15 dicas de Cape Town: tudo o que você precisa saber!

Atualizado em 27/06/2019

Veja aqui dicas de Cape Town. Muito comparada com o Rio de Janeiro por conta do clima praieiro da cidade, o destino sul-africano é disputado por brasileiros e estrangeiros de todo o mundo. A cidade é cercada por uma cadeia de montanhas, com destaque para a Table Mountain, uma das maravilhas do mundo.

A região também tem sua parte na história durante o Apartheid, regime de segregação racial que tomou a África do Sul. Nelson Mandela figura como o principal líder na luta contra tal regime.

Séculos antes, também foi importante na época das grandes navegações, por conta da localização geográfica responsável por ligar os navios que partiam da Europa às Índias.

A diversidade cultural, as praias, as montanhas e os ótimos vinhos são alguns dos atrativos da Cidade do Cabo, no extremo sul do continente africano.

Confira com a gente as dicas de Cape Town e organize sua viagem!

Dicas de Cape Town

Dicas de cape town

Como chegar a Cape Town?

Por ser a cidade mais turística da África do Sul, Cape Town possui um grande aeroporto. Porém, infelizmente, não há voos diretos do Brasil.

Geralmente a chegada acontece em Joanesburgo, que tem o aeroporto mais movimentado da África, se você voar pelas companhias aéreas LATAM e South African Airlines. Feita a conexão, chega-se a Cape Town em cerca de duas horas.

Caso voe por companhias europeias, a conexão será no Velho Continente antes de seguir para Cape Town.

Agora, se você está em outra cidade da África do Sul e quer adicionar Cape Town no seu roteiro, mas sem utilizar avião na locomoção, também dá. Há diversas empresas de ônibus de qualidade que fazem os trajetos até lá.

Como chegar a Cape Town

Como ir do aeroporto de Cape Town ao centro da cidade?

O aeroporto fica a cerca de 20 km do centro da cidade e é possível utilizar o transporte público, porém não é das maiores qualidades.

Os serviços de transfer e táxis acabam sendo as melhores opções. Há diversas empresas logo na saída do terminal do aeroporto e é possível ver preços e fechar na hora. Negocie sempre, principalmente com os taxistas, que vão querer cobrar mais caro dos turistas.

Outra boa opção é o Uber, que funciona muito bem na cidade. Preste atenção nas áreas de embarque do Uber. Veja no seu app para onde ele vai te enviar.

sair do aeroporto de cape town

como sair do aeroporto de cape town

Documentos necessários para viajar para Cape Town

Para brasileiros entrarem na África do Sul não é preciso visto, mas é necessário ter em mãos passaporte válido por no mínimo 1 mês a partir da data de regresso da viagem. A permissão para ficar no país é de até 90 dias.

Além disso, a vacina da febre amarela é necessária, portanto leve a comprovação com você.

=> Economia: Seguro Viagem mais barato para a África do Sul (com desconto)

Table mountain em Cae Town
A famosa Table Mountain ao fundo

Que moeda levar para Cape Town?

A moeda que opera na África do Sul é a moeda sul-africana chamada de Rand. É possível trocar no Brasil e já chegar em Cape Town com a moeda do país, mas não é necessário (principalmente porque é mais difícil de ser encontrada aqui).

Muitas casas de câmbio de Cape Town aceitam reais e, se você quiser garantir muito a troca, leve dólares e está tudo certo.

Pesquise bem o câmbio no centro da cidade antes de trocar. Evite fazer isso no aeroporto ou troque ali somente o necessário para depois trocar em maior quantidade.

moeda sul africana
Logo na saída das malas, no aeroporto, você encontra local para trocar dinheiro

Como é o clima de Cape Town?

Engana-se quem pensa que só porque Cape Town fica na África você vai se deparar com um calor forte o ano todo. Durante o verão, as temperaturas chegam aos 30 graus e o céu azul e ensolarado é constante, mas no inverno chove bastante e a temperatura pode cair para até 8 graus durante a noite.

O clima é mediterrâneo, com estações do ano bem definidas, e segue o padrão brasileiro: verão no final do ano e inverno em meados de julho.

Por se encontrar bem na pontinha sul do continente, Cape Town é uma cidade onde o vento é constante. A água do mar, inclusive, é sempre gelada! 

Praia em Cape Town

Melhor época para visitar Cape Town

A baixa temporada é sempre melhor, por conta dos preços mais acessíveis e a cidade menos abarrotada de turistas.

Porém, é no verão (dezembro a março), que acontecem as maiores festividades e o clima está mais quente, e é quando Cape Town está no auge do turismo.

A primavera, que é de setembro a novembro, é uma opção boa para pegar o clima legal e fugir um pouco da muvuca. O outono entra nesse caso também e pode ser uma boa pedida.

O inverno também oferece sua vantagem: por conta da temperatura mais amena, fica bastante agradável fazer passeios ao ar livre. Você não morrerá de calor nas suas andanças!

Em resumo, é uma cidade boa de visitar praticamente o ano todo.

Parte do litoral de Cape Town
Parte do lindo litoral de Cape Town

Quanto tempo é necessário para visitar Cape Town?

Uma das nossas dicas de Cape Town é ficar no mínimo 3 dias na cidade. É um tempo ok para conhecer os principais pontos turísticos e ter ideia de como é linda essa cidade na África do Sul!

Mas, se puder, fique uns 7 dias e aproveite o que ela tem a oferecer (e tem bastante!); você pode também de fazê-la de base para uma série de passeios em seus arredores, pois há muitas opções.

Vista da table Mountain
Parte da vista da Teble Mountain

O que fazer em Cape Town?

Alguns dos principais pontos turísticos de Cape Town são:

  • Table Mountain,
  • Praia Camps Bay,
  • Aquário Two Oceans,
  • V&A Waterfront,
  • Estádio da Copa,
  • Bo Kaap,
  • Signal Hill,
  • Robben Island,
  • Jardim Botânico Kirstenbosch,
  • Praia Hout Bay,
  • Castelo da Boa Esperança,
  • Bater perna na Long Street.

=> Leia mais: O que fazer em Cape Town

Bo Kaap em Cidade do Cabo
Casinhas coloridas na região de Bo Kaap, um bairro muçulmano em Cape Town.

Já nos arredores da Cidade do Cabo você tem:

  • Cabo da Boa Esperança,
  • Praia dos Pinguins,
  • Vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek
  • Safári Buffelsfontein

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Onde ficar em Cape Town?

É interessante observar qual o seu estilo de viagem e o seu roteiro em Cape Town, para poder decidir melhor onde ficar na cidade. Então, outra das nossas dicas de Cape Town é, antes de escolher a acomodação, definir quais serão seus objetivos na cidade, para saber o melhor lugar para ficar.

Waterfront é um dos bairros mais famosos e recomendados de Cape Town, porém os preços das acomodações são mais altos. A região fica no porto de Cape Town, é bem servida de restaurantes e alta gastronomia e permite que se conheça a região toda a pé, já que tudo fica pertinho. É bem servida de transporte público também, o que facilita a ida para outras áreas da cidade.

Próximo de Waterfront fica Green Point e, em seguida, Sea Point. São regiões também à beira-mar, que contam com acomodações mais baratas que o Waterfront e boas opções de comércio. Além disso, a proximidade com a vizinha turística facilita os passeios e faz dos bairros boas opções.

onde ficar em cape town
Vista do nosso apartamento em Green Point, Cape Town

Outra dica de onde ficar em Cape Town é a região central, e a recomendação é ficar próximo da Long Street, ótima para quem busca agito, bares, restaurantes e baladas por um preço bom. No entanto, saindo um pouco da Long Street as ruas ficam mais desertas, então procure não fugir muito dela.

Camps Bay é onde fica uma das praias mais famosas de Cape Town. Bastante procurada por turistas, fica mais afastada do centro. Bem servida de comércio, é também um pouco mais cara, justamente pela procura.

Observatory é um bairro que fica a cerca de 10 minutos do centro e é cheio de hostels e acomodações com preços mais acessíveis. A universidade no bairro também faz com que seja opção interessante para jovens.

E Waterkant, com muitas opções de restaurantes, é a área preferida entre a comunidade gay.

=> Na nossa temporada lá, nós alugamos um apartamento em Green Point, o Inverness. Muito bem localizado, achamos que foi um ótimo apartamento e que pagamos um preço justo. Valeu a pena.

apartamento em cape town
Nosso apartamento em Cape Town

O que comer em Cape Town?

Em uma cidade litorânea, a oferta de frutos do mar geralmente é grande, e Cape Town segue a lógica. Aproveite para se deliciar com camarões, ostras, peixes e lagostas fresquinhas nos diversos restaurantes espalhados pela cidade.

Por ser uma cidade multicultural e bastante turística, você não vai ter dificuldades de encontrar diversos tipos de comida, principalmente se der um pulo no Food Market, o “mercadão” de Cape Town. Lá é possível, além de abastecer sua despensa, fazer refeições que vão desde lanche até pratos completos! Carnes, aves, massas, hambúrgueres… tudo isso você encontra em Cape Town.

Agora, estando na África, procure experimentar a comida local, que geralmente é forte e apimentada. Uma das dicas é entrar em algum (ou alguns!) dos diversos restaurantes típicos de comida africana espalhados por Cape Town.

comida em Cape Town

É muito comum encontrar ofertas de pratos à base de carne de caça – geralmente animais criados para esse fim – como avestruz, crocodilo, veados e outros.

Fora isso, você vai ver muito à venda um petisco de carne seca chamado Biltong. Geralmente feito com carne de grandes antílopes, ele é muito consumido pelos habitantes como um tira-gosto ou petisco.

Um prato típico interessante de se provar é o Umgqusho, preferido do líder sul-africano Mandela. Ele é feito de milho e feijão e é típico da cultura Xhosa.

Em relação à bebida, não deixe de provar algum vinho, já que a África do Sul é conhecida pelos excelentes rótulos. Se você gostar e quiser, pode até fazer um passeio pela rota dos vinhos na África do Sul.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Preços e melhor maneira para se locomover em Cape Town

O transporte público funciona em Cape Town, mas é alvo de bastantes críticas. É composto pelos ônibus MyCiti e pelos trens.

Para usar o transporte, é preciso comprar um cartão recarregável em lojas de conveniência ou no aeroporto, pois os motoristas não aceitam dinheiro. O valor da passagem varia de acordo com o tipo de cartão. Há várias opções como diária, semanal, mensal, com e sem trajeto ao aeroporto, enfim…

O valor de uma tarifa única é de ZAR 30,00. A tarifa é cobrada de acordo com a distância percorrida, então é preciso validar o cartão na entrada e também no desembarque, para não ser cobrada a tarifa cheia.

Transporte de Cape Town"

Até dá para usar o transporte público, mas a questão é que ele não atende todas as partes da cidade.

Já o Uber é barato e muito usado por turistas, como foi o nosso caso. Alugar um carro também é uma opção interessante, só não se esqueça de que Cape Town funciona na mão inglesa! Fora isso, os “pés” são outra boa opção, dependendo de onde você ficar.

A bicicleta também é uma maneira bacana de conhecer Cape Town. São várias locadoras espalhadas pela cidade.

Além disso, ainda há a opção do City Sightseeing, o ônibus turístico Hop on, hop off. Isso porque ele funciona no esquema de embarque e desembarque livre, ou seja, você paga um valor (para um dia, dois ou três) e sobe e desce quantas vezes quiser, nos principais pontos turísticos de Cape Town. O valor mais barato é de ZAR 200. Nós usamos por dois dias.

ônibus em cape town

Compras em Cape Town

A moeda sul-africana (Rand) é desvalorizada em relação ao Real Brasileiro; dessa forma, fazer compras pode ser interessante. Mas, apesar de o real valer mais, o custo de vida em Cape Town é alto, então o barato não é tão barato assim. É uma grande cidade turística e ainda por cima litorânea; por essa razão, apesar do câmbio que nos favorece, não dá para fazer muita festa.

Entre as dicas de compras em Cape Town está a região turística do Waterfront, que é um dos melhores locais da Cidade do Cabo para compras. Com o shopping Victoria Wharf na região, você encontra lojas famosas, como a Adidas, por exemplo.

Compras em Cape Town Waterfront

A Long Street, no centro de Cape Town, é mais um dos locais com bastante comércio e lojas interessantes para compras, principalmente souvenirs.

O shopping Canal Walk e Old Biscuit Mill (somente aos sábados) também são outros lugares indicados para compras em Cape Town.

Quem prefere compras mais artísticas pode ir ao Craft Market, que vende produtos artesanais.

Artesanato africano em Cidade do Cabo
Colecionador / Vendedor de máscaras em feira de artesanato – de quem compramos 3 belíssimas máscaras africanas

Quais são as melhores praias de Cape Town?

A primeira da lista e a mais badalada praia de Cape Town é a Camps Bay. De facílimo acesso, bem servida de comércio e com um pôr do sol lindo! Você não pode deixar de visitá-la!

Clifton Beach também entra na lista. Ela, na verdade, é dividida em várias praias menores, separadas por rochas e nomeadas por números.

Llandudno Beach é uma opção com menos agito, já que fica dentro de uma área residencial.

Tem também a praia Muizenberg, bastante conhecida por conta das famosas casinhas coloridas dos pescadores. Elas são atração turística na praia, que é indicada para quem curte esportes como o surf.

Melhores praias em Cape Town

Vinícolas perto de Cape Town

A região de Cape Town é também conhecida pelas suas vinícolas. Há até um turismo próprio para isso, que se chama enoturismo.

O bacana é que não é preciso ir muito longe para conhecer algumas delas: a mais antiga, Constantia, por exemplo, fica a 20 minutos do centro de Cape Town. Lá você consegue fazer um tour pela adega, comer nos restaurantes da vinícola e degustar os vinhos. 

Já um pouco mais longe, mas ainda perto o suficiente, fica a cidade de Stellenbosch, a 50km de Cape Town, onde fica a maior região vinícola da África do Sul, a Região Vinícola do Cabo.

Veja as rotas dos ônibus Hop on Hop off, porque uma delas é uma rota vinícola, que passa por três importantes fazendas produtoras de vinho da cidade.

produção de vinhos da África do Sul
Uma parte da plantação em uma das vinícolas que visitamos

Quais são os melhores passeios bate e volta a partir de Cape Town?

Sem sombra de dúvidas, não deixe de ir até o Cabo da Boa Esperança, que fica a cerca de 50 km ao sul de Cape Town. A região é muito famosa nas histórias das grandes navegações pelo mundo rumo às Índias, um local difícil de transpassar à época por conta das tormentas. A formação rochosa proporciona uma linda vista!

A Boulders Beach também é outro passeio próximo de Cape Town que é interessante de se fazer. Isso porque é uma praia com pinguins! Isso mesmo, é uma praia onde fica uma colônia de pinguins. Muitos! O objetivo ali é somente ver os pinguins mesmo, já que não é permitido “usar” a praia de forma normal.

Praia dos pinguins em Cape Town

Outro lugar interessante para um bate e volta é a Robben Island. Essa ilha fica a cerca de 11 km de Cape Town e é tombada como Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Isso porque foi lá onde Nelson Mandela esteve preso grande parte da sua vida. Atualmente, a ilha funciona como um museu, mantendo viva a história do Apartheid.

+++ Veja alguns passeios que você pode fazer por Cape Town.

 

Então, gostou das nossas dicas de Cape Town?

Já ficou com vontade de ir à África do Sul? Nós estamos com vontade de voltar!

Boa viagem!

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here