Como é a vida noturna em New Orleans

Conhecida como a cidade do jazz, não há dúvidas de que a vida noturna em New Orleans, ou NOLA, para os mais chegados, seja efervescente, sendo inclusive parte de suas atrações turísticas.

O surgimento do jazz em New Orleans tem a ver principalmente com a grande influência da cultura afro caribenha na cidade, já que a cidade fica pertinho do Caribe (tanto é que dizem que ela é a cidade menos estadunidense dos EUA).

O jazz predomina por lá até hoje, onde é encontrado em praticamente toda esquina na região conhecida como French Quarter, o pedaço mais turístico de NOLA. Dentro do famoso bairro existem duas ruas super famosas que são points para curtir a vida noturna em New Orleans e escutar um bom jazz (e outras coisas também): a Frenchmen e a Bourbon.

☛ Leia também: O que fazer em New Orleans

A vida noturna em New Orleans

vida noturna em New Orleans
Apresentação de jazz na Irvin Mayfield’s Jazz Playhouse, na Bourbon Street

Frenchmen Street

A Frenchmen é a rua do Jazz em New Orleans e as casas com o estilo musical ficam literalmente uma ao lado da outra! São diversos pubs, baladas, casas de shows com apresentações de bandas locais, entre lojas de arte e restaurantes fast food bem característicos, servindo as pizzas e hot dogs norte americanos.

Fora isso, músicos na rua competem a atenção dos turistas e também dos moradores locais, que frequentam bastante a região.

frenchmen street new orleans

Na Frenchmen Street as atividades noturnas se iniciam mesmo no comecinho da noite. Isso porque, apesar de a rua ser conhecida pelos pubs, a cultura do jazz é algo que vai além da vida noturna, então, não é preciso esperar dar onze da noite para ir até lá (que é o horário que as baladas abrem em São Paulo, por exemplo).

Se você chegar mais cedo, vai encontrar as casas abertas já com bandas e muitos músicos na rua, além das lojinhas e galerias de artesanato, que são bem legais de dar uma olhada. Restaurantes de comida típica são menos comuns na Frenchmen, mas alguns existem.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Agora, em relação ao horário que a noitada acaba, é um pouco mais cedo do que na Bourbon Street, lá pelas 3 da manhã, então a dica é começar a noite por ela e seguir para a Bourbon depois.

Como é muito fácil entrar nos lugares (só apresentar o documento), eu praticamente pisei em todos eles, nem que fosse para ficar um minuto lá dentro pra ver como é.

Um que eu destaco na vida noturna em New Orleans é o Café Negril. Ele é bem característico dos bares em Nola, pelo que constatei. Ao entrar, o bar fica à esquerda e o palquinho com a banda à direita e nos fundos fica a cozinha, onde tem pedaços de pizza por menos de 5 dólares. As bandas de jazz que ouvi ali eram maravilhosas, de muita qualidade mesmo!

vida noturna em New Orleans
Foto: Luciana Console

Outro lugar no mesmo estilo foi o Blue Nile, que conta com um palco na parte de baixo, também com banda de jazz, e um mezanino bem bacana onde acontece uma discotecagem de black music. E ainda falando em black music, eu destaco o Dragon Den, que fica no finzinho da Frenchmen Street.

vida noturna em new orleans blue nile
Foto: Luciana Console

Outros pubs e casas de jazz famosos na Frenchmen são Maison, Preservation Hall, Bamboulas e Vaso. A dica é passar na frente, dar uma olhada e entrar no que interessar. E garanto que você vai ficar na dúvida com tantas opções. 

Bourbon Street

Diferente da Frenchemen Street, a Bourbon é considerada mais “louca e bagunçada”. Já começa pelo fato de que ela é fechada para a passagem de carros durante a noite, ou seja, dá pra andar no meio da rua mesmo para curtir os pubs, e é bastante comum encontrar pessoas bêbadas cambaleando por lá, principalmente no final da madrugada. É inclusive na Bourbon Street que também ficam as casas de strep tease.

A impressão que tive da Bourbon é que ela é muito parecida com as noites de carnaval ou de Virada Cultural, que acontecem em Sampa, por exemplo. Muita gente na rua, fazendo algazarra, música, bebida e sujeira no chão ao final da noite. Eu diria que a Frenchmen Street é mais para o jazz e uma noitada cultural e um pouco mais tranquila e a Bourbon é pra quem quer extravasar e dançar muito!

bourbon street new orleans

Outra coisa que percebi é que praticamente todas as baladas tocam black music. O jazz, o rock e o pop podem ser escutados também e até mesmo um reggeton e salsa, mas o hip hop e a black music predominaram nas 4 noites em que eu passei em New Orleans e andei pela Bourbon Street. Eu também observei que casas LGBTs são mais fáceis de encontrar na Bourbon que na Frenchmen.

Policiais, homens e muitas mulheres também, em patrulha à cavalo são comuns na Bourbon Street e não é nem um pouco raro de se deparar com o animal enorme enquanto se caminha por ela. Eu nunca vi cavalos daquele tamanho e eles são tão lindos e grandes que é comum os policiais pararem para as pessoas tirarem foto dos animais.

Igual na Frenchmen, as baladas ficam praticamente uma ao lado da outra, entre lojinhas de souvenir (muitas e que ficam abertas a madrugada toda!) e lanchonetes fast food. Músicos de jazz de rua eu não lembro de ter visto, mas apresentações de jazz dentro de alguns pubs encontram-se na Bourbon também.

Ela é uma boa opção para ir até o final a madrugada, já que as baladas e bares fecham mais tarde que na Frenchmen. Eu cometi o erro em uma das noites de iniciar os rolês na Bourbon e depois ir para a Frenchmen… quando cheguei lá estava tudo praticamente fechado, enquanto que quando eu havia saído da Bourbon ainda bombava a noite.

vida noturna em new orleans - Como é a vida noturna em New Orleans

Procurei curtir um pouco de tudo e entrar em vários pubs e baladas durante a noite. Teve uma que tinha até touro mecânico dentro! Outra coisa bem característica da Bourbon é que muita gente usa uns colares de bolinhas coloridos que faz parte da tradição do Mardi Gras (carnaval) de New Orleans. Pelo que eu entendi, rola também um pequeno ritual, que é as pessoas ficarem nas sacadas das baladas e jogarem os colares pra quem tiver passando na rua embaixo. A pessoa que recebe o colar teria então que levantar a blusa e mostrar os peitos. É… peculiaridades da noite em Nola.

Não posso deixar de citar um bar da Bourbon Street, que fica logo no começo da rua, quando a “loucura” ainda não tomou conta, que é o rústico Lafitte’s Blacksmith Shop. Ele é um bar mesmo e não uma balada e foi construído no século XVIII. É considerado o bar mais antigo dos EUA e tem muito aspecto daqueles bares de pirata dos filmes, com o diferencial de que é praticamente tudo real da época. Ele fica de esquina e eu entrei ali só para tomar uma água e curtir um pouco a atmosfera histórica, antes de encarar o “fervo” da Bourbon Street mais à frente.

bar mais antigo dos eua
Foto: Shutterstock

Pesquise opções de hospedagem em New Orleans aqui!

Como funcionam os pubs e baladas de forma geral

Todos exigem identidade na porta, então, se você quiser aproveitar a vida noturna em New Orleans, não esqueça de sair sempre com o documento. A maioria é de graça, mas alguns exigem pagamento na porta dependendo da atração.

Outra coisa bastante comum é a tal da “caixinha” para os músicos e não é só para os de rua não. É sempre bacana dar algumas moedas (ou mais!) porque é assim que muitos músicos sobrevivem financeiramente.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não viaje sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, pois a saúde lá é particular e qualquer simples arranhão pode representar um gasto de alguns milhares de dólares. Faça uma cotação aqui para achar o seu seguro ideal e ganhe 5% de desconto usando o nosso cupom TURISTAPRO5. Ah, e quem pagar no boleto, ganha mais 5%.


Outra coisa bem legal é que New Orleans é a única cidade estadunidense que permite o consumo de bebida alcoólica nas ruas. Pois é, em todo o país não se pode comprar uma garrafa de cerveja e sair por aí com ela aberta na mão e bebendo, então essa lei em NOLA é bem significativa.

Musical Legends Park, na Bourbon Street
Musical Legends Park, na Bourbon Street

Eu não fui para outras regiões da cidade que, com certeza, devem ter muita opção bacana também para se ouvir um bom jazz e curtir a noite. E com o diferencial de não ser tão muvucado, já que o French Quarter é bastante turístico.

Mas, apesar de ser turístico, os cidadãos de Nola frequentam muito lá, então não deixe de conhecer. Ir à New Orleans e não passear pela Frenchmen Street e Bourbon Street é um grande pecado!

☛ Leia também:

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre a vida noturna em New Orleans, aproveite e dê também uma conferidas em todas as nossas outras dicas de New Orleans que temos aqui no blog.

Boa viagem!

Texto de Luciana Console

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here