Home / Portugal / Coimbra / Portugal, a beleza da simplicidade
Comparar

Portugal, a beleza da simplicidade

Toda vez que meu avião começa a se preparar para aterrissar em Portugal, seja em Lisboa ou no Porto, eu me emociono.

Sempre!

A inebriante sensação de voltar para casa é indescritível!

Poder reencontrar todas as cores, sabores, odores e amores que me são tão familiares e caros é algo realmente emocionante.

Portugal, a beleza da Simplicidade

É um país pequeno, quase minúsculo, mas incrivelmente grande em belezas, histórias, cantos, recantos e encantos que por vezes passam desapercebidos pelos turistas que ali chegam, sedentos apenas por conhecer os top 5 das atrações, ou que se limitam à Lisboa, Fátima, Porto e pouco mais do que isso.

Ouçam alguém que ali nasceu, dali partiu e para lá sempre volta: Portugal tem MUITO mais a oferecer.

Portugal

Veja uma pequena parte de toda essa beleza aqui no blog, nos diversos posts que já fizemos sobre o país:

Apesar de ter ido muitas e muitas vezes, ainda hoje tenho uma lista quase infinita de lugares para visitar, de surpresas para encontrar e me maravilhar. Uma vida não será suficiente para explorar meu país a fundo!

Há praias deslumbrantes, montanhas e vales, cidades novas e outras tão antigas que já nem têm data de fundação.

Mas há algo particularmente fantástico em Portugal: o seu interior, aquele que praticamente – e infelizmente – turista nenhum tem a possibilidade de conhecer, que as pessoas normalmente não costumam visitar.

Aldeias de Portugal

São as aldeias portuguesas, com certeza! Por lá o tempo é outro, a vida tem um ritmo próprio.

dicas de portugalSortelha, uma das mais belas aldeias portuguesas

Lugares pequeninos cujas vidas de seus habitantes estão embrenhadas entre si.

Lugares que parecem ter um ímã, pois todos que dali saem, por mais distantes que possam ir, sempre acabam voltando…

As aldeias são o coração e alma de Portugal. Ali e somente ali é possível conhecer o meu país e compreender seu povo, a sua história.

Algumas aldeias cresceram e se tornaram vilas, freguesias… Mas no fundo, no fundo, a alma aldeã permanece!

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia

Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia (…)”

                                                                                   Fernando Pessoa

Ouço poucas pessoas dizerem que têm muita vontade de conhecer Portugal (cada vez mais, com certeza). Não sei se são poucas por causa de alguma “mágoa” da época colonial, mas o fato é que muitos pensam no país apenas como uma porta de entrada na Europa, no máximo uma pequena conexão.

Para os desbravadores que ficam, é como ir visitar um parente distante, pois há uma aura familiar aos brasileiros, que sempre se surpreendem (positivamente).

Descubra Portugal, mas saia do lugar comum. Embrenhe-se pelo país.

Portugal

Hoje, vi um vídeo promocional sobre Portugal, vídeo este premiadíssimo e considerado o melhor filme de turismo do mundo. Ele me tocou e me impulsionou a escrever este texto. Assistam!

Aos que já por lá estiveram, espero que o vídeo vos emocione como o fez a mim e, aos que nunca foram, que fiquem curiosos para visitá-lo em breve.

Aguardo-vos em Portugal.

Boa viagem!

 

Portugal, a beleza da simplicidade  Portugal (1)

Portugal (13)  Portugal (18)

Portugal (4)  Portugal (9)  Portugal (20)

Portugal (16)  Portugal (15)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Ana Catarina Portugal

Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.

Leia também

queijo Serra da Estrela

Queijo Serra da Estrela, uma delícia da gastronomia portuguesa

A gastronomia portuguesa é responsável por muitas delícias que fazem sucesso além de suas fronteiras, …

Sem comentários

  1. E para lá vou tb… por uns dias, mas vou!!! Sempre adiando, colocando outros lugares na frente ou trabalhando demais, mas agora estou com as passagens compradas!!! Vou seguir suas dicas e olhar na volta, procurar ver mais… Abraços,
    Paula

  2. Sandra Sanchez

    Fui a Portugal, em 2005, com meu marido. Amei. Tinha vontade de conhecer um pouco da história, gastronomia e dos costumes que um dia foram trazidos para minha terra: Brasil. Ví e viví muito mais. Fui a deliciosa Lisboa, Cascais, Évora, Monsarraz, Fátima, Óbidos e finalmente, o Porto. Provei de tudo um pouco e me sentí maravilhada. Voltar para casa srmpre é bom, mas ficou uma saudade muito grande de Portugal, um gosto de quero mais….. Voltei em 2010. Fui a Lisboa, claro, depois a Fátima de novo, Coimbra, Peso da Régua (Douro fantástico!), e depois ao Porto novamente para matar a saudade de tudo. Amei de novo. Quem sabe, volto. Lugares para conhecerm histórias, sabores e vontade não faltam!!!! Recomendo Portugal, terra boa, sim senhor!

    • Ana Catarina Portugal

      Que bom ler seu relato Sandra! Me deixa bem feliz!!! Volte muitas vezes, pos sempre terá o que descobrir e se encantar por lá. 🙂

  3. Silvana Marchiorato

    Adorei as dicas , só senti falta de dicas de compras !!!
    Mulheres adoram escapar para ir ao outlet , shopping etccc…
    Vc tem dicas de compras em Lisboa e Porto
    Iremos em agosto .
    Bjo

  4. Nájilla

    Ana, amei este post e o vídeo… estou indo em abril com esposo e filho realizar um sonho e estamos fazendo nosso próprio roteiro exatamente pelo que falou, desejamos conhecer a simplicidades de Portugal e não queremos um pacote pronto onde somente se visita os principais pontos turísticos das principais cidades. Quando fomos à Itália visitamos pequenas cidades, vilas, inclusive de uma cidade à outra à pé… valeu à pena. Por isso estou te acompanhando e peço que coloque aqui mais posts e mande mais dicas para ajudar no meu roteiro. Obrigada

  5. cleo ribeiro

    Estivemos eu,mulher e filha em 2012, foram dias hapoteoticos, estamos retornando eu e minha amada mulher para celebrarmos nossos 25 anos de casados em setembro – 2014, estou contando os dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *