Vinícola Santa Rita, Chile

Em março deste ano fomos ao Chile a convite do Valle Nevado e tivemos a oportunidade de conhecer algumas vinícolas. Uma das que eu mais gostei de visitar – se não a melhor – foi a Viña Santa Rita, no Valle del Maipo.

É um local simplesmente maravilhoso não só para os amantes dos vinhos, mas para um passeio em família. Há muitas atrações e atividades que se pode fazer, para além do óbvio.

Pra começar, o local é enorme e belíssimo, contando com casarões, restaurantes, cafés, lojas, mirantes, imensos e lindos jardins, uma igreja, criações de animais, um museu e muita história.

Uma das atividades que você pode fazer – neste caso, obviamente, não é aconselhável crianças pequenas – é o passeio de bicicleta. Pode-se percorrer boa parte da propriedade pedalando. O guia para em determinados locais e conta coisas sobre a vinícola e a produção dos vinhos e outros assuntos. É divertido e não é muito puxado, mas tem que estar um pouco em forma.

o que fazer no Chile

passeio de bicicleta

visita vinícola santa rita

No caminho conhecemos a área onde são produzidos os vinhos orgânicos. Isto mesmo: esta vinícola tem uma parte da propriedade separada apenas para a produção de uvas orgânicas, ou seja, não são utilizados nenhum tipo de defensores químicos (agrotóxicos) ou adubos inorgânicos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


É nesta parte que eles mantém as criações dos animais: são patos, lhamas e veados que “trabalham” na plantação todos os dias. Eles são soltos durante o dia para comerem insetos e pragas, além de fertilizarem o solo. E os resto da produção do vinho (cascas) também são utilizados como adubo.

vinhos chile

Ao final do passeio subimos um pequeno mirante e provamos o vinho orgânico Nativa, admirando a paisagem. Adorei. Gostei tanto que levei logo cinco garrafas dele pra casa!

o que visitar no chile

vinhos chilenos

melhores vinhos chilenos

turista profissional
Minha cara de triste provando o vinho orgânico da Viña Santa Rita… Foto de Naira Amorelli, do portal Embarque na Viagem

o que fazer

Depois do passeio de bicicleta ainda fizemos um tour por outras partes da propriedade. Conhecemos um jardim onde se encontram amostras de cada variedade de uvas cultivadas na vinícola e uma explicação sobre cada uma.

vinícola chile

Vimos o “Pedal Bar”, objeto interessantíssimo criado pela vinícola: um “bar sobre rodas”. As pessoas se sentam ao redor do balcão móvel, dentro do qual fica o sommelier servindo e explicando sobre os vinhos. Enquanto isso os clientes do “bar” pedalam, passeando pela região! Pena que só passamos em frente… rs

passeio a vinícola

Passeamos também pela região do Parque Centenário, criado pelos antigos proprietários da fazenda, com espécimes de todo o mundo, lagos e muitas flores. Há neste imensa videira com quase 200 anos!

vinícola Santa Rita

atrações turísticas

Visitamos a linda capela neo-gótica (de 1885) que forma, com o jardim em frente, um cenário perfeito para fotos. Há muitas surpresas pelo caminho, como uma piscina cercada no meio do imenso jardim, onde provavelmente os aristocratas da época tomavam banhos. As paredes serviriam para dar mais privacidade ao banho… sem roupas.

dicas do chile

atrações

É nesta região também que fica a Casa Real, antiga casa senhorial de Don Domingo Fernández Concha, fundador da Viña Santa Rita, em 1880. Desde 1992 o casarão serve como um dos mais prestigiados hotéis do Chile, com apenas 16 habitações.

chile vinhos

Outra parte do recorrido é dedicada à produção do vinho propriamente dita, mostrando seus tonéis de armazenamento e conhecendo, ao final, a interessante história que deu origem à linha de vinhos 120: na época da luta pela independência do Chile, por volta de 1814, 120 soldados, liderados pelo General Bernardo O’Higgins e exaustos e feridos de uma longa batalha, chegaram à fazenda Santa Rita e foram acolhidos pela doña Paula, proprietária à época. Ela os escondeu no subsolo, tratou-os e os salvou, para que depois pudessem ainda ajudar na independência do país.

Hoje, nestas mesmas caves são guardados barris e garrafas com vinhos premiados e existe todo um cenário, com estátuas representando as cenas, além de se poder assistir um vídeo explicativo.

dicas

Agora, a história que eu mais gostei foi a das uvas Carménère, olha só que interessante: essa variedade de uva é de origem francesa (Bordeaux). Ela foi considerada extinta, após ser atacada, no início do século XX, por uma praga nos vinhedos europeus.

Ali em Santa Rita eles cultivavam a uva Merlot, mas estavam tendo problemas com certos videiras, que não estavam se desenvolvendo normalmente como deveriam. Chamaram um especialista – francês  – para ver qual era o problema e… descobriu-se que há décadas cultivavam a Carménère como se fosse Merlot!! Ela havia sobrevivido no país e fez-se esta descoberta ali mesmo! Hoje ela está plenamente adaptada ao Chile, não se conseguindo levar novamente à Europa, sendo a principal uva, hoje, de produção tipicamente nacional.

uva carmenere

vinícolas chilenas

Finalmente, terminando o passeio, ainda almoçamos no renomado restaurante Doña Paula, que tem este nome em homenagem à antiga dona da casa principal da Fazenda Santa Rita.

A loja – que dá vontade de comprar tudo – fica ao lado do restaurante. Saí de lá com 7 garrafas… as 5 que já havia falado, do vinho orgânico, e mais duas da Carménère, em garrafas comemorativas dos 20 anos da redescoberta da uva!

comprar vinhos no chile

Veja mais detalhes dos tours (com bike, com picnik, com o “Pedal Bar”, etc.) no site da Vinícola Santa Rita. São vários tipos de passeios e, com certeza, você vai querer um deles!

Muitas agências fazem excursões para lá – assim como para outras vinícolas. Nós fomos pela Turistik, se quiser, veja mais informações com eles.

Então, quando for ao Chile, já sabe: este é um passeio que vale a pena!

Compre o seu seguro viagem para o Chile com até 10% de desconto aqui!

Não deixe também de ler todas as nossas dicas de viagem para o Chile e nem de conferir ingressos de atrações e passeios que poderá comprar antes de embarcar para lá. 😉

Onde ficar em Santiago do Chile (dicas de hotéis e os melhores bairros)

Boa viagem! .

✈ ✈ Confira aqui passagens aéreas baratas para Santiago do Chile ✈ ✈

O Blog Turista Profissional viajou ao Chile desta vez a convite do Valle Nevado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá, me interessei pelo passeio de Bike entre as parreiras. Mas queria saber se vc fez apenas uma degustação. rsrs, É isso mesmo??

    abraços.

  2. Olá Declev! Gostei muito da matéria! Estou indo para o Chile no final de agosto e com certeza vou visitar esse vinícola. Como vc fez para trazer as garrafas de vinho? Tem como trazer dentro do avião como bagagem de mão?
    Obrigado e parabéns!

    • Victor, não se pode trazer mais que 100 ml por embalagem na bagagem de mão, então, apenas despachando, ok?! Boa viagem!

  3. gostaria de fazer a reserva para quatro, sendo dois adultos e duas criancas, porem gsotariamos de fazer o picnic!

  4. Estive agora em novembro 2017, visitando o Chile Santiago
    Conheci muitos lugares… incríveis
    Especialmente as Cordilheiras e Cajon Del Maipo esse último simplesmente espetacular.
    Vinícolas: Santa Rita e Concha y Toro.
    Consegui trazer alguns litros de vinho na bagagem de mão (Latam) sem problemas algum.
    Amei Santiago, recomendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here