Por: Declev Dib-Ferreira

Almada é uma pequena cidade portuguesa de cerca de 40 mil habitantes, situada no Distrito de Setúbal e está estrategicamente localizada no que é chamado de ‘Margem Sul’ da área metropolitana da capital de Portugal.

Bem ao lado de Lisboa, separada apenas pelo Rio Tejo, Almada, vem assumindo um importante papel na região, tanto pelos turistas curiosos que apenas querem conhecer e se encantar com os pontos turísticos da cidade localizada no outro lado da ponte e que oferece a melhor vista de Lisboa, mas também para os estrangeiros que desejam residir próximo a capital, uma vez que Almada, Portugal, tem um custo de vida muito mais baixo e justo do que Lisboa.

Embora seja uma pequena cidade situada próximo a grande Lisboa, podemos afirmar com toda a certeza que Almada conta com vida própria: comércios, ótimas praias e parques, recheada de atividades culturais, um grande centro comercial, um dos melhores e mais bem equipados hospitais públicos de Portugal, faculdade, teatro, base naval da armada portuguesa… Enfim, Almada, Portugal, vem ganhando grande destaque no cenário português por todas as razões acima mencionadas.

Além disso, em Almada também vamos encontrar inúmeras atrações turísticas, tais como o Cristo Rei, o Convento dos Capuchos, a Costa da Caparica, o Museu Naval, dentre tantos outros pontos imperdíveis.

Se você está passeando pela capital e quer dar um pulinho para conhecer a vista mais bonita de Lisboa e todas as suas atrações, Almada é o destino certo e não pode faltar no seu roteiro, pois lá também há muito para conhecer, desfrutar e se apaixonar! Vamos lá?

Importante => Seguro Viagem para Portugal (dicas + desconto)

ponte lisboa almada - Almada, Portugal
A Ponte 25 de Abril que separa Lisboa (à esquerda) de Almada (à direita da foto).

Como chegar a Almada, Portugal

Não importa se você vai de carro, cacilheiro, ferry boat, ônibus ou trem: para chegar em Almada é muito simples! Olha só:

Carro: Se você for de carro, a auto-estrada do Sul (A2) é a principal via de acesso a Almada tanto a Norte como a Sul.

No sentido Norte de Lisboa com destino a Almada, siga o Eixo Norte-Sul e após a travessia da Ponte 25 de abril, escolha a segunda saída para seguir com destino a freguesia ‘bairro’ de Almada.

A alternativa à A2 para quem vem no sentido Sul-Norte é a Estrada Nacional 10, que liga Setúbal a Cacilhas.

Leia mais:

🚙  Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Ônibus: Você também pode seguir de ônibus de Lisboa para Cova Piedade. São apenas 11,6 km de trajeto a serem percorridos em menos de 20 minutos. A passagem custa em média € 2,50 por trecho e duas empresas fazem esse trajeto, a empresa Transportes Sul do Tejo e a empresa Carris.

Trem: localizada na freguesia do Pragal, junto ao Hospital Garcia de Orta, a Estação Ferroviária da Fertagus representa uma das alternativas mais rápidas para se chegar a Almada a partir de quase qualquer ponto do país.

Uma vez estando em Lisboa, você pode pegar o trem a partir das estações de Campolide, Entrecampos, Sete Rios ou Roma.

Cacilheiro: A melhor maneira para se chegar lá é pegando um Cacilheiro, típico barco de transporte. Para apanhá-lo basta se dirigir ao Cais do Sodré, em Lisboa, com destino a Cacilhas. São menos de 10 minutos para a travessia e custa em média € 1,25 por trecho. A empresa que faz esse trajeto é a Transtejo Soflusa.

Confira => Passeios em Almada e arredores

ponte sobre o rio tejo lisboa - Almada, Portugal
Cacilheiro, a Ponte 25 de Abril e o Cristo-Rei ao fundo, já em Almada, Portugal

Para mais detalhes e maiores informações, não deixe de olhar o site m-almada.pt, lá você encontrará todos os detalhes que precisa para tirar possíveis dúvidas quanto a sua travessia Lisboa – Almada.

Ferry Boat: Caso não queira ir de Cacilheiro, no mesmo lugar também existe a opção de ir de Ferry Boat, nesse a passagem é mais cara e tem maior durabilidade.

Nesse ponto vale lembrar que os barcos saem dependendo da condição climática. Se o rio estiver muito agitado ou em dias de muitas chuvas, as travessias são canceladas.

Distância de Lisboa para Almada

Você conhece a Ponte Rio-Niterói? É um exemplo perfeito para falarmos de Lisboa-Almada, apenas uma ponte sob um rio separa as duas cidades.

São apenas 12,5 km de distância. Tal fato torna muito mais fácil a sua visita a Almada quando estiver em Lisboa. Não deixe de visitar!

Cidades próximas de Almada, Portugal

Como Portugal é um país muito pequeno, as cidades acabam ficando muito próximas umas das outras. Uma vez na cidade de Almada, você pode aproveitar para conhecer outras cidadezinhas tão charmosas quanto. Confira a lista que preparamos para você:

Seixal: o município de Seixal, distante 16,4 km de Almada, apresenta inúmeros pontos interessantes de visita, com grande destaque para o seu Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal.

Esse eco-museu apresenta uma fascinante exposição permanente denominada Barcos, Memórias do Tejo, que o levará numa viagem pela história da navegação no Rio Tejo. Aproveite também para conhecer o Núcleo do Moinho de Maré de Corroios, o Núcleo da Mundet do Ecomuseu Municipal do Seixal, o Miradouro da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Consolação e o Parque Urbano do Seixal.

Montijo: uma cidade pouco moderna e com raízes profundas localizada a 40 km de distância de Almada, apresenta inúmeras atrações inesquecíveis.

Em Montijo você pode conhecer o Moinho de Maré do Montijo, cuja primeira referência documentada do Moinho é de 1646. Conheça, também, o Museu Municipal, qual foi construído na segunda metade do século XIX, a Igreja Matriz e o Museu Agrícola da Atalaia.

montijo portugal - Almada, Portugal
“Montijo” by hans pohl is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 

Sesimbra: conhecida pelas suas belezas exuberantes e praias paradisíacas, é eleita uma das regiões mais bonitas de Portugal. Além disso, conta com uma excelente oferta gastronômica, vinhos, alguns castelos e muita história. Em sua viagem, visite o Castelo de Sesimbra, a praia do Ribeiro de Cavalo e o Cabo Espichel, esse último conhecido por ser um dos miradouros mais fantásticos da costa portuguesa.

Além dos três lugares mencionados, o distrito de Setúbal está subdividido nos concelhos de Alcácer do Sal, Alcochete, Barreiro, Grândola, Moita, Palmela, Santiago do Cacém, Setúbal e Sines.

Imperdível => Passeios em Sesimbra

Para combinar com Almada, escolha pelo menos mais um concelho e faça a viagem dos seus sonhos pelo litoral-sul de Portugal!

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Clima em Almada

Em Almada o verão é bem seco e o céu praticamente sem nuvens. Por outro lado, o inverno é com chuvas e ventos fortes. Ao longo do ano, as temperaturas ficam variando entre 9° C a 28 ° C.

Estudos revelam que a melhor época do ano para aproveitar o verão em Almada acontece no início de julho ao início de setembro, com temperatura máxima média diária acima de 25° C.

São justamente nessas épocas que as praias lotam de turistas e as atividades ao ar livre se tornam mais comum.

Reserve seu hotel em Almada aqui!

almada portugal lisboa - Almada, Portugal
Vista de Lisboa do alto do Cristo-Rei

O que fazer em Almada, Portugal

Almada, Portugal, tem uma grande oferta de lazer e atrações turísticas.

Embora a grande atração turística sejam as concorridas praias, numa extensão de 13 km, que levam cerca de 8 milhões de pessoas, divididas entre turistas e estrangeiros todos os anos, Almada tem mais para conhecer.

Então, seguem alguns pontos turísticos que selecionamos e que sabemos que você vai adorar visitar:

Cristo Rei

Construído no alto de um monte na cidade de Almada, o Santuário Nacional de Cristo Rei é um monumento criado com inspiração no Cristo Redentor – Rio de Janeiro – e se destaca por estar a 113 metros de altura em relação ao nível do rio. Sendo 82 m de pedestal e 28 m de imagem.

Como você pode imaginar, o Cristo Rei é um ponto turístico que não pode faltar no seu roteiro, especialmente por ter em seu pedestal uma das mais belas vistas de Lisboa.

Ao redor do miradouro, o visitante tem a oportunidade de percorrer as 14 Estações da Via-Sacra de Jesus, cada uma acompanhada com um texto do evangelho traduzido em várias línguas.

No espaço você também vai encontrar diversos outros símbolos emblemáticos religiosos, como por exemplo, a Estátua da Virgem Maria. Em seguida, terá acesso a bilheteria para compras de ingresso por aqueles que desejam subir ao topo do pedestal.

turista profissional em portugal - Almada, Portugal
Lá no alto, aos pés do Cristo-Rei

Durante a subida de elevador, você terá a sensação de estar subindo aos céus. Chegando ao piso, ainda existem 59 degraus para mostrar que aqui na terra não é tão fácil chegar ao céu. Mais à frente, pisando no último degrau, você vai se deparar com a Capela dos Confidentes do Sagrado Coração de Jesus, várias pinturas e relíquias.

Uma vez lá em cima, prepare-se para se encantar com uma linda vista de Lisboa com seus bairros típicos e monumentos históricos, verá também toda a extensão da ponte 25 de Abril e o Rio Tejo.

Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

turista profissional portugal - Almada, Portugal
A vista lá de cima do Cristo-Rei é incrível – e vento também, rsrs!

É uma visita incrível para todos e parada obrigatória para os mais religiosos!

  • Endereço: 2800-058 Almada, Portugal;
  • Funcionamento: todos os dias da semana, das 9:30h às 18h ou 19:30h, dependendo da época do ano.
  • Preços para subir ao terraço: 0 a 7 anos – entrada gratuita | 8 aos 12 anos – € 2,50  (€ 3 na alta temporada) | maiores de 12 anos – € 5  (€ 6 na alta temporada) | O acesso às capelas e salas do piso inferior é gratuito.
  • Site: https://cristorei.pt/
cristo rei lisboa - Almada, Portugal
Em frente ao monumentos do Cristo-Rei

Cacilhas

Cacilhas é uma pequena freguesia inserida em Almada, Portugal, e é famosa pela sua grande oferta de restaurantes com frutos do mar e por ser uma importante ligação de transportes fluviais que ligam Lisboa à margem Sul do Tejo.

Para além de uma bonita zona ribeirinha, Cacilhas vem sofrendo grandes reformas a fim de proporcionar um melhor lazer para os visitantes que desejam aproveitar os bons pratos nos seus afamados restaurantes e apreciarem o Rio Tejo.

Cacilhas também tem um vasto patrimônio histórico, como é o caso da grandiosa e famosa igreja azul celeste, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, construída em 1759; a Rua Cândido dos Reis, famosa pela sua vasta gastronomia; o museu submarino Barracuda; e, a estação arqueológica da Quinta do Amaraz que muito tem a dizer sobre a região.

Para ver o próximo horário dos barcos que saem com destino a Cacilhas, basta acessar o site: https://ttsl.pt/.

submarino barracuda - Almada, Portugal
“NRP Barracuda” by mhx is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 

Costa da Caparica, Almada

A Costa da Caparica está localizada a apenas 20 km do Centro Histórico de Lisboa e definitivamente é um paraíso de águas cristalinas, que você não pode perder.

A Costa é bastante agitada: lá você vai encontrar bares, restaurantes, salões de jogo, areia a perder de vista, surfistas, água de temperatura ideal para um dia de sol no verão, amplo estacionamento e muitos turistas e lisboetas.

Para chegar a Costa da Caparica vindo de Lisboa, basta atravessar a ponte 25 de Abril ou pegar o trem que funciona durante o verão.

Uma vez na Costa, explore o máximo que puder dos 30 km de praia, a areia é ampla, bastante ventilada e um ótimo lugar para levar a criançada para brincar.

Como se não bastasse toda a beleza e encanto do lugar, o pôr do sol também é uma das atrações da Costa da Caparica. Passeio imperdível!

Confira => Passeios e atividades na Costa da Caparica

costa da caparica praia portugal - Almada, Portugal
“PORTUGAL – COSTA DA CAPARICA – PRAIA – panoramio.jpg” by José Espanca is licensed under CC BY 3.0 

Elevador da Boca do Vento

O Elevador Panorâmico da Boca do Vento foi inaugurado em 2000 e é uma ótima alternativa para quem gosta de tirar fotos com paisagens ao fundo. A Cabine de vidro permite ver absolutamente tudo enquanto sobe e você sente um frio na barriga!

O Elevador liga a parte histórica de Almada, mais conhecida como “Almada Velha” à zona ribeirinha, atualmente transformado em zona de lazer onde fica o Jardim do Rio, local super agradável.

Além do Elevador Panorâmico, no alto você pode desfrutar de um miradouro com uma das mais deslumbrantes vistas de Lisboa.

  • Endereço: Largo da Boca de Vento, 2800 Almada, Portugal.
  • Funcionamento: 8h às 24h – está temporariamente fora de serviço.
  • Preço: entrada gratuita.
miradouro boca do vento almada - Almada, Portugal
“Miradouro da Boca do Vento – Almada – Portugal (103113348).jpg” by Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL is licensed under CC BY-SA 2.0 

Casa da Cerca

A Casa da Cerca em Almada, Portugal, é mais um destino que vai te oferecer uma vista daquelas de Lisboa, do Rio Tejo e da Ponte 25 de Abril, a ponte vermelha mais emblemática de todo o país.

Construída em cima de uma falésia e beirando o Rio Tejo, a Casa da Cerca abriga hoje um Centro de Arte Contemporânea que dispõe de exposições, um Centro de Documentação e informação e um Jardim Botânico muito bem preservado.

A Casa onde o Palácio está inserido é considerado o maior exemplar da arquitetura civil setecentista de Almada, datada do século XVII a XVIII, e mesmo tendo sofrido mudanças e restaurações no século XX, a Casa da Cerca guarda até hoje fortes influências Barrocas e Românticas.

O espaço á maravilhoso para quem gosta de tomar um café, ouvir uma música e se inspirar tanto com as belezas naturais quanto com as exposições.

  • Endereço: Rua da Cerca Nº 1, Almada 2800-050, Portugal.
  • Funcionamento:
    • Exposições, Jardim Botânico e Cafeteria: de terça a domingo das 10h às 18h;
    • Centro de Documentação e Investigação: de terça a sexta das 10h às 12:30h e das 14h às 17h.
  • Preço: entrada gratuita.
casa da cerca almada - Almada, Portugal
“Casa da Cerca” by Grumbler %-| is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 

Convento dos Capuchos

O Convento dos Capuchos, um dos mais belos monumentos de Almada, fica situado na Costa da Caparica. Assim, quando você for conhecer a Costa, poderá fazer uma breve parada para visitar o complexo.

Edificado no século XVI, foi fundado por monges franciscanos e hoje é dedicado à divulgação cultural, especialmente aquelas voltadas para a área da música, com destaque para o Festival Internacional de Música dos Capuchos.

Além de um ambiente para exposições temporárias, também há uma igreja com imagens de São Francisco e de São Domingos.

Há de se destacar, por fim, o belo jardim, assim como o miradouro, com uma vista privilegiada sobre o Atlântico, voltado para a Costa de Caparica, Lisboa, Serra de Sintra, Cabo Espichel e a Torre de São Julião.

Mais de 400 anos depois, o Convento dos Capuchos ainda mantém a paz procurados pelos seus primeiros habitantes.

  • Endereço: R. Lourenço Pires de Távora 2825 Caparica Almada, Portugal.
  • Funcionamento: Quarta à sábado das 10h às 18h.
  • Preço: entrada gratuita.
convento dos capuchos almada - Almada, Portugal
“File:Jardim dos Capuchos 08.jpg” by Juntas is licensed under CC BY-SA 4.0 

Museu Naval

O Museu Naval de Almada está instalado num espaço pertencente à extinta Companhia Portuguesa de Pescas, em Olho-de-Boi.

Inaugurado em 1991, o Museu guarda um dos maiores acervos da memória e da Construção Naval de Almada, se tornando, portando, muito bem documentado.

Retrata a História da Construção Naval durante dois períodos, o da construção em madeira e o da construção em ferro.

Conta ainda com uma sala de exposições temporárias que acolhe exposições com temas diversos mas relacionados.

  • Endereço: Olho de Boi, 2800-205 Almada, Portugal.
  • Funcionamento: maio a setembro (terça a sábado): 9h30 às 13h – 14h às 17h30 | Outubro a abril (segunda a sexta): 9h30 às 13h – 14h às 17h30 | Fechado aos domingos e feriados.
  • Preço: adultos: € 0,63 | Descontos para idosos, jovens e famílias | menores de 12 anos a entrada é gratuita.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Almada, PortugalQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Almada Fórum

O Almada Fórum é um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica. No shopping você vai encontrar grandes lojas a nível mundial, muitas redes de fast-food, culinária de todos os lugares do mundo, um gigante hipermercado, cinema com várias salas e estacionamento de dois andares totalmente gratuito.

Lá você pode encontrar 230 lojas distribuídas por 3 pisos. São algumas lojas como a Primark, Tommy Hilfiger, Timberland, H&M, Zara, Lacoste, Vans e tantas outras.

Faça um passeio em Almada de Tuk Tuk

Morar em Almada, Portugal

Conforme mencionado no início desse artigo, Almada tem sido cada vez mais procurada pelos imigrantes que buscam tranquilidade e custo de vida mais baixo e mais justo que em Lisboa.

A tranquilidade, a segurança e a facilidade em chegar até a capital faz com que muitos optem por morar em Almada.

Muito embora a grande oferta de emprego esteja concentrada em Lisboa, muitos optem por morar em Almada e todos os dias fazer o trajeto entre uma cidade e outra, afinal, apenas a Ponte 25 de Abril e o Rio Tejo distancia as duas regiões, sendo, inclusive, muito tranquila a disposição de meios de transportes para realizar a travessia. Dependendo do horário que você sair de casa, a viagem pode durar de 20 minutos a 1:30h.

Além disso, quem mora em Almada tem à disposição muita área verde, o Rio Tejo, um shopping com mais de 200 lojas e 40 restaurantes, organização na cidade e praias. Afinal, nada melhor que uma praia para o brasileiro, não é?

A verdade é que os valores gastos com supermercados, por exemplo, não têm tanta discrepância se comparado aos valores gastos em Lisboa, porém, a grande diferença fica na hora de alugar uma acomodação. O metro quadrado mais caro de Portugal está em Lisboa!

Apenas a título de exemplo, o custo médio do aluguel de um apartamento de um quarto, localizado em região central de Almada, fica na casa dos € 540. Já em Lisboa, esse preço sobe para, no mínimo e aproximadamente, € 790.

Embora os valores pagos a título de despesas básicas mensais não sejam tão diferentes (luz, água e gás), o lazer em Almada apresenta média abaixo do lazer em Lisboa, além de Almada apresentar inúmeros bares, restaurantes, shopping, parques, museus, estar perto das mais belas praias de Portugal, e por fim, Almada conta com um dos melhores hospitais do país.

As vantagens para se morar em Almada são tantas que anualmente o número de estrangeiros procurando a região para se acomodarem aumenta. Ao analisar, caso você vá trabalhar em Lisboa, é preciso levar em consideração apenas o tempo que vai levar para chegar ao trabalho. Fora isso, Almada tem absolutamente tudo e mais um pouco que você precisa!

Descubra => Excursão para Sesimbra e Serra da Arrábida

almada portugal - Almada, Portugal
Vista geral de Almada, Portugal

Vale a pena visitar Almada, Portugal?

Sem dúvidas alguma vale a pena visitar Almada, especialmente por estar bem próximo a Lisboa e ter muito a te oferecer. Além da região costeira, não deixe de inserir em seu roteiro todos os outros pontos turísticos mencionados aqui, especialmente se quiser vislumbrar a capital de Portugal sob outros ângulos.

Em Almada a história se faz presente e é lá, onde você poderá assistir, um lindo pôr do sol no Cais do Ginjal, enquanto se encanta e vislumbra a paisagem da ponte com o céu bem amarelo e o sol se pondo atrás.

Ainda têm dúvidas se vale a pena visitar Almada, Portugal?

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Almada, PortugalAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Declev Dib-Ferreira
Declev Reynier Dib-Ferreira é fotógrafo e editor do blog Turista Profissional, acompanhando de perto todas as aventuras e histórias contadas aqui. É professor de ciências e doutor em Meio Ambiente. Mantém também o blog Diário do Professor, sobre educação.
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *