O que fazer em Cape Town, África do Sul

Localizado entre o oceano e as montanhas, com um grande Parque Nacional no coração da cidade, não há lugar como Cape Town (Cidade do Cabo), África do Sul.

Também conhecida como “Cidade Mãe”, Cape Town é a cidade mais antiga da África do Sul e tem uma herança cultural que abrange mais de 300 anos.

Inúmeros pontos turísticos, com atividade para todos os gostos, não vão te deixar sem ter o que fazer em Cape Town.

Veja aqui e se apaixone – como nós nos apaixonamos – por Cape Town!

=> Economia: Seguro viagem mais barato (como comprar com desconto)

O que fazer em Cape Town

o que ver na Cidade do Cabo

Table Mountain

A Table Mountain é, com certeza, o maior ícone da Cidade do Cabo, dominando a paisagem da cidade de diversos pontos. E é ainda uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo, sabia?!

A “Montanha da Mesa” é uma montanha com 1084 metros de altitude, de cume totalmente plano e de onde se pode ter uma vista privilegiada de Cape Town.

Pode-se subir de teleférico (cuja cabine gira 360º) ou mesmo por uma trilha, para os mais aventureiros.

Ela faz parte do Parque Nacional Table Mountain, reserva natural de rica diversidade de vida vegetal e animal e que abrange, ainda, o Cabo da Boa Esperança, Boulders Beach, Silvermine, Signal Hill.

 

Atenção: por conta dos fortes ventos que há na região, muitas vezes o acesso ao seu topo fica fechado por dias; por isso, antes de ir até lá, verifique no site oficial se ela está aberta ou não. E não se iluda com um dia de sol e céu azul, achando que está tudo ok, porque se estiver ventando forte lá no alto da montanha, eles fecham mesmo.

Foi o que aconteceu no dias em que estivemos lá. Subimos até sua base duas vezes: em uma das vezes, fecharam sem previsão de reabertura; na outra, até estava aberta, mas as filas eram tão gigantescas que desistimos.

Então, aqui vai outra dica: compre sua subida com antecedência!

  • Endereço: Tafelberg Rd, Gardens, Cape Town, 8001
  • Como chegar: da para ir de carro alugado, de ônibus gratuito – que sai do ponto “Lower Tafelberg Road” -, de ônibus Hop-on-hop-off, de táxi ou de uber.
  • Funcionamento: de manhã: das 8h30 às 13h | à tarde: das 13h até fechar.
  • Custo: 330 Rand (ida e volta, adulto, pela manhã) | 290 Rand (ida e volta, adulto, à tarde). Crianças de 4 a 17 anos – 165 e 145 Rand, respectivamente.
  • Site: https://www.tablemountain.net/
Table mountain em Cae Town
A famosa Table Mountain ao fundo

Leia também: 15 dicas de Cape Town: tudo o que você precisa saber!

Signal Hill

O Signal Hill Cape Town é uma colina com o topo plano que fica ao lado da Lion’s Head, fazendo parte da Table Mountain Park.

É nesse local que o famoso Noon Gun, um tiro de canhão que se ouve em quase toda a cidade, é disparado de segunda a sábado, às 12h em ponto.

É também onde você pode desfrutar de algumas das melhores vistas da cidade, voar em aviões modelo, experimentar parapente ou simplesmente curtir um pouco da natureza.

Reza a lenda que de lá se tem a melhor vista do pôr do sol e, inclusive, aquele ônibus Hop-on-hop-off têm uma rota no fim da tarde só para levar os turistas até o topo de Signal Hill. E ainda fica lá esperando o sol descer para trazer a galera de volta.

Muita gente costuma ir e levar coisinhas para fazer um piquenique. Leve também um casaquinho, porque mesmo no verão costuma fazer um friozinho lá em cima nesse horário.

  • Endereço: rua Signal Hill
  • Como chegar: pela rua Camps Bay, acesse a rua Signal Hill
  • Horário: Livre
  • Custo: Gratuito

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 210 países, e de voz para EUA, México, Canadá e Europa. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe o frete grátis

COMPRE SEU CHIP AQUI!

 

Praia Camps Bay

É uma das praias mais bonitas e visitadas da Cidade do Cabo. Camps Bay é local para se apreciar o pôr do sol, pois pode-se ver o oceano limpo entre o Lions Head e a Table Mountain… mas entrar na água… hum, difícil, pois ela é supergelada!

Ela é considerada, desde 2008, uma Praia Bandeira Azul.

Em frente à praia, encontramos o centro turístico de Camps Bay, com vários hotéis, restaurantes e lojas. É lá que fica o Hard Rock Cafe de Cape Town. Como vocês sabem, a gente adora e vai a todos! 😁

o que fazer na Cidade do Cabo

Esse é um passeio para curtir com calma, andar pelo calçadão, sentar em um daqueles barzinhos, tomar um sorvete…

Outra praia que fica ali do lado e também vale a pena visitar é Clifton Beach, com características bem parecidas.

  • Endereço: Victoria Road
  • Como chegar: chega-se com os ônibus 107 ou 106.

Praia Camps Bay

V&A Waterfront

O V&A Waterfront é um empreendimento de uso misto que inclui propriedades residenciais e comerciais, hotéis, lojas de varejo, restaurantes, lazer e entretenimento.

É uma da regiões mais charmosas da cidade, na minha opinião, ainda que seja muito turística.

É de lá que sai o barco para Robben Island, é onde ficam o Aquário Two Oceans, a Roda Gigante de Cape Town, aquela moldura amarela com a Table Mountain ao fundo (a primeira foto deste texto); há também muitas apresentações de dança e de música no local. É um lugar muito alegre!

Abrangendo 123 hectares, é um espaço onde você pode trabalhar, viver, comer e se divertir.

  • Endereço: Rodovia Dock
  • Horário: 09h às 21h

Waterfront Cape Town

 => Pesquise aqui opções de hospedagem em Cape Town <=

Aquário Two Oceans

Mergulhe nas maravilhas de uns dos aquários mais bonitos do mundo. Visite exposições e aprenda sobre a vida marinha.

Localizado em pleno Waterfront, ele reúne espécies dos oceanos Atlântico e Índico, por isso o seu nome é “Two Oceans”.

Há horários em que é possível ver a alimentação dos animais. Veja no site oficial a hora certinha e programe-se para estar lá nesse horário.

  • Endereço: Rodovia Dock – Waterfront
  • Como chegar: pelo ônibus 104, parando no ponto Cape Town Aquarium 2
  • Horário: 9h30 às 18h00
  • Custo: Adulto – 185 Rand (50 reais) / Crianças de 4 a 13 anos – 90 Rand (25 reais).

Aquário da Cidade do Cabo

Robben Island

Outra das principais dicas de Cape Town é visitar a Robben Island.

Olhando para o mar, a Ilha Robben se destaca no horizonte. Do mesmo modo, lá da ilha tem-se uma vista privilegiada da Cidade do Cabo e do conjunto de montanhas com a Table Mountain dominando o horizonte.

Table mountain vista da Robben Island

Ela é especialmente conhecida pelo seu presídio de presos políticos. Foi o presídio onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos.

A visita, no total, dura cerca de 4 horas (tempo de ir e voltar, visitar a ilha e o presídio) e é toda guiada por um ex-preso. Eu gostei muito de ter feito.

Como é um passeio bem concorrido, dificilmente você conseguirá ingresso comprando na hora. Vá de véspera ou compre online, para garantir dia e horário desejado.

  • Horário: 09h/ 11h/ 13h
  • Custo: Adulto – 360 Rand (100 reais); crianças e menores de 18 anos – 200 Rand (55 reais).
O que fazer em Cape Town - visitar a cela do Nelson Mandela
Cela onde Nelson Mandela esteve preso

Estádio da Copa do Mundo

O Estádio Cape Town foi construído para a Copa do Mundo de 2010.

Incialmente ele era conhecido como Estádio Green Point, que era o nome do estádio anterior e é o bairro onde se localiza, e esse nome também era usado com frequência durante a cobertura da mídia na Copa do Mundo.

Ele chama bastante a atenção. Fica na beira da praia e tem uma enorme área de lazer em volta, onde muita gente vai caminhar ou correr.

Nós não fomos, mas existem visitas guiadas ao estádio duas vezes por semana. Se quiser fazer, reserve com antecedência pelo site oficial.

estadio de futebol da cidade do cabo
Como não somos tão fanáticos assim por futebol, só passamos por ele, de carro…

Bo Kaap

Situado perto da montanha Signal Hill, na periferia do centro da cidade. Apesar de um bairro lindo, ele tem uma história incrível e um início de sofrimento.

Anteriormente conhecido como Malay Quarter, as origens de Bo-Kaap remontam à década de 1760, quando numerosos “huurhuisjes” (casas de aluguel) foram construídos e alugados para escravos.

Essas pessoas eram conhecidas como Cape Malays e foram trazidas da Malásia, Indonésia, Índia, Sri Lanka e de diversas partes da África para trabalhar no Cabo.

Turista Profissional na África do Sul

Por volta de 1844, islâmicos e muçulmanos chegaram e construíram muitas mesquitas no local. Hoje é conhecido como um bairro muçulmano, pois 90% das famílias que moram ali têm o islamismo como religião.

O bairro hoje é Patrimônio Nacional e é uma atração turística da cidade, com TODAS as suas casas supercoloridas. Muitas casas são monumentos datados de 1750!

  • Como chegar: ele está próximo ao centro da cidade, de onde você chega pela rua Whale.
Bo Kaap em Cidade do Cabo
Casinhas coloridas na região de Bo Kaap, um bairro muçulmano em Cape Town.

Jardim Botânico Kirstenbosch

Considerado um dos maiores jardins botânicos do mundo; antes, não passava de uma terra em ruínas, invadida por porcos.

Em 1913, um botânico chamado Harold Pearson decidiu transformar a terra em um jardim botânico dedicado à flora nativa do país.

Hoje, contém mais de 7000 espécies de plantas da África Austral. A Quinta Kirstenbosch, com 528 hectares (que inclui o Jardim), pertence à Região Florística do Cabo, Patrimônio Mundial da UNESCO.

  • Endereço: Rua Rhodes 7735
  • Como chegar: acessar a rua Rhodes através da rua Southern Cross.
  • Horário: de setembro a março, das 8h às 19h | de abril a agosto, das 8h às 18h.
  • Custo: 70 Rands

o que fazer na Cidade do Cabo Jardim Botânico

Castelo da Boa Esperança

O edifício colonial mais antigo da África do Sul, o Castelo da Boa Esperança, é uma fortaleza pentagonal construída por colonizadores holandeses no século XVII.

Uma excursão pelos dois museus do Castelo e por seus amplos jardins oferece uma visão fascinante do passado militar e cultural da Cidade do Cabo.

A visita tanto pode ser guiada quanto feita de forma independente. Optamos pela segunda maneira, ainda que depois tenhamos sentido falta de algumas informações.

  • Endereço: Rua Darling St & Buitenkant St, 8001
  • Funcionamento: 9h30 às 16h
  • Custo: Adulto – 50 Rand (14 Reais) / Criança – 25 Rand (7 Reais).

O que fazer em Cape Town - Castelo da Boa Esperança

Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking?
Deixa na mão da Resolvvi, que eles resolvem!

Clica aqui e veja como a Resolvvi funciona!

Long Street

Uma dica de o que fazer em Cape Town é visitar a Long Street.

Durante o dia, a rua é repleta de pessoas que visitam as interessantes lojas e cafés que se alinham na rua, e, quando o sol se põe atrás da montanha, a atividade se intensifica em torno dos muitos restaurantes, bares e clubes.

Não deixe de visitar a feirinha que há na Greenmarket Square. Quem gosta de artesanato e produtos étnicos vai enlouquecer. Só para você ter uma ideia, tive que comprar ali mesmo uma mala extra para conseguir levar as coisas para o hotel, rsrs.

Eu coleciono máscaras, então imagina me deparar com váriaaaaaas barraquinhas cheias de máscaras de tudo quanto é canto da África??? Fiquei doida e trouxe logo 3, além de esculturas, telas e diversos souvenirs. Os preços são bem negociáveis e acessíveis, de modo geral.

compras na Cidade do Cabo

Vinícolas em Constancia

Pertinho do centro de Cape Town, há uma região chamada Constancia. Ela tem várias vinícolas abertas à visitação, inclusive a mais antiga do país – a Groot Constantia -, que foi a que visitamos.

=> Leia mais: Rota dos vinhos na África do Sul

vinícolas da Cidade do Cabo

Boa parte dos nossos passeios na cidade nós fizemos ou de uber ou usando ônibus Hop-on-hop-off, que tem uma rota só para essa parte das vinícolas de Cape Town.

O lugar é muito bonito e não se paga nada para visitá-lo, a não ser que você queira fazer o tour com degustação, que, nesse caso, custa 105 Rand (R$25).

+++ Veja aqui opções de tours especializados em vinho na região de Cape Town +++

vinícola em Cape Town

Praia Hout Bay

Um dos pontos turísticos mais visitados de Cape Town é uma das vilas de pescadores no sul da cidade, que se chama orgulhosamente de “Republic of Hout Bay”. É de lá que partem os passeios para ver as focas, que ficam numas pequenas ilhas ali perto.

Essa é a primeira parada dos passeios de um dia que vão para o Cabo da Boa Esperança e Boulders Beach. O passeio de barco era opcional, mas nós fizemos, claro! Durou uns 40 minutos e as meninas adoraram.

passeio na Hout Bay Cidade do Cabo

É ali que tem início uma das famosas rotas cênicas da África do Sul, a Chapmans Peak, com 9km e 114 curvas. Ela fica à beira mar e tem vários mirantes sob seus penhascos. É linda!

Caso não vá fazer o tour de um dia inteiro, uma das rotas do ônibus Hop-on-hop-off faz uma parada lá; aliás, eu acho que é um serviço que vale muito a penas usar em Cape Town, porque ele cobre todas as atrações da cidade.

  • Endereço: Baía de Hout
  • Como chegar: de ônibus número 108, parando no ponto Cape Town nothshore 1.

focas em Hout Bay Cidade do Cabo

Cabo da Boa Esperança

É um dos principais destinos turísticos da África do Sul, rico em patrimônio cultural e natural, além do famoso encontro entre os dois oceanos.

No passeio, fomos ao Centro de Visitantes de Buffelsfontein, vimos diversas plantas e animais característicos (lembrando que ali é uma Reserva Natural de Cape Point) e vimos os faróis que foram colocados no ponto mais a sudoeste da África para proteger as embarcações.

Um deles pode ser visitado. Fica bem no alto de uma colina e tem uma vista incrível. Para chegar lá, pode-se encarar a subida a pé ou pode-se pegar o funicular Flying Dutchman, mais uma subidinha de escada.

Passeio ao Cabo da Boa Esperança
Vista do alto do Farol

Depois, seguimos para a grande atração: o Cabo da Boa Esperança. Prepare-se para entrar numa “filinha básica” para conseguir tirar essa foto, rsrs.

Cabo da Boa Esperança

Existem diversas excursões que vão até lá, casadas com a Praia dos Pinguins (Boulders Beach, descrita mais adiante).

Boulders Beach

Essa foi a atração que mais fez sucesso com as nossas filhas, e não era para menos. Imagina uma praia lotada de pinguins?! É exatamente isso!

O que fazer em Cape Town com crianças

Pinguins - Cidade do Cabo

Você tem que passar por uma espécie de portaria (e pagar, claro!) e depois segue por uma passarela de madeira até a praia, onde há centenas deles.

Não podemos tocar neles, obviamente, até porque estamos na passarela e eles na areia, mas eles ficam bem pertinho. Muito fofos!

Esse passeio é feito junto com o Cabo da Boa Esperança, no tour de um dia que sai da Cidade do Cabo. Nós fizemos e achei que valeu bastante a pena.

O que fazer em Cape Town - Boulders Beach

Nós não fizemos, mas vi que há uma outra entrada (paga também) ali do lado, na Foxy Beach, em que se tem acesso à praia e onde é possível nadar ao lados dos pinguins. Não sei se acho esse contato muito legal para eles – mas, enfim, é uma opção de passeio.

Nós não fizemos essa atividade, mas deixo aqui o vídeo do pessoal do Em Algum Lugar do Mundo: eles fizeram e mostram para a gente!

Até aqui, dei só uma amostra de como há o que fazer em Cape Town. A cidade é uma lindeza e é cheia de atrações. Ficamos lá durante cinco dias, e olha… já estamos doidos para voltar.

Espero que você goste também!

Boa viagem!

Mais dicas de viagem para a África do Sul:

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelSeguro viagem
chios de internetingressos e passeios
passagens aéreas mais baratas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here