Roteiro em Omaha Beach na França, a praia do “dia D”

Em 6 de junho de 1944 desembarcavam na Costa de Nácar, na Normandia, as tropas aliadas para uma batalha sangrenta, que deixou milhares de mortos. O chamado “dia D” foi passo fundamental para enfraquecer o exército alemão e dar início à libertação da França. Quem assistiu à sequência inicial do filme “O Resgate do Soldado Ryan” pode fazer uma ideia do que aconteceu ali.

Hoje, na bucólica e tranquila Omaha Beach, palco desse acontecimento e conhecida como “Omaha Sangrenta”, ainda é possível ver resquícios dessa histórica batalha. Há um memorial que recebe, todos os anos, na data fatídica, muitas pessoas que estão relacionadas direta ou indiretamente a este capítulo da história da Segunda Guerra Mundial.

dicas Normandia

o que visitar na Normandia

Roteiro em Omaha Beach

Como estávamos voltando da visita ao Monte Saint-Michel, decidimos incluir este destino em nosso roteiro e não nos arrependemos. Mas algo que foi fundamental para tornar a ida até lá ainda melhor, foi o fato de termos programado o GPS para evitar as rodovias. Confesso que em um dado momento achei que estávamos perdidos e que nunca chegaríamos à Omaha Beach, pois as estradinhas iam ficando cada vez mais estreitas e a paisagem era totalmente rural. Era tudo lindo, mas não me parecia que estava me levando em direção ao mar.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


viagem pela Normandia

Mas, felizmente, o GPS estava correto e de repente avistamos a primeira placa indicando que estávamos no caminho certo… e olha só o lindo arco-íris com que fomos presenteados quando chegamos lá!

como chegar a Omaha Beach

o que visitar em Omaha Beach

Omaha Beach não passa de um pequeno vilarejo, que se não fosse pelo acontecimento histórico que testemunhou, talvez não tivesse qualquer expressão turística. Mas o fato de sabermos a tragédia que houve ali nos faz vê-la com outros olhos. Para entender um pouco mais sobre o ocorrido no “dia D”, é recomendável uma visita ao Museu Memorial, que fica lá mesmo, um pouco antes de chegar à praia.

roteiro França

dicas França

Mas a dimensão dos números de mortos só pode ser vislumbrada numa ida até o Cemitério Militar Americano em Collevile-sur-Mer, ao lado de Omaha Beach. Lá, do alto de uma falésia com vista para a praia, estão enterrados mais de 9.000 soldados americanos, marcando gerações que foram interrompidas, famílias que foram esfaceladas, sonhos que nunca se tornaram realidade.

praia do dia D

Roteiro em Omaha Beach

Se estiver visitando a Normandia, cogite em colocar Omaha Beach no seu roteiro. Para ter uma ideia de distância, de Paris até lá são 280 km. É um passeio bonito, apesar de sua história triste.

Não deixe de conferir todas as nossas dicas de Paris e dicas da Françae nem de verificar os ingressos e passeios que poderá comprar com desconto antes de embarcar para lá.

guia de ParisAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Paris e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

✈ Continue sua viagem aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ana,
    Estou planejando minha viagem à Paris e gostaria muito de incluir as praias do dia D e o Mt. St. Michel no roteiro.. a idéia inicial é sair de Paris até Caen, visitar as praias, o cemitério, o memorial, etc. de lá, no mesmo dia, ir pro Mt. St. Michel pra ficar uma noite… minha dúvida é: existe a possibilidade de fazer isso tudo de transporte público? Vi em algum lugar que tem um trem de sai de Paris Saint Lazare pra Caen, mas e depois pro Mt. St. Michel? Existe trem ou ônibus que vai até lá? Saberia me dizer?
    Obrigada mais uma vez! 🙂

    • Oi Mariana. Tenho um post aqui no blog explicando como ir de Paris até o Mont Saint Michel, dá uma olhadinha nele, tá?! Boa viagem!

      • Ola, tambem vi o post sobre mont st.michel, mas a duvida mesmo e chegar nas praias do dia D de trem ou coach/bus? voce sabe de algo? obrigado

  2. Ola Ana. Sabes se exite alguma excursão que faça Paris Omaha -Paris em um dia? Penso em sair de Paris bem cedo e retornarmos a noite. Obrigado

    • Oi André, é possível que sim, mas só procurando. Eu mesma não conheço, pois fui de carro. Boa viagem!

  3. Olá tudo bem? Então, gostaria de saber se foi fácil ir de carro até lá, pois estou pensando em alugar um carro em paris e ir logo cedo!

  4. Oi Ana, tudo bem? Primeiro, parabéns pelo site! Muito legal mesmo! Vou fazer um passeio bem parecido com o seu. Saio de paris dps do almoço, vou de carro (com gps) para mont st michel, durmo e volto no dia seguinte pra paris. Queria passar na regiao das praias do dia d na volta e queria uma ajuda sua pra saber os nomes dos lugares que devo colocar no gps. Consegue me ajudar? Obrigado!

    • Tem que colocar exatamente ‘Omaha Beach”, rsrsrs. SE estiver com tempo, opte no gps or evitar auto estradas nessa ida do Monte para OB, pois você passará por uma área mais “rural” linda! E OB é muito pequena, não tem como se perder lá. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here