Qual a melhor época para viajar para Portugal?

Dúvida sobre qual a melhor época para viajar para Portugal?

Bom, saiba que o país tem um clima mediterrâneo. Mas, o que isso significa?

É que o clima é bem mais ameno do que o de outras regiões da Europa, onde o frio pode ser bem rigoroso no inverno. Então, eu diria que, de um modo geral, Portugal é bom para se visitar durante o ano todo.

Mas, confira as dicas com a gente: o clima de Portugal; quando é alta ou baixa temporada; qual o período mais barato para viajar para Portugal e, daí, veja quando pode ser mais interessante, no seu caso, embarcar para lá!

Leia mais:

Melhor época para viajar para Portugal

melhor época para viajar para Portugal

Clima em Portugal

O clima mediterrâneo conta com as estações do ano bem definidas. Em geral, o verão é bem quente e seco, com temperaturas que chegam a 40°C em algumas cidades, e o inverno é frio e mais chuvoso. Porém, o inverno não é rigoroso, pois, com exceção do extremo norte e de regiões serranas, a temperatura raramente chega abaixo de zero.

Já o outono e a primavera têm um clima bastante agradável e mais “neutro”: friozinho de manhã e de noite e mais quente durante o dia.

A capital Lisboa e a cidade do Porto, destinos bastante procurados pelos turistas brasileiros, têm climas parecidos (ainda que o Porto seja mais frio no inverno), com dias mais chuvosos entre outubro e abril e temperaturas mais quentes entre maio e setembro. O clima interfere menos no turismo destas cidades, já que não são destinos de praia e nem de montanha, então, as atividades podem ser aproveitadas em qualquer época do ano.

O verão é a melhor época para viajar para Portugal para quem quer conhecer o país por conta das suas lindas praias.

As regiões do Algarve e do Alentejo são perfeitas para se visitar nos meses de julho e agosto, quando a estação está no ápice do calor. Mas, se for no inverno, entre os meses de outubro a abril, dá pra aproveitar também, pois a estação é amena, e tudo fica bem mais barato. Só talvez você não consiga entrar na água, porque ela é simplesmente ge-la-da!!!

☛ Leia mais: As melhores praias para surf em Portugal

Agora, apesar de não ter invernos fortes, Portugal também é um destino procurado para quem quer curtir um friozinho e até avistar um pouco de neve. Claro que não dá pra comparar com a Rússia, por exemplo, mas o país oferece uma amostra do frio se você souber a melhor época e o melhor lugar para isso.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


A Serra da Estrela, por exemplo, é um dos principais destinos para quem quer curtir o frio e ver neve em Portugal. E, claro, neste caso procure ir no inverno, principalmente para aproveitar a estação de esqui da região! Ela funciona de novembro a abril e nós já falamos sobre isso aqui no blog!

>> Seguro viagem para Portugal (é ou não obrigatório?) <<

inverno em Portugal

Alta temporada em Portugal

Além das questões climáticas, para escolher a melhor época para viajar para Portugal, é bom se atentar aos períodos de alta e baixa temporadas.

Assim como na maioria dos países europeus, o verão é sempre muito buscado tanto por estrangeiros quanto por cidadãos do país, até por conta das férias escolares no continente.

dicas de Portugal: Algarve
Lages, no Algarve

O verão em Portugal acontece entre fim de junho e começo de setembro, sendo julho e agosto os meses de alta temporada. Durante esse período os dias ficam bem longos, anoitecendo por volta das 21 ou 22 horas, ou seja, dá para curtir bastante.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Outra coisa bacana dessa época é poder aproveitar as Festas dos Santos Populares em Portugal, que em Lisboa atingem o seu ápice do dia 12 para 13 de junho em comemoração de Santo Antônio, enquanto as ruas do Porto ganham vida na noite de 23 para 24 de junho no Festival de São João; mas em diversas outras cidades também há festas para esses santos.

Baixa temporada em Portugal

A baixa temporada coincide com o inverno, que ocorre entre dezembro e março.

Apesar do frio (nada absurdo, em geral), Lisboa, por exemplo, é absolutamente deslumbrante durante o fim do ano, com toda sua iluminação, decoração natalina e os mercados de Natal. Mas, além de Lisboa, quase todas as cidades portuguesas recebem iluminação especial e montam lindos presépios.

ano novo em Lisboa
Ano novo em Lisboa

Leia mais:

E veja mais detalhes sobre o inverno em Portugal no vídeo abaixo:

Época mais barata para ir a Portugal

Não é preciso dizer que nos meses de junho, julho e agosto as hospedagens e passagens ficam mais caras e disputadas, além de quase todas as cidades também estarem mais cheias, em especial no litoral.

Por outro lado, durante o inverno e próximo ao natal e ao ano novo, os valores voltam a subir bastante. Então, se você não faz questão destas datas e nem de muito calor, a melhor opção pra quem quer unir preços bons, temperaturas equilibradas e cidades mais tranquilas é ir na média temporada, que são as estações primavera (abril/maio) e outono (outubro/novembro).

No entanto, se você quer realmente gastar pouco, é durante o inverno (depois de 10 de janeiro e em fevereiro) que os preços estão melhores.

Como deu para perceber, não há exatamente uma “melhor época para viajar para Portugal”. Afinal, você tem que colocar na balança os prós e contras de cada período do ano para definir a sua data de viagem, dependendo do que você quer.

Ao contrário de muita gente, eu gosto muito do inverno (ok, eu adoro frio e detesto calor, rsrs), mas, finalizando, se puder te indicar a época mais bonita no país, eu diria que é a primavera, com tudo florido e verdinho.

primavera em Portugal

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Continue sua viagem para Portugal aqui:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here