Imigração em Portugal: dicas e documentos

Dúvidas sobre como é a imigração em Portugal são das que mais aparecem aqui no blog. De certa forma, é normal, pois sempre que se vai entrar em um país diferente pela primeira vez a imigração é, normalmente, a parte que deixa os viajantes mais inseguros.

Isso porque é exatamente neste ponto da viagem que ela pode ir por água abaixo caso você tenha o azar de ter a entrada barrada no país.

Apesar de os critérios para a entrada seguirem um padrão mínimo internacional, alguns países têm regras próprias.

Não é o caso de Portugal, país considerado tranquilo no quesito imigração.

=> Economia: Seguros Viagem Portugal (com descontos)

Como é a imigração em Portugal

Se você pretende ir à terrinha para passar suas férias, fique atento aos documentos necessários e provavelmente sua entrada no país será rápida e sem problemas.

Confira!

Imigração em Portugal

Dica => Passeios em Lisboa e arredores

Visto para Portugal

Brasileiros não necessitam de visto para entrar em Portugal.

É necessário somente o passaporte, com validade de, no mínimo, 3 meses após a data de entrada de Portugal.

Mas, para garantir, procure ir com um passaporte recente, já pensou se acontece um problema e você precisa ficar mais tempo? Pouco tempo de validade no passaporte nunca é uma boa opção.

Neste modo de entrada, que é o de turista, a permanência permitida no país é de até 90 dias. 

? Leia mais sobre: Tipos de visto para morar em Portugal

visto para mora em Portugal

Emissão de visto ETIAS

A partir de novembro de 2023, será necessário providenciar o ETIAS, o visto para a Europa, para entrar em um país membro do Espaço Schengen, onde se inclui Portugal.

Trata-se de um sistema eletrônico de autorização de viagem, emitido online e que terá uma custo de 7 euros. Esta autorização terá uma validade de 3 anos.

Documentos necessários para entrar em Portugal

Com o passaporte em ordem, os documentos que você deve levar com você na hora de passar pela imigração em Portugal seguem o padrão recomendado para qualquer país europeu.

Ou seja, não são, em geral, documentos exigidos oficialmente, mas são muito bons para indicar que você pretende voltar ao Brasil e não ficar ilegalmente no continente europeu.

Leve tudo que puder comprovar sua viagem à turismo e seu vínculo com seu país de origem:

  • comprovante de hospedagem,
  • passagem de volta,
  • seguro viagem Europa (item obrigatório);
  • extrato bancário,
  • declaração de vínculo empregatício,
  • elementos que provem que você tem dinheiro para se sustentar (seja o cartão de crédito com bom limite, cartão pré-pago e dinheiro em espécie mesmo).

Leia também: Como tirar o passaporte (passo-a-passo)

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


A passagem pela imigração portuguesa

Enquanto espera na fila da imigração, procure ficar calmo. Isso porque é comum ter agentes zanzando por aí para captar possíveis atitudes suspeitas.

Se você começa a ficar nervoso e impaciente, pode ser um indício de que está “fazendo algo errado”.

Seja sempre educado, calmo, tranquilo e só responda o que for perguntado, ou seja, só o necessário.

Informe-se sobre o país e sobre os principais pontos turísticos de Portugal, afinal, você é um turista e se o agente perguntar coisas e não souber responder, vai soar estranho.

melhor época para visitar portugal

Mas, na prática, a imigração em Portugal costuma ser muito tranquila, sem muitas perguntas (às vezes nenhuma) e nem mesmo pedido para conferir documentação extra.

Quando muito, perguntam quanto tempo vai ficar e qual o motivo da viagem. Isso não significa, no entanto, que você possa se descuidar e não levar tudo o que foi sugerido acima. 😉

Leia também:

Qual a duração do voo do Brasil para Portugal?

Seguro Viagem Para Portugal

Não é obrigatório ter um seguro viagem Portugal para passar na imigração portuguesa, o que é sim obrigatório é ter um seguro saúde, que pode ser dos que vem junto com o seguro viagem ou com o PB-4 (este só é válido ser for para a Europa em voo direto até Portugal e não vá visitar outros países).

Porém, é indicado ter um seguro viagem, isso porque, além de ser mais um item que demonstra que você é turista, nada melhor do que ter um suporte caso passe mal em um país estrangeiro ou mesmo que tenha uma mala extraviada, voo cancelado ou outra situação desagradável.

Nós sempre recomendamos ter um bom seguro viagem ao viajar para o exterior. No caso de Portugal, a saúde não é gratuita, então, já conte com gastos caso precise ir ao médico.

Para pesquisar o melhor preço do seguro, nós sugerimos que você faça a pesquisa de preços no site da Seguros Promo, que te dá várias opções de seguros, mostrando os que têm o melhor custo x benefício.

E o nossos leitores ganham 15% de desconto se usarem o cupom TURISTAPRO15.

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM DESCONTO AQUI

dicas de Portugal

Se entrar em Portugal vindo de outro país da Europa precisa passar na imigração?

Depende de qual país você está vindo ou por qual país entrou na Europa.

Se a viagem for dentro dos países que fazem parte do Tratado de Schengen (com conexões e tudo), a imigração é feita no primeiro país de chegada, ou seja, na própria conexão.

Agora, se um dos países que você passar não fizer parte do Acordo, a imigração é feita no país de destino, neste caso aqui do texto, em Portugal.

Por exemplo, se você fizer conexão no Reino Unido (não participa do Acordo) para ir a Portugal, a imigração será em Portugal.

Já caso sua parada seja na Holanda antes de seguir para Portugal, a imigração acontece na Holanda e não em Portugal. Entendeu?!

Para entender melhor sobre isso, leia o texto onde será minha imigração na Europa?

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da America Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?!

COMPRE SEU CHIP AQUI! >>>

 

Resumo de dúvidas sobre imigração em Portugal

Preciso de vista para Portugal?

Por enquanto não, mas isso mudará em breve, como explicamos aqui no post.

É difícil passar pela imigração em Portugal?

Não! De um modo geral, até mesmo pela facilidade do idioma, é bem tranquilo.

Quais perguntas são feitas na imigração de Portugal?

O básico: motivo da viagem, quanto tempo vai ficar, onde vai ficar, qual sua ocupação no Brasil… nada demais!

Qual o valor necessário para entrar em Portugal?

Recomenda-se 75 euros por cada entrada no país e mais 40 euros por cada pessoa e dia de permanência em Portugal.

Seguro Viagem Portugal com até 20% de desconto

Pesquisando viagem para Portugal?! Então, saiba que é preciso fazer um bom seguro viagem para lá e nossos leitores tem desconto especial comprando através do nosso link

FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI

 

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

4 comentários em “Imigração em Portugal: dicas e documentos”

  1. vejo muitos video e dicas sobre portugal,muitos falam que precisa levar segura viagem e pb4,outros afalam que precisa so pb4,afinal,o que realmente preciso levar?obrigada

    Responder
    • Se você for a turismo, leve um bom seguro viagem. Se for passar um temporada mais longa, o PB4 sairá mais em conta, ainda que só dê conta da parte da saúde, então, tem que fazer conta para saber o ideal no seu caso. 😉

      Responder

Deixe um comentário