Home / Portugal / Madeira / Dicas da Ilha da Madeira: tudo o que você precisa saber!

Dicas da Ilha da Madeira: tudo o que você precisa saber!

Pertencente a Portugal, a Ilha da Madeira é um destino bastante procurado na região, principalmente pra quem gosta de contato com a natureza.

Apesar do nome, a “Ilha da Madeira” é um arquipélago de origem vulcânica banhado pelo Oceano Atlântico, onde as principais ilhas são Madeira e Porto Santo.

A cidade de Funchal, na Madeira, é a mais estruturada, então, uma das primeiras dicas da Ilha da Madeira que podemos dar é: definir Funchal como ponto de partida para explorar as belezas da região, que tem clima ameno o ano todo.

Com certeza, será uma das suas regiões preferidas em Portugal, como aconteceu com a gente.

Pesquise aqui opções de hospedagem no Funchal

Dicas da Ilha da Madeira

Como chegar na Madeira?

O arquipélago possui dois aeroportos, um na ilha da Madeira e outro em na ilha de Porto Santo e pra chegar lá dá pra ser tanto de avião quanto de cruzeiro. De avião, os destinos mais próximos no continente são as cidades de Lisboa e Porto, que têm voos regulares e diários pra lá. Se optar por ir de cruzeiro, verifique as escalas.

Precisa de visto para visitar a Madeira?

Brasileiros podem entrar na maioria dos países europeus sem precisar de visto. A permanência permitida para o turismo, sem visto, é de até 90 dias. A Ilha da Madeira entra nessa regra, até por pertencer à Portugal.

☛ Leia também: Seguro viagem é obrigatório para a Europa?

Como ir do aeroporto até o centro do Funchal?

Há um serviço expresso de ônibus que faz o trajeto de ida e volta de Funchal até o aeroporto. A empresa se chama SAM e cobra 5 euros o trecho. Dá pra ir de táxi também, mas é a opção mais cara, ou ainda contratar um serviço de transfer, que custa em média 10 euros.

Qual a média de temperatura por lá?

Durante todo o ano o clima na região é ameno. Há algumas variações dependendo da parte da ilha em que se está, mas com certeza lá não é uma região fria. As temperaturas variam entre 13ºC e 25ºC durante o ano e a água do mar mantém a temperatura entre 18ºC e 24ºC por conta da Corrente do Golfo. Durante outubro até fevereiro é o período de chuvas.

Dicas da Ilha da Madeira

Quais são as principais atrações turísticas de Madeira?

Uma das principais dicas da Ilha da Madeira é curtir a natureza, o sol e o mar. Você pode só apreciar, curtindo o visual, ou pode entrar de cabeça em aventuras radicais. Ainda se pode desfrutar de bons restaurantes e das boas hospedagens. A Ilha da Madeira é pra este perfil de viajante, que curte natureza. Além das praias, as atividades ao ar livre incluem canoagem, rapel, mountain biking, trilhas, surfe e passeios por locais históricos.

Mas, dentre algumas coisas que você não pode deixar de visitar na Madeira, estão:

✓ Piscinas Naturais de Porto Moniz

✓ Curral das Freiras

✓ Câmara Lobos

✓ Cabo Girão

✓ Grutas de São Vicente

✓ Teleférico do Monte (no Funchal)

✓ Jardim Botânico (no Funchal)

✓ Ponta de São Lourenço

✓ Santana

✓ Museu CR7 (do jogador Cristiano Ronaldo)

✓ Pico do Arieiro

Quantos dias são necessários para visitar a ilha da Madeira?

Em quatro dias é possível conhecer praticamente toda a ilha, inclusive, já fizemos um roteirinho aqui no blog de cinco dias no arquipélago, para ter mais folga de tempo.

☛ Leia também: Roteiro de 5 dias na ilha da Madeira, Portugal

Como se locomover pela ilha Madeira e qual o preço do transporte público?

O ideal é alugar um carro, assim você tem total liberdade de explorar a ilha. As estradas são relativamente boas, só precisa ficar atento às curvas nos penhascos, mas nada que cautela não resolva.

Pra quem não dirige ou não quer pegar um carro, tem as opções de transporte público na ilha ou as empresas turísticas, além de táxis, é claro. As empresas de ônibus (que são chamados de autocarro) são SAM, EACL e Rodoeste. Pra saber qual empresa utilizar e os horários, primeiro saiba exatamente para onde quer ir. Nossos amigos blogueiros do 360 Meridianos têm bastante dicas para isso:

☛ Leia também: Como se locomover pela ilha da Madeira

Dicas da Ilha da Madeira

O quê comer na Madeira?

Por ser uma ilha, a base da gastronomia madeirense são os peixes e frutos do mar. Há um molusco bastante famoso na região chamado Lapa; experimente!

Mas nem só de peixes vive a ilha, o prato “Espetada” é um churrasco que acompanha milho frito e um tal de bolo-do-caco com manteiga no alho.

A Ilha da Madeira também é conhecida por seus ótimos vinhos, sendo considerada um destino de enoturismo em Portugal. Além do vinho, tem a bebida típica da região chamada poncha, feita com aguardente de cana, limão e açúcar (lembra uma caipirinha, não?). Todas essas opções podem ser encontradas em praticamente todos os restaurantes da ilha.

☛ Leia também: Enoturismo em Portugal

E, se está com muita vontade de ir pra lá, veja esses pacotes promocionais para Portugal que reservamos pra vocês, do nosso parceiro Zarpo, com até 50% de desconto. Confira!

Quais são os principais eventos culturais da Madeira ao longo do ano?

São muitos os festivais que ocorrem na Ilha da Madeira. Os principais são as Festas de Carnaval, Festa da Flor, Festival do Atlântico, Festa do Vinho, Festival do Colombo, Festival da Natureza e a Festa de Fim de Ano, quando ocorre a tradicional queima de fogos. No caso da Festa de Fim de Ano da Madeira, a queima já chegou a ser considerada o maior espetáculo pirotécnico do mundo!

Dicas da Ilha da Madeira

Informações gerais e práticas

Moeda: a Ilha da Madeira pertence à Portugal, portanto está na zona do euro. Existem casas de câmbio na ilha, assim como bancos, e os cartões de crédito são aceitos.

Fuso horário: GMT +0, ou seja, quatro horas a mais que o Horário de Brasília.

Voltagem: 220V

Tipo de tomada elétrica: tipo F

Número da emergência: 112

Achados e Perdidos (Funchal): Tel. (+351) 291 208 200

Associação de Promoção Turística da Madeira: 291 203 420

Telefone: em Portugal, as operadoras de telefone são Vodafone, MEO e Optimus e todas elas atendem a Ilha da Madeira em serviços de roaming com as companhias internacionais. Pra quem não quiser usar o celular, existem as cabines telefônicas na ilha que podem ser usadas com cartões telefônicos comprados nos cafés e tabacarias da cidade.

Comércio tradicional: o horário comercial é das 09:00h às 13:00h, com pausa para almoço e retorno às 15:00h, indo até as 19:00h, de segunda à sexta. Aos sábados, o funcionamento é pela manhã, das 09:00h às 13:00h. Alguns locais funcionam todos os dias das 10:00h às 22:00h.

Horário bancário: segunda à sexta das 08:30h às 15:00h.

Gorjeta: na madeira o serviço já está incluso na conta, mas é comum deixar de 5 a 10% de gorjeta.

Fumantes: proibido fumar em locais fechados.

Não viaje sem o seu Seguro Viagem

É isso. Quando for a Portugal, deixe um tempinho pra conhecer a Madeira e você não vai se arrepender.

Não deixe de conferir também as nossas outras dicas de Portugal já publicadas aqui no blog, 😉

guia de lisboa

Boa viagem!

Fotos: arquivo do blog Turista Profissional e Turismo da Madeira

✈️ Se vai para Portugal, leia também:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:

                         

Sobre Turista Profissional

Este texto foi escrito por mais de um membro da equipe do Turista Profissional, ou pela nossa estagiária Luciana Console, com supervisão e edição final de Ana Catarina Portugal e Declev Reynier.

Leia também

Grafite em Portugal: conheça a arte urbana lusitana

Museus, arquitetura, obras medievais e azulejos portuguese:, provavelmente é isso o que se pensa quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *