Turismo gastronômico: conheça o vinagre balsâmico de Modena

Alguns produtos são especiais e essenciais para a cultura local. Esse é o caso do vinagre balsâmico de Modena, que é uma exclusividade das províncias de Modena e Reggio Emilia, na Itália.

Essa região tem esse perfil de vinagre por causa das uvas que são produzidas lá, com muita acidez e que, ainda assim, têm uma quantidade enorme de açúcares.

Fora o equilíbrio de sabores das uvas dessa região, esta área em Emilia Romagna é dona de um clima semi-continental típico, amenizado pela influência do mar Adriático que fica em seu entorno. Nessa região o inverno é severo e com temperaturas médias em torno de 2°C. Já os verões são bem quentes e com muita umidade, chegando aos exorbitantes 35°C.

Já as temperaturas do outono e da primavera acabam sendo bem mais suaves. Essas mudanças climáticas marcantes privilegiam o desenvolvimento da flora acética nativa, que é essencial para o processo de maturação e envelhecimento do Vinagre Balsâmico de Modena (Aceto Balsamico di Modena).

Além disso, as áreas de Modena e Reggio Emilia possuem chuvas moderadas (cerca de 750 mm por ano) bem características. Essas regiões têm uma neblina também característica, especialmente no final do outono e no inverno.

vinagre balsâmico de Modena

☛ Leia também:

História do Vinagre balsâmico de Modena

Na cidade de Modena sempre tiveram vários tipos de vinagre, todos arranjados com as uvas locais. Depois, o caldo era temperado com diferentes receitas locais, métodos de preparo e formas de envelhecimento do vinagre.

O substantivo “balsâmico” foi utilizado pela primeira vez no ano de 1747 em algumas listas de controle de estoque das caves do Palazzo ducale de Modena.

Não há um consenso, mas acredita-se que provavelmente o nome nasceu do uso terapêutico desse estilo de vinagre que diziam possuir uma “eficácia balsâmica e refrescante”.

vinagre balsâmico de Modena

Já no século XIX, as famílias que moravam na província de Modena foram distribuídas para mais lugares, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Com isso, a necessidade econômica cresceu e os produtores de vinagres começaram a vender o chamado “balsâmico”.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Para padronizar o produto fabricado na cidade, foram feitas pesquisas e criou-se um padrão. As características de composição e métodos de preparação são similares até hoje.

No ano de 2009, a Comissão Europeia acrescentou o nome “vinagre balsâmico de Modena” no registro de produções IGP (Indicação Geográfica Protegida) para destacar o sabor do produto local.

☛ Leia também:

Ingredientes do vinagre de Modena

O vinagre balsâmico de Modena é um condimento usado por muitos para temperar saladas, carnes e até sobremesas. O produto pode ser conseguido a partir do mosto de uvas das seguintes vinhas: Sangiovese, Lambrusco, Trebbiani, Ancellotta, Albana, Fortana e Montuni.

vinagre balsâmico de Modena

O vinagre vem do vinho e precisa ser adicionado a ele até 2% de caramelo. Uma vez que esses ingredientes forem misturados, o vinagre fica em repouso por pelo menos 60 dias em um recipiente de madeira. Se, ainda, o vinagre balsâmico for o ‘envelhecido’, é necessário que ele fique em repouso por cerca de três anos.

Modena além do vinagre

Modena é uma cidade que atrai milhões de viajantes para a Itália todo ano. O destino tem arquitetura românica, com a Piazza Grande protegida pela Unesco. A principal igreja da cidade nasceu no ano de 1184. Além dos monumentos, a tradição culinária é muito presente, como podemos perceber.

➡ Pesquise opções de hospedagem em Modena aqui! ⬅

o que fazer em Modena

Porém, Modena não é só o local onde nasceu o vinagre balsâmico. A cidade é cercada por províncias conhecidas por produzir o melhor parmigiano reggiano e presunto sob o sol da Itália. A cidade, além de ter um turismo gastronômico apurado, ainda é a casa da Ferrari, do Maserati e do Lamborghini.

Museu Ferrari

Conhecer Modena é essencial se você for para essa região. Quem gosta de uma boa comida italiana vai adorar os restaurantes locais, mas vale experimentar pratos refinados de restaurantes estrelados da cidade.

Se você ainda quiser passear pelas fazendas de produção de vinagres, reserve mais alguns dias para ficar em Modena.

Guia de Roma Turista Profissional

E não deixe de ler todas as nossas outras dicas da Itália antes de embarcar, ok?!

Também não deixe de conhecer o nosso guia de Roma, o Roteiro de 7 dias em Roma e arredores, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE AQUI!

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here