Acabamos de chegar de Amsterdam e esta foi a nossa quarta vez na cidade, mas só agora tomamos vergonha na cara e fomos visitar Zaanse Schans, um lugar super perto e onde podemos ver vários dos famosos moinhos de vento holandeses, além das casinhas de madeira e vaquinhas pastando… um verdadeiro cartão-postal!
O lugar fica a pouco mais de 10 km ao norte de Amsterdam, acreditam?! Pertinho mesmo!
E é simplesmente lindo!
Parece um cenário (e segundo meu amigo Daniel Duclos, que mora lá, de certa forma, é) e se vocês tiverem a sorte que tivemos de pegar um belo dia de sol, ficará ainda mais bonito.
=> Economia: Seguro Viagem Holanda (com desconto)
Zaanse Schans
Já existiram na região de Zaan mais de 1.000 moinhos de vento, o que fez do local uma das maiores zonas industriais do mundo durante o século XVIII, mas hoje restam apenas 14.
Além dos moinhos, em Zaanse Schans – que funciona como uma espécie de museu a céu aberto – podemos ver casas de madeira autênticas daquela época, uma fábrica de tamancos, uma de queijos e ainda um museu que conta a história dos moinhos.
Dos 14 moinhos, apenas 6 estão abertos a visitação. Nós fomos no De Zoeker (o Buscador), que é um moinho de óleo e está em “funcionamento” desde 1676. Originalmente ele ficava em outro lugar, mas em 1968 ele foi transladado para onde se encontra atualmente.
Na primeira parte da visita temos uma explicação e demonstração de como o moinho funciona e depois ficamos livres para explorá-lo.
Para quem quiser, é possível subir para a parte de cima do moinho e ficar pertinho das pás. O visual lá de cima compensa a subida/descida pela escada estreitinha.
No mais, é bater perna pela área e tirar mil fotos, pois de cada cantinho tem um angulo lindo para fotografar!
Não se paga para entrar em Zaanse Schans, apenas para visitar os moinhos por dentro, se quiser (4 euros).
Outra cidade da Holanda que vale uma visita é Utrecht, você conhece?
Como chegar a Zaanse Schans
Se você se animar em ir de transporte público e por conta própria, é bem fácil!
Trem | pegue na Estação Centraal (com 2 “as” mesmo) o trem que vai para Koog-Zaandijk. A viagem dura cerca de 17 minutos, mais uma caminhada de uns 20 até Zaanse Schans.
Ônibus | se não estiver afim de fazer essa caminhada, pegue na parte de trás da mesma Estação Centraal, o ônibus nº 391 da empresa Conexxion. A viagem dura uns 40 minutos e o ponto final é mesmo em Zaanse Schans, então, não tem estresse.
Mas se sentir inseguro ou não tiver tanto tempo ou preferir ir com um guia te explicando as coisas, opte por um tour organizado, como o oferecido pelo pessoal da GetYourGuide, nosso parceiro aqui no blog.
Nós fizemos com eles um tour combinando Zaanse Schans, Marken e Volendam, com uma duração de 6 horas (das 9h às 15h). Eu achava que iria ser corrido, mas não foi. Além de fazer alguns passeios com um guia, nos é dado tempo suficiente para explorar os lugares por conta própria. Gostei!
Informações úteis:
- Endereço: Schansend 7 – 1509 AW Zaandam
- Horário: das 10h-17h
- Site: www.dezaanseschans.nl/
Pesquise passagens aéreas baratas para a Holanda aqui!
Seguro Viagem Holanda com até 20% de desconto
Pesquisando viagem para a Holanda?! Então, saiba que é obrigatório fazer seguro viagem para lá, mas o bom é que nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link. Confira!
Hospedagem Amsterdam
Na hora de procurar onde se hospedar em Amsterdam, nós aqui no blog temos várias dicas:- Onde ficar em Amsterdam (melhores bairros)
- Hotéis ibis em Amsterdam
- Hostels em Amsterdam
- Dica de hotel barato em Amsterdam (e muito bom)
Como conseguir internet 100% do tempo na Holanda?
É muito fácil você ter internet 100% do tempo em Miami e nós já explicamos como fazer aqui em um post bem completo:Seguro Viagem Para Holanda
Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.
Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Holanda tranquilo. 😉
E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.
Boa viagem!
-----------------------------------------------------------------------------
Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 20% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO15.
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser em quase todos os casos e ainda consegue os melhores preços.
Parabens pelo Blog, excelente. Estou em duvida se faço esse passeio por meios proprios visitando apenas Zaanse Schans ou se pego uma excursao incluindo guia, Volendam e Marken. Um é mais barato e outro mais completo, mas vale a pena conhecer esses outros lugares? Qual a sua opniao?
Para mim valeu muito a pena, tanto no inverno quanto no verão. 🙂
Olá Catarina, sua dica foi genial.
Exceto pelo dia nublado e vento forte no início de maio o passeio a Zaanse Schans foi genial. É um sítio que tudo de mais tradicional da Holanda. Pegamos o Sprinter até a estação Zaandijk Zaanse Schans, pagando apenas € 3,50, que fica muito próxima aos moinhos. Lá fizemos muitas imagens e visitamos atrações interessantes.
Que ótimo!:-)