Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana tem o título de Princesinha do Mar não é à toa.

Tendo um dos mais famosos cartões postais do mundo, com uma belíssima vista e o famoso calçadão de pedras portuguesas em formato de ondas, a Praia de Copacabana é um destino incrível para toda a família.

Seguro Viagem Nacional – é necessário fazer?

calçadão de Copacabana
Praia de Copacabana – Depositphotos

Praia de Copacabana

Uma das praias mais conhecidas do mundo, cantada em versos e prosas por dezenas e dezenas de artistas por todo o mundo, a Praia de Copacabana deve ser visitada ao menos uma vez na vida.

Para você planejar a sua viagem, veja abaixo todas as dicas da Praia de Copacabana que separamos para você:

Índice:

Dicas extras de Copacabana:

Onde fica Copacabana?

Copacabana é um bairro da conhecida Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. É uma das regiões mais famosas do Brasil e é também considerada uma das regiões mais famosas do mundo.

Apelidada de ‘Princesa do Mar’ e ‘Coração da Zona Sul’, Copacabana faz fronteira com os bairros da Lagoa, Ipanema, Botafogo, Leme e Humaitá.

A praia de Copacabana está localizada no coração do bairro de Copacabana. A praia se estende ao longo de toda a Avenida Atlântica, que corre ao longo da costa do bairro, e é delimitada por montanhas e pelo Oceano Atlântico.

Veja na imagem abaixo, a localização central e privilegiada de Copacabana e sua praia, cercada por outros ícones do Rio de Janeiro, como Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

onde fica Copacabana
A Praia de Copacabana em relação a Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor e Pão de Açúcar.

Índice – TOPO

Breve história de Copacabana

O nome Copacabana e sua ligação com o bairro inicia-se no século XVII, com a chegada de comerciantes de prata, bolivianos e peruanos, que eram conhecidos como “peruleiros”. Os imigrantes, motivados por sua fé, trouxeram uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana.

A imagem foi depositada no interior de uma capela, erguida sobre um rochedo, e ela posteriormente deu o novo nome ao bairro. Em 1914, a igreja foi demolida, para a construção do atual Forte de Copacabana.

No início do século XX, em 1905, na gestão do prefeito Pereira Passos, foi iniciada a obra da Avenida Atlântica, entregue no ano seguinte pelo prefeito Sousa Aguiar.

Data deste período a construção do famoso calçadão de Copacabana, construído com pedras vindas de Portugal. Hoje as ondas desenhadas pelas “pedras Portuguesas” no calçadão de Copacabana viraram uma marca conhecida em todo o mundo.

Na década de 70 obras foram feitas para duplicar a Avenida Atlântica e facilitar o fluxo, já intenso.

Um dos grandes símbolos do bairro, o Hotel Copacabana Palace foi o primeiro grande edifício construído, inaugurado em 1923, ativo até hoje.

Imperdível no Rio de Janeiro => Voo duplo de parapente

hotel na orla de copacabana
O majestoso prédio do Copacabana Palace iluminado à noite, em frente à praia de Copacabana

Índice – TOPO

Princesinha do Mar

Copacabana e a praia de Copacabana são retratadas em inúmeras músicas ao redor de todo o mundo, transcritas e adaptadas a dezenas de línguas diferentes.

Isso fez desta praia uma das mais conhecidas mundialmente.

O apelido “Princesinha do Mar” nasceu, inclusive, de uma canção com este nome, composta em 1944 por Alberto Ribeiro e João de Barro, o famoso Braguinha.

Ela foi gravada, em 1946, pelo precursor da Bossa Nova, Dick Farney, com arranjos do maestro Radamés Gnattali e se transformou num enorme sucesso, alavancando o nome Copacabana para o mundo.

Depois disso, esta canção ainda foi gravada por inúmeros artistas, como Tom Jobim.

Dorival Caymmi ainda compôs, na década de 1950, a canção ‘’Sábado em Copacabana’’, romantizando ainda mais o local como um local idílico, ideal, utópico e perfeito para se morar e passear:

“Um bom lugar para encontrar: Copacabana; pra passear à beira mar: Copacabana”… (Dorival Caymmi)

A fama continua até hoje, sendo um símbolo do Rio de Janeiro e até mesmo no Brasil.

Afinal, quem não quer conhecer Copacabana??

Consiga aqui o seu hotel em Copacabana

bairro de Copacabana
A Praia de Copacabana vista do alto do Corcovado, Cristo Redentor

Índice – TOPO

Como chegar à Praia de Copacabana

Se você se hospedar no Rio de Janeiro em um dos hotéis em Copacabana (clique no link para te ajudar), você vai para praia de Copacabana a pé mesmo, né?

Mas, caso contrário, a Praia de Copacabana é facilmente acessível através de transporte público.

É possível chegar nela de ônibus ou metrô.

De ônibus:

Se você preferir ir de ônibus, as linhas que passam perto da praia de Copacabana são as seguintes: 108 – TRO6, 433, 457, 463, 483, 483SPB, 740D.

Na hora de descer, estas são os pontos de ônibus mais próximas do seu destino:

  • BRS 1 3 – Hilário De Gouveia;
  • Hospital Copa Star;
  • BRS 2 – Figueiredo Magalhães;
  • Rua Siqueira Campos;
  • Rua Tonelero;
  • Metrô Siqueira Campos;
  • Siqueira Campos;
  • Estação 4.

De metrô:

Mas se você optar por chegar até lá de metrô, você terá que pegar a Linha 1 ou a Linha 4 e descer em uma das estações situadas em Copacabana:

  • Cantagalo,
  • Siqueira Campos ou
  • Cardeal Arcoverde.

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?

VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO!

Deixa na mão da AirHelp, que eles resolvem!

Índice – TOPO

Os postos da Praia de Copacabana

A praia de Copacabana tem vários postos de salvamento em toda a sua orla, nomeados por números que vão de Posto 2 ao Posto 6 da praia, já que o Posto 1 faz parte do Leme, bairro vizinho.

Só de curiosidade, em Ipanema eles continuam, indo do Posto 7 ao Posto 10.

Esses postos deram nome à altura em que você está na praia e acaba definindo a característica de cada uma dessas áreas da orla. E o bairro de Copacabana também acaba sendo “dividido” por seus postos de salvamento.

O bairro e a praia de Copacabana abraçam uma diversidade de públicos graças à sua ampla gama de atrações. Cada região é diferente entre si e você pode escolher aquela que mais se parece com você.

Veja como são:

No Posto 2, que se estende até o Leme, encontramos bares, quiosques e águas agitadas que atraem principalmente os amantes do surfe.

O Posto 3, notavelmente popular, é um ponto de encontro repleto de bares e quiosques, atraindo jovens e famílias em busca de entretenimento.

O Posto 4 é o epicentro da vida noturna, com festas animadas, muitas vezes até tarde da noite. Aqui, diversos bares e restaurantes atraem jovens cheios de energia.

O Posto 5 oferece uma atmosfera tranquila, apreciada por famílias e indivíduos mais experientes, que desejam desfrutar da serenidade e da vista deslumbrante da praia.

Finalmente, o célebre Posto 6 abriga o Forte de Copacabana e atrai entusiastas de esportes como vôlei e futevôlei, geralmente compostos por moradores locais e vizinhos.

Vale a pena => Excursão Pão de Açúcar e Praias do Rio

praia de copacabana
Praia de Copacabana (ao fundo) vista do Forte de Copacabana

Índice – TOPO

Domingo na Praia de Copacabana: o que fazer?

Domingo na praia já é um programa típico da família brasileira, mas domingo na Praia de Copacabana tem tudo para ser ainda mais incrível.

Apesar de cheia todos os dias, aos domingos a orla da Praia de Copacabana tem uma vibe mais especial, porque do início da manhã até o final da tarde, a pista mais próxima da praia é fechada para o trânsito de carros.

Com isso, a rua fica liberada para pedestres, bicicletas e afins, criando um grande espaço de lazer, para além da areia e do calçadão.

Além de banho de sol e mar, as praias cariocas são os points dos tradicionais Biscoito Globo e Mate Leão, que os vendedores ambulantes vendem ao longo do dia nas areias.

Na Praia de Copacabana, além desses itens, você encontra uma diversidade de comidas e bebidas sendo vendidas pela faixa de areia como churrasquinho, milho, picolé, coco verde e bebidas em lata.

Existem tanto os vendedores ambulantes quanto as barracas da praia de Copacabana, que ficam na areia e que, além de comidinhas e bebidas, alugam tendas e cadeiras.

Mas, se você preferir, há os famosos quiosques que se espalham pela orla e possuem um atendimento privilegiado, com cardápios variados, bebidas mais sofisticadas, muitas vezes música ao vivo e, claro, preços mais elevados.

Para além dos banhistas e curtidores do sol, há o calçadão e a ciclovia, onde geralmente se concentram os praticantes de esportes, pessoas passeando com cães, correndo ou apenas que estão admirando a paisagem sem querer ir para a areia ou entrar no mar.

orla de copacabana
Vista aérea da Praia de Copacabana – Fonte: Depositphotos

Índice – TOPO

Bares e restaurantes na Praia de Copacabana

A orla de Copacabana é um excelente lugar para quem gosta de passar um tempo tomando um drink ou um chopp em um bar ou saboreando uma refeição em um restaurante, com uma incrível vista para o mar.

Seja nos dias de calor intenso do Rio de Janeiro ou nos dias mais amenos do inverno carioca, a praia de Copacabana é um excelente point, seja para passar o dia ou a noite, já que a agitação por lá parece nunca ter fim.

Selecionamos alguns bares e restaurantes na Praia de Copacabana que você precisa conhecer:

Espetto Carioca Copacabana:

  • Lugar conhecido pela sua variedade de espetinhos.
  • Endereço: Avenida Atlântica, Qc 11 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22041-001.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 09h às 01:20.

Deck Restaurante:

  • Restaurante de comida tradicional brasileira variada.
  • Endereço: Avenida Atlântica, nº 2316 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22010-000.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 0h.

Quiosque Cabanna:

  • Serve comida brasileira simples, drinks variados, cerveja gelada e tem música ao vivo todos os dias.
  • Endereço: Avenida Atlântica, nº 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22021-001 (em frente ao Copacabana Palace).
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 12h às 23h e sexta e sábado, das 13h às 0h.

Restaurante e Bar Garota de Copacabana:

  • Um clássico da Zona Sul carioca, aqui você encontra bastante comida típica brasileira, música e muita história.
  • Endereço: Avenida Atlântica, nº 3744 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-001.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 23h.
malas baratas online
Você já tem tudo para viajar? Não?? Procure aqui que você VAI ENCONTRAR!

Xodózin:

  • Um cantinho aconchegante com comida gourmet, drinks e música ao vivo.
  • Endereço: Avenida Atlântica, S/N Base 14 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22021-001.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 23h e de sexta a domingo, das 10h às 0h.

Venga Chiringuito:

  • Restaurante de petisco e pratos espanhóis, além de vinhos e coquetéis.
  • Endereço: Avenida Atlântica, nº 3880 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-002.
  • Horário de funcionamento: de domingo a quarta, das 12h às 23h e de quinta a sábado das 12h às 0:30.

Coisa de Carioca:

  • Quiosque conceito onde a grande atração são os nomes dos pratos em gírias cariocas, além de saborosas, que acompanham a música ao vivo todos os dias.
  • Endereço: Avenida Atlântica, S/N – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-000 (ao lado do Posto 4).
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 0h.

Marinho Atlântica:

  • Gastrobar com drinks variados e pastéis saborosos, além de aperitivos variados.
  • Endereço: Avenida Atlântica, nº 4206 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-002.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, de 12h às 1h.
orla de Copacabana
A orla de Copacabana

Índice – TOPO

Eventos e Shows em Copacabana

A Praia de Copacabana é palco de diversos eventos esportivos e culturais que acontecem por lá ao longo do ano todo.

Eventualmente, a Avenida Atlântica é fechada ao trânsito de carros para que ocorram corridas de rua, festivais, shows e a anual Parada do Orgulho LGBTQIA+.

Pela Praia de Copacabana passa, também, a etapa do tradicional Circuito Rei e Rainha do Mar, um festival de esportes de praia que nasceu por lá e já passou em diversos locais do Brasil e do mundo.

Também acontecem inúmeros shows em Copacabana, festivais de música, como o Tim Music Rio, que leva diversos artistas renomados da música brasileira para tocar gratuitamente nas areias da Praia de Copacabana.

Shows em Copacabana gratuitos não são raros nas areias de Copa, como é carinhosamente chamada pelos cariocas.

Artistas nacionais e internacionais já passaram por lá e fizeram história, como é o caso da banda inglesa The Rolling Stones, que reuniu cerce de 2 milhões de pessoas que cantaram em coro seus mitológicos sucessos em 2006. A gente tava lá!!!

shows na praia de copacabana
Sempre acontecem Shows em Copacabana, quando super estruturas são montadas e as pessoas chegam desde cedo para garantir os seus lugares

Índice – TOPO

Reveillón na Praia de Copacabana

Não tem como falar da Praia de Copacabana sem citar uma das maiores festas de Reveillón do mundo.

A tradicional queima de fogos e shows gratuitos que acontecem nos palcos espalhados pela praia atraem milhões de pessoas de todos os cantos do mundo todos os anos.

No ano de 1994, o Reveillón de Copacabana bateu o recorde histórico de 3,5 milhões de pessoas que se reuniram para ver o show do cantor escocês Rod Stewart logo após a queima de fogos que marca a chegada no novo ano.

Devido ao intenso fluxo de pessoas no dia 31 de dezembro, a prefeitura prepara um esquema especial de trânsito para a cidade, assim como altera os horários de funcionamento de metrô.

Os hotéis em Copacabana e hostels costumam ter lotação máxima nessa época e se esgotam meses antes do final do ano.

Portanto, se você pretende se hospedar na Praia de Copacabana para curtir o Reveillón, corra para se planejar com antecedência!

Reveillón em Copacabana
Olha nós novinhos lá em Copa… você reconhece a gente??

Índice – TOPO

Qual a melhor época para visitar a Praia de Copacabana?

Para determinar qual a melhor época para visitar algum lugar, sempre é preciso saber qual é o seu tipo de turismo.

Se você é dos que preferem calmaria e não curtem multidão, fuja da Praia de Copacabana na alta temporada, que são os meses de pico do verão e Carnaval, dezembro, janeiro e fevereiro.

Nessa época, além da areia da Praia de Copacabana ficar lotada, os bares e restaurantes também ficam bastante movimentados e o trânsito fica intenso por conta do movimento de gente se locomovendo o dia todo.

Os preços costumam estar exorbitantes na alta temporada também, principalmente no Carnaval, já que a Praia de Copacabana concentra diversos blocos de rua da cidade.

Mas se o seu objetivo for justamente curtir essa época na Praia de Copacabana, se jogue de cabeça, porque a agitação do verão, das festas de final de ano e da temporada de Carnaval no Rio de Janeiro são animadíssimas e inesquecíveis.

Para quem prefere dias menos movimentados, mas em um período que dê para curtir a Praia de Copacabana, a melhor época são os meses entre abril e julho, quando ainda há resquícios do verão, a alta temporada já passou e os dias (e principalmente as noites) começam a ficar com temperaturas mais amenas.

Na cidade do Rio de Janeiro, de maneira geral, o inverno não costuma ter temperaturas extremamente baixas, exceto em poucas datas do ano.

Na mala, não se esqueça dos acessórios: priorize os shorts, as roupas de praia, o chinelo, os óculos de sol e, é claro, não esqueça do protetor solar!

acessorios de viagem
Clique na imagem para conseguir tudo o que você precisa

Índice – TOPO

Dicas extras de Copacabana

Preciso contratar Seguro Viagem para o Rio de Janeiro?

Quando se trata de seguro viagem nacional, as pessoas são um pouco resistentes, pois acham que não há necessidade, por estarem no mesmo país de residência.

Mas, a gente tem que lembrar que estamos no mesmo país, mas não estamos na mesma cidade e, até mesmo, no mesmo Estado.

Portanto, se algo acontecer conosco, estamos longe de casa, longe da família e dos amigos mais próximos.

O melhor é termos uma empresa que possa nos ajudar em quaisquer eventualidades.

Leia mais a respeito e tome a sua decisão:

Índice – TOPO

Onde ficar hospedado em Copacabana?

Nós fizemos uma série de posts explicando como conseguir os melhores hotéis, hostels ou outro tipo de hospedagem em Copacabana, incluindo as questões de qualidade, preço e localização.

Leia os posts abaixo e temos certeza de que você conseguirá uma hospedagem no seu jeito e que caiba em seu bolso:

Se quiser ver outras hospedagens, clique neste link

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Índice – TOPO

Como alugar carro em Copacabana e Rio de Janeiro?

Para andar pelo Rio de Janeiro você pode alugar um carro para explorar outras regiões e cidades próximas à capital.

Se você estiver buscando aluguel de carros, recomendamos utilizar o serviço de busca oferecido pelo site RentCars, o qual seleciona entre as melhores locadoras ao redor do mundo.

Você tem a liberdade de escolher o modelo, o preço, as datas e os pontos de retirada e devolução do veículo. Ao chegar ao seu destino, basta dirigir-se ao balcão da locadora com o seu voucher em mãos.

Alugue aqui o seu carro

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real em até 12x sem juros, com isenção do IOF e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA


Índice – TOPO

Como contratar passeios em Copacabana e Rio de Janeiro?

Fazer passeios por conta própria em lugares diferentes de onde você mora pode ser um pouco assustador.

Se você quiser, então, pode contratar passeios com guias e conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro de forma mais confortável e segura.

Para buscar e contratar seus passeios, há algumas plataformas de ingressos, passeios e excursões que vendem de forma online, antecipada e segura:

Contrate passeios no Rio de Janeiro

Índice – TOPO

Dica extra: Seguro Viagem Nacional

Nós temos indicado a todos para contratar um seguro viagem mesmo que a viagem seja dentro do Brasil. Sabemos que não é uma prática comum, mas existem alguns motivos fortes e grandes vantagens em contratar um seguro viagem nacional.

É preciso pensar que não estamos livres de contratempos, como algum problema de saúde, algum acidente, ou mesmo a perda de bagagens e outros.

Um seguro viagem pode te ajudar em qualquer destes casos, mesmo dentro do Brasil. Com um seguro, por exemplo, se acontecer algo de saúde você poderá ser atendido por um médico ou clínica particular, sem depender de hospital público.

Além disso, o valor é muito, mas muito baixo. O custo x benefício, neste caso, é muito vantajoso.

Faça uma cotação aqui e veja como um Seguro Viagem Nacional é muito barato.

Boa viagem!!

* Texto Carolina Peixoto

Deixe um comentário