Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 22/06/2020

Para quem adora sombra e água fresca e quer conferir paisagens naturais incríveis, as praias em Portugal são excelentes destinos.

Consideradas por muitos entre as mais belas praias do mundo, elas são sinônimo de diversidade natural.

Ao mesmo tempo que você pode conferir águas turquesa e areia branca, é possível se deslumbrar com formações rochosas que desafiam a natureza.

Nesse artigo, vamos mostrar a lista de melhores praias para quem vai para Portugal e tudo o que você precisa saber sobre esse destino. Confira!

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (dicas + desconto)

Principais praias em Portugal

As praias de Portugal representam uma opção ideal para todos os tipos de viajantes. Desde praticantes de surf até quem viaja em família e deseja um lugar agradável e bonito para relaxar. Acredite, você poderá se surpreender com as praias do país!

praias em portugal - Praias em Portugal: Guia Completo

Quantas praias existem em Portugal?

Portugal possui uma área litorânea enorme. Com 850 quilômetros, a costa portuguesa apresenta centenas de praias que você pode visitar para aproveitar o sol, praticar esportes aquáticos ou simplesmente relaxar ao som das ondas.

Para ser mais específico, são cerca de 530 praias marítimas e quase 130 fluviais (praias de rio).

Praias em Lisboa e arredores

Na cidade mesmo não há muitas praias banháveis, mas há excelentes opções de praias perto de Lisboa. Partindo da capital portuguesa você poderá encontrar excelentes alternativas para relaxar, mas sempre estando a alguns minutos da cidade.

E uma das mais populares é a praia da Areia Branca. O local é uma excelente alternativa para quem gosta de praticar esportes aquáticos. E também para quem procura animação e entretenimento.

Além de ser um excelente local de surf em Portugal, você também poderá aprender a jogar golfe. Isso mesmo! Existe um minigolfe completo instalado nas areias para os turistas que curtem esse tipo de esporte.

E para quem gosta de prolongar o roteiro, há uma grande variedade de bares e restaurantes nos arredores.

A Praia de São Julião, em Sintra também é considerada uma das melhores para quem está em Lisboa. Além de ser cercada por altas falésias, ela também é um point dos surfistas.

praias em portugal mafra - Praias em Portugal: Guia Completo
“São Julião – Lisandro” de Fr Antunes

E se você gosta de paisagens de tirar o fôlego, também vai curtir o local. Ainda em Sintra você também pode visitar a Praia do Magoito.

Essa praia é conhecida pela duna fóssil que fica bem no topo da principal via de acesso ao local.  Esse é um elemento geológico simplesmente incrível que foi formado através da ação combinada do vento e do mar.

A formação foi feita há mais de 10 mil anos. É bacana observar os desenhos da formação, pois, por meio deles é possível identificar em que direção os ventos sopravam há milhares de anos atrás.

Atravessando a Ponte 25 de Abril você terá a badaladíssima Costa da Caparica, em Almada. E claro, não podemos deixar de fora as praias de Cascais, uma das visitas clássicas para quem passa uns dias em Lisboa.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

praia da rainha cascais - Praias em Portugal: Guia Completo
Praia da Rainha, Cascais  de tombild 

Praias em Porto e arredores

Para quem vai passar pela região de Porto, a Praia do Mindelo é parada obrigatória! Ela é um dos pontos mais populares no verão. Inclusive, para quem está viajando em família o local é ideal para os pequenos se divertirem.

Além de um clima mais familiar, o destino ainda é perfeito para a prática de diversos esportes tipicamente do verão, como o vôlei de praia.

praias em portugal midelo - Praias em Portugal: Guia Completo
Praia do Mindelo, Porto

Outra excelente alternativa é a Praia de Moreiró. Ela é quase um recanto secreto por conta da sua localização. Mas oferece toda a comodidade que muitos viajantes procuram.

Um dos diferenciais são os bares e restaurantes especializados em ofertar refeições com ingredientes frescos. Ou seja, você vai poder relaxar vendo as águas azuis e ainda comendo pratos deliciosos.

Essas são apenas algumas opções, pois ali perto ainda há as praias de Matosinhos e Espinho, só para citar algumas.

Confira => Passeios no Porto e arredores

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Praias em Portugal: Guia Completo

Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Praias em Algarve

A costa do Algarve é um verdadeiro sucesso entre os turistas. As formações rochosas desafiadoras, as grutas, e o mar em diferentes tons de azul são verdadeiros chamarizes de viajantes.

A região tem grandes cidades, como Lagos, Albufeira, Portimão, Faro e Tavira. Mas, ela também é repleta de pequenos vilarejos que parecem ter “parado no tempo”, pois ainda preservam a arquitetura histórica e cultura tradicional.

E o mais interessante é que a região conta com praias para quem deseja curtir o alto verão com muitas atividades e festa, mas, também, locais mais sossegados para quem deseja fugir dos locais que concentram a maior parte dos turistas.

A grande vantagem das praias do Algarve é que elas podem ser visitadas o ano todo. Claro que o verão seria o ideal, mas por outro lado, tudo fica mais lotado e caro. Para quem vai no inverno, poderá visitar tudo sem tanta gente e os preços ficam incrivelmente baixos. O clima é super ameno e num dia de mais sol, será até possível pegar uma prainha.

Leia mais: Vale a pena viajar para Portugal no inverno?

Entre as praias em Algarve imperdíveis estão a praia da Marinha, a praia da Falésia, a praia Dona Ana, a praia da Rocha, a praia do Camilo, a praia do Carvoeiro, só para citar alguns exemplos.

Dicas => Passeios imperdíveis no Algarve

praias de portugal carvoeiro - Praias em Portugal: Guia Completo

Qual a melhor praia em Portugal?

Essa é uma pergunta difícil de se responder. Isso porque, as praias em Portugal se destacam justamente por terem características bem específicas.

Em cada lugar que você for vai encontrar alguma coisa diferente. Não é à toa que boa parte dos turistas gosta de fazer a costa do país de ponta a ponta.

Todos os 850 quilômetros da costa portuguesa guardam surpresas incríveis. Mas se você quer visitar apenas alguns locais, nós separamos algumas dicas das melhores praias de Portugal seja por beleza, entretenimento, agitação e outros pontos que os turistas adoram.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Qual a praia mais bonita de Portugal?

Se você está em busca de uma beleza estonteante, a praia da Marinha no Algarve é sem sombra de dúvidas o destino perfeito. Considerada por muitos como a praia mais bonita de Portugal, ela se destaca pelas lindas falésias em toda a encosta. É incrível!

As paisagens são tão deslumbrantes que o local já está na lista das 100 praias mais lindas do mundo. O local parece um verdadeiro cenário de filme que precisa ser apreciado.

praia da marinha portugal - Praias em Portugal: Guia Completo
Praia da Marinha, Algarve, Portugal

Por conta da qualidade elevada da água, você consegue vislumbrar o fundo facilmente. E, durante o verão, a água consegue alcançar agradáveis 20°C. Ou seja, você vai mergulhar e aproveitar muito.

Há uma trilha que começa ali na praia da Marinha e vai até Benagil – onde está a gruta mais fotografada do país -, pelo alto das falésias. O difícil é saber de qual ponto conseguimos tirar as melhores fotos, pois é tudo muito cinematográfico!

gruta de benagil - Praias em Portugal: Guia Completo
Gruta de Benagil vista por cima. Também é possível fazer um passeio de barco e vê-la do mar

As ondas gigantes de Nazaré

A praia de Nazaré se tornou uma referência no surf internacional. Isso porque, no local é possível encontrar ondas gigantes com mais de 30 metros de altura. Há quem diga, inclusive, que o local rivaliza diretamente com o Havaí.

Além das ondas gigantescas que acontecem graças ao Canhão da Nazaré, nessa praia você ainda pode encontrar muita comodidade. Os frutos do mar, principalmente o berbigão são a especialidade da região.

ondas gigantes de nazare - Praias em Portugal: Guia Completo
As ondas no Canhão de Nazaré. Quando fomos, não estavam “gigantes”, mas ainda assim eram grandes.

Além das ondas gigantes, a cidade de Nazaré em si também conta com uma série de atrações turísticas de tirar o fôlego, como o visual incrível que temos lá do alto do Sítio de Nazaré.

Imperdível => Passeio de um dia para Nazaré, Fátima, Óbidos e Batalha (a partir de Lisboa)

Nazaré 31 12 07 13 1024x768 - Praias em Portugal: Guia Completo

Inclusive, para quem gosta de comodidade, uma boa alternativa é alugar barraquinhas para ficar apreciando a paisagem. Mas atenção, em época de campeonatos de surfe e no auge das ondas gigantes a cidade fica extremamente disputada.

Então, se você quer fugir dessa aglomeração ou não é praticante do esporte, a dica é ir fora dos meses quando acontecem esses eventos (em geral entre novembro e março).

canhao de nazare ondas gigantes - Praias em Portugal: Guia Completo
Pessoas assistindo às ondas gigantes no Canhão de Nazaré

Melhor época para conhecer as praias em Portugal

Sem sombra de dúvidas se você quer conhecer as praias em Portugal a melhor época é o verão, que ocorre entre junho e setembro. Contudo, dependendo do seu roteiro e até das atividades que você quer praticar, existem outras épocas mais indicadas.

Para os praticantes de surf que querem pegar as melhores ondas, o mês de outubro é uma excelente alternativa. Isso porque é possível encontrar ondas perfeitas para a prática no local.

Leia mais: Surfe em Portugal (as melhores praias)

Agora, se você quer visitar o Porto, setembro acaba sendo uma boa alternativa não só pelo sol, mas por ser a época em que é feita a colheita da uva. Ou seja, você poderá visitar também vários vinhedos para conferir esse processo de perto.

E para quem não quer tomar banho nas praias, mas apenas apreciar o visual, visitar as praias do Algarve fora da alta temporada pode ser uma ótima ideia, pois o sol e o clima ameno costumam ser a regra por lá durante o ano todo.

praias portugal - Praias em Portugal: Guia Completo
Visual em frente à Gruta de Benagil, Algarve

As praias mais famosas

Com a variedade de praias boas que existem em Portugal, fica difícil escolher quais praias de Portugal visitar. Mas, existem alguns pontos muito famosos que precisam estar na lista de qualquer viajante que vai passar pelo local.

Começando pelas praias da Comporta, no distrito de Setúbal, que é uma faixa de areia conhecida por conta dos seus condomínios luxuosos e alguns dos melhores hotéis. Esse é um local conhecido por receber pessoas ricas e famosas.

Há quem diga, inclusive, que você pode acabar tomando café no mesmo local que várias celebridades portuguesas. E claro que, por ser uma região com muitos luxos, você vai precisar reservar um bom dinheiro se quiser passar alguns dias nessa praia.

Mas, para quem deseja apenas a experiência de visitar o local, apenas uma passada rápida de um dia já vale super a pena.

Que tal?! => Passeio de um dia para a região da Comporta e arredores (a partir de Lisboa)

ponta da piedade algarve - Praias em Portugal: Guia Completo
Ponta da Piedade, no Algarve

Praia da Falésia

A Praia da Falésia fica localizada no Algarve. E apesar de ser famosa, essa é uma excelente alternativa para quem deseja tranquilidade.

As águas calmas são ideais para os viajantes em família. As falésias são encantadoras e você ainda consegue ter toda a comodidade.

Não podemos deixar de citar, também, toda a região da Lagoa e de Lagos, que é extremamente famosa. Apesar da praia da Marinha ser o local mais conhecido e buscado pelos turistas, existem outras praias igualmente belas na região.

Lagos, por exemplo, possui um centro histórico lindo, que tem muralhas do século XVI que são um verdadeiro atrativo para quem gosta de arquitetura. E o melhor é que essa cidade possui uma grande lista de praias, uma mais bonita que a outra, tais como:  praia da Dona Ana, praia da Batata, praia do Pinhão, praia do Camilo, praia dos Pinheiros e lugar mais bonito de todos, na nossa opinião, a Ponta da Piedade.

praias do algarve - Praias em Portugal: Guia Completo

Portimão

Portimão é outra região do Algarve conhecida pelas praias incríveis. Mas além das belas paisagens, ela também é popular por conta da sua ampla infraestrutura de serviços.

Principalmente na Praia dos Três Irmãos, no Alvor. No local você poderá apreciar e fotografar as lindas rochas incrustadas na areia que encantam turistas de todo o mundo.

E além de toda a sombra e água fresca, você também tem vários pontos turísticos muito próximos do local. É o caso do Castelo de Alvor.

Esse é um monumento militar algarvio que não pode faltar no roteiro dos viajantes que gostam de conhecer mais à fundo a história local. O passeio ainda pode incluir uma visita ou lanche rápido em algum dos cafés espalhados ao longo do Largo do Duque e a Praça Visconde de Bivar.

E pare quem ama souvenires, a Rua Diogo Tomé é um prato cheio.  Você irá encontrar ao longo de toda a via uma grande quantidade de pequenas lojinhas de cerâmica e artesanato.

Praias de Portugal para quem gosta de agitação

Se você é do tipo que está em busca de muita agitação e badalação na sua viagem, existem várias praias em Portugal feitas especialmente para você. Elas são verdadeiros points que atraem boa parte dos turistas e que possuem atrações para todos os gostos.

Começando pela  Praia da Zambujeira do Mar que também é considerada uma das mais bonitas da Costa Alentejana. Ela é conhecida pelas paisagens incríveis, mas fica especialmente movimentada na semana do Festival de Verão.

Nessa época, o local se enche de viajantes de todas as partes do mundo, especialmente os jovens. O festival acontece de 1 a 5 de agosto. Logo, se você quer badalação essa é a época perfeita.

Nos demais meses do ano o local fica perfeito para todos os turistas.

Mais uma das alternativas para quem está em busca de muita agitação é a Praia do Baleal que fica no concelho de Peniche. Esse é mais um daqueles locais voltados para praticantes de surf.

Praia do Baleal Portugal - Praias em Portugal: Guia Completo
Praia do Baleal – Portugal de Vitor Oliveira 

Inclusive, você poderá encontrar muitos surfcamps e surfhouses. O bacana é que mesmo sendo uma praia com a presença de muitos jovens e surfistas, ela também é muito familiar.

Ou seja, quem está viajando em família também pode escolher esse destino.

Outra alternativa é Praia de Albufeira. Para muitos portugueses essa é considerada a praia mais badalada.  Isso porque ela é repleta de bares e restaurantes que oferecem uma grande variedade de bebidas e pratos fantásticos, além de uma noite agitada.

Além disso, o local é conhecido por reunir multidões de turistas, principalmente no alto verão de Portugal.

Conclusão

Sem sombra de dúvidas o país é recheado de belas praias para quem curte sol, areia e águas cristalinas. A gente poderia continuar escrevendo aqui, porque várias outras dicas ficaram de fora, como por exemplo, detalhar mais as praias do Alentejo, que também são lindas.

Lembre-se, quando se trata de viagem o planejamento é indispensável. Então, não importa quantos dias você vai ficar, monte o seu roteiro e confira as nossa dicas de Portugal! Assim, você conseguirá visitar todas as praias que desejar, com mais tranquilidade, e aproveitando ao máximo tudo que cada destino tem a oferece.

Conta para a gente quais praias em Portugal não vão faltar no seu itinerário!

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Praias em Portugal: Guia CompletoAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
5 Comentários
  1. Muito obrigado por este artigo. Sou espanhol, mas amo Portugal, seu povo, gastronomia e paisagens. Todo o seu blog é muito útil para minhas viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *