Dicas de Joanesburgo, África do Sul: tudo o que você precisa saber

Atualizado em 27/06/2019

Quando se fala em uma viagem para a África do Sul, com certeza você está em busca de dicas de Joanesburgo, que é uma das primeiras cidades que vem à mente, junto com a capital da África do Sul, Cape Town.

Um dos motivos é que Joanesburgo é a maior cidade do país, importante centro cultural e econômico, e também é onde fica o principal aeroporto não só da África do Sul, como de todo o continente africano.

Tanto é que se você estiver indo para qualquer outra cidade do país, muito provavelmente a escala/conexão vai acontecer em Joanesburgo.

Não viaje para Joanesburgo sem um bom seguro viagem

Carinhosamente chamada de Jo’burg pelos locais, a cidade é rica em história, já que foi em Joanesburgo o local da prisão do líder Nelson Mandela.

Muitas das atrações de Joanesburgo, inclusive, têm a ver com este triste episódio do país: o regime de segregação racial do Apartheid.

Portanto, se for à África do Sul, confira as nossas dicas de Joanesburgo:

  • Como chegar a Joanesburgo
  • Documentos necessários para viajar para Joanesburgo
  • Como ir do aeroporto de Joanesburgo para o centro?
  • Como é o clima em Joanesburgo?
  • Melhor época para visitar Joanesburgo
  • Quanto tempo é necessário para conhecer Joanesburgo?
  • O que visitar em Joanesburgo?
  • Onde ficar em Joanesburgo?
  • Compras em Joanesburgo
  • O que e onde comer em Joanesburgo?
  • Preços e melhor maneira de se locomover em Joanesburgo
  • Quais passeios bate e volta de Joanesburgo valem a pena ser feitos?

Dicas de Joanesburgo, África do Sul

Praça Nelson Mandela Joanesburgo

Como chegar a Joanesburgo

O principal aeroporto da África do Sul fica em Joanesburgo e se chama Aeroporto Internacional Oliver Tambo (JNB).

Ele se encontra a cerca de 20 km do centro da cidade e recebe voos do mundo todo.

voos para Joanesburgo diretos do Brasil pelas companhias aéreas South African e Latam; essa é a melhor maneira de se chegar lá, tanto pelo tempo quanto pelo preço.

Outras companhias também fazem o trajeto Brasil-Joanesburgo (geralmente partindo das principais capitais brasileiras) como KLM, Emirates e Turkish, porém tenha em mente que haverá conexões/escalas nos respectivos países de origem das companhias.

Então, encontrar passagem para Joanesburgo não será difícil!

Caso você já esteja na África do Sul, mas em outra cidade, é possível chegar de trem e ônibus, além do avião. As empresas de trem Shosholoza Meyl e The Blue Train ligam a cidade a outras maiores, como Cape Town, por exemplo. De ônibus, Greyhound, Magic Bus e SA Roadlink são algumas das opções.

Documentos necessários para viajar para Joanesburgo

A África do Sul não exige visto para brasileiros que planejam ficar até 90 dias no país; portanto, ao chegar em Joanesburgo, é necessário possuir somente o passaporte com validade de no mínimo um mês após a saída do país.

Agora, um detalhe importante: é preciso levar o comprovante de vacinação contra a Febre Amarela. E ela precisa ter sido tomada no mínimo 10 dias antes do embarque.

Como chegar a Cape Town

Como ir do aeroporto de Joanesburgo para o centro?

Existe a opção de transporte público, principalmente se seu destino for a região de Sandton. Neste caso, o transporte é feito pelo metrô/trem chamado Gautrain, com tarifa que varia de acordo com a distância.

Como o metrô não vai para todos os lugares, é preciso avaliar se vale a pena o esforço de andar com malas e afins. Mas se você verificar que o seu destino fica perto da estação, pode ir com o Gautrain sem problemas, é um ótimo transporte.

A outra opção, também bastante interessante pelo valor e praticidade, é o Uber. Muitas vezes vai ser pequena a diferença pegando uber ou o metrô, dependendo de onde você vai ficar e quantas pessoas estão contigo.

O aeroporto tem wi-fi. Atente-se em pedir que o Uber te busque no andar do Embarque (departure).

moeda sul africana
Logo na saída das malas, no aeroporto, você encontra local para trocar dinheiro

Como é o clima em Joanesburgo?

Pela localização no globo, as estações do ano em Joanesburgo são como no Brasil e, de forma geral, a cidade mantém um clima agradável o ano todo. A temperatura em Joanesburgo é amena o ano inteiro, com algumas variações.

O inverno em Joanesburgo (entre junho e agosto), por exemplo, é bastante ensolarado (não confundir com quente, até porque a cidade fica em um planalto), ou seja, não é um inverno rigoroso. Mas durante a noite a temperatura cai bastante, podendo chegar a mínimas de 5°C. É um período seco, com temperatura máxima em torno de 20°C.

A partir da primavera, as temperaturas vão subindo e a probabilidade de chuvas vai aumentando aos poucos, já que o verão é o tempo mais úmido e com maior quantidade de chuvas.

Além das chuvas frequentes, o verão (durante os meses de dezembro a fevereiro) é também o período mais quente, com a temperatura facilmente atingindo os 30°C.

Como pode ver, o tempo em Joanesburgo possibilita viajar para lá o ano inteiro, em qualquer época.

qual é o clima em Joanesburgo

Melhor época para visitar Joanesburgo

Ao planejar sua viagem para a África do Sul e na busca de suas dicas de Joanesburgo, você deve ter em mente que o verão coincide com as férias escolares, entre dezembro e fevereiro, e é quanto a cidade fica mais cheia de turistas.

Apesar de ser o período do calor, as chuvas quase diárias no final da tarde podem atrapalhar um pouco a viagem.

Uma dica é ir durante o inverno, porque a temperatura de Joanesburgo é mais amena, favorecendo as andanças pela cidade. Outra vantagem do inverno em Joanesburgo é que ele é bastante ensolarado, com a garantia de dias bonitos.

Agora, a cidade é uma metrópole, então há inúmeras atividades que podem ser feitas o ano todo.

Apartheid em Joanesburgo
Monumento em homenagem ao menino Hector, morto baleado na época do apartheid

Quanto tempo é necessário para conhecer Joanesburgo?

O tempo mínimo para tudo o que há para fazer em Joanesburgo é de 2 dias na cidade, mas se você só tiver um dia, aproveite o que for possível mesmo assim!

No entanto, o ideal mesmo são uns 4 dias. Assim dá para curtir com calma as atrações da cidade e ainda aproveitar a gastronomia e a noite, tudo com tranquilidade.

Com esse tempo, dá até para ir a localidades e atrações próximas de Joanesburgo.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

O que fazer em Joanesburgo?

O principal tema que atrai turistas a Joanesburgo é o Nelson Mandela, então muitas das atrações turísticas têm ligação com o líder africano.

Os principais pontos turísticos são:

  • Constitution Hill
  • Apartheid Museum
  • Nelson Mandela Square
  • Top of Africa
  • Gold Reef City
  • Museu da África
  • bairro de Maboneng
  • Soweto
  • Casa do Mandela

Casa de Nelson Mandela

Entradas do museu do Apartheid em Joanesburgo

E o sítio arqueológico Berço da Humanidade (Cradle of Humankind), que fica próximo da cidade, mas é necessário ir de carro. Particularmente foi o lugar que mais gostamos.

Onde ficar em Joanesburgo?

Escolher onde ficar em Joanesburgo é um ponto que merece atenção. Isso porque a cidade é considerada violenta, mais ou menos igual a São Paulo, então há lugares em que não é bom andar sozinho, principalmente durante a noite.

Nesse sentido, já começamos com uma dica de onde se hospedar em Joanesburgo (ou não se hospedar): não fique na região central (CBD). Ela é bem movimentada durante o dia, mas à noite é praticamente vazia e um pouco perigosa.

Sandton é uma das regiões na cidade mais indicadas e famosas entre os turistas e, justamente por isso, é a mais segura. Pode-se andar por lá sem nenhum problema.

É lotada de hospedagens e é, inclusive, o lugar aonde o trem/metrô chega mais rapidinho e direto, saindo do aeroporto. Justamente pela procura, Sandton é um local mais caro, mas é uma boa opção para quem vai ficar pouco tempo na cidade.

Nelson Mandela Square Joanesburgo

Foi exatamente onde nós escolhemos ficar e não nos arrependemos. Inclusive, é no Signature Hotel que a maioria dos brasileiros fica. Ele é um hotel muito bom e tem uma localização extremamente privilegiada, dentro da Mandela Square!

Ah, se quiser este hotel, reserve com antecedência, porque ele é super procurado! A brasileirada acaba com as vagas!

>>> Procure aqui outros hotéis em Joanesburgo: Sandton

Outra região que também tem acesso fácil pelo metrô Gautrain é Rosebank, que fica próximo de Sandton. O bairro é mais residencial, mas com um comércio forte com cafés, restaurantes e lojinhas.

Ainda na mesma área, tem o bairro Melrose, que é mais tranquilo e residencial que Rosebank, mas conta com boa infraestrutura para turistas.

Praça Nelson Mandela Square

Fora do circuito dos bairros citados acima, existe o Randburg, que fica perto do Lion Park e um pouco mais afastado da região turística. A vantagem é que é um bairro mais barato e é um bom bairro para se hospedar, com mais tranquilidade por ser residencial.

Já o Maboneng é interessante para quem gosta de cultura. É um bairro considerado alternativo, cheio de arte nas ruas, cafés, galerias e restaurantes. No entanto, há poucas hospedagens por lá, já que a revitalização da região é algo recente.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Compras em Joanesburgo

A cidade é bem servida no quesito shoppings e centros comerciais, então prepare-se para encher as malas!

Uma das dicas de compras em Joanesburgo é dar um pulo no complexo Melrose Arch, que conta com lojas e também restaurantes.

A Praça Nelson Mandela também é uma região onde você vai encontrar um bom comércio de compras e também gastronômico.

Tem também o shopping Sandton City, um dos mais famosos entre os diversos espalhados pela cidade.

compras em Joanesburgo Shopping Sandton

O que e onde comer em Joanesburgo?

Na capital cultural da África do Sul você vai comer bem e não encontrará dificuldades de se deparar com bons restaurantes, inclusive com comida típica de Joanesburgo.

Um dos mais famosos é o Moyo, especialista em comidas típicas da África do Sul e também em pratos internacionais. O Moyo é uma rede e pode ser encontrado em várias cidades da África do Sul, com restaurantes onde a vivência cultural vai além da comida: o ambiente é decorado com temas locais e até os funcionários se vestem com roupas típicas africanas.

Em relação aos pratos típicos, não deixe de experimentar em Joanesburgo o Umnqgusho, prato preferido de Nelson Mandela, composto por feijão, batatas e o tempero curry.

Aliás, temperos fortes e apimentados são comuns na cidade, já que a culinária asiática é bem presente. Isso porque Joanesburgo é uma cidade multicultural. 

Comida típica de Joanesburgo África do Sul

Você vai encontrar também um pão com recheio de carne ou legumes ao molho curry chamado Bunny Chow e o famoso Biltong, que é uma tira de carne seca, como se fosse um petisco, muito apreciada pelos locais. Tem carnes de vários animais, inclusive de caça.

Não deixe de provar também algum vinho, já que a África do Sul é excelente produtora da bebida. Inclusive, a gente já escreveu aqui sobre a rota dos vinhos na África do Sul.

Nós comemos no Hard Rock Café, que fica na Mandela Square – mas não é de comida típica – e no restaurante Chaf Pozi, que fica embaixo daquelas duas torres características do Soweto. Ali, sim, comemos a comida típica de Joanesburgo e, além disso, tomamos uma cerveja de nome… Soweto!

cerveja soweto de Joanesburgo

Como se locomover em Joanesburgo

O metrô/trem, conhecido como Gautrain, é uma opção interessante caso os lugares que você pretenda ir fiquem próximos às estações.

No entanto, essa questão é um problema também, já que o metrô acessa poucos lugares na cidade. É comum ser necessário pegar um ônibus ou táxi para acessar o metrô e vice e versa. 

Para utilizar o metrô de Joanesburgo, é necessário comprar um cartão recarregável, o “Gautrain Gold Card”.

Outra dica também é que, se você estiver em grupo, o valor final gasto no Gautrain pode ser maior do que pedir um uber.

Sendo assim, uber e táxis são opções bastante utilizadas por turistas como transporte, até mesmo pela questão da segurança. Os táxis em Joanesburgo são chamados de “cab” ou então “meter taxi”. Ah, negocie o valor da corrida antes de embarcar!

Nelson Mandela em Joanesburgo
Nelson Mandela entrando no Museu do Apartheid

Joanesburgo: o que fazer de bate e volta?

Como o Parque Kruger – um dos famosos safáris na África do Sul – fica a cerca de 500 km de Joanesburgo, é meio difícil de se fazer esse passeio em um bate e volta. Geralmente as pessoas pernoitam uma ou duas vezes por lá.

Neste caso, a opção para quem quer conhecer um safári saindo de Joanesburgo é ir ao Parque Nacional Pilanesberg, que fica a cerca de 150 km da cidade.

safari com crianças na Árica do Sul
Uma das nossas dicas de Joanesburgo é fazer o passeio a Pilanesberg

Foi, por exemplo, o que nós fizemos e contamos no post Safári na África do Sul com crianças.

Nós fomos com um guia português, muito simpático, e em carro privativo. O nome dele é Alex e você pode ver aqui: safári na África do Sul em Português.

Perto de Joanesburgo também se encontra a cidade de Pretória, que é uma das capitais da África do Sul.

Além disso, existe um resort pertinho de Pilanesberg, que se chama Sun City, super famoso e que já foi até cenário de filmes americanos.

Veja mais passeios em Joanesburgo bate-e-volta.

 

Como vê, Joanesburgo é cheia de surpresas e uma cidade que vale a pena explorar, especialmente se você se interessa pela história da África do Sul.

Leia também o nosso post onde contamos como foi a nossa excursão de um dia em Joanesburgo, passando pelos principais pontos turísticos da cidade.

Gostou das nossas dicas de Joanesburgo?

Ah, e não deixe de ler também todas as dicas da África do Sul que já escrevemos aqui no blog.

=> Leia mais: O que fazer em Cape Town

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here