Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 04/09/2020

A cidade de Portimão, Portugal, localizada no sul de Portugal, é considerada o destino perfeito para turistas que apreciam belos cenários assim como um lugar tranquilo para relaxar.

Com uma infraestrutura completa composta por vários hotéis, restaurantes e lojas, em Portimão você encontra absolutamente tudo o que precisa para curtir cada minuto da sua viagem em grande estilo.

A cidade é conhecida por suas belas praias com opções para todos os tipos de viajantes. Desde quem está viajando com a família e quer um local mais tranquilo, até quem quer curtir os prazeres da noite portuguesa com os amigos.

Continue lendo esse post e confira tudo o que você precisa saber sobre Portimão, Portugal.

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

Como chegar a Portimão, Portugal

Portimão é uma das cidades do Algarve mais fáceis de se chegar. Isso porque ela conta com várias opções de transporte, facilitando assim o deslocamento.

O destino fica a apenas 63 km do Aeroporto Internacional de Faro. Além disso, na própria cidade é possível contar com um aeródromo.

Confira => Traslado de Ida ou Volta do Aeroporto de Faro

Mas claro, a melhor maneira de chegar a Portimão e rodar pela região é de carro, pois terá uma liberdade de ir e vir aos lugares que transporte público nenhum te proporcionará.

portimao o que fazer 1 - Portimão, Portugal: guia de viagem!
“Panoramica Portimao Praia da Rocha” de mastrobiggo

Distância de Lisboa para Portimão 

A cidade de Portimão Portugal fica a 300 km de Lisboa, o que facilita e muito o deslocamento. Você pode fazer o trajeto tranquilamente de carro. Inclusive, uma dica para quem é fã de viagens de carro é aproveitar para conhecer outros lugares ao longo do trajeto.

Para quem o carro não é uma opção, sempre há o ônibus. A partir da rodoviária de Sete Rios em Lisboa há ônibus para Portimão e a viagem dura entre 3:15h e 5:30h, dependendo da empresa e do horário, e tem várias paradas em outras cidades pelo caminho. Confira os horários e preços no site da Rede Expressos.

portimao portugal - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Cidade de Portimão, Portugal – “Férias” de Hugo Cadavez 

Lugares e cidades próximas de Portimão

A cidade de Portimão tem uma localização privilegiada. Ela fica próxima de várias outras regiões turísticas super atrativas e que também são excelentes para quem deseja conhecer as belezas de Portugal.

Entre os pontos que não podem faltar na sua lista está a cidade de Lagoa. O local é considerado um dos pontos turísticos mais importantes do país, assim como um dos mais luxuosos.

Além das praias simplesmente magníficas, como a praia da Marinha (considerada umas das praias em Portugal mais bonitas), o local é repleto de atrações de luxo, como os campos de golfe e os hotéis de 5 estrelas.

Confira => Passeios em Portimão e arredores

Lagoa

O centro de Lagoa fica a pouco mais de 12 km de Portimão. A cidade guarda algumas pérolas do Algarve, como a praia da Marinha, a gruta de Benagil, a vila de Ferragudo e de Carvoeiro.

Vila de Carvoeiro

Outro ponto interessante para incluir no seu roteiro é a Vila de Carvoeiro. O local é cercado por falésias de tirar o fôlego. Inclusive, esse local é outro considerado como uma das melhores praias da região de Algarve.

Imperdível => Passeio de catamarã pela costa do Algarve a Gruta de Benagil

praias de portugal algarve - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Praia em Carvoeiro, Portugal

Alvor

Ainda próxima de Portimão está Alvor. O local é um dos principais pontos históricos de Portugal, principalmente pelo fato de por séculos ter sido controlada pelos Mouros.

Esse é um local extremamente ligado a religiosidade. Logo, para quem gosta mais de arquitetura religiosa ou até mesmo da cultura religiosa em si, o destino não pode faltar no itinerário.

A praia do local é recheada de penhascos rochosos que dão uma visão privilegiada para os turistas.

alvor portugal - Portimão, Portugal: guia de viagem!
“Alvor, Portugal” de Frosted Peppercorn 

São Sebastião

Outro ponto interessante para quem vai viajar para Portimão é dar um pulo na província de São Sebastião, que pertence a Lagos. O local também é repleto de construções históricas e excelente para uma parada rápida por quem está fazendo toda a costa de Algarve.

Lagos

Já que falamos nela, eis Lagos, que concentra várias praias incríveis, como a praia de Dona Ana e a praia do Camilo, além da lindíssima Ponta da Piedade, um dos cartões postais do Algarve.

Além disso, a cidade tem um centrinho histórico que é uma graça e super infra-estrutura para receber turistas. Pode ser uma ótima cidade base no Algarve.

Imperdível => Excursão de Carro ou Scooter a Lagos e Ponta da Piedade

praias do algarve - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Ponta da Piedade, no Algarve

Clima em Portimão

Se você aprecia um clima mais agradável, o ideal é ir até Portimão entre maio e junho e depois entre setembro e outubro, quando as temperaturas estão amenas. O clima da cidade é bem quente no verão, em julho e agosto.

Já Portimão no inverno geralmente tem um clima mais seco, mas com temperaturas amenas também. Ou seja, você não vai pegar dias frios e ainda poderá fugir de toda a movimentação dos turistas e dos preços elevados.

Para quem gosta de curtir temperaturas mais altas, e também não quer pegar a alta temporada na região, vale à pena ir até Portimão na primavera ou no outono. Os dias são igualmente quentes, mas a movimentação de viajantes não é tanta.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Portimão, Portugal: guia de viagem!Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


O que fazer em Portimão, Portugal

Quem vai visitar Portimão com certeza tem uma grande quantidade de opções para incluir no roteiro. De praias lindas até pontos turísticos históricos, há atividades para todos os gostos.

Mas, claro que o ideal é sempre se planejar com antecedência. Assim é possível curtir todos os pontos e conhecer mais à fundo a beleza, história e cultura da região.

Ferragudo

Em frente a Portimão, do outro lado do rio, está vila e pescadores de Ferragudo. Explore as ruas típicas da vila, curta a zona ribeirinha e conheça o castelo de São João do Arade.

Passeios a partir de Portimão

Para quem deseja curtir um passeio repleto de diferentes atrações, Portimão Portugal é o Lugar certo. Saindo da cidade você poderá passar por uma série de locais únicos no país, além de curtir atividades incríveis.

Uma das opções é fazer o tour Sagres, Lagos e Silves, que são alguns dos principais pontos da região de Algarve. Além de deslumbrar a beleza natural, como o mar azul e as falésias, você também poderá visitar alguns pontos históricos da região.

Descubra => Passeio Histórico ao Rio Arade e Silves

o que visitar em Portugal - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Ponta de Sagres, onde termina Portugal!

Gruta de Benagil

Outra excelente alternativa de passeio saindo de Portimão é visitar a gruta de Benagil. Ela fica localizada especificamente na cidade de Lagoa, que é super próxima, como já sabemos.

Esse ponto é considerado um dos mais bonitos de Algarve, sendo inclusive um dos locais mais fotografados do mundo. As formações rochosas de tirar o fôlego são simplesmente deslumbrantes.

gruta de benagil algarve - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Gruta de Benagil vista de cima. Também é possível visitá-la por mar.

O local fica localizado na região de Carvoeiro, que citamos anteriormente como um dos lugares que não podem faltar no seu roteiro. É possível chegar até a praia a pé, e você ainda encontra estacionamento e toda a infraestrutura necessária para ter comodidade.

Já para chegar na caverna você precisará alugar um barco. E o bacana é que durante o percurso você poderá conhecer cerca de 20 grutas, então vale à pena o investimento. Há muitas opções de passeios para lá saindo de diversas cidades do Algarve.

Imperdível => Passeio de Barco às Grutas de Benagil

passeio de barco algarve - Portimão, Portugal: guia de viagem!
O passeio de barco chega bem perto da Gruta de Benagil.

Vinhedos

Mais um dos passeios a partir de Portimão que você pode fazer é conhecer os vinhedos e aproveitar para realizar uma deliciosa degustação de vinho no caminho. A região de Algarve, embora muitos não saibam, também tem produção de vinhos.

Então vale à pena conferir como a bebida é produzida e degustar algumas das grandes marcas locais.

Que tal?! => Passeio de Barco e Jipe Costeiro com Degustação de Vinhos

Passeios em alto mar

A partir de Portimão, Portugal, você também pode conferir uma série de opções de passeios em alto mar. Eles são populares na região, principalmente por conta das espécies marinhas que visitam constantemente o local.

Entre as opções de atividades do gênero estão os passeios de moto aquática. É possível alugar esse tipo de veículo aquático na beira do mar e sair explorando toda a costa.

o que fazer em portimao - Portimão, Portugal: guia de viagem!
“Marina de Portimão – Portugal” de Portuguese_eyes

Para quem não pilota esse tipo de veículo, também é possível encontrar instrutores totalmente capacitados e que até mesmo irão servir de guia mostrando as belezas do local.

Você também pode contratar embarcações maiores se tiver em grupos grandes. Mas, antes certifique-se que o barco pode parar nos pontos onde deseja.

Alguns locais, principalmente as grutas da região, só podem ser acessados através de embarcações menores. Logo, se você quer realmente parar para curtir e tirar algumas fotos lindas, se informe antes.

E, claro, não deixe de verificar também, toda a questão de segurança, como barcos com coletes salva vidas, pilotos realmente certificados para pilar esse tipo de embarcação, roteiro e outras questões para garantir a sua segurança.

Praias de Portimão, Portugal

As praias de Portimão estão entre as mais lindas do país. E não é à toa, elas são cercadas de uma beleza natural de tirar o fôlego e por isso recebem turistas o ano praticamente inteiro.

E existem algumas que não podem faltar na sua lista. Começando pela Praia dos Três Irmãos. O local é muito tranquilo e ideal para viagens em família ou para quem deseja fugir das aglomerações de turísticas.

Essa baía fica entre deslumbrantes rochedos e parece um pedaço do paraíso, mas com toda a infraestrutura que os viajantes precisam. O local ainda conta com uma pequena gruta de fácil acesso que é ideal para fotos ou até mesmo para a criançada curtir.

Pesquise opções de hospedagem em Portimão aqui!

praia em portimao portugal - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Praia em Portimão, Portugal

Praia da Rocha e Três Castelos

Outra alternativa muito popular de Portimão Portugal é a Praia da Rocha. Ela fica localizada na Avenida Tomás Cabreira e conta com um areal de cerca de 1 quilômetro. O local é ideal para as famílias, pois conta com área desportiva.

Ainda em relação as praias dessa região, outra que não pode faltar no seu roteiro é a Praia dos Três Castelos. O local é de uma beleza natural deslumbrante que conquista todos os turistas.

E o bacana é que assim como outras praias da região o local conta com uma infraestrutura completa para garantir todo o conforto necessário para os viajantes.

Além de banheiros e estacionamentos, você também vai encontrar uma grande variedade de restaurantes para almoçar ou fazer pequenos lances.

Dica => Bilhete de Entrada no Parque Zoomarine

praia da rocha portimao - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Praia da Rocha, Portimão – “Alentejo e Algarve” by Hugo Cadavez 

Praia do Vau

A praia do Vau também é uma das alternativas para quem deseja curtir Portimão ao máximo. O local tem um amplo areal para quem deseja armar o guarda-sol, colocar uma cadeira de praia e passar o dia inteiro descansando sem preocupações.

Inclusive, se você é do tipo de pessoa que não gosta de ficar andando para lá e para cá cheio de coisas, é possível alugar os itens no local. As águas tranquilas ainda permitem a realização de várias atividades esportivas diferenciadas.

Que tal, por exemplo, andar de caiaque? As águas são bem tranquilas e ideais para esse tipo de atração.

Confira => Passeios pelo Algarve todo

o que ver em portimao - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Praia do Vau – “Praia 38” de #moliço 

Praia dos Careanos

Ainda em Portimão você também pode curtir a Praia dos Careanos. Ela liga a Praia do Vau até a cidade e também é repleta de formações rochosas magnificas que são excelentes para quem gosta de explorar a natureza.

E um fato curioso sobre esse local é a quantidade enorme de fósseis marinhos. Por conta do estilo das formações rochosas, é possível encontrar fósseis com milhares de ano e até mesmo ver a ação da natureza nas rochas.

O local ainda conta com todo o suporte necessário, como salva-vidas, posto de primeiros socorros e até mesmo zona de toldos para quem deseja pegar uma sombra.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto com o cupom TRANQUILO, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Roteiro de 1 dia em Portimão

Vai ficar apenas um dia em Portimão, Portugal? Não tem problema, elaboramos um roteiro completo para que você possa curtir ao máximo cada minuto nessa cidade incrível.

Se você quer aproveitar esse local ao máximo já recomendamos que você acorde bem cedinho e pare na Praia da Rocha. Ela é uma das mais movimentadas e é parada obrigatória para qualquer viajante.

Dê um passeio na orla e aproveite um pouco do sol. O bacana é que essa praia fica perto de absolutamente tudo. Ou seja, se você não tomou café no hotel, por exemplo, irá encontrar várias opções de alimentação no local. Depois faça uma parada para o almoço.

A quantidade de restaurantes é bem variada no local, então aproveite para conhecer mais à fundo a culinária portuguesa, principalmente os pratos com bacalhau ou frutos do mar.

Pesquise opções de hospedagem em Portimão aqui!

portimao praias - Portimão, Portugal: guia de viagem!
Praia da Rocha, Portimão – “Alentejo e Algarve” by Hugo Cadavez 

Se você estiver de carro, ainda de manhã poderá aproveitar para conhecer a Prainha, a praia 3 Irmãos e a praia dos 3 Castelos.

Já na parte da tarde a dica é ir até o Forte de Santa Catarina. Esse é um ponto turístico que não pode faltar no itinerário de qualquer turista, pois, oferece uma vista panorâmica privilegiada do local.

Depois, que tal dar um pulo no Convento do Colégio de Jesuítas? O local tem uma arquitetura simples, mas é repleto de muita história.

Para se ter uma ideia, os corredores contam com 200 pinturas que juntas constituem o Museu Diogo Gonçalves. Esse passeio pelos corredores do local irá te mostrar mais sobre a história do local e a cultura portuguesa.

Ou, se preferir, sua tarde poderá ser usada para visitar Ferragudo, batendo perna pelas vielas, pela beira mar e curtindo o visual de Portimão a partir do outro lado do rio.

Se você é do tipo que gosta de aproveitar até a noite, depois de sair do Convento do Colégio de Jesuítas a dica é dar uma volta pelas ruas do centro histórico. Além de ver mais sobre a arquitetura de Portimão você ainda poderá garantir algumas lembrancinhas únicas do local.

À noite, não deixe de visitar os barzinhos e restaurantes do região para fechar o seu roteiro de um dia Portimão com chave de ouro. Por se tratar de uma cidade turística os locais geralmente ficam abertos até mais tarde, principalmente em alta temporada.

Conclusão

Portimão, Portugal, é um local ideal para quem busca conforto. Além de ter uma das paisagens mais belas do país, a cidade também conta com toda a comodidade necessária para você curtir momento relaxantes, seja em família, com amigos, assim como em casal ou até mesmo sozinho.

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Portimão, Portugal: guia de viagem!Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem 5% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *