As melhores praias para surf em Portugal

Sabia que Portugal é um país considerado como um dos melhores destinos de surf do mundo?

Pois é, não só de vilas medievais, rotina tranquila e pastéis de Belém vivem os lusitanos!

Com um litoral que vai de norte ao sul do país e um clima favorável durante praticamente o ano todo, Portugal recebe um dos principais campeonatos de surf mundial. Por conta deste sucesso com os amantes das ondas, até uma marca própria de divulgação do surf em Portugal foi criada, a Portuguese Waves.

Confira aqui alguns picos de surf em Portugal.

surf em Portugal

Surf em Portugal

São cerca de 1000 km de costa portuguesa prontinha pra ser explorada pelos surfistas de plantão e também por aqueles que não são tão praticantes assim, afinal, são diversos tipos de ondas e tem para todos os níveis!

Se você está planejando uma surf trip, saiba que a temporada de surf em Portugal é boa o ano todo; mas, para quem quiser ver as famosas ondas gigantes da Nazaré, a melhor época é durante o outono português, entre outubro e novembro.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Onde surfar em Portugal

Nazaré

O grande destaque português, sem dúvida, é a cidade de Nazaré, com suas big waves que incluem a maior onda do mundo já registrada. Essa onda, que chegou a 24,30 metros de altura, foi surfada pelo brasileiro Rodrigo Koxa em 2017 e entrou para o livro dos recordes, ultrapassando a marca do havaiano Garrett McNamara em 61 cm.

É impossível não pensar em como eles são “loucos” de encarar isso. Dá uma olhada!

Nazaré também é boa para quem curte kitesurf e, neste caso, você pode escolher entre a Praia do Salgado, a Praia do Norte e a Praia da Nazaré.

Leia também: Como chegar e o que fazer em Nazaré

Ericeira

A pequena vila de pescadores fica próxima de Lisboa, capital de Portugal, e é onde está localizada a Reserva Mundial de Surf.

A reserva é responsável por preservar os recursos naturais com atividades e infra-estrutura que unem e equilibram a prática do surf com a preservação da natureza.

As praias são sossegadas e bastante frequentadas por surfistas na baixa estação. Ericeira fica na região conhecida como Mafra e as melhores praias são: Ribeira d’Ilhas, Praia dos Coxos, Pedra Branca, Reef, Praia da Empa, Crazy Left e São Lourenço.

Peniche

Peniche antigamente era uma ilha e devido a mudanças geológicas tornou-se uma península que, atualmente, proporciona praias maravilhosas para os surfistas, com ondas tubulares que se formam devido à muralha do porto.

A aventura pode começar pela Praia de Supertubos, onde acontece uma das etapas do mundial de surf, onde as ondas tubulares chegam a quatro metros!

Em Peniche tem também as praias Almagreira, Belgas, Consolação, Lagide, Molhe Leste, Porto Batel e Praia Norte, Praia do Medão e Atouguia da Baleia.

surf em portugal
Gabriel Medina surfando em Peniche

Figueira da Foz

Na Figueira Foz, na região de Coimbra, há a Praia do Cabedelo, com destaque para as dunas, a vegetação selvagem e bastante vento, o que proporciona ondas interessantes.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Porto

Ao norte do país, a famosa região conhecida pelo vinho do Porto também proporciona suas opções de surf em Portugal.

O principal point é a chamada Praia de Matosinhos, sendo excelente para o aprendizado da prática do surf. No Porto, tem também a praia Leça da Palmeira, já para surfistas mais experientes.

Na região ainda se encontram a Praia da Baía (Casino), Praia do Bairro Piscatório (Cagalhotos) e Praia de Silvalde (Capela).

Leia também:

Espinho

Localizada no Norte, Espinho é uma das praias onde se pode praticar surf em Portugal. Com ondas mais perigosas, Espinho não é para principiantes, mas é possível ir até com a família nesta praia, já que ela também conta com uma piscina natural ótima, principalmente para as crianças.

Carcavelos

Pertinho de Lisboa, a 24 km de distância, fica Carcavelos, uma praia bastante concorrida pelos surfistas mais iniciantes por conta das ondas mais tranquilas.

Além disso, a infraestrutura da praia também atrai quem quer desfrutar um bom dia de sol, além de praticar um pouquinho de surf.

surf em Portugal

Viana do Castelo

Também na região Norte do país, Viana do Castelo se destaca entre os bons pontos de surf de Portugal, com ótimas praias para praticar surf, kitesurf, windsurf e também bodyboard.

Na região, as praias Cabedelo, Arda e Afife podem ser usufruídas por iniciantes e praticantes intermediários, já que as ondas chegam somente a dois metros de altura.

Algarve

A região turística de Algarve, ao sul do país, também conta com algumas praias boas para o surf em Portugal, como a Praia de Sagres, a qual oferece também outras atividades, como mergulho e observação de animais marinhos.

Além de Sagres, você encontra nesta região de águas mornas a Praia Amado, conhecida por ser sede de competições mundiais por conta de suas fortes ondas, Arrifana, Praia Amoreiro, Odeceixe, Zavial, Praia Boca do Rio e Praia do Zul.

surf no Algarve

Açores

O arquipélago de Açores é outro destino de surf em Portugal, com a possibilidade de surf para todos os níveis, incluindo ainda a prática de windsurf e kitesurf.

A região conta até com o Centro de Surf dos Açores, na Praia de Santa Bárbara, onde aulas são ministradas para iniciantes que frequentam a praia, assim como surfistas experientes.

A Praia de Contendas também é boa para o surf na ilha e tem também a Praia da Vitória.

Ilha da Madeira

A praia Ribeira das Galinhas, na Madeira, já foi palco do Campeonato Mundial de Surf, o que indica que é um excelente ponto para a prática do esporte.

Na ilha, outros pontos bons para surfar são Porto da Cruz, Jardim do Mar e Fajã da Areia, em São Vicente, que variam de nível de dificuldade.

Leia também:

Quem diria, né?! Definitivamente, Portugal entrou no mapa do surf mundial e olha que aqui falamos apenas de algumas praias, pois, acredite, existem muitas outras!

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here