O que fazer no Porto: principais pontos turísticos

Atualizado em 09/09/2019

Mundialmente conhecido pelo vinho que leva o seu nome, suas pontes, arquitetura contemporânea e ao mesmo tempo antiga, o Porto é uma das cidades europeias mais visitadas por turistas estrangeiros.

Ela já ganhou várias vezes prêmios na área do turismo, sabia?!

Na minha opinião, a cidade é um dos destinos mais fotogênicos de Portugal e é recheada de atrações, pois o que não falta é o que fazer no Porto.

Muita gente pensa que apenas um bate e volta é suficiente para conhecê-la, mas isso é um engano e, com certeza, você vai ficar com aquele gostinho de quero mais, acredite!

=> Economia: Seguro viagem para Portugal (com desconto)

Mas vamos agora ao que interessa: os principais pontos turísticos do Porto. Não pense que vou listar tudo aqui, porque seria quase impossível. Vou falar apenas sobre os lugares mais importantes para uma primeira visita.

O que fazer no Porto

pontos turísticos do Porto

Leia:

Centro da cidade

O Centro Histórico do Porto é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, com suas construções medievais de fachadas bonitas e superfotogênicas, como eu já disse!

Avenida dos Aliados

Uma boa referência para você começar o seu passeio pelo Porto é a Avenida dos Aliados.

Dali, você poderá percorrer a pé toda a região do entorno, passear pela rua Santa Catarina, fazer uma paradinha no lindíssimo Café Majestic, se encantar com a fachada toda revestida de azulejos da Igreja do Carmo, visitar o popular Mercado do Bolhão e conferir uma das estações de trem mais bonitas de Portugal, a estação de São Bento.

Estação de São Bento

Livraria Lello e Irmão

Mesmo que você não goste de ler, visitar a livraria mais conhecida de Portugal e considerada uma das mais bonitas do mundo é imperdível. Ela é mesmo linda!

A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como livraria Chardron, fica num dos prédios mais representativos do neogótico português, com um arco na entrada central e duas vitrines nas laterais.

As escadarias serviram de inspiração para a produção dos cenários dos livros sobre o personagem Harry Potter, pois a autora J.K. Rowling morou na cidade do Porto e costumava frequentar o local.

Mas não se espante se encontrar uma fila enorme na porta, pois ela é o terceiro lugar mais visitado do país, recebendo por ano mais de 1 milhão de visitantes.

  • Endereço: Rua das Carmelitas, 144
  • Horário: das 9h30 às 19h30, diariamente, com um custo de 5 euros por pessoa.
  • Custo: 5 euros para entrar, mas que poderão ser usados como crédito se comprar algum livro.

Livraria Lello

Torre dos Clérigos em Porto

Este é um dos mais conhecidos cartões-postais do Porto. Com uma arquitetura barroca, ela é o monumento mais alto da cidade, tombada como patrimônio pela UNESCO e uma das sedes da Igreja dos Clérigos.

Você pode só ir até lá e tirar uma foto em frente ou subir seus 225 degraus numa escada em espiral, para conferir a vista lá de cima. 😉

Torre dos Clérigos no Porto

Museu Nacional de Soares dos Reis

O Museu Nacional Soares dos Reis já foi residência de Manuel Mendes de Morais e Castro, que foi um industrial, dono de uma fábrica de galões.

O museu está estabelecido no Palácio das Carrancas. É um museu de belas artes, artes decorativas e arqueologia, com um dos principais acervos do Porto.

  • Endereço: rua de Dom Manuel II, 44
  • Horário: de quarta a domingo, das 10h às 18h | domingos e terças, das 14h às 18h.
  • Custo: 5 euros | aos domingos é grátis

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Palácio da Bolsa

Outro símbolo do neogótico português é o Palácio da Bolsa, também conhecido como Palácio da Associação Comercial do Porto.

É um luxuoso edifício construído no século XIX, com um tempo de construção bem longo, estimado em aproximadamente 70 anos.

O Palácio conta com diversas salas lindas, como a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe – que é o mais bonito do palácio e também o mais importante, sendo palco para diversos eventos e cerimônias oficiais.

Era uma lugar que não me despertava muito atenção, até que um dia acabei indo e fiquei de queixo caído e me arrependi de não ter ido antes, pois sua beleza interior me surpreendeu. As visitas são sempre guiadas.

  • Endereço: Rua de Ferreira Borges, 55.
  • Horário: das 9h às 17h30, fechando na hora do almoço.
  • Custo: 10 euros.

Vale a pena => Ônibus Hop-On Hop-Off, Cruzeiro e Adega de Vinho

Palácio da Bolsa

Igreja de São Francisco

Começou a ser construída no século XIV. Por fora seu estilo é gótico e, por dentro, barroco.

O que mais surpreende nesta igreja em particular é o fato de ela ter seu interior todo – todinho mesmo – coberto de ouro: são quase 100 kg de folhas de ouro! É incrível!

Como ela fica ali ao lado do Palácio da Bolsa, aproveite e dê um pulinho para visitá-la. Vale a pena! Infelizmente eles não deixam fotografar!

  • Endereço: Praça Infante D. Henrique
  • Horário: das 9h às 19h
  • Preço: 4 euros

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Fundação de Serralves

Localizada no Parque de Serralves, a Fundação homônima é o ambiente do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. É lá que você encontra boa parte do Porto moderno.

Trata-se de uma construção bem mais recente do que as outras já citadas. A Fundação de Serralves foi criada em 1989, numa cooperação entre o governo português, órgãos públicos e instituições privadas.

  • Endereço: Rua D. João de Castro, n.º 210
  • Horários: de segunda a sexta, das 10h às 18h (ou 19h); e fins de semana, das 10h às 19h (ou 20h).
  • Preço: € 18 (o 1º domingo de cada mês tem entrada gratuita das 10h às 13h).
  • Ingresso antecipado aqui

o que fazer no Porto

+++ Saia de casa já com seus ingressos para atrações no Porto na mão!

Casa da Música

Quem gosta de arquitetura contemporânea não pode deixar de visitar a Casa da Música, projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas. O prédio possui a forma de um poliedro irregular, cheio de planos assimétricos e com uma acústica perfeita.

Todos os anos acontecem cerca de 900 concertos no local e é possível fazer uma visita guiada pelo seu interior. Eu fiz e indico bastante que você faça também.

  • Endereço: Avenida da Boavista, 604-610
  • Horários das visitas guiadas: às 11h e às16h
  • Preço: € 10

dicas do Porto

Ponte de D. Luís I

Com estrutura metálica, construída também no século XIX por um aluno de Gustave Eiffel (sim, o que projetou a Torre Eiffel em Paris), a Ponte de D. Luís I é uma importante conexão entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, cruzando por cima do rio Douro.

É possível atravessá-la tanto de carro quanto a pé, o que vai garantir fotos muito legais da região da Ribeira e de Vila Nova de Gaia, onde se concentram as caves de vinho do Porto.

O que fazer no Porto

Cais da Ribeira

Este é, de fato, o verdadeiro cartão-postal da cidade, aquele que você vê em todas as revistas de turismo. E não tem como não ser, pois as fachadas coloridas dos prédios à beira do rio Douro são altamente fotogênicas.

A região também foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, já que é uma das partes antigas do Porto.

É uma região superturística e acho que vale a pena almoçar ou jantar por ali um dia, ou ao menos tomar uma bebidinha num fim de tarde, para ficar curtindo o visual.

Para quem quer fazer um passeio de barco pelo rio Douro (seja só até a Foz ou mesmo até o alto Douro, parando em algumas quintas para fazer degustação de vinho), é dali que os passeios saem.

Cais da Ribeira

=> Leia também: Roteiro de 1 dia pelo Porto

Passeio de barco pelo rio Douro

A cidade é banhada pelo Rio Douro, cuja superfície é cruzada por algumas pontes de arquitetura requintada (contemporânea ou antiga).

Uma boa opção para apreciar a paisagem linda e agradável da cidade é um passeio de barco pelo Rio Douro.

Os passeio duram aproximadamente 50 minutos, vão até a foz do rio e voltam.

Caves de Vinho do Porto

Imagino que você esteja se perguntando: “e as caves do vinho do Porto?“. Mas sabe uma coisa curiosa? Elas não ficam no Porto e sim do outro lado do rio, na cidade chamada Vila Nova de Gaia.

Gaia, como normalmente é chamada, fica bem em frente ao Cais da Ribeira e basta atravessar a ponte Luís I que você já vai encontrar várias caves para visitar.

Todas elas oferecem visitas guiadas às suas instalações, que duram cerca de uma hora e, no fim, tem sempre a boa e velha degustação de vinho do Porto.

caves de vinho do Porto

Entre as mais conhecidas há a Ferreira, Sandeman, Taylor’s, Cálem, Ramos Pinto, Cockburn’s, entre outras.

E mais uma coisa: é do lado de lá do rio que você consegue fazer, na minha opinião, a foto mais bonita do Porto.

Imperdível => Tour Vale do Douro – Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço

o que fazer no Porto

O que mais visitar no Porto?

Bom, eu poderia me alongar muito neste post se fosse descrever realmente tudo o que fazer no Porto, mas caso tenha mais tempo ou esteja indo visitar a cidade por uma segunda vez, acho que tem vários outros lugares que também mereceriam sua atenção.

Entre eles:

  • Sé do Porto
  • Parque da Cidade
  • Igreja da Misericórdia
  • Igreja de Santa Clara
  • Teatro Nacional de São João
  • Jardim da Cordoaria
  • Funicular de Guindais
  • Palácio das Artes
  • Casa do Infante
  • Jardim do Palácio de Cristal
  • Praias em Matosinhos
  • rua de Miguel Borbarda
  • rua da Galeria de Paris (para quem quer curtir a noitada no Porto)
  • estádio do Dragão (Futebol Clube do Porto)

Dica extra => Excursão de 1 dia para Santiago de Compostela centro histórico do Porto

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

2 COMENTÁRIOS

  1. .gostei das dicas muito boas.Gostaria fe de receber mais dicas inclusive sobre hoteis mais próximos do centro históricos de 3/4 estrelas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here