Viagem para o Peru: dicas gerais, informações e muito mais!

Se você pretende fazer uma viagem para o Peru, aqui neste artigo você vai encontrar várias dicas para viajar com segurança.

O Peru é, sem dúvida alguma, um dos países mais frequentados pelos turistas que estão visitando a América do Sul – inclusive é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros.

Não é à toa, pois existem muitas vantagens em se organizar uma viagem ao Peru. Quer saber mais?

Aqui vamos tratar tudo sobre o Peru:

  • Como chegar a Lima
  • É preciso de visto ou passaporte para viajar para o Peru
  • Onde ficar em Lima
  • Melhor época para ir para o Peru
  • Qual a moeda do Peru
  • O que levar na mala para o Peru
  • Fuso horário do Peru
  • Tomadas e voltagem no Peru
  • Pontos turísticos do Peru
  • Roteiro de viagem para o Peru

Economia => Benefícios de um Seguro Viagem (dicas + desconto)

Dicas de viagem para o Peru

o que fazer no Peru

Vários são os motivos que levam os turistas brasileiros a organizar uma viagem para o Peru.

Dentre eles está o preço da passagem para o Peru, o fato de ser um dos países que não precisa de passaporte nem de visto, as suas belezas naturais, rica história, a alta do dólar – que acaba levando as pessoas a preferirem viajar para um lugar onde tenha outro tipo de moeda mais acessível para o real -, por ser um país razoavelmente barato na América do Sul e por falarem um idioma que se parece mais com o que estamos acostumados a ouvir, que é o espanhol.

Ufa! Como viu, são muitas vantagens de viajar para o Peru!

Mas tem mais! É exatamente no Peru que está localizado uma das 7 maravilhas do mundo moderno: Machu Picchu. E quem nunca sonhou conhecer uma cidade inca localizada no meio da Cordilheira dos Andes?

Confira => Passeios no Peru

Juntos em Machu Picchu

Por outro lado, no Peru você vai encontrar muita cultura, história, gastronomia, arte, lagunas de cores incríveis e uma altitude que por muitas vezes, em alguns lugares, chegará a mais de 4 mil metros acima do nível do mar.

Apenas a título de exemplo, estima-se que, em 2018, quase 178 mil viajantes do Brasil visitaram o país, representando um crescimento de 2% em relação a 2017.

Assim, se você escolheu o Peru para sua próxima viagem, confira todas as nossas dicas e informações que te farão aproveitar ainda mais esse país lindo e cheio de costumes e tradições milenares.

Super Aventura => 5 dias de caminhada para Machu Picchu, de Salkantay

Como chegar a Lima

De avião

Diariamente saem vôos do Brasil para Lima, cujo valor varia de acordo com a data, a companhia aérea e o horário.

O Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM) fica em Callao e é um pouco afastado do centro de Lima. Para sair de lá em direção ao seu hotel, a melhor opção é pegar um táxi ou um transfer pré-agendado.

De ônibus

Acredite: dá pra ir para Lima de ônibus! A partir de São Paulo (Marginal Tietê) a empresa Expresso Internacional Ormeño faz o transporte até Lima, no Peru. É conhecida por ser a rota mais longa do mundo, são 5.800km! 😱

A viagem tem duração de 4 dias, passando pela Amazônia e os Andes. Custa aproximadamente R$ 780,00. Quem gosta de viajar pela via terrestre e dispõe de tempo, é uma ótima maneira de se fazer o trajeto, pois a viagem cruza cinco Estados brasileiros e sete departamentos peruanos.

Reserve com antecedência mínima de uma semana.

Vale a pena => Excursão de 1 Dia ao Vale Sagrado dos Incas

dicas do Peru

É preciso de visto ou passaporte pra viajar para o Peru?

Como já dissemos, o Peru é um dos países que não exigem visto e nem passaporte para brasileiros.

Todas as informações detalhadas você pode acessar aqui: Países que não precisam de passaporte nem de visto.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Onde ficar em Lima

O bairro mais turístico de Lima é Miraflores. Além de ser um bairro bonito, com boa infraestrutura, limpo, fica muito perto das principais atrações da cidade. É lá que fica o lindo Shopping Larcomar.

como economizar em uma viagem
Vista do Shopping Larcomar

Por outro lado, se você quer curtir a vida noturna e aproveitar o lado “colorido”, o bairro Barranco, considerado o bairro mais boêmio da capital peruana, também é uma ótima pedida.

Se você quer ficar em hotéis extremamente luxuosos ou está a trabalho, o bairro San Isidro, conhecido por ser o distrito financeiro de Lima, deverá ser a sua alternativa.

Procure aqui hotéis em Lima perto do Shopping Larcomar

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Melhor época para ir para o Peru

Lima é o típico destino que você pode visitar o ano inteiro, pois tem atrações de todos os tipos.

É bom se atentar, nas outras regiões do país, para a época das chuvas, que vai de novembro a março – verão por lá.

Apesar de não ser impeditivo, nessa época pode ser difícil visitar Machu Picchu, por exemplo, porque, se chover muito, pode ser complicado passar por algumas estradas.

O recomendável é planejar a viagem para o Peru entre abril a outubro, lembrando que junho, julho e agosto ainda se pode evitar dias muito quentes.

Confira => Passeios imperdíveis em Cusco e arredores

clima no Peru

Qual a moeda do Peru e qual moeda devo levar

Essa dúvida sempre permeia na cabeça de todo mundo que vai fazer uma viagem para o Peru.

A moeda do Peru é a Nuevo Sol (Novo Sol), e ele vale, aproximadamente, R$ 1,25 (em novembro de 2019).

Quanto qual moeda levar para o Peru, vamos ver se é melhor levar dólar, real ou comprar a moeda local (Novo Sol) aqui e levar pra lá.

Primeiro de tudo, gostaria de dizer que não compensa comprar Soles no Brasil, mas caso queira comprar um pouco só para não chegar lá sem nenhum dinheiro, troque apenas o suficiente para se locomover ou até comer alguma coisa antes de chegar ao hotel, mas nada além disso!

Mesmo neste caso, o melhor é trocar alguma coisa logo no aeroporto, na chegada.

como conseguir dolar mais barato

Quanto ao real ou o dólar, tudo depende de como está o cenário da economia na época da sua viagem para o Peru.

Faça o cálculo levando em consideração o valor do dólar atualmente e quantos Novos soles é um real. Ao final, você terá noção do que é melhor levar.

Em geral, a melhor coisa é levar dólares para o Peru, pois é fácil de trocar (“fácil” entre aspas, leia a dica abaixo) em casas de câmbio ou até mesmo serem utilizados para o pagamento de passeios em agências credenciadas.

Uma dica importante: Nós costumamos levar dólar pra trocar lá. Neste caso, se você for levar dólar, leve notas novas, sem nenhum risco, sem muitas dobras, sem manchas. Eles são extremamente chatos com isso. Notas velhas por lá não se consegue trocar! Na hora de pegar as notas na casa de câmbio, peça pra trocar as que não estão em perfeito estado.

Mala de viagem para o Peru: o que levar?

A dica principal é: leve roupas e calçados super confortáveis, do tipo esportivo. Principalmente se você for fazer trekking ou for visitar Machu Picchu.

Você vai andar bastante!

O clima é bastante seco, mas ao mesmo tempo venta muito, em face da Cordilheira dos Andes e da altitude em que se encontra o país. Então, independente da época do ano, esteja preparado pra colocar o casaco e tirar o casaco ao menos umas duas vezes ao dia.

Portanto, apesar das roupas leves, tenha um casaquinho sempre na mochila.

Não Perca! Cusco => Excursão de 1 Dia à Montanha Arco-Íris

Não é aconselhável levar sapato alto, pois a maioria dos ambientes é bem informal e as ruas são bem irregulares. Leve roupas leves, bota de trekking e casaco corta-vento.

Além do citado acima, não esqueça do protetor solar e labial, soro ou hidratante nasal, repelente e lenços umedecidos.

Também monte a sua farmácia – tenha sempre remédios para viagem – com remédio para resfriado, dor de barriga e qualquer outro que evite o mal da altitude (soroche).

Não esqueça de inserir na bagagem uma mochila pequena para que possa transportar um água, o casaco ou um kit de emergência nos passeios que for fazer no dia-a-dia.

o que visitar em cusco

Fuso Horário no Peru

O fuso horário do Peru é UTC/GMT -2. Ou seja, 2 horas atrasado em relação ao horário de Brasília. Exemplo, quando aqui em Brasília for 22h, no Peru será 20h.

Imperdível => Passeio de Barco para as Ilhas Ballestas pela Manhã

o que fazer no Peru
Leões marinhos nas Islas Ballestas, Paracas

Tomada e voltagem

Como dependemos cada vez mais de produtos eletrônicos, se torna fundamental saber a tomada e a voltagem para que a gente possa ir preparado.

Em regra, a voltagem é 220 V e a maioria das tomadas é do tipo A e C.

A tomada Tipo A é a mais usada no Peru e tem duas entradas retas paralelas.

A tomada Tipo C, também usada no Peru, possui duas entradas redondas.

Para não perder de registrar sua viagem ao Peru por falta de bateria, o mais indicado é comprar um adaptador universal. Eu não viajo sem um.

roupas típicas do Peru

O que fazer no Peru

Por fim, vamos ver uma lista dos principais pontos turísticos do Peru, um país que tem inúmeros atrativos, desde florestas até mar, passando por deserto e cidades de antigas civilizações.

O Peru tem diversas cidades que são destinos turísticos, cada uma delas com suas próprias atrações.

Veja uma lista com uma pequena amostra de o que fazer no Peru:

  • Lima – A capital, com construções antigas coloniais, museus, o Shopping Larcomar, sítios arqueológicos e uma conceituada cena gastronômica;
  • Cusco – Antiga capital inca com inúmeros sítios arqueológicos.
  • Montanha Arco-Iris – As famosas montanhas coloridas de Winicunca, que apresentam diversas cores, devido à composição de seus minerais
  • Machu Picchu – A mais famosa das cidades incas, no topo de uma montanha;
  • Arequipa – Cidade colonial, com vulcões e monumentos barrocos;
  • Ollantaytambo – Parque arqueológico situado no Vale Sagrado dos Incas;
  • Puno – Capital Folclórica do Peru, cidade que fica às margens do lago Titicaca; É porta de entrada para visitar o Lago Titicaca;
  • Lago Titicaca – Imenso lago na divisa com a Bolívia, com ruínas incas e outros atrativos; No lago, não deixe de ver as populações que formam ilhas de totora, uma espécie de junco utilizado para fazer embarcações, casas, até mesmo para comer;
  • Nazca – Deserto onde foram encontradas as imensas “Linhas de Nazca”, imensos desenhos que só podem ser vistos do alto, de avião. Veja aqui como chegar às Linhas de Nazca;
  • Vale do Colca – Famoso vale onde se encontram pequenas aldeias e os famosos condores andinos;
  • Písac – Aldeia peruana famosa pelo mercado de artesanato e pelo parque arqueológico;
  • Paracas – Cidade litorânea onde você pode conhecer a Ilhas Ballestas;

ilhas de tutora em Puno Peru

Ufa!! Mas, acredite, tem muito mais coisas pra fazer por lá. A gente fica até meio perdido na hora de organizar o roteiro…

Pra ajudar a você a organizar a sua viagem para o Peru, veja abaixo uma proposta de roteiro pelo Peru para quem vai a primeira vez, não tem muito tempo e quer conhecer o básico, baseada no roteiro de 6 dias no Peru que já fizemos.

Roteiro de viagem para o Peru

Dia 1

  • voo Brasil – Lima
  • passear por Miraflores, se der tempo

Dia 2

Dia 3

  • voo para Cusco bem cedo (1 hora de duração)
  • descansar um pouco no hotel (por causa do soroche)
  • city tour em Cusco de tarde

Dia 4

Dia 5

  • Passeio para Machu Picchu
  • Voltar de trem para Cusco

Dia 6

  • Voo Cusco – Brasil

Importante => Ingresso antecipado para Machu Picchu

viagem para o Peru

Você deve estar pensando que este roteiro no Peru é muito corrido – e até é – mas foi exatamente ele que fizemos em nossa primeira viagem, deu para curtir bastante e ficar com gostinho de quero mais, tanto que voltamos várias vezes depois, rsrs.

Se tiver pelo menos mais um dia para “gastar” em Cusco, acho que não vai se arrepender!

Talvez tenha reparado que no dia 4 eu coloquei um (*) na parte do pernoitar, certo?! Isso só para sinalizar que esse formato de roteiro é bem comum por lá e, com isso, é prática dos hotéis de Cusco guardarem a bagagem dos hóspedes enquanto eles visitam Machu Picchu.

Então, neste caso, ao invés de você carregar todas as suas coisas, vai só com o básico para passar uma noite por lá.

Como chegar em Machu Picchu

Claro que nesse mesmo dia 4 você pode fazer todo o passeio ao Vale Sagrado e voltar para Cusco e, então, somente no dia 5 fazer um bate e volta até Machu Picchu, que é o que muita gente faz.

Por que não fiz isso?

É muuuuuuito mais cansativo, pois o trem demora para ir (e voltar, claro), você fica com menos tempo por lá e nem poderá curtir a vibe noturna de Aguas Calientes, que é bem legal!

Bom, deu pra pra perceber que este roteiro de viagem para o Peru só contempla o básico do básico, pois, como vimos antes, o país oferece muitas outras atrações fantásticas e você, assim como nós, vai querer voltar, acredite! 😉

Então, essas são as nossas dicas práticas para uma viagem para o Peru. Vale muito a pena visitar esse país tão rico em cultura, costumes, belezas naturais e história.

Espero que essas dicas gerais e informações sobre o Peru te ajudem a explorar esse destino tão querido pelos brasileiros, e por nós!

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here