Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!

Vocês pediram e aqui estão várias dicas de Portugal para quem está começando a planejar uma viagem para lá. 😉

Até pouco tempo atrás, Portugal não era um destino europeu que tinha tanta atenção quanto seus vizinhos, mas agora está super na moda, inclusive ganhou o prêmio de melhor destino turístico da Europa.

E não é para menos, pois há muito o que fazer em Portugal, já que o país possui inúmeras atrações turísticas que podem fazer da sua viagem uma experiência única.

E não é só pela proximidade da língua – que, apesar de grandes diferenças, ainda assim é o Português -, mas os pontos turísticos de Portugal atraem muita gente: paisagens belíssimas, grande riqueza cultural e histórica com construções medievais que levam influências de diversos povos, além da famosa gastronomia, como os vinhos e os doces.

=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)

passagens aereas baratas para portugal - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Confira aqui tudo sobre Portugal

Portugal – Guia Completo

Confira abaixo tudo sobre Portugal, com as principais dicas de viagem para Portugal que vamos dar neste post:

Portugal, introdução

Portugal é um país situado na Europa que tem uma relação muito, muito próxima com o Brasil. Por conta de ter “descoberto” essas terras daqui e termos sido colônia de Portugal, os dois países têm muita proximidade. 

A começar pela língua. Como diz Caetano, “a língua é minha Pátria”. E ir para um país que fala a nossa língua é muito alentador, a gente se sente em casa.

E passeando por Portugal nós vemos muitos e muitos elementos que nos remetem ao Brasil – claro, justamente pela colonização portuguesa. São prédios, vilas, calçadas, as tascas… 

Como fomos colonizados por portugueses e depois ainda vieram muitos imigrantes de Portugal tentar a vida no Brasil, mais de 10% da população brasileira é composta por imigrantes portugueses e seus descendentes, netos, bisnetos, etc.

Muitos e muitos brasileiros estão aproveitando sua ascendência portuguesa para conseguir a cidadania e pegar o passaporte português, o que significa que passa a ser um cidadão europeu, com todos os direitos de um cidadão nato.

Por conta disso tudo, Portugal é um dos principais destinos internacionais do turista brasileiro. Inclusive nós! rs… E podemos dizer sem medo de errar, que é merecido, porque o país é de fato incrível!

Embarque com a gente nessa viagem!!

Menu – TOPO

A história de Portugal como nação

O território onde hoje se encontra Portugal tem uma história mais que milenar, com registros de presença humana de cerca de 500 mil anos.

Diversos povos dominaram aquele espaço, deixando, inclusive, seus registros que permanecem até hoje. Fenícios, cartagineses, celtas passaram por ali. No século III a.C. aquela região fez parte do Império Romano, o qual deixou marcas duradouras no espaço territorial, nas construções, na língua, na lei e na religião.

Depois, ainda dominaram a terra os povos germânicos e os muçulmanos (mouros e alguns árabes), também deixando suas marcas.

O país Portugal como uma nação soberana foi finalmente fundado em 1143, quando foi assinado o Tratado de Zamora, entre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Afonso VII de Leão e Castela, tornando-se um território autônomo do Reino de Leão.

Em 1179 o estatuto jurídico de Portugal como reino independente foi confirmado pelo Papa Alexandre III.

O nome Portugal vem da cidade do Porto, que em latino-celta era Portus Cale.

Quando você for a Portugal, verá inúmeros monumentos que são verdadeiros registros de todas essas épocas. Um verdadeiro museu de história a céu aberto!

Leia todos os nossos posts sobre Lisboa – são dezenas!!

Menu – TOPO

Onde fica Portugal?

Portugal é o país mais ocidental do continente europeu, estando no extremo sudoeste da Europa.

Portugal é composto por uma parte continental e, ainda, duas regiões autônomas formadas por arquipélagos: Açores e Madeira, ambas no Atlântico Norte

Seu território continental está na Península Ibérica, fazendo fronteira com a Espanha a norte e a leste, e a oeste e a sul com o oceano Atlântico.

onde fica portugal - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Veja onde ficam os territórios portugueses

Menu – TOPO

Como chegar a Portugal?

O principal aeroporto de Portugal fica a 7 km do centro da capital e se chama Lisboa-Portela. É, portanto, um dos pontos de entrada para o país, principalmente de voos internacionais.

Outras cidades de Portugal, como Porto e Faro, também contam com aeroportos de grande porte, assim como o aeroporto de Funchal e Ponta Delgada; então, dependendo da região portuguesa para a qual você pretende ir, eles podem ser mais vantajosos.

Saindo do Brasil, de avião, o mais normal é conseguir voos ou para Lisboa ou para voos para o Porto.

Entre as companhias aéreas, a mais famosa é, sem dúvidas, a TAP, que é portuguesa e oferece voos diretos do Brasil a Portugal.

Mas, por ser um país europeu, diversas cias aéreas fazem o trajeto Brasil-Portugal, como KLM, Air France, Iberia, British Airways, Azul, Lufthansa, etc. A única questão é que você terá que fazer uma conexão e imigração em outro país e, então, voar para Portugal.

Para quem já está na Europa, as opções são as conhecidas viagens de avião low cost, de carro alugado, ou também por trem.

Leia também:

Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Menu – TOPO

Quais são os documentos necessários para viajar para Portugal?

Portugal segue o esquema dos países europeus, no qual um visto especial não é necessário, desde que o turista permaneça por no máximo 90 dias.

Na imigração em Portugal, é necessário apresentar somente o passaporte com validade mínima de 3 meses.

Porém o seguro saúde com cobertura de 30.000 euros é um item obrigatório, já que Portugal faz parte do Tratado de Schengen.

Itens como passagem de ida e volta e comprovante da reserva da acomodação não são obrigatórios, mas são sempre essenciais de ter em mãos, pois podem ser pedidos na imigração como fator de prova de que a intenção não é ficar ilegalmente no país.

Resumindo:

Itens obrigatórios:

Itens não obrigatórios, mas importantes:

  • Passagem de ida e volta
  • Reserva de hotel

Faça uma cotação do seguro viagem com desconto aqui

vista de lisboa portugal - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Linda vista de Lisboa

Menu – TOPO

Qual é a moeda de Portugal?

Como Portugal faz parte da União Europeia, tendo inclusive unificado sua moeda com os demais países do bloco em 2002, sua moeda corrente atual é o euro. O euro é o mesmo utilizado nos 19 países que o adotaram, o que muda de país a país é o valor cobrado pelas coisas, dependendo do custo de vida de cada um.

As notas de euro podem ser de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 – sendo que essas duas últimas são muito difíceis de se encontrar normalmente em circulação. Em relação às moedas de euro, existem de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos (cêntimos, em Portugal), além das de 1 e 2 euros. 

Menu – TOPO

Qual moeda levar?

Diferentemente de outros países em que você pode levar reais para trocar pela moeda local, no caso de Portugal a melhor moeda para levar é próprio euro, comprado ainda aqui no Brasil.

Aconselhamos você ir com uma quantia em euro em espécie, além de ter um cartão de crédito internacional desbloqueado (entre em contato com a operadora antes de viajar). Outras opções são o cartão pré-pago ou uma conta digital internacional.

viajar pela europa mais barato - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Troque seus euros ainda no Brasil

Menu – TOPO

Seguro Viagem Portugal é necessário?

Um item especial em sua viagem é o seguro viagem Portugal.

Como dissemos, o país faz parte do Tratado de Schengen, o qual diz que, para entrar na União Europeia, é necessário ter um seguro viagem que cubra no mínimo 30 mil euros de despesas médicas e hospitalares.

Mas, para além de ser obrigatório, é extremamente importante que você viaje com um seguro viagem, pois, caso aconteça alguma coisa, o seguro vai te dar todo tipo de suporte que você precisar. 

Confira: Seguro Viagem Portugal Barato (com até 20% de desconto)

Menu – TOPO

Portugal é um país seguro?

Sim, Portugal é um país relativamente bem seguro, principalmente se a gente comparar com o Brasil.

De acordo com o Índice Global de Paz (IGP) de 2017, Portugal subiu no ranking dos países mais pacíficos do mundo e está entre os primeiros lugares. Um dos fatores da subida na posição, de acordo com o relatório, foi a estabilização da crise financeira pela qual o país passava.

Isso não quer dizer que não haja crimes em Portugal. A questão é que há bem menos do que em outras regiões do globo e, quando acontecem, são considerados de baixo risco.

Ou seja, é tranquilo andar pelas ruas de Portugal até tarde da noite, sem entrar em pânico com medo de ser assaltado. Contudo, o alerta é sempre válido, especialmente nas maiores cidades e locais mais ermos.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Menu – TOPO

Como é o clima em Portugal?

Portugal possui clima mediterrâneo, com verões secos e invernos não tão rigorosos como em outras regiões da Europa. Para se ter uma ideia, Portugal tem cerca de 300 dias de sol por ano.

O mar influencia bastante o clima do país, que possui algumas pequenas diferenças de acordo com a região.

Por exemplo, na região sul de Portugal, o clima é mais quente, se aproximando do tropical. Já no norte de Portugal, o frio pega mais forte e, em alguns momentos, chega a nevar.

Porém, a região litorânea sempre acaba sendo mais quente, mesmo na parte norte.

Leia também: 

De forma geral, de novembro a março, período do inverno, os meses são mais úmidos e chuvosos (nada que atrapalhe uma viagem, que fique claro!). Os dias são mais curtos e as temperaturas ficam entre 8ºC e 14ºC na região sul do país, sendo ainda um pouco mais frio na região norte. 

Em julho e agosto o clima fica bem quente, dando mais chance de aproveitar o dia, por conta de o sol se pôr mais tarde e os dias serem mais longos. Nesta época de verão, as temperaturas mínimas ficam em torno de 20ºC e as máximas podem chegar a 40ºC.

Confira => Passeios em Portugal

o que visitar em portugal - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Em Porto Moniz, na Ilha da Madeira

Menu – TOPO

Qual a melhor época para visitar Portugal?

De um modo geral, eu diria que Portugal tem uma grande vantagem em relação a outros países europeus: é um país bom para se visitar durante o ano todo.

Mas, claro, dependendo do seu gosto e disponibilidade, umas épocas podem ser melhores que outras.

Leia também:

Agora que já entendeu como é o clima do país, eu diria que, se puder escolher, a melhor época para viajar para Portugal é durante a primavera local (entre abril e junho), pois, na minha opinião, é a época do ano mais bonita, com tudo florido e colorido.

Os dias já são mais longos, com sol até as 20h ou mais, e as temperaturas estão frescas, nem calorão nem frio. E ainda tem a vantagem de fugir das altas temporadas.

Vale a pena => Excursão 1 Dia a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Guimaresnaprimavera - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Em Guimarães, cidade onde Portugal nasceu

O outono (de setembro a começo de novembro) também segue esse princípio e pode ser outra ótima época para ir. As temperaturas ainda estão um pouco mais altas, os dias ainda estão longos e não é alta temporada.

O verão é divertido, mas é BEM quente, tudo lotado e mais caro. Como é alta temporada por lá, os preços tendem a subir muito.

No inverno, por outro lado, os lugares estão menos cheios, mas a viagem sai mais barata, já que é baixa temporada. Um problema desta época – especialmente em janeiro – são os preços das passagens, visto que é a época de férias escolares no Brasil.

Eu, pessoalmente, gosto muito do inverno em Portugal, mas para quem não gosta de um friozinho, melhor evitar.

Leia mais: 

 

Menu – TOPO

Quanto tempo é necessário para conhecer Portugal?

A vantagem dos países europeus é que eles não são muito grandes. Alguns estados do Brasil, inclusive, chegam a ser maiores que muitos deles.

Neste caso, as distâncias entre as cidades de Portugal são curtas e é possível atravessar o país inteiro, de carro, em cerca de 6 horas se for de norte a sul, e em 3 horas se for de leste a oeste.

É pequeno, mas tem muita coisa pra ver, muita cidade interessante e muitas atrações.

Então, para conhecer o país todo e os diversos pontos turísticos de Portugal, são necessários muitos dias, até porque é preciso contar com o tempo gasto na locomoção e, claro, as paradas para conhecer e apreciar as regiões.

Portanto, não pense em conhecer Portugal todo de uma tacada só, a não ser que você vá ficar uma bela temporada. Pense que é um país para ir várias vezes, fazendo diversos roteiros diferentes.

Mas, para começar, um roteiro básico e bastante feito por turistas para se conhecer Portugal é iniciar a viagem na cidade de Lisboa e ir até Porto (ou vice e versa), visitando as cidades e atrações durante este caminho.

Em sete dias, é possível fazer uma visita rápida pelos principais pontos turísticos de Portugal nesse trecho, então considere uma semana o tempo mínimo para o país.

Mas o interessante mesmo seria disponibilizar pelo menos uns 10 ou 15 dias para sua viagem para Portugal, para curtir o país com calma.

Se forem 20 dias para frente, melhor ainda!

Desta forma, outros destinos podem ser adicionados no caminho. E olha, mesmo assim, quando acabar a viagem você vai ficar com gostinho de ‘quero mais’. 🙂

Leia também: Roteiro de 7 dias em Portugal: de Lisboa ao Porto

Marialva - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Em Marialva, uma das Aldeias Históricas de Portugal (que eu adoro)

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 10% DE DESCONTO

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Menu – TOPO

Qual a melhor maneira de se locomover entre as cidades?

A melhor maneira de se locomover entre as cidades de Portugal sem dúvidas é de carro alugado, pois assim tem-se total liberdade para ir e vir, parar na vila que desejar (muitas não têm acesso por transporte ou é bem limitado) e ficar quanto tempo quiser em cada local.

E é muito fácil fazer isso, porque as estradas de Portugal são ótimas, o país não é grande e possui um litoral extenso, bastante convidativo para uma viagem de carro.

Uma pequena dificuldade talvez surja dentro das principais cidades, como Lisboa, pois o trânsito é mais caótico, típico de centros urbanos, mas nada absurdo.

É importante saber que em Portugal existem as chamadas autoestradas (A) e as estradas nacionais (N).

As autoestradas são as grandes e maiores rodovias, onde a velocidade é maior e os pedágios também são mais caros, ligando as cidades de Portugal de ponta a ponta.

Já as nacionais são menores e chegam a passar por dentro das cidades, o que as torna mais lentas também, porém com mais chance de conhecer pequenas vilas e pagar menos pedágio.

Leia também:

aluguel de carro em portugal - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Que tal curtir uma viagem para Portugal de carro?

Fazer uma viagem de trem em Portugal também é uma das boas formas de se locomover pelo país.

A empresa responsável é a Comboios de Portugal (CP). Geralmente, ligando as grandes cidades de Portugal há diversos descontos, tanto para idosos quanto para compras pela internet, o que torna essas viagens baratas.

Porém, muitas vezes as estações são distantes do centro, então atenção para este detalhe.

E ainda existe a opção de ônibus em Portugal, os chamados autocarros ou camioneta, que oferecem mais opções de horário que o trem e, inclusive, mais destinos. 

Também é um tipo de viagem por Portugal barata.

As principais empresas são a Rodonorte e a rede Expressos e você pode conferir os valores e destinos nos sites deles.

Utilize a Mobility e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Menu – TOPO

O que é preciso para dirigir em Portugal?

Para dirigir em Portugal, brasileiros podem usar apenas a carteira de motorista, sem a necessidade de tirar a PID (carteira internacional).

Porém, observe se ela não vai vencer no meio da sua viagem, pois, obviamente, ela deve estar válida enquanto você estiver por lá.

Ah, e esteja sempre com o passaporte junto, para que a autoridade local possa conferir se você está em situação legal no país, caso seja parado em alguma blitz.

Para quem está indo morar no país, poderá usar a CNH por até 6 meses, depois disso terá que tirar a carta de condução portuguesa.

o que fazer no porto - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Visual do Porto

Menu – TOPO

Como alugar carro em Portugal?

Não há mistérios para alugar um carro em Portugal.

Nós aconselhamos nossos leitores – e nós mesmos fazemos isso – a utilizar um site comparador de preços

É um site no qual você coloca seus dados – onde [vai pegar e entregar o carro e as datas – e ele faz uma busca em diversas locadoras ao mesmo tempo, te dando os melhores resultados.

Tudo é resolvido dentro do ambiente do próprio site, super simples.

Para uma explicação mais completa com todos os pormenores sobre alugar carro em Portugal e dirigir no país, leia nosso post aluguel de carro em Portugal.

Menu – TOPO

Quais são os principais pontos turísticos de Portugal?

Portugal é um país pequeno, mas cheio de atrações e pontos turísticos.

Afinal, Portugal é milenar, rico em história e cultura, já que diversos povos passaram por seu território, como celtas, árabes, mouros, fenícios, romanos e etc.

Uma mistura assim, com certeza daria belas construções e uma herança cultural extensa.

Cada cidade de Portugal possui diversas atrações históricas e boas oportunidades gastronômicas.

Até as pequenas vilas e Aldeias, que representam bem o estilo de vida português: qualidade de vida, tranquilidade e, principalmente, viver bem com pouco.

As aldeias portuguesas merecem um olhar atento, pois são maravilhosas para conhecer: Sortelha, Belmonte, Marialva

Imperdível => Tour Vale do Douro – Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço

o que ver em coimbra 1 - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Visual do Coimbra

Abaixo, vamos fazer uma relação de lugares que devem estar nas suas opções de passeios, mas sabendo que são apenas algumas ideias, pois tem muuuuuuito mais.

Há um link em cada uma das sugestões, onde você poderá ler mais coisas sobre cada lugar:

Como eu disse, em uma viagem só não dá para visitar tudo, definitivamente! Você vai ter que voltar outras vezes. 😉

☛ Leia mais aqui:

Roteiro Coimbra YouTube - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!

Menu – TOPO

Como fazer passeios, tours e excursões em Portugal?

Essa questão é importante e pode ser muito conveniente para algumas pessoas, especialmente quem for viajar sozinha ou não estiver de carro em Portugal. 

Como dissemos, dá para se movimentar pelo país sem carro, seja de ônibus ou de trem.

Mas, às vezes, o melhor, mais conveniente, seguro e barato seria ir a algum destino ou ponto turístico de Portugal em uma excursão, com tudo fechado – tranfer ida e volta, guia, ingressos, etc.

E onde conseguir essas excursões?

Nós aconselhamos dois sites parceiros nossos, com os quais trabalhamos há muitos anos e nunca tivemos problemas: 

Eles têm inúmeros tipos de passeios e excursões, por todo o país. Há passeios de um dia, de vários dias, excursões particulares, em grupos, ingressos e muito mais.

Você compra no ambiente do próprio site e recebe um voucher, que, lá, você troca pelo ingresso. É bom para fazer toda a programação antecipada e já ter tudo em mãos.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Portugal dicas de viagem - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Sim, também tem praias em Portugal lindas. Esta é em Lagos, no Algarve

Menu – TOPO

O que visitar na Europa estando em Portugal?

Portugal só faz fronteira com a Espanha. Se você quiser visitar a Espanha de carro, não vai demorar mais que duas ou três horas pra cruzar a borda entre os dois países.

Logo depois da Espanha vem a França. Não é tanto assim para ir em uma viagem de carro. Para Toulouse, por exemplo, são cerca de 10 horas. Se você for parando, conhecendo as cidades pelo caminho, parando e dormindo em algumas… é super viável!

Agora, se você quiser aproveitar que já está na Europa para conhecer outros países – nós SEMPRE fazemos isso – saindo de Portugal a melhor maneira é você buscar voos baratos (beeem baratos) nas diversas companhias aéreas low cost europeias

Você vai conseguir voos para outros países por algumas dezenas de euros. Então, aproveite e, se tiver tempo, conheça outros países por lá!

Menu – TOPO

Quais são as comidas típicas portuguesas?

Uma das atrações de Portugal definitivamente é a comida. Come-se bem e muito.

A gastronomia portuguesa é bastante famosa pelos frutos do mar e pelos doces à base de ovos (as gemas especialmente) e muito açúcar. Destaques também para os vinhos e os azeites do país.

Mas vamos falar especificamente de algumas delícias que você tem que provar em sua viagem para Portugal!

Começamos pelo bacalhau, claro!

É a iguaria mais consumida em quaisquer das cidades de Portugal e há diversos pratos diferentes feitos com bacalhau. Mas, sem dúvida, um que é bastante conhecido dos brasileiros é o bolinho de bacalhau, servido em praticamente todo boteco do país (na Baixa de Lisboa tem um lugar que vende o bolinho de bacalhau recheado com Queijo da Serra: um sonho!).

Além do típico bolinho, uma das dicas de Portugal é consumir também as pataniscas, que são bolinhos feitos com farinha (diferente do bolinho de bacalhau, que leva batata).

E outro prato português que adoramos e até ensinamos aqui no blog como fazer é o bacalhau com natas: tudo de bom!

bacalhau com natas - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Bacalhau com Natas

Indo para outras carnes, Portugal oferece a alheira, um enchido de carnes variadas (em especial de aves) e defumadas, que se parece com uma linguiça. Dá para ser assado, frito ou até enrolado em massa folhada.

Outro produto famoso que faz parte da gastronomia portuguesa é, sem dúvida, o queijo da Serra da Estrela, que tem até selo de autenticidade! Cremoso por dentro, o queijo é considerado o mais antigo do país.

Imperdível => Excursão de um dia para a Serra da Estrela (a partir de Lisboa)

16 mesa de frios 9 - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Queijo Serra da Estrela

Quem come uma simples broa nas padarias brasileiras pode não saber que a origem é portuguesa. O simples pãozinho de milho e centeio é servido nas entradas das refeições em Portugal e é muito característico do país.

E outra das nossas dicas de Portugal é não sair do país sem antes provar um prato chamado Francesinha.

Com origem na região do Porto, a Francesinha consiste em uma espécie de sanduíche de bife, bacon, queijo, chouriço e fiambre (um tipo de presunto), que é coberto com queijo e levado ao forno, para depois ser adicionado um molho picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do Porto.

Pode-se achar a Francesinha em diversos locais do país, mas o local típico mesmo é o Porto, nos restaurantes à beira do Douro.

Agora, falando em doces, tem o famoso pastel de Belém, que só é feito na pastelaria de mesmo nome em Lisboa.  Nas demais cidades portuguesas ele é chamado de pastel de nata. É tipo uma tortinha folhada feita à base de ovos, muito saborosa.

O Pastel de Santa Clara é outra iguaria portuguesa, feito de massa folhada finíssima e polvilhado com açúcar.

Ah, você já deve ter percebido que “pastel” em Portugal é doce e “pastelaria” é uma doceria, né?

Achou que acabou por aqui?

Não!, teríamos dezenas de outras sugestões de comidas em Portugal, isto foi só um aperitivo. Se há uma coisa que você vai fazer bem em sua viagem para Portugal, é comer!

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

pasteis de belem 1 - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Pastéis de Belém saindo do forno

Menu – TOPO

Portugal é bom para fazer compras?

Ora, pois claro que sim! No quesito compras, Portugal é dos melhores destinos da Europa, pois de um modo geral o custo de vida é dos menores da Europa as coisas têm preços acessíveis (o que mata é o câmbio do euro, né?!).

Se você conseguir organizar sua viagem para Portugal durante a época dos saldos (liquidações) vai ficar doido! Logo depois do Natal, se estendendo até o fim de janeiro, por exemplo, os preços baixam mesmo, para roupas, então, é uma maravilha!

Veja aqui mesmo no blog algumas dicas de compras em Portugal:+

Mas não só roupas que é bom comprar em Portugal. Algumas comidas, bebidas e guloseimas diversas você não pode deixar de levar alguns pra casa

Para quem quer comprar vinhos em Portugal, conservas, azeite, queijos e embutidos (enchidos), de um modo geral, os melhores lugares são os grandes supermercados de Portugal, em qualquer cidade de Portugal: têm muita oferta e são baratos.

Veja os preços das passagens na TAP, a companhia aérea de Portugal

compras em portugal vinhos 1 - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
No Brasil, um vinho Casal Garcia custa em média R$ 35 e em Portugal sai por cerca de R$ 17

Menu – TOPO

Como utilizar internet em Portugal durante a viagem?

Existem 3 opções para você ficar 100% do tempo conectado em Portugal: alugar um roteador; comprar um chip local; sair do Brasil já conectado com um chip internacional.

Nós já fizemos as três opções, todas são boas, dependendo do tempo que você vai ficar, dos lugares que vai e da quantidade de internet que você quer.

Chip Internacional

Uma boa opção é adquirir aqui mesmo no Brasil, antes da viagem, um chip internacional que vá te dar internet ilimitada na Europa. Neste caso, nós indicamos os produtos da empresa America Chip, que é nossa parceira aqui do blog e nós já utilizamos algumas vezes o serviço deles.

Os leitores do blog Turista Profissional têm 10% de desconto, bastando utilizar o nosso cupom TURISTAPROFISSIONAL na hora de finalizar a compra.

Para ter mais informações sobre o chip e um passo a passo da compra, leia nosso post Chip Internet Europa ou o post Chip Internacional.

Roteador

Outra opção é você alugar um roteador portátil. É um aparelho que te dá internet ilimitada e ainda roteia para seus celulares, tablet ou computadores. Você pode levá-lo consigo, tendo apenas que carregar a bateria ou deixá-lo direto ligado à tomada.

Há um número limitado de aparelhos que podem ser conectados, o qual você escolhe na hora da contratação. 

Chip Local

Ou você pode, ainda, ao chegar em Portugal, procurar uma loja ou um estande de alguma operadora de telefonia local e comprar um chip de telefone que te dê direito à internet. Isso pode ser feito, por exemplo, logo assim que você chega ao país, no próprio aeroporto, onde é fácil de encontrar.

Preste atenção, pois nem sempre a internet é ilimitada. Existem vários planos, planos por dias, por quantidade de dados, etc. Faça uma pesquisa, veja os preços e observe qual seria o melhor em seu caso.

Menu – TOPO

Onde ficar em Portugal?

Normalmente, os turistas que vão à Portugal montam sua ‘base’ nas maiores cidades. A principal cidade do país é Lisboa, a capital, cidade que atrai o maior número de turistas.

Lisboa fica no centro-oeste do país e é um dos bons lugares onde ficar em Portugal, porque dali você pode ir para várias cidades do país em passeios bate e volta. Você consegue acessar de forma rápida Almada (onde está o famoso Cristo Rei), Sintra (onde está a Quinta da Regaleira), Cascais, Fátima, Óbidos, Batalha, Nazaré, Setúbal, Évora e outras…

Outra cidade muito procurada para fazer de base em Portugal é Porto, que já fica no norte de Portugal. De lá, você pode visitar em passeios de um dia, por exemplo, as cidades de Aveiro, Braga, Guimarães, Barcelos, as vinícolas do vinho do Porto na região do Douro, Vila Nova de Gaia, Coimbra

Ou seja, você fica em Portugal em pontos estratégicos e, de lá, parte para fazer diversos passeios, conhecendo assim grande parte do país e muitas cidades diferentes!

Menu – TOPO

Como conseguir um bom hotel em Portugal?

Para conseguir o seu hotel em Portugal, seja no Porto, seja em Lisboa, seja em quaisquer das cidades de Portugal, nós aconselhamos a utilizar o booking, nosso parceiro aqui do site há mais de 10 anos.

Nós mesmos só pesquisamos e contratamos nossas reservas através dele.

O site do Booking é muito interessante porque ele é bem completo em relação aos hotéis, com uma extensa descrição, muitas fotos e, principalmente, muitos comentários dos hóspedes que já ficaram nas hospedagens, o que confere muita credibilidade às descrições.

Os hóspedes não perdoam, e quando não gostam, reclamam mesmo! Então, para saber se o hotel é bom, basta ler as avaliações.

Ah, o no Booking você não consegue somente hotéis, mas também apart-hotéis, pousadas, hostels, casas ou apartamentos de temporadas, etc.

Busque aqui o seu hotel em Portugal 

Menu – TOPO

Quanto custa uma viagem para Portugal?

Portugal faz parte da zona do Euro, portanto tenha em mente que será essa a moeda que utilizará no país. Porém, em relação aos outros países do continente, ele é um país onde o custo de vida é bem menor e o gasto na viagem acaba acompanhando a queda.

No entanto, o turismo tem aumentado e, nas principais cidades de Portugal, que são Lisboa e Porto, geralmente as coisas são mais caras. A principal dica de viagem para Portugal é pesquisar e reservar com antecedência para não ser pego de surpresa com a oscilação dos preços.

Passagens

Comece pelas passagens, pois, para a Europa de forma geral, os valores de ida e volta costumam variar entre 800 e 1.500 dólares – dependendo da temporada -, mas, atualmente, com a alta das tarifas aéreas você pode encontrar muito mais do que isso.. Portanto, vá pesquisando com antecedência, já que a passagem para Portugal tem grandes variações de preços.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

Hospedagem

No quesito acomodação, Portugal oferece para todos os bolsos: são pousadas, ótimos hotéis e hostels para os mochileiros de plantão. Os mais baratos giram em torno de 20 euros em hostel ou 60 euros em hotéis; e os mais caros, de luxo, chegam até a mais de 200 ou 300 euros.

Veja algumas dicas de hotéis que já fizemos em Portugal:

hotel em lisboa - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
Hotel Inspira Santa Marta, em Lisboa

Alimentação

Para se alimentar, com 10 ou 15 euros é possível encontrar ótimas refeições (prato + bebida) nos restaurantes portugueses e, se você pretende ir a alguns restaurantes mais sofisticados, pense em uns 25 ou 30 euros. Já para um lanche ou algo mais leve, pode calcular cerca de 6 euros.

Transporte

Em relação ao transporte, em cidades grandes como Lisboa, se não for fazer a maioria das coisas a pé, o transporte público é bem barato (gira em torno de 2 euros) e táxis e uber também não são caros.

Já para se locomover entre as cidades, calcule um valor de 30 euros para um trecho (para ter uma base), pois os valores variam muito, já que há muitas opções de descontos, tipos de trem e, claro, as distâncias.

De um modo geral, tirando o valor com a passagem e hospedagem, calcule levar algo entre 50 e 60 euros por dia/pessoa. Claro que esse valor depende muito do perfil de viagem de cada um, mas fica a dica só para ter uma noção.

Leia também estas dicas de Portugal: 

TorredeBelmemLisboa e1522442574730 - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!
A linda e clássica Torre de Belém em Lisboa

Menu – TOPO

Dicas de Portugal em pequenas doses

  • Capital: Lisboa
  • Moeda: euro;
  • Tamanho: 92.090 km²;
  • População: 10,7 milhões;
  • Clima em Portugal: o inverno vai de dezembro a março e o verão de junho a setembro;
  • Telefone de emergência: 112;
  • Eletricidade: 220v;
  • Tomada: 2 pinos arredondados (levar adaptador);
  • Ligação telefônica a cobrar para o Brasil: 800 800 550;
  • Fuso horário em relação a Brasília: + 2, 3 ou 4 horas, dependendo da época do ano;
  • Embaixada brasileira: Estrada das Laranjeiras, 144 – Lisboa – telefone: (351) 271248510;
  • Informações turísticas: http://www.visitportugal.com

Leia mais: Fuso horário de Lisboa

Bom, acho que com este monte de dicas de Portugal já dá para começar a planejar a viagem, não é?!

Outras dúvidas sobre Portugal

Precisa de visto para entrar em Portugal?

Os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal, mas essa situação pode mudar a qualquer momento, pois está para entrar em vigor o Visto para a Europa.

Qual a época mais barata para viajar para Portugal

De novembro a abril (o inverno), com exceção dos períodos perto do Natal e Ano-Novo. Mas há outras épocas boas para viajar para Portugal.

Quando faz frio em Portugal?

Portugal tem um clima bem ameno e não faz muuuuito frio – pelo menos em relação a outros países europeus. A época de mais frio é o inverno, mas vale a pena viajar para Portugal no inverno, sim!!

Quantos dias precisam para conhecer Portugal?

Uma vida inteira! rs… Mas, brincadeiras a parte, para uma primeira vez, uma média de duas semanas é ideal. Mas veja aqui mais detalhes sobre isso.

Quais os tipos de visto para morar em Portugal

São vários. Nós temos um post específico só falando sobre os tipos de visto para morar em Portugal.

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

14 comentários em “Dicas de Portugal: tudo o que você precisa saber!”

  1. Prima adorei seu Blog, estou indo e Maio/2023, e vou tirar muito proveito de suas dicas….muito suce$$o para vc sempre….bjs da prima Cristina de Santos/SP

    Responder
  2. Que interessante essa questão das carteiras de estudante! Eu não sabia! Sabe me informar se eles aceitam uma declaração de estudante? Na escola dos meus filhos (6 e 8 anos) só existe essa declaração, não a carteira… E as carteiras de estudante de escola de idiomas também valem (para o marido)? Obrigada!
    Ps: estou amando todas suas dicas! São valiosíssimas e estou refazendo roteiros com suas dicas! Muito, muito, muito obrigada!

    Responder
    • Olá! De escola de idiomas não e sobre seus filhos, declaração tem lugar que aceita e outros não, mas como eles são crianças, tem entrada gratuita em muita coisa. Boa viagem!

      Responder
  3. Super dicas, Ana. Adorei !!!
    Queria uma orientação: vou viajar com dois filhos estudantes e me informaram que eles conseguem descontos apresentando a carteira de estudante brasileira nas entradas para os castelos.
    Na compra on line não tem meia entrada como no Brasil. Melhor comprar os bilhetes no local?
    Obrigada

    Responder

Deixe um comentário