Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral

A pequena Belmonte, Portugal, que faz parte das Aldeias Históricas, é a cidade berço de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil. Encontra-se localizada na base da Serra da Estrela, a 300 km de Lisboa.

Esta pequena vila tem praticamente todas as suas construções feitas de pedra, o que lhe confere um aspecto semelhante ao que tem desde o século XII.

Se você for brasileiro, provavelmente se sentirá em casa, visto que há muitas referências ao Brasil, começando pelos nomes das ruas. Praticamente toda vez que estou em Portugal com algum amigo brasileiro, lá vou eu mostrar Belmonte para ele.

=> Economia: Seguro Viagem Para Portugal (com desconto)

O que fazer em Belmonte, Portugal

Belmonte

dicas Portugal - Belmonte

o que visitar em Portugal - Belmonte

Belmonte tem vários museus e monumentos, mas existem dois cuja visita é imperdível: o Castelo de Belmonte (da família Cabral) e o Museu do Descobrimento.

O Museu do Descobrimento, como o novo já sugere, é um espaço totalmente dedicado à viagem de Cabral ao Brasil. São 16 salas totalmente interativas, que transformam o visitante num explorador. Por ser um museu vivo, quem escolhe o quê e como “descobrir” é você, já que ele não está pautado na exibição de artefatos e sim na história do descobrimento em si.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhorespreços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


É um museu para “tocar, sentir, viajar, explorar, conhecer, descobrir e viver uma nova realidade”. Confesso que o fui visitar sem muitas expectativas, mas ele foi uma adorável surpresa!

O museu está aberto de terça a domingo das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, mas em alguns feriados está fechado. São eles: 1 de Janeiro, Sexta Feira Santa, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Dica => Excursão de 2 Dias para a Serra da Estrela saindo de Lisboa

o que visitar

O Castelo de Belmonte é uma construção, inicialmente militar, do século XII e que se tornou residência da família Cabral no século XV. No seu interior podemos ver um anfiteatro e é lá que está localizada o posto de informações turísticas.

Ele está aberto diariamente, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, mas fecha nos mesmos feriados do museu.

roteiro de 1 dia

Uma vez visitados estes dois pontos, não deixe de vagar pelas ruelas de Belmonte, que são puro charme e se quiser fazer desta vila a base de sua viagem pela região, indico a Pousada do Convento de Belmonte, que ocupa o edifício de um antigo convento e que transformou as celas dos monges em quartos para os hóspedes.

dica de hotel

Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nossoguia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

2 comentários em “Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral”

  1. OI ANA CATARINA
    QUERIA PARABENIZÁ-LA PELOS SEUS ARTIGOS QUE CONSIDERO OS MELHORES.
    RESSALVO QUE ESTOU A VONTADE PARA DIZER ISTO PORQUE, PREPARANDO NOSSA VIAGEM PARA PORTUGAL QUE COMEÇA NA SEMANA QUE VEM, ONDE PASSAREMOS QUASE 40 DIAS, PESQUISEI VÁRIOS E VÁRIOS ARTIGOS/BLOGS DO GÊNERO E, DA FORMA COMO OS SEUS SÃO APRESENTADOS, FACILITAM ENORMEMENTE A NOSSA ESCOLHA DOS LOCAIS ONDE IREMOS CONHECER. MAS, ISSO NÃO DEVE SER NOVIDADE PARA VOCÊ, CERTAMENTE ACOSTUMADA A SER RECONHECIDA E ELOGIADA. DE QUALQUER MODO, FICA AQUI O MEU HONESTO E SINCERO COMENTÁRIO COM MEUS MELHORES AGRADECIMENTOS. ABRAÇOS SÃO PAULO BRASIL

    Responder

Deixe um comentário