Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 06/02/2020

Hoje vamos contar contar sobre o lado do Porto moderno e cool desta que é uma das cidades mais fotogênicas de Portugal.

Engana-se quem pensa que o Porto se reduz apenas à região da Ribeira e às caves de vinho que ficam do outro lado do rio – afinal, o produto mais famoso de lá e que é também um símbolo de Portugal é o Vinho do Porto.

Para além do famoso vinho e da arquitetura antiga, há todo um lado contemporâneo que vem tomando cada vez mais espaço pelas suas ruas.

Venha conosco conhecer este lado moderno do Porto.

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

O Porto moderno

O ponto de largada desse ar cool que a cidade vem ganhando pode ter sido dado com a abertura da Fundação de Serralves, no final da década de 90, e sacramentado com a construção da Casa da Música, inaugurada em 2005.

Fundação Serralves

Numa área nobre da cidade, a Fundação de Serralves faz uma feliz junção de natureza, arquitetura e arte contemporânea, sendo considerada o maior projeto cultural multidisciplinar de Portugal.

Vale a pena => Ônibus Hop-On Hop-Off, Cruzeiro e Adega de Vinho

roteiro portugal1 - O lado do Porto moderno que você tem que conhecer

Ao caminhar por seus jardins, podemos encontrar grandes obras, como a “Colher de Jardineiro” do ícone da pop art Claes Oldenburg e sua esposa Coosje van Bruggen.

Além do parque e de uma casa Art Decó, no meio de uma imensa área verde há o museu, uma construção minimalista que possui um rico acervo com obras expoentes de importantes artistas portugueses e estrangeiros.

roteiro porto - O lado do Porto moderno que você tem que conhecer

Informações úteis – Fundação de Serralves

  • Endereço: Rua Dom João de Castro, 210
  • Como chegar: vá de metrô até a estação Casa da Música e de lá pegue os ônibus 201, 203, 502 ou 504.
  • Horários: de segunda a sexta, das 10h às 18h (ou 19h) e fins-de-semana das 10h às 19h (ou 20h)
  • Preço: € 10 (1º domingo de cada mÊs tem entrada gratuita das 10h às 13h)
  • Site: http://www.serralves.pt/

Casa da Música

Não muito longe dali, um edifício com linhas bem contemporâneas, projetado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, tornou-se rapidamente um cartão postal e parada obrigatória para todos que chegam à cidade: a Casa da Música.

Ela possui a forma de um poliedro irregular, cheio de planos assimétricos e com uma acústica perfeita, chegando a receber cerca de 900 concertos por ano!

Veja aqui => Passeios pelo Porto

Casa da Música Porto - O lado do Porto moderno que você tem que conhecer

É super indicado fazer a visita guiada pelo seu interior, que acontece duas vezes por dia, e, se tiver a oportunidade, assistir algum concerto/show por lá!

dicas do porto - O lado do Porto moderno que você tem que conhecer

Informações úteis – Casa da Música

  • Endereço: Avenida da Boavista, 604-610
  • Como chegar: metrô linhas A, B, C, E e F para a estação Casa da Música ou os ônibus 201, 202, 203, 204, 208, 209, 303, 402, 501, 502, 503, 504, 507, 601, 803, 902, 903
  • Horários das visitas guiadas: às 11h e 16h (Português e Inglês)
  • Visitas guiadas: € 10 (podendo assistir um concerto)
  • Site: http://www.casadamusica.com/

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - O lado do Porto moderno que você tem que conhecerQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Outros pontos modernos do Porto

O lado artístico e modernoso do Porto, mas com um toque vintage, segue com força na região da rua de Miguel Borbarda, uma região da cidade cheia de galerias de arte e lojas inusitadas, onde podemos encontrar design, música e moda alternativa.

Embora a parte externa dos edifícios tenha uma aparência por vezes decadente ou simples, não se engane: o que está lá dentro pode te surpreender. É preciso ir se embrenhando e desbravando.

E, se este é o seu estilo, eis o lugar certo para algumas comprinhas!

Imperdível => Tour Vale do Douro – Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço

dicas porto - O lado do Porto moderno que você tem que conhecer

A cena vanguardista do Porto tem tomado bastante força. Não estranhe se passar por uma rua durante o dia e encontrar uma biblioteca ou antiquário que, à noite, vira bar, pois provavelmente você estará pela região da rua da Galeria de Paris, onde o coração da vida noturna portuense pulsa.

Os ambientes são ecléticos e fogem totalmente do convencional, por isso, se quiser apreciá-los em detalhes, passe por lá durante o dia, quando tudo está tranquilo, pois à noite os lugares ficam lotados e o que vale mesmo é ouvir uma boa música e tomar uns copos.

o que visitar no porto - O lado do Porto moderno que você tem que conhecer

o que fazer no porto - O lado do Porto moderno que você tem que conhecer

Mas, claro, este Porto moderno também continua sendo o Porto tradição, e é impossível ignorar seus casarios antigos e edifícios seculares.

Ali mesmo, quase ao lado da Galeria de Paris, está a famosa livraria Lello, considerada a terceira mais bonita do mundo e uma das fontes de inspiração de J. K. Rowling, autora de Harry Potter, que morou um tempo na cidade e era frequentadora do local.

Quase em frente, é impossível ignorar um dos símbolos do Porto: a Torre dos Clérigos e é exatamente o fato de poder observar a mistura tão rica e harmônica do antigo e do novo que tem na cidade, que torna o Porto tão especial e atrativo!

Dica extra => Excursão de 1 dia para Santiago de Compostela

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Se vai para o Porto, leia também:

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - O lado do Porto moderno que você tem que conhecerAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *