Visitando a Basílica Santa Sofia em Istambul

Em janeiro de 2014 eu e meus amigos fizemos uma viagem de férias à Turquia, entre outros países, e passamos alguns dias em Istambul.

A cidade é um lugar incrível, impressionante pela sua beleza e, também, pela imensa riqueza cultural. Uma das visitas que fizemos e que mais nos fascinou foi à Basílica de Santa Sofia. Que lugar deslumbrante! Não somente pela sua evidente beleza, mas principalmente pela arquitetura tão diferente e tão rica em detalhes.

Se você pretende um dia viajar à Turquia, vá à Istambul e não deixe a Santa Sofia de fora do seu roteiro. Reserve uma parte da manhã ou da tarde para visitá-la e aproveite para visitar também a Mesquita Azul e a Cisterna da Basílica, ambas bem próximas. Garanto que não irá se arrepender!

Santa Sofia Istambul

A história da Santa Sofia

A imponente e deslumbrante Basílica Santa Sofia em Istambul, também conhecida como Hagia Sophia (o nome Sophia deriva do grego “Sophos” – sabedoria – ou seja, o templo da Divina Sabedoria), foi construída a mando do imperador Justiniano, no período do Império Bizantino, entre 532 e 537 d. C. O objetivo dessa construção era transformá-la na grande catedral da, então, cidade de Constantinopla. Entre 1204 e 1261 foi convertida em uma catedral católica romana. Entre 1453 e 1931 transformou-se em uma mesquita e, em 1935, reabriu como um museu.

haya sophia

A Santa Sofia tornou-se a mais importante manifestação da arquitetura bizantina e foi o maior e principal santuário oriental da igreja ortodoxa até 1453, quando os turcos conquistaram Constantinopla. A partir daí, a cidade passou a se chamar Istambul e a igreja foi transformada em mesquita. Os mosaicos, que foram cobertos por uma camada de cal, voltaram a aparecer apenas na segunda metade do século XX, quando o templo se transformou em museu. Hoje é considerada uma das maiores obras primas da arquitetura religiosa e foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%


A riqueza do interior da Santa Sofia é algo impressionante, que fascina os turistas de todo o mundo! O grande templo é constituído por um conjunto de edifícios em formato piramidal, com uma bela e vasta cúpula central, que contrasta com a paisagem urbana. O objetivo dos arquitetos era manter a tradição das basílicas cristãs, mas agregando um aspecto geometricamente inovador na construção da cúpula, sustentada por quatro grandes pilares estrategicamente escondidos nas paredes. A

cúpula principal da Santa Sofia possui 56 metros de altura e serviu como modelo para a criação e construção de muitas outras mesquitas e catedrais, principalmente a Mesquita Azul. É formada por uma série de pequenas janelas, e o revestimento dourado dos mosaicos e dos mármores também contribuem para o intenso e fascinante efeito luminoso.

o que visitar em istambul

o que fazer em istambul

No interior da basílica há vários arcos e pilares, cuja iluminação se torna fundamental na medida em que a luz colabora com a caracterização das formas e contribui para a unificação dos diversos espaços. Quase toda a ornamentação da Santa Sofia, como as molduras, os frisos e os capitéis, derivam da arquitetura clássica greco-romana.

Como a Santa Sofia já foi uma igreja católica e uma mesquita islâmica, possui uma mistura de elementos das duas religiões e apresenta imagens de santos e painéis com mensagens religiosas em língua árabe.

Em uma das colunas da basílica, a Coluna das Lamentações, existe um furo revestido cujo pilar é abençoado por São Gregório, o santo milagreiro. Segundo a crença, colocando o dedo no furo o cidadão se cura de possíveis enfermidades.

SÓ HOJE 25% DE DESCONTO NO SEU CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL

Que tal chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom RIPHERO quando for fechar o pagamento para ganhar 25% de desconto (somente hoje)Compre aqui!

O mezanino da basílica também é aberto aos visitantes e para chegar até lá é preciso subir uma rampa íngreme feita de pedra. Nos seus corredores estão expostos diversos mosaicos seculares, alguns intactos e outros desgastados pela ação do tempo. O visual lá de cima é belíssimo, com uma linda visão panorâmica da basílica!

basílica santa sofia

Basílica Santa Sofia em Istambul

Construções próximas

Cisterna da Basílica: fica ao lado da Basílica de Santa Sofia. É a maior das várias cisternas de Istambul construídas no período do Império Bizantino.

A Cisterna foi construída em 532 para prevenir a cidade de possíveis ataques que destruíssem os seus aquedutos. Possui 336 colunas romanas com estilos diversos: jônico, dórico e coríntio. Tem 8 metros de altura e uma área de 10.000 metros quadrados. Sua capacidade é para 30 milhões de litros de água. No interior da Cisterna existem duas colunas com a base em forma de Cabeça de Medusa. Não se sabe ao certo o significado dessas cabeças na Cisterna, o que desperta a atenção e a curiosidade dos turistas devido ao grande mistério.

cisterna istambul

roteiro istambul

Mesquita Azul: também chamada de Mesquita de Sultanahmet, a Mesquita Azul foi construída entre 1606 e 1616 a mando de Ahmet I, o 14º sultão do Império Otomano. O objetivo era construir um monumento no mesmo nível da Santa Sofia. É tradicionalmente conhecida por Mesquita Azul por causa dos 20 mil azulejos azuis que a revestem. Ela é considerada um dos principais e mais bonitos cartões postais de Istambul, há mais de 400 anos. Além de ser uma das atrações mais visitadas da Turquia, é o local mais utilizado pelos muçulmanos para suas orações.

Para acessar o pátio interno da Mesquita Azul há duas entradas, uma entrada lateral pela praça Sultanahmet e outra pela praça do antigo hipódromo, que é a entrada principal e de onde temos uma visão incrível e fascinante da mesquita! A visita é gratuita, mas todos devem retirar os sapatos e as mulheres têm que cobrir a cabeça.

o que ver em istambul

Mesquita Azul

Informações úteis:

  • Endereço: Praça Sultanahmet (Centro Histórico de Istambul) – Sultan Ahmet, Ayasofya Meydani, Fatih/İstanbul, Turquia.
  • Telefone: (212) 522-1750.
  • Como chegar: pegar o bonde elétrico – linha T1 Bagcilar-Kabatas – e descer em Sultanahmet ou Gulhane.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo. De 1º de outubro a 15 de abril (baixa temporada) o funcionamento é das 9:00h às 17:00h, com a última entrada às 16:00h. De 16 de abril a 30 de setembro (alta temporada),  funciona das 9:00 às 19:00h, com última entrada às 18:00h.
  • Preço: o ingresso custa 25 liras turcas, uns R$ 30,00, aproximadamente.
  • Website: www.ayasofyamuzesi.gov.tr/

Dica extra

Se possível, não deixe de passear pela Praça Sultanahmet (onde ficam a Santa Sofia e a Mesquita Azul) à noite! A iluminação da basílica e o festival de luzes coloridas do chafariz situado em frente é um espetáculo belíssimo e imperdível!

Istambul de noite

E na hora de começar a organizar o seu roteiro, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Istambul e da Turquia e nem de verificar os passeios e ingressos que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Bianca,
    Você indicaria algum serviço para transfer de Sultanahmet até o aeroporto de Sabiha Gokcen ?
    Vou para Turquia em Julho/16 e pretendo passar dois dias em Goreme (já anotei todas as suas dicas), no entanto sei que o aeroporto Sahiha é bem distante e o trânsito não ajuda.
    Agradeço se puder ajudar.

    • Karin, aqui quem te escreve é Ana, a dona deste blog. O aeroporto é um pouco afastado, mas nada demais. Cada vez que vamos lá usamos uma empresa diferente da outra e sempre foi tudo ok. Simplesmente pesquiso alguma no Google (não lembro os nomes) ou peço para o hotel, que sempre tem uma para indicar. É uma prática comum por lá e não é caro. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here