Foz do Rio São Francisco, Alagoas

Em janeiro, fizemos uma viagem linda e inesquecível (mais uma entre tantas, não é?). Fomos conhecer Maceió e a Foz do Rio São Francisco, e toda a beleza de suas praias de águas cor de esmeralda cercadas por enormes extensões de coqueiros, muitas vezes a perder de vista.

Mas fomos em altíssima temporada, porque era o período de nossas férias. Então, as passagens aéreas estavam com preços nada atraentes.

Fizemos simulações de compras de passagens para os arredores, e foi assim que resolvemos nosso problema: compramos o voo para Aracaju, e alugamos um carro com quilometragem liberada para subir até Maceió. Acreditam que ficou mais barato do que voar direto para lá? Pois acreditem: ficou.

E de quebra ainda conhecemos vários pontos turísticos que ficam no caminho entre as duas capitais: conhecemos Piaçabuçu, fomos até a foz do Rio São Francisco – o Velho Chico -, fizemos o passeio de barco, dormimos numa cidade histórica chamada Penedo – linda, linda, linda! – passamos por dentro de imensos canaviais até chegar ao nosso destino. Foi uma aventura linda por terras brasileiras!

Então, esse primeiro post será para contar a respeito desse primeiro momento de nossa viagem, até chegar a Maceió. E claro, falar da experiência emocionante que foi o passeio de barco que fizemos pela foz do Rio São Francisco.

Economia => Seguro Viagem Nacional (dicas + desconto)

Passeio pela Foz do Rio São Francisco

De carro, chegamos à cidade de Piaçabuçu, pequeno município do Estado de Alagoas, mas que fica bem na divisa com Sergipe. Foi ali em Piaçabuçu que contratamos o passeio de barco que nos levaria até a foz do Velho Chico.

foz do são francisco
Nosso ponto de partida para visita a Foz do Rio São Francisco

A cidade foi cenário para o filme “Deus é brasileiro”, estrelado por Antônio Fagundes e Wagner Moura. Depois que voltamos para casa, resolvi rever o filme e, como Piaçabuçu é uma cidade bem pequena, pude reconhecer vários lugares por onde passamos.

Confira => Passeios em Alagoas

o que visitar em alagoas

dicas de alagoas

Principalmente o Terminal Turístico, que aparece em destaque no filme, e onde você pode comprar artesanato local.

Foz do Rio São Francisco

Mas não foram só os artistas globais que andaram por aquelas bandas, não… adivinha quem mais deu o ar da graça por lá? Dom Pedro II! Nosso imperador fez uma viagem ao Nordeste brasileiro, e passou pelas cidades que visitamos, entre outras. Então, Piaçabuçu e Penedo fazem parte da rota chamada “Caminhos do Imperador”. Bem legal, não é?

caminhos do imperador alagoas

Na praça próxima ao Terminal, ao estacionar o carro, foi bem fácil conseguir um barco para fazer o passeio. Existem várias opções, barcos grandes ou pequenos; mas se você quiser ir até a foz de barco mesmo, precisa contratar um passeio num barco grande. Os pequenos fazem o passeio até as dunas de Piaçabuçu, e de lá você vai de quadriciclo ou a pé até a foz para ver o encontro das águas do Velho Chico com o Atlântico.

Nós preferimos o barco pequeno. Os preços variam de 35 a 60 reias. E saímos de Piaçabuçu, da frente do Terminal Turístico, para o nosso passeio.

Enquanto o barco seguia o curso do rio em direção à foz, nós íamos fotografando as margens, a vegetação, o céu… a água do Velho Chico, os barcos que iam e vinham… cenário encantador, típico de filme mesmo!

Imperdível => Passeio de Barco ao Santuário do Rio São Francisco (a partir de Maceió)

Foz do Rio São Francisco

Vimos também algumas casas de pau a pique pelo curso do rio. Elas são ainda muito comuns por toda a região que percorremos.

Foz do Rio São Francisco

Foz do Rio São Francisco

E, claro… fizemos muitas fotos nossas naquela paisagem tão linda!

Foz do Rio São Francisco

E chegamos às dunas de Piaçabuçu.

Foz do São Francisco

Ao chegar às dunas, você pode escolher entre tomar banho de rio ou de mar. Claro que prestigiamos o Velho Chico! Mas não fizemos fotos para registrar… estávamos simplesmente aproveitando o momento… foi emocionante! O rio tem uma energia inexplicável!

Fomos até o encontro das águas de quadriciclo, e a corrida custou 50 reais. Quisemos ir assim, mas é possível ir a pé sem problemas. O barco deixa os visitantes bem pertinho e é só caminhar um pouco, se preferir.

Nas dunas você encontrará barraquinhas vendendo comida, doces, artesanato… então, aproveite alguns minutinhos para se deliciar com os quitutes também. Eu comi um bolo de mandioca que estava indescritível… e também cocada, bolo de milho… nham, nham, nham!!! Tudo de bom!

E, ao chegar ao encontro das águas… emoção! Não sei por que sou assim… mas a natureza sempre me deixa de boca aberta, emocionada e com cara de boba… as águas do Velho Chico não se misturam com as do Atlântico logo de cara… e a cor barrenta na foto abaixo, acredite se quiser, caro leitor, é da água do mar!

roteiro alagoas

A água do São Francisco é a mais clara! Lindo de se ver!

o que fazer em alagoas

De volta à cidade, pegamos o carro e saímos em direção a Maceió.

Mas, ainda no Rio de Janeiro, antes de viajar, conversando com uma amiga de trabalho que é alagoana, ela havia comentado sobre uma cidade histórica chamada Penedo, também às margens do Rio São Francisco. Demos uma olhada na internet e gostamos do que vimos, então resolvemos dar uma passadinha por lá para conhecer… seria só uma passadinha… mas quando chegamos, gostamos tanto da cidadezinha que resolvemos dormir por lá! Repleta de igrejas, vielas e histórias, Penedo oferece ao visitante um retorno ao passado, tudo isso tendo como testemunha as águas límpidas e tranquilas do Velho Chico.

Pesquise aqui opções de hospedagem em Penedo

penedo alagoas

dicas de penedo alagoas

Penedo também faz parte da rota “Caminhos do Imperador”, pois, assim como Piaçabuçu, recebeu a visita do ilustre Dom Pedro II. O clima do lugar é envolvente e acolhedor e, andando pelas ruas da cidade, tive a nítida sensação de voltar no tempo.

alagoas de carro

Uma construção que nos chamou muito a atenção foi um oratório, minúsculo, um verdadeiro cubículo, chamado Oratório da Forca. Local onde os condenados da região, no período colonial, eram levados para passar sua última noite e fazer suas últimas orações antes que o carrasco viesse buscá-los para a execução. Sinistro!

dicas alagoas

Mas… tirando o oratório, todo o resto da cidade é de uma simpatia só! Uma gracinha de lugar!

Caminhar pelas ruas de Penedo foi como mergulhar na história! Nós amamos!

Visitar o Velho Chico foi uma experiência única!

Foz do Rio São Francisco

Viagem linda para quem quer conhecer um pouquinho mais esse nosso Brasil tão especial e encantador!

No próximo post, vou contar sobre a nossa visita a Maceió e arredores. Aguardem!

Pesquise opções de hospedagem em Maceió aqui!

Boa viagem!

Leia também:

1 comentário em “Foz do Rio São Francisco, Alagoas”

Deixe um comentário