Dica de pousada no Rio de Janeiro

Hoje vamos dar uma dica de pousada no Rio de Janeiro, super charmosa e pitoresca.

Apesar de morar em Niterói, ao lado do Rio de Janeiro, adoramos ficar em hotéis e outras hospedagens nestas duas cidades.

Isso porque, apesar de não estar viajando, podemos “fugir” um pouco de casa, tendo uma experiência diferente. E, ao mesmo tempo, podemos descobrir novos locais pra indicar para nossos leitores.

Nós tivemos a oportunidade de conhecer uma pousadinha super gostosa no Cosme Velho.

É uma boa ideia pra quem quer fugir das acomodações tradicionais em hotéis e estar no burburinho do Rio de Janeiro, mas, ao mesmo tempo, como se estivesse em uma pequena cidade do interior.

Vamos conhecer um pouco do bairro, da pousada e da nossa experiência por lá.

pousada no Rio de JaneiroEntrada da Pousada Solar do Cosme

Dica de Pousada no Rio de Janeiro

Bairro Cosme Velho

O Cosme Velho é um dos bairros da Zona Sul carioca e de localização privilegiada. Ele fica na base do morro do Corcovado, fazendo divisa com Laranjeiras e Botafogo.

É um bairro super arborizado e com uma aura dos velhos e grandiosos tempos do Rio de Janeiro. Vários escritores e compositores famosos moraram no Cosme Velho, como Euclides da Cunha, Cecília Meireles, Machado de Assis, Jorge Mautner, Manuel Bandeira, Austregésilo de Athayde, entre outros.

Ainda hoje ele mantém vários monumentos e construções históricas que contam a memória da cidade. A primeira estação do Trem do Corcovado, construída na época do Império e que ainda leva as pessoas até o Cristo Redentor, fica no bairro – e bem pertinho da pousada, dá pra ir a pé.

Outra atração do bairro é o Museu Internacional de Arte Naïf, instalado em um antigo e lindo casarão que abriga mais de 5.000 obras de artistas nacionais e estrangeiros. Todos os estados brasileiros estão representados, assim como mais de 100 países, com obras que datam desde o século XV.

Museu Naif Rio de JaneiroFoto: reprodução do site oficial

Outros casarões antigos e famosos estão espalhados pelo bairro – ainda a salvo da especulação imobiliária. Não sabemos até quando, mas torcemos para que eles nunca venham abaixo, pois fazem o charme do Cosme Velho. Um deles é o o Solar dos Abacaxis, de estilo neoclássico construído em meados do século XIX.

E, talvez o conjunto arquitetônico antigo mais famoso seja o Largo do Boticário, com nada menos que sete casas de estilo neocolonial da primeira metade do séc. XX. O largo está no meio da vegetação nativa de Mata Atlântica, onde se pode ver o rio Carioca – que dá nome aos nascidos no município. E uma curiosidade: foram construídas com a matéria-prima vinda de demolições de outras construções do centro da Cidade, quando houve uma obra de modernização.

Largo do BoticárioUm pedaço do Largo do Boticário, em foto do blog Com os Pés no Mundo

Outra atração por ali é a Bica da Rainha, uma fonte a qual D. Carlota Joaquina frequentava, junto com a rainha Maria I de Portugal (“a Louca” mãe de D. João VI), sua sogra, no início do século XIX.

Pousada no Rio de Janeiro: Solar do Cosme

Então, a nossa dica de pousada no Rio de Janeiro é a Solar do Cosme. Considerando que a pousada fica no Cosme Velho, este bairro super charmoso, ela só poderia também estar instalada em um casarão antigo, datado do final do século XIX, em meio à vegetação de Mata Atlântica, pássaros e macacos. Um sonho.

onde se hospedar no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro onde ficar

Nós passamos um fim de semana lá super agradável. Mais do que uma pousada, é praticamente uma Guest House. Parece realmente que estamos sendo recebidos na casa da dona, a Marcia.

A Marcia mora literalmente ao lado, no prédio colado ao terreno da casa, em um apartamento térreo que tem uma “janela portal”, que dá acesso aos dois lugares.

Rio de Janeiro hotelA pousada é cheia de cantos e recantos

Ela te recebe como te receberia na casa dela. Você fica a vontade e pode usar todas as áreas comuns da propriedade: as amplas salas, as grandes varandas, a piscina, a copa e a cozinha. Na cozinha, inclusive, tem uma geladeira para os hóspedes que quiserem utilizar. Nas salas, nós encontramos diversos livros, CDs e DVDs, TV a cabo com Netflix e jogos disponíveis para os hóspedes.

Rio de Janeiro roteiro

E uma coisa importante: a internet wi-fi é gratuita!

Rio de Janeiro pousada

pousada Rio de Janeiro

A pousada é muito bem decorada. Existem objetos de bom gosto do mundo inteiro compondo o cenário – quem gosta de viajar e comprar objetos de arte e decoração típicos dos países por onde passa, como nós, vai adorar.

Os quartos são simples, mas charmosos. Eles têm ar condicionado, linda decoração e são super limpos. O único porém: a maioria deles não tem banheiro. Mas, isso não chega a ser um grande problema: você não ficará muito tempo em seu quarto, afinal, você está “em casa” e no Rio de Janeiro! E, como a pousada é pequena, a concorrência praticamente não existe.

Mas, para quem faz questão, um dos quartos é uma suíte e, além disso, uma das acomodações é um pequeno apartamento, com sala e banheiro. Ou seja, tem opção para todos.

Solar do Cosme

onde ficar no Rio de JaneiroEssa foi a suíte em que ficamos

O café da manhã é servido em uma grande mesa de madeira, com todos juntos. É simples, mas gostoso: pão francês, torradas, manteiga, queijo, presunto, frutas, sucos, leite… enfim, o que é necessário para começar o dia.

Hotel no rio de Janeiro

E nós ainda tivemos um agradável e especial encontro: conhecemos a Tássia e o Kiko, autores do blog Com os Pés no Mundo. Um casal de mineiros supre gente boa, que também estavam passando o fim de semana lá!

pousada Solar do CosmeMuro da pousada. Olhando assim, você não dá nada por ela, né?

Então, já deu pra perceber que esta pousada no Rio de Janeiro é uma boa escolha? Seguem algumas informações importantes.

Informações úteis:

Solar do Cosme

  • Endereço: Ladeira do Ascurra, 124 – Cosme Velho, Rio de Janeiro
  • Como chegar: Ele fica, como o nome diz, numa ladeira. Os ônibus passam na rua Cosme Velho, em frente à ladeira. Então, para quem for de transporte público, os ônibus que passam lá são: 583, 584 e 422. Você tem que saltar no ponto após o ponto da subida do Corcovado. Lembra que eu disse que era bem perto? Este ponto é bem em frente à ladeira. A subida tem 400 metros, é suave e deve demorar uns 10 minutos. Outras opções são táxi e uber (que eu prefiro).
  • Valor: os quartos são a partir de R$ 200,00 (para o Rio de Janeiro, super barato)

Não deixe de falar com a Marcia – que vai te receber em casa – que você viu a indicação aqui, no Turista Profissional.

E quando vier para cá, não deixe de ler todas as nossas dicas do Rio de Janeiro.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotel Seguro viagem chios de internetingressos e passeios guias de viagempassagens aéreas mais baratas Guia de viagem turista profissional

3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o post sobre a experiência de vocês no Solar do Cosme e no bairro Cosme Velho. Muito interessante saber que tantos escritores moraram no bairro. E adorarmos conhece-los também! Esperamos de coração reencontro-los em 2017! Feliz Natal e um ano novo repleto de saúde, conquistas e muita alegria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here