Rota dos vinhos na África do Sul

A África do Sul ocupa atualmente um lugar de destaque no ramo de turismo e os motivos vão muito além das belíssimas paisagens e da famosa Table Mountain, conjunto de montanhas em formato de mesa que pode ser visto de vários pontos da região.

O enoturismo – ou o turismo relacionado aos vinhos – tem trazido muitos visitantes ao país, que se localiza no extremo sul do continente africano.

A África do Sul está entre os 10 maiores produtores de vinho do mundo e estima-se que há cerca de 340 vinícolas em todo o país, que tem a Cidade do Cabo (Cape Town) e Johannesburgo como principais cidades.

O clima sul africano faz com que as uvas tenham um sabor que agrada bastante aos brasileiros e é um dos motivos que faz com que os vinhos de lá façam tanto sucesso entre nós.

Rota dos vinhos na África do Sul

Confira como os vinhos da África do Sul se tornaram um dos melhores do mundo.

Vinhos na África do Sul

Rota dos vinhos na África do Sul

Como começou a produção

O primeiro rótulo de vinho da África do Sul é datado de 1659, ou seja, são pelo menos 300 anos de produção da bebida na região, que começou mais precisamente com a chegada dos colonizadores holandeses.

Apesar da bebida já estar sendo produzida por lá há um bom tempo, o país só entrou na rota de exportação de vinho depois que o Apartheid chegou ao fim, em 1994. De lá para cá, a cultura do vinho na África do Sul se fortaleceu no mercado internacional devido à ótima qualidade da bebida.

Há uma boa variedade de uvas, com destaque para a Pinotage, desenvolvida especialmente na região e feita a partir de uma mistura das uvas Pinot Noir e Cinsaut. Uma característica dos vinhos feitos com a Pinotage é o sabor intenso e encorpado.

roteiro dos vinhos na África do Sul

A rota dos vinhos na África do Sul

A Cidade do Cabo é o ponto de partida para as principais vinícolas do país. Cape Town, como é mais conhecida pela população, de nada tem do estereótipo africano, “vendido” ao mundo pela mídia em geral, das savanas e da pobreza extrema. É uma cidade agitada, com belas paisagens urbanas e bastante miscigenada, comumente comparada com o Rio de Janeiro.

Pesquise aqui opções de hospedagem na Cidade do Cabo

A rota dos vinhos pode ser iniciada a cerca de meia hora de carro de Cape Town, e ela oferece uma experiência turística bastante completa, com direito a visitação das vinhas e dos processos de produção, além de degustações que incluem harmonização com queijos e até chocolate!

desgustação de vinhos

As vinícolas mais famosas estão em Stellenbosch, Franchhoek e Paarl.

As vinícolas da África do Sul

A distância da Cidade do Cabo é relativamente curta, então, um bate volta é possível; porém, são tantas coisas para se ver e tantos vinhos para degustar que o conselho é fazer a rota em mais de um dia.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Conheçam um pouco sobre as principais vinícolas da rota dos vinhos da África do Sul.

🍷 Paarl

É na cidade de Paarl, localizada na província de Western Cape, a 60 km da Cidade do Cabo, que encontramos a vinícola Nederburg, porta de entrada da rota dos vinhos na África do Sul.

A visita à vinícola leva o turista a conhecer o museu da Nederburg, os vinhedos, a casa principal (datada de 1800 e com características da época) e as montanhas Drakenstein. Além de, claro, fazer uma degustação da bebida.

vinhos na África do Sul

🍷 Stellenbosch

É a segunda colônia europeia mais antiga do país. Aqui você encontra a primeira adega subterrânea construída no hemisfério sul, a Bergkelder/Fleur Du Cap.

roteiro dos vinhos na África do Sul

Por conta das altas temperaturas do continente africano, a adega foi projetada com o intuito de manter a temperatura ideal da produção de vinhos. O diferencial em Stellenbosch é a harmonização que a adega Bergkelder faz de vinho com sais.

FLEUR DU CAP harmonizacao com sais - Rota dos vinhos na África do Sul

vinícola de Neethlingshof foi onde a primeira mulher começou a produzir vinhos na África do Sul. Maria era esposa de Charles Marais e o casal comprou a fazenda de um alemão em 1788.

Esta vinícola encanta logo na chegada à sua propriedade. São quilômetros de extensão de pinheiros na avenida que leva até a sede do local.

NEETHLINGSHOF vinicolas africa do sul - Rota dos vinhos na África do Sul

A degustação dos vinhos de Neethlingshof incluem cinco tipos de pratos diferentes, a chamada harmonização “Flash Food, Slow Wine Pairing”.

Nas quartas feiras ocorre um festival de música ao final da tarde, o Wednesday Live Music, criando um clima bastante agradável para uma degustação ao ar livre.

E, por fim, temos a vinícola The House Of JC Le Roux, que é a principal fabricante de espumantes da África do Sul. Ela oferece menus especiais de degustação, com 4 ou 5 tipos de vinhos, além da possibilidade de harmonizá-los com iguarias como merengue, fudge, bolinhos, doces, nozes e azeitonas. Não deixe de conhecer, se tiver oportunidade, o elegante restaurante Le Venue, localizado na casa de J.C. Le Roux.

vinhos na África do Sul

🍷 Durbanville

A vinícola Durbanville Hills é a responsável por produzir o vinho de mesmo nome.

A região é uma das mais perto da Cidade do Cabo, ficando a cerca de 20 minutos de lá e com uma vista maravilhosa da Table Mountain. É considerada uma das mais “frias” por conta da proximidade com o mar, que faz com que a brisa influencie na maturação dos vinhos.

DURBANVILLE HILLS vinho na africa do sul - Rota dos vinhos na África do Sul

🍷 Franchhoek

Fundada no século XVII por franceses, a cidade, que também é chamada de o Canto dos Franceses, tem em sua gastronomia uma forte influência de seus colonizadores, levando a harmonização dos vinhos da região a ter uma ótima combinação com gastronomia francesa.

A vinícola Plaisir de Merle, situada na região, oferece diversas variedades de vinhos tintos, brancos e espumantes. O interessante desta vinícola é a possibilidade de degustar os vinhos de acordo com a safra e descobrir as características específicas de acordo com a maturação da bebida.

PLAISIR DE MERLE - Rota dos vinhos na África do Sul

Dicas para quem fizer a rota dos vinhos na África do Sul

A África do Sul foi colonizada por holandeses, alemães, franceses e ingleses. Nas estradas, predominou-se a colonização britânica, ou seja, é mão inglesa.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Apesar das vinícolas estarem situadas próximas a Cape Town, procure fazer a rota dos vinhos com agências, transporte particular ou, então, acompanhado de alguém que não vá beber. Já não basta estar dirigindo na mão inglesa, imagine o resultado disso com o plus da bebida, não é mesmo?

vinhos na africa do sul - Rota dos vinhos na África do Sul

Experimente a hospitalidade dos sul-africanos, aprecie as belas paisagens e usufrua das degustações dos melhores vinhos do mundo, os vinhos da África do Sul!

Boa viagem!

* Texto de Luciana Console
Imagens da assessoria de imprensa

🍷Se curte enoturismo, vai gostar de ler também:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here