Vacina da Febre Amarela: o que é preciso para viajar?

Hoje em dia está um alarde por conta da Febre Amarela, especialmente para quem está viajando. Existem muitas dúvidas, mas uma regra, na minha opinião, é clara e simples: quem viaja TEM que ter a vacina da Febre Amarela.

É claro que nem todos os países do mundo pedem a vacina, mas, acredite, se você viaja bastante ou se quer viajar, você vai passar por algum que peça.

Então, é bom que você esteja com a vacina da febre amarela em dia e, ao mesmo tempo, com o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp).

Pra sanar algumas dúvidas, neste post vamos listar os países que exigem a vacina da febre amarela e como conseguir o Certificado Internacional.

Vamos às dicas e, se você tiver mais dúvidas que não tiverem sido completadas aqui, não hesite em postar nos comentários!

☛ Leia também: Seguro viagem mais barato (como conseguir e com desconto)

Países que exigem vacina da Febre Amarela

Em todo o mundo, mais de uma centena de países exigem o comprovante de que você está vacinado contra a febre amarela. Este comprovante é apresentado à imigração do país de destino por meio do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

A maioria dos países que exigem a vacina é da América do Sul, América Central, África, Ásia e Oriente Médio.

No Brasil, os casos da doença estão concentrados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Mas, mesmo assim, é bom se precaver, especialmente se você vai viajar. Por conta do recente surto da doença por estas bandas, alguns países passaram a cobrar somente do Brasil o certificado. Triste, não?

Quando fomos recentemente à Ásia, mais especificamente para a Tailândia, eu, Declev, brasileiro, precisei mostrar meu certificado e preencher um formulário. Ana Catarina e a nossa TuristaProfBaby, como entraram com seus passaportes portugueses, não precisaram – mesmo morando aqui no Brasil. Se fosse o caso de cobrarem, as duas também têm o certificado.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


A lista de países que exigem o CIVP é variável, pois muda de acordo com as regras de cada um, a um determinado momento. Para ter sempre a posição atualizada do seu país de destino, verifique no portal da ANVISA. Abaixo, você tem um link direto pra ver a situação do país de destino:

Mas, como dissemos, se você é um viajante frequente, tome a vacina e já faça o seu certificado. Assim, você estará sempre prevenido.

febre amarela

Lista de países que exigem vacina contra febre amarela

Alguns países exigem a vacina apenas de viajantes que vivam ou que tenham passado por países que têm o risco da doença; outros, exigem de todos os turistas. Não faço a distinção aqui, porque o Brasil É um país de risco, então…

  • Afeganistão, África do Sul, Albânia, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Antígua e Barbuda, Austrália,
  • Bahamas, Bahrein, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Burundi, Butão, Bolívia, Bonaire, Botsuana, Brunei, Burkina Faso,
  • Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Congo, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, Curaçao,
  • Djibouti, Dominica,
  • Egito, El Salvador, Equador, Eritreia, Etiópia,
  • Fiji, Filipinas,
  • Gabão, Gâmbia, Gana, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiana Francesa, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Guiana,
  • Haiti, Honduras,
  • Ilhas Pitcairn, Ilhas Salomão, Índia, Indonésia, Irã, Iraque,
  • Jamaica, Jordânia,
  • Kiribati,
  • Laos, Lesoto, Libéria, Líbia,
  • Madagascar, Malawi, Malásia, Maldivas, Mali, Malta, Martinica, Mauritânia, Maurício, Mayotte, Montserrat, Moçambique, Myanmar,
  • Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Niue, Nova Caledônia,
  • Omã,
  • Panamá, Paquistão, Paraguai, Polinésia Francesa,
  • Quênia, Quirguistão,
  • República Centro-Africana, Reunião, Ruanda,
  • São Bartolomeu, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin/Sint Maarten, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Santa Helena, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Somália, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suazilândia,
  • Tailândia, Timor-Leste, Togo, Trinidad e Tobago, Tristão da Cunha, Tanzânia,
  • Uganda,
  • Vietnã, Venezuela,
  • Wallis e Futuna,
  • Zâmbia, Zimbábue

Então, não se esqueça: se for para um destes países – quase o mundo todo 🙂 – tenha a sua CIVP em dia. Isso quer dizer que a vacina tem que ter no mínimo dez dias antes da viagem.

☛ Leia também: Remédios para viagem: o que e como levar

Onde tomar a vacina da Febre Amarela

A vacina pode ser tomada vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde do SUS (posto de saúde federal) ou tomar nas clínicas privadas de vacinação – procure as credenciadas.

vacina da febre amarelaShutterstock

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP é o documento que comprova que você está vacinado contra determinadas doenças, de acordo com o que foi definido no Regulamento Sanitário Internacional.

Como retirar o Certificado de Vacinação

Em primeiro lugar, você deve tomar a vacina exigida pelo país de destino; no caso do nosso post, a vacina contra febre amarela. É importante notar que você deve tomá-la com, no mínimo, 10 dias de antecedência da sua viagem.

Depois disso você tem que fazer um pré-cadastro no site da Anvisa. Clique no link abaixo:

Depois disso, você deve agendar a sua ida a um Centro de Orientação do Viajante para emitir o seu Certificado. Tem que ser presencial, ou seja, quem vai emitir o certificado tem que ir pessoalmente.

A emissão do CIVP é gratuita. Para fazer a solicitação, você deve levar o cartão nacional de vacinação (com o comprovante da vacina) e um documento de identificação com foto – por exemplo, a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte ou a Carteira de Motorista válida (CNH).

Veja abaixo a relação dos Centros de Orientação do Viajante pelo Brasil:

vacina da febre amarela

Menores de 18 anos

No caso de menores de 18 anos, não é obrigatória a presença da criança ou adolescente. O pai, mãe ou responsável legal deve solicitar a emissão do certificado internacional de vacinação para eles.

Para menores de 18 anos, serve, como documento de identificação, a certidão de nascimento.

Outras dúvidas sobre a vacina da febre amarela

É necessário o Certificado Internacional de Vacinação no caso de conexão ou escala?

Isso depende de cada país. Se o seu voo tem alguma escala ou conexão, não esqueça de perguntar ou ao consulado/embaixada ou a sua companhia aérea sobre a necessidade ou não do CIVP. Se for o caso e você não tiver, eles não deixam nem embarcar.

Se eu perder o cartão de vacinação ou o CIVP?

No caso de extravio do cartão de vacinação, você tem que ir ao posto onde tomou a vacina e solicitar uma segunda via do documento. No caso de perda do seu CIPV, você deve voltar a um dos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa, levando os documentos (cartão de vacinação e documento de identificação) para solicitar uma nova via do certificado – serviço gratuito.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


E no caso de ser contraindicado tomar a vacina?

Tem gente que, por motivos diversos, não pode tomar determinadas vacinas. Neste caso, a pessoa deve solicitar ao médico um certificado ou um atestado de isenção de vacinação, seguindo o modelo da Anvisa. Na posse de um atestado do médico, o Centro de Orientação ao Viajante poderá chancelar o atestado e emitir um certificado de isenção.

Então, essas são as informações básicas sobre a vacina da febre amarela e as necessidades para quem viaja. Não deixe para a última hora!

Boa viagem!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here