Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 30/08/2020

Na pequena Penalva do Castelo, distrito de Viseu, está a Casa da Ínsua, um hotel de charme 5 estrelas que tem lugar num lindo casarão barroco do século XVIII.

A imensa propriedade que se converteu em hotel, foi construída por Luís de Albuquerque, que foi governador e capitão-general de Cuiabá e Mato Grosso, no Brasil. Graças a sua forte ligação com a história do Brasil, o hotel acabou por inaugurar um núcleo museológico com as peças que seu primeiro proprietário trouxe de sua temporada em terras brasileiras entre 1772 e 1778, o que inclui uma admirável coleção de mapas.

O hotel é extremamente elegante, imponente e muito confortável, mas, principalmente, está longe de ser um lugar apenas para se dormir. Ele é um lugar que você vai para curtir, relaxar e experimentar as possibilidades que o local oferece.

=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)

Casa da Ínsua

o que visitar em portugal - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

casa da ínsua - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

dica de hotel - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

Seguindo uma linha de turismo rural, entre as muitas atividades que o hotel pode proporcionar, estão: acompanhar o pastor e sua ovelhas; participar da vindima; passeios a pé pela imensa propriedade; degustação de vinhos; conhecer Penalva do Castelo; fazer workshops de compotas e de queijo da Serra; entre outras. Deste último eu participei e adorei meter a mão na massa, ou melhor, no queijo.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


o que fazer em portugal - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

dicas de portugal - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

Os jardins da Casa da Ínsua são um capítulo à parte. Em estilo francês, ele possui árvores e flores raras. Um de seus atrativos é tentar encontrar a Flor de Lótus, que floresce apenas por 2 dias… mas infelizmente não tive essa sorte.

roteiro portugal - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

Sobre os quartos, as opções são variadas. Há os que ficam no casarão e cada um tem um decoração exclusiva, tentando, dentro do possível, se ater ao estilo da época, e há os que ficam num anexo, seguindo uma linha um pouco mais moderna. Eu fiquei no casarão. Todos possuem internet, tv e amenites.

hotel de luxo portugal - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

dica de hotel portugal - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

No quesito gastronomia o hotel também não deixa a desejar. Confie no chef e deguste de seu menu temático acompanhado pelos vinhos de produção local, mas, claro, as ofertas de pratos portugueses e internacionais estão a sua disposição. Não deixe a experiência gastronômica de fora quando estiver por lá.

gastronomia portuguesa - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de Portugal

Preparado para sair do roteiro óbvio e experimentar este pedacinho de Portugal?!

Informações úteis

Endereço: Penalva do Castelo – Viseu
Site: http://www.casadainsua.pt/
Preços: a partir de € 84

Reservas aqui!

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Casa da Ínsua, mais que um hotel, uma experiência de PortugalAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Conheci a Casa da Ínsua a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *