Home / Holanda / Zaanse Schans: moinhos pertinho de Amsterdam

Zaanse Schans: moinhos pertinho de Amsterdam

Acabamos de chegar de Amsterdam e esta foi a nossa quarta vez na cidade, mas só agora tomamos vergonha na cara e fomos visitar Zaanse Schans, um lugar super perto e onde podemos ver vários dos famosos moinhos de vento holandeses, além das casinhas de madeira e vaquinhas pastando… um verdadeiro cartão-postal!

O lugar fica a pouco mais de 10 km ao norte de Amsterdam, acreditam?! Pertinho mesmo!

E é simplesmente lindo!

Parece um cenário (e segundo meu amigo Daniel Duclos, que mora lá, de certa forma, é) e se vocês tiverem a sorte que tivemos de pegar um belo dia de sol, ficará ainda mais bonito.

dicas de Amsterdam

Já existiram na região de Zaan mais de 1.000 moinhos de vento, o que fez do local uma das maiores zonas industriais do mundo durante o século XVIII, mas hoje restam apenas 14. Além dos moinhos, em Zaanse Schans – que funciona como uma espécie de museu a céu aberto – podemos ver casas de madeira autênticas daquela época, uma fábrica de tamancos, uma de queijos e ainda um museu que conta a história dos moinhos.

dicas

atrações turísticas

o que fazer em Amsterdam

Dos 14 moinhos, apenas 6 estão abertos a visitação. Nós fomos no De Zoeker (o Buscador), que é um moinho de óleo e está em “funcionamento” desde 1676. Originalmente ele ficava em outro lugar, mas em 1968 ele foi transladado para onde se encontra atualmente. Na primeira parte da visita temos uma explicação e demonstração de como o moinho funciona e depois ficamos livres para explorá-lo. Para quem quiser, é possível subir para a parte de cima do moinho e ficar pertinho das pás. O visual lá de cima compensa a subida/descida pela escada estreitinha.

o que fazer na Holanda

o que ver em Amsterdam

dicas da Holanda

turista profissional

No mais, é bater perna pela área e tirar mil fotos, pois de cada cantinho tem um angulo lindo para fotografar!

Não se paga para entrar em Zaanse Schans, apenas para visitar os moinhos por dentro, se quiser (4 euros).

o que fazer

atrações

zaanse schans

turista profissional 2

Como chegar em Zaanse Schans

Se você se animar em ir de transporte público e por conta própria, é bem fácil!

Trem | pegue na Estação Centraal (com 2 “as” mesmo) o trem que vai para Koog-Zaandijk. A viagem dura cerca de 17 minutos, mais uma caminhada de uns 20 até Zaanse Schans.

Ônibus | se não estiver afim de fazer essa caminhada, pegue na parte de trás da mesma Estação Centraal, o ônibus nº 391 da empresa Conexxion. A viagem dura uns 40 minutos e o ponto final é mesmo em Zaanse Schans, então, não tem estresse.

Mas se sentir inseguro ou não tiver tanto tempo ou preferir ir com um guia te explicando as coisas, opte por um tour organizado, como o oferecido pelo pessoal da TicketBar, nosso parceiro aqui no blog. Nós fizemos com eles um tour combinando Zaanse Schans, Marken e Volendam, com uma duração de 6 horas (das 9h às 15h). Eu achava que iria ser corrido, mas não foi. Além de fazer alguns passeios com um guia, nos é dado tempo suficiente para explorar os lugares por conta própria. Gostei!

Informações úteis:

E na hora de começar a organizar a sua viagem, não deixe de ler todas as nossas outras dicas de Amsterdam e da Holanda e nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

Boa viagem!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

seguro viagem

Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

Muita gente não sabe ou acha que é papo furado de vendedor, mas o fato …

12 Comentários

  1. Marília Maciel

    Olá! Parabéns pelo blog. Estou indo para a Europa com um grupo de amigos, e iremos passar alguns dias em Amsterdã. Fiquei muito interessada em fazer esse passeio, através do tour organizado, só que eu estava lendo a descrição do passeio e lá fala que o cruzeiro para Marken só é feito na época de verão. No caso, o dia que queremos fazer o passeio é dia 19/10, no outono. Esse dia é considerado verão ou inverno para esse fim?
    Agradeço se puderem esclarecer minha dúvida!

    • Ana Catarina Portugal

      Essa época é outono e até acredito que ainda façam, pois o lago não está congelado, mas no caso de dúvida, escreva para customerservice@ticketbar.nl para confirmar.
      Boa viagem!

  2. Felipe Arend

    Prezada Ana,
    Não é possível inserir comentário algum antes de elogiar a dedicação e cuidado que tens com o blog. Parabéns! Excelente!
    Vou te fazer um pergunta, espero que possas me ajudar. Pretendo ir para Amsterdam em maio de 2016 e gostaria de saber quantos dias indicas para conhecer Amsterdam e suas principais atrações. Minha dúvida é se ficar entre os dias 05 e 11 de maio (7 dias) é suficiente?
    (Gostaria de visitar um amigo na Noruega nesse período, mas aí acredito não ser suficiente).

    Um abraço e obrigado.
    Felipe.

    • Ana Catarina Portugal

      Oi Felipe, para conhecer só Amsterdam, diria que 3 dias já são suficientes, mas se quiser fazer passeios para lugares próximos, num bate e volta, aí vai depender do que quer conhecer. 🙂
      Boa viagem!

  3. Wagner

    Olá! Excelente post! Será que dá pra fazer esse passeio em uma manhã, saindo cedinho? É que só terei dois dias e meio e queria encaixar em um dia em que já tenho programação à tarde. Obrigado pela ajuda. Abs.

  4. Lorena Zomer

    Oi Ana! E para ir de Zaanse para Voledam e Marken, é fácil?
    Obrigada
    Lorena

    • Ana Catarina Portugal

      Eu uma vez fui de carro e na outra nesse ônibus que faz o tour completo saindo de Amsterdam (recomendo muito!), pois acho que não há transporte público que vá de lá para Marken ou Voledam. Boa viagem!

  5. Magno Valenca

    Olá Catarina, sua dica foi genial.
    Exceto pelo dia nublado e vento forte no início de maio o passeio a Zaanse Schans foi genial. É um sítio que tudo de mais tradicional da Holanda. Pegamos o Sprinter até a estação Zaandijk Zaanse Schans, pagando apenas € 3,50, que fica muito próxima aos moinhos. Lá fizemos muitas imagens e visitamos atrações interessantes.

  6. Mauro Marques

    Parabens pelo Blog, excelente. Estou em duvida se faço esse passeio por meios proprios visitando apenas Zaanse Schans ou se pego uma excursao incluindo guia, Volendam e Marken. Um é mais barato e outro mais completo, mas vale a pena conhecer esses outros lugares? Qual a sua opniao?

    • Ana Catarina Portugal

      Para mim valeu muito a pena, tanto no inverno quanto no verão. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *