Uma deliciosa viagem pela gastronomia holandesa!

A gastronomia holandesa é famosa pela qualidade dos ingredientes locais e o frescor dos alimentos.

As possibilidades de pratos e sabores não são poucas e você pode se deliciar tanto em um restaurante de alto padrão, quanto nas feirinhas de rua.

Mas o quê, exatamente, faz parte da gastronomia holandesa e quais locais são bacanas pra ir?

Aqui com a gente você descobre algumas opções. Tá com fome?

=> Economia: Seguro viagem Holanda (com desconto)

Gastronomia holandesa

gastronomia holandesa

Peixes e frutos do mar

Bom, a Holanda tem um extenso litoral, que dá para o Mar do Norte, portanto, os peixes e frutos do mar em geral não poderiam faltar na lista.

O país tem tradição na atividade da pesca e as aldeias como Scheveningen e Stellendam são as responsáveis por levar os peixes fresquinhos diariamente ao mercado holandês.

Um prato de destaque é o kibbeling, que é uma espécie de bacalhau frito. Se você estiver pela cidade de Haia, pode provar a iguaria nos ótimos restaurantes Lemon Grass, The Harbour Club, Rootz, Waterproef e Catch by Simonis.

O arenque (Haring) também é um peixe que você vai encontrar muito na Holanda. A maneira mais comum de comê-lo é cru e ainda tem a opção de pedir pra ser servido no pão, igual a um sanduíche. Se for experimentar assim, peça um “Broodje Haring”.

Stellendam é uma cidade portuária localizada ao sul da província de Zeeland. É conhecida por seu mercado de peixe que ocorre nas manhãs de sextas-feiras. Lá, você pode encontrar inúmeros frutos do mar, com destaque para os famosos mexilhões, lagostas e ostras.

comida na Holanda

Além dos frutos do mar, a região de Zeeland é famosa pelos doces típicos, o Boterbabbelaars e o Bolussen. O primeiro é um tipo de caramelo e o segundo é um bolo com aspecto grudento que faz bastante sucesso por lá!

O prato Stamppot

Outro prato típico da gastronomia holandesa é o Stamppot. Há muitas variações e modo de fazer, mas, basicamente, consiste em purê de batatas com legumes e algum toque especial de carne.

Cordeiros de Texel

Os cordeiros da região de Texel são bem conhecidos pela qualidade de sua carne e a região é a principal produtora. Texel é uma ilha no norte do país e o diferencial que faz a carne famosa é o toque levemente salgado por conta do solo salino e do ar (próximo ao mar), além de ser muito macia.

O estilo de vida tranquilo também faz com que os animais não passem por situações de stress, o que influencia diretamente no sabor da carne. Você pode provar o famoso cordeiro em vários restaurantes como o Bij Jef, Opduin, Bistro Kerckplein, Inn de Knip e no do Hotel Brasserie Rebecca.

Variedades exóticas em Veluwe

Veluwe, que fica na parte leste da Holanda, é um lugar onde você poderá ter uma experiência gastronômica interessante. A região é conhecida por ser exótica e com uma vida selvagem preservada, que é atração local.

Nas variadas feiras gourmet e ótimos restaurantes (alguns estralados) é possível experimentar o melhor da gastronomia holandesa. Se você estiver por lá, experimente os restaurantes De Leest em Vassen, De Kromme Dissel (fica dentro de uma fazenda do século XVII) e o Het Rode Koper.

o que comer na Holanda

O estilo gezelligheid de North Brabant

North Brabant é a região onde viveu o pintor Vincent Van Gogh – deve ser um local especial, não é mesmo?

São cultivados nos campos da região frutas a aspargos. A região é famosa pelo estilo de vida onde os prazeres simples são desfrutados com atenção. Essa atmosfera agradável tem até uma palavra própria: gezelligheid. North Brabant também é conhecida pelas anchovas e caviar. É… parece uma vida agradável mesmo!

Limburg e seus aspargos

Aspargos e a cidade de Limburg não podem ser pensados separadamente. Limburg é uma região montanhosa, onde abundam plantações de aspargos que são colhidos na primavera e enviados para todo o país. Os melhores aspargos não podiam estar em outro lugar da Holanda. Experimente o vegetal nos restaurantes Hostellerie de Hamert, Brienen de Maas e o In de Witte Dame.

gastronomia holandesa

Martkhall: gastronomia holandesa em um só lugar

Na cidade de Roterdã encontramos o Martkhall, tipo um mercadão local que é também atração turística por conta de sua arquitetura moderna. Lá você pode experimentar praticamente tudo da gastronomia holandesa: carnes, peixes, verduras, fast food e comidas típicas.

Os queijos de Gouda

O consumo de queijo na Holanda é bem grande e cerca de 60% da produção de queijo do país vem da região de Gouda. Há séculos os comerciantes e agricultores negociam queijos no Mercado do Queijo, tradicional do país. Faça uma visita e se perca em meio às inúmeras opções de queijo!

gastronomia holandesa

Torta de maça holandesa

E, para fechar, temos que ter uma bela sobremesa, não?!

Poderíamos citar aqui vários doces locais, mas vou ficar com uma dica para quem quiser experimentar a melhor torta de maçã holandesa de Amsterdam que nos foi passada pelo nosso amigo Daniel Duclos do ótimo blog “Ducs Amsterdam“, que mora na cidade e sabe todos os segredos de lá.

O lugar se chama Winkel 43 e fica na Noordermarkt 43. É um mix de restaurante e café charmoso, numa região da cidade que, em geral, os turistas não chegam em massa, ainda que fique ao lado dos famosos canais e pertinho de vários outros pontos. Ou seja, se você quiser provar esta delícia, não vai precisar sair quase nada da rota e, eu garanto, vale a pena! 😉

torta de maçã

Pesquise passagens aéreas baratas para a Holanda aqui!

Seguro Viagem Holanda com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para a Holanda?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

Hospedagem Amsterdam

Na hora de procurar onde se hospedar em Amsterdam, nós aqui no blog temos várias dicas:

Como conseguir internet 100% do tempo na Holanda?

É muito fácil você ter internet 100% do tempo em Miami e nós já explicamos como fazer aqui em um post bem completo:

Seguro Viagem Para Holanda

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Holanda tranquilo. 😉

QUERO FAZER UMA COTAÇÃO ==>

E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

Continue sua viagem pela Holanda aqui:

Deixe um comentário