Home / Portugal / Madeira / Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira, Portugal
Europa 1

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira, Portugal

Que tal fazer um roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira, um verdadeiro paraíso pertencente a Portugal? Sim, um verdadeiro paraíso!

Lá, você pode ter um contato intenso com a natureza, ver paisagens belíssimas de montanhas e praias, passear por monumentos históricos e curtir um clima ameno praticamente durante todo o ano.

Tudo isso é o que este pedacinho de terra localizado no Oceano Atlântico fornece.

O turismo na ilha é forte, o que faz com que ela tenha uma infraestrutura muito boa, com hospedagens tanto modernas quanto no estilo provençal. E o turismo de vinhos também chega à Ilha da Madeira, que conta com um produtor da bebida na região.

Confira as principais atividades que a ilha oferece.

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

1o dia

Madeira é a maior ilha do arquipélago e a cidade de Funchal é, geralmente, o ponto de partida para iniciar a exploração da região. É por ali que a gente começa, então, o nosso roteiro.

O Funchal é uma cidade cosmopolita e tem tudo o que o continente pode oferecer, como gastronomia e cultura, com seus vários bares e restaurantes. Não deixe de pedir as “lapas” na Zona Velha, que são moluscos locais, e a poncha, que é uma bebida típica da ilha, que lembra nossa caipirinha.

Seguro viagem com até 10% de desconto

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

Passeios culturais podem ser feitos visitando-se o Mercado dos Lavradores, a fábrica de bordados Bordal, a catedral, o Palácio São Lourenço e os museus, entre eles o Museu da Madeira Wine, que contém as adegas mais antigas da ilha da Madeira.

O Funchal possui até um teleférico, que leva as pessoas até a parte alta da cidade em 20 minutos. Chamado de Monte, o topo possui o belíssimo Jardim Tropical Monte Palace, com plantas exóticas do mundo todo, além de azulejaria portuguesa, coleção de arte e exposição de minerais.

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

Não deixe de utilizar os carros de cesto, típico transporte da ilha, que consiste em um cesto gigante onde o passageiro é empurrado pelo “motorista”, como se fosse uma carruagem. É bem legal!

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

Pesquise aqui opções de hospedagem no Funchal

2o dia

Depois de explorar o Funchal, tire um dia para se dedicar à natureza da ilha.

Passeie pelas “levadas”, os canais de irrigação que se estendem por cerca de 2 mil km e levam até a floresta Laurissilva, considerada Patrimônio da Humanidade. Tire o dia para aproveitar a região. Por lá você pode praticar alguns esportes como rapel, canoagem e mountain bike.

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

E, se der fome no final, já aproveite e experimente a tradicional espetada, que é um tipo de churrasco.

Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

3o dia

A ilha faz parte do roteiro de enoturismo de Portugal e é bastante interessante conhecer essa parte cultural do arquipélago, mesmo que vinhos não sejam muito o seu foco, pois o próprio passeio já vale a pena.

Há um tour que sai de Funchal e leva os turistas até a Câmara de Lobos, principal produtor da bebida na região.

O percurso em si já é um tour a parte, pois passa por locais importantes da ilha como São Vicente e Porto Moniz, que é dos lugares mais bonitos que você poderá visitar.

Roteiro de 5 dias na ilha da MadeiraEm Porto Moniz

Se você gosta de enoturismo, vai gostar de ler:

Embarque já com internet no celular

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui!

4o dia

Em um roteiro de 5 dias na ilha da Madeira não poderia faltar curtir uma praia, não é?!

O arquipélago inclui várias ilhas vulcânicas, mas somente duas são habitadas: a de mesmo nome, Madeira, e outra ilha, chamada de Porto Santo. Ela é conhecida bastante como “Ilha Dourada”, devido às suas lindas praias com aquele mar azul turquesa e águas de temperaturas mais quentes, devido à corrente marítima. É possível fazer a visitação por ferry, saindo da Madeira.

Além de belíssimas, suas águas possuem propriedades terapêuticas comprovadas por especialistas, que utilizam da água do mar para tratamentos de talassoterapia.

A única cidade da ilha se chama Vila Baleira e tem uma casinha que também é museu, onde foi recriado o ambiente em que Cristóvão Colombo viveu.

Casa-museu Cristóvão Colombo

Leia também: Férias em Porto Santo (Madeira) – Portugal

5o dia

Um passeio de catamarã pela costa é uma ótima pedida para o último dia de viagem.

A rota se chama Rota dos Fajâs e sai da Marina do Funchal, passando por cenários intocados da ilha localizados na parte sudoeste.

Quem gosta de animais marinhos vai curtir muito este passeio, pois golfinhos, tartarugas e baleias costumam dar as caras por lá. O catamarã faz uma pausa para prática de esportes aquáticos durante o percurso, que chega até um pedaço da ilha chamado Ponta do Pargo.

Este roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira te permite curtir, sem pressa, cada um de seus atrativos. A Ilha não é muito grande, mas tem inúmeros encantos. Aproveite cada pedacinho desse paraíso!

E antes de embarcar, leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE O SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Fotos: arquivo do blog Turista Profissional e Turismo da Madeira

✈ Se vai para Portugal, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 10% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: CARNA10.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.
Anterior Dicas de Ottawa para quem vai a primeira vez
Próximo Dicas de Hong Kong: tudo o que você precisa saber!

Leia também

Dica de onde pegar o Uber no aeroporto de Lisboa

Sim, é possível – e mais barato – pegar o Uber no aeroporto de Lisboa, …

Sem comentários

  1. Faz anos que vivo me prometendo visitar a Madeira, mas até agora não aconteceu. Adoro essas paisagens montanhosas e a riqueza histórica das ilhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *