Home / Portugal / Madeira / Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira, Portugal

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira, Portugal

Que tal fazer um roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira, um verdadeiro paraíso pertencente a Portugal? Sim, um verdadeiro paraíso!

Lá, você pode ter um contato intenso com a natureza, ver paisagens belíssimas de montanhas e praias, passear por monumentos históricos e curtir um clima ameno praticamente durante todo o ano.

Tudo isso é o que este pedacinho de terra localizado no Oceano Atlântico fornece.

O turismo na ilha é forte, o que faz com que ela tenha uma infraestrutura muito boa, com hospedagens tanto modernas quanto no estilo provençal. E o turismo de vinhos também chega à Ilha da Madeira, que conta com um produtor da bebida na região.

Confira as principais atividades que a ilha oferece.

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

1o dia

Madeira é a maior ilha do arquipélago e a cidade de Funchal é, geralmente, o ponto de partida para iniciar a exploração da região. É por ali que a gente começa, então, o nosso roteiro.

O Funchal é uma cidade cosmopolita e tem tudo o que o continente pode oferecer, como gastronomia e cultura, com seus vários bares e restaurantes. Não deixe de pedir as “lapas” na Zona Velha, que são moluscos locais, e a poncha, que é uma bebida típica da ilha, que lembra nossa caipirinha.

Passeios culturais podem ser feitos visitando-se o Mercado dos Lavradores, a fábrica de bordados Bordal, a catedral, o Palácio São Lourenço e os museus, entre eles o Museu da Madeira Wine, que contém as adegas mais antigas da ilha da Madeira.

O Funchal possui até um teleférico, que leva as pessoas até a parte alta da cidade em 20 minutos. Chamado de Monte, o topo possui o belíssimo Jardim Tropical Monte Palace, com plantas exóticas do mundo todo, além de azulejaria portuguesa, coleção de arte e exposição de minerais.

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

Não deixe de utilizar os carros de cesto, típico transporte da ilha, que consiste em um cesto gigante onde o passageiro é empurrado pelo “motorista”, como se fosse uma carruagem. É bem legal!

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

Pesquise aqui opções de hospedagem no Funchal

2o dia

Depois de explorar o Funchal, tire um dia para se dedicar à natureza da ilha.

Passeie pelas “levadas”, os canais de irrigação que se estendem por cerca de 2 mil km e levam até a floresta Laurissilva, considerada Patrimônio da Humanidade. Tire o dia para aproveitar a região. Por lá você pode praticar alguns esportes como rapel, canoagem e mountain bike.

Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira

E, se der fome no final, já aproveite e experimente a tradicional espetada, que é um tipo de churrasco.

Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

3o dia

A ilha faz parte do roteiro de enoturismo de Portugal e é bastante interessante conhecer essa parte cultural do arquipélago, mesmo que vinhos não sejam muito o seu foco, pois o próprio passeio já vale a pena.

Há um tour que sai de Funchal e leva os turistas até a Câmara de Lobos, principal produtor da bebida na região.

O percurso em si já é um tour a parte, pois passa por locais importantes da ilha como São Vicente e Porto Moniz, que é dos lugares mais bonitos que você poderá visitar.

Roteiro de 5 dias na ilha da MadeiraEm Porto Moniz

Se você gosta de enoturismo, vai gostar de ler:

E, se está com muita vontade de ir pra lá, veja esses pacotes promocionais para Portugal que reservamos pra vocês, do nosso parceiro Zarpo, com até 50% de desconto. Confira!

4o dia

Em um roteiro de 5 dias na ilha da Madeira não poderia faltar curtir uma praia, não é?!

O arquipélago inclui várias ilhas vulcânicas, mas somente duas são habitadas: a de mesmo nome, Madeira, e outra ilha, chamada de Porto Santo. Ela é conhecida bastante como “Ilha Dourada”, devido às suas lindas praias com aquele mar azul turquesa e águas de temperaturas mais quentes, devido à corrente marítima. É possível fazer a visitação por ferry, saindo da Madeira.

Além de belíssimas, suas águas possuem propriedades terapêuticas comprovadas por especialistas, que utilizam da água do mar para tratamentos de talassoterapia.

A única cidade da ilha se chama Vila Baleira e tem uma casinha que também é museu, onde foi recriado o ambiente em que Cristóvão Colombo viveu.

Casa-museu Cristóvão Colombo

Leia também: Férias em Porto Santo (Madeira) – Portugal

5o dia

Um passeio de catamarã pela costa é uma ótima pedida para o último dia de viagem.

A rota se chama Rota dos Fajâs e sai da Marina do Funchal, passando por cenários intocados da ilha localizados na parte sudoeste.

Quem gosta de animais marinhos vai curtir muito este passeio, pois golfinhos, tartarugas e baleias costumam dar as caras por lá. O catamarã faz uma pausa para prática de esportes aquáticos durante o percurso, que chega até um pedaço da ilha chamado Ponta do Pargo.

Este roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira te permite curtir, sem pressa, cada um de seus atrativos. A Ilha não é muito grande, mas tem inúmeros encantos. Aproveite cada pedacinho desse paraíso!

Não deixe de conferir também nossas outras dicas de Portugal já publicadas aqui no blog, 😉

Boa viagem!

Fotos: arquivo do blog Turista Profissional e Turismo da Madeira

guia de lisboa

✈️ Se vai para Portugal, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Roteiro de 1 dia em Galway

Roteiro de 1 dia em Galway, Irlanda (com mapa)

Uma das maiores cidade da Irlanda, Galway fica no extremo oeste da ilha e em …

Sem comentários

  1. Faz anos que vivo me prometendo visitar a Madeira, mas até agora não aconteceu. Adoro essas paisagens montanhosas e a riqueza histórica das ilhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *