileira no Chile: Calle Alonso Ovalle, 1665 – Santiago do Chile
- Informações turísticas: https://www.visitchile.com.br
Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 20% de desconto aqui!
Não deixe também de ler todas as nossas dicas para viajar para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá.
Veja nossas dicas de onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros).
Boa viagem!-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Chile vende uma ideia de simplicidade e de país accessivel e seguro. Mas não é bem assim; s própria chegada é de complexidade máxima por conta da validação das vacinas. A volta ou chegada no Aeroporto para regresso é complicado: o Uber não funciona bem e há a propaganda de que o Turbus funciona na madrugada (o terminal Alameda fica fechado neste período). Igualmente um táxi já me deu de troco uma nota falsa de 10.000 pesos. O Chile não deixa nada a dever aos piores destinos turísticos das Américas, uma vergonha!