Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 24/05/2020

O dual Monte Saint-Michel, ora ilha, ora continente, localiza-se no centro de uma imensa baía de 500 km² na divisa entre a Bretanha e a Normandia, a 360 km de Paris, no noroeste da França.

Este penedo assiste ao teatro de uma das marés mais fortes do mundo, podendo a água subir até 14 metros e cercá-lo em poucas horas.

Toda a área que cerca o monte já era desde os mais remotos tempos um território sagrado, visto os inúmeros dólmens e menires que ainda existem na região. Mas por volta dos anos 700, o cristianismo fincou a sua marca no alto do então chamado Monte Tombe.

Por ordem de Aubert, o bispo de Avranches, em 708 começou a ser erguido um pequeno santuário em honra ao arcanjo São Miguel.

Durante os séculos seguintes as construções não pararam e foram dando a forma que tem hoje o Monte Saint-Michel.

=> Importante: Seguro Viagem Europa Obrigatório (com desconto)

história de Saint Michel - Conhecendo o mágico Monte Saint-Michel

O Monte Saint-Michel

A posição geográfica privilegiada que ocupa, ora ilha (na maré alta) e ora cercado por um imenso areal (maré baixa), forneceu ao monte um alto grau de proteção durante as muitas tentativas de invasão ao longo dos séculos, como a que houve durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), entre França e Inglaterra.

Mas, por outro lado, atravessar a imensa área encharcada para chegar até a cidadela podia ser perigoso também para os peregrinos e moradores, pois a rapidez com que as águas podiam subir pegava muitos deles desprevenidos. Não foi por menos que por muitos anos costumava-se dizer, ironicamente, que antes de ir a Saint-Michel, era necessário fazer o testamento.

Vale a pena => Excursão de 1 dia para o Monte Saint-Michel saindo de Paris

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Conhecendo o mágico Monte Saint-MichelQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Somente no século XIX um dique foi construído, permitindo que o monte fosse, então, ligado ao continente. Para os visitantes, essa construção resolveu os problemas de deslocamento, mas, no entanto, acabou por provocar o assoreamento da baía que o cerca e, por isso, apenas em cerca de 50 dias por ano a maré sobe ao ponto de torná-lo uma ilha.

E lá no topo do monte, brilha e se equilibra a Abadia de Saint-Michel, apelidada de “A Maravilha”.

Diz a lenda que foi a pedido do próprio arcanjo Miguel, em aparição ao bispo de Avranges, que se iniciou este projeto arquitetônico, uma construção com características dos estilos românico, gótico flamboyant e clássico.

+++ Confira aqui ingressos e passeios para o Monte Saint-Michel com antecedência.

Saint Michel - Conhecendo o mágico Monte Saint-Michel

O mágico Monte Saint-Michel é um projeto arquitetônico formado por pedras e mais pedras que emergem da paisagem plana, testemunhas silenciosas de séculos de histórias e que continuam a deslumbrar à todos aqueles que se deparam com sua imagem!

É um lugar que todos deveriam conhecer!

>> Pesquise outras opções de hospedagem no Monte Saint Michel aqui! <<<

Leia mais sobre o Monte Saint Michel aqui:

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios, que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de paris - Conhecendo o mágico Monte Saint-MichelAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia a dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *