Como assistir a dança das marés no Monte Saint-Michel

Como assistir a dança das marés do Monte Saint-Michel? Isso requer algum planejamento, mas é fácil!

O Monte Saint Michel, que em 1979 foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, é atualmente o terceiro lugar mais visitado da França. Recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes, ficando atrás apenas de Paris e Versalhes.

Sua fama deve-se não apenas por ser há séculos um ponto de peregrinação e uma construção medieval belíssima, mas em especial pela dança das marés, que podem transformá-lo, em pouco tempo, em uma ilha.

Sua maré é tão forte, que por vezes é comparada a um cavalo de corrida, visto que em pouquíssimas horas o monte pode ficar cercado pelas águas do mar. A chamada “maré viva” pode ser vista em dois horários por dia (quando enche e quando esvazia a baía), mas isso acontece apenas durante as luas nova e cheia, cerca de 50 vezes ao ano.

dicas Saint Michel

roteiro Saint Michel

Se você está planejando uma viagem para assistir a dança das marés do Monte Saint-Michel, atenção à esta dica: é preciso ficar de olho na chamada tábua das marés, divulgada no site oficial. Lá você encontrará as indicações de dias em horários exatos em que poderá ver a este espetáculo acontecer. Se pretende garantir um lugar nas torres das muralhas que cercam o monte, outra dica é ficar de olho no horário, pois os melhores pontos para acompanhar a chegada ou a fuga das águas ficam sempre lotados.

Para triplicar o número de dias em que a maré viva poderá ser vista e conseguir até 2050 torná-la um acontecimento diário, restaurando assim a insularidade do Monte, em 2005 um gigantesco projeto de engenharia teve início. A obra, orçada em 300 milhões de euros, tentará, respeitando todas as exigências ambientais, reduzir os sedimentos ali depositados e ainda construir uma barragem que impeça que mais sedimentos possam ali se depositar.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Se até algum tempo era possível chegar de carro até a base do monte, agora apenas carros autorizados ainda o conseguem fazer, mas, em breve, o acesso ao Monte Saint-Michel será feito exclusivamente a pé por uma ponte-passarela, transformando todos os visitantes em peregrinos novamente.

Em períodos de maré baixa, é possível – e indicado – fazer passeios à pé pelo areal que cerca Saint-Michel. No entanto, por conta da existência de bancos de areia movediça em determinadas áreas, a caminhada pode tornar-se perigoso, caso não seja realizada na companhia de um dos muitos guias especializados. Outro perigo, é a chegada da maré repentinamente te pegar distraído, por isso, você verá com frequência helicópteros sobrevoarem a área em busca de andarilhos perdidos.

Como assistir a dança das marés do Monte Saint-Michel

Se tiver oportunidade, tente agendar sua visita para os dias de maré viva.

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

6 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post, Catarina! Achava que era tranquilíssimo andar pelo areal quando a maré está baixa, não sabia disso!

    Tô querendo ir para lá mês que vem, vamos ver se rola! Estou aproveitando suas dicas aqui!

    Beijos,
    Cla

  2. Olá!!!!
    Estamos indo para Paris ao final de abril e gostariamos de conhecer Saint Michel… A época é boa?
    Como ir até lá um grupo de 7 pessoas?
    AGuardo seu retorno.

    Brigadu

    Cris

    • Qualquer época é boa. Quanto ao grupo, qual seria o problema?! Se puderem ir de carro, melhor.

      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here