Roteiro de 7 dias em Portugal: de Lisboa ao Porto

Atualizado em 09/09/2019

Que tal alugar um carro e fazer um incrível roteiro de 7 dias em Portugal, passando por diversas lindas cidades?

Pelo fato de ser portuguesa, a coisa que mais eu recebo são pedidos de roteiros em Portugal. Todos querem saber o que fazer, onde e como ir, quanto tempo ficar, lugares inusitados, pontos turísticos de Portugal, enfim, todo tipo de dica de viagem.

Apesar de ser um país pequeno, Portugal tem muita coisa linda para visitar e, mesmo que você vá várias vezes, não dará conta. Acredite, eu mesma estou sempre descobrindo um lugar novo.

Mas, recentemente, uma amiga me pediu um roteiro básico em Portugal, para quem estivesse indo pela primeira vez e que tivesse a duração de uma semana. Foi assim que surgiu este roteiro de 7 dias em Portugal. Ela foi, fez e aprovou, e por isso agora divido ele aqui com vocês.

Ah, não deixe de ler o nosso post “super-mega-completo”: dicas de Portugal (tudo o que você precisa saber).

Economia => Seguro Viagem Portugal(dicas + desconto)

roteiro de 1 dia em coimbra dicas

Roteiro de 7 dias em Portugal

Saiba que este é um roteiro para ser feito uma parte de carro, pois alguns dos lugares não contam com os serviços de trem, apenas ônibus, o que tornaria a viagem mais demorada.

Mas, se você tiver mais dias, vá em frente e arrisque-se! É muito seguro viajar por Portugal em qualquer meio de transporte. Você vai amar!

Carro Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.


guia de lisboa

Roteiro em Portugal – dia 1 e dia 2: Lisboa

Imaginando que você está chegando ao país via Lisboa, nos dois primeiros dias do nosso roteiro em Portugal eu indicaria ficar só nessa cidade.

A primeira dúvida de quase todos os turistas é: como sair do aeroporto e ir para a cidade. Relaxe, eu explico tudinho aqui: como ir do aeroporto de Lisboa ao centro da cidade.

Se preferir, veja o vídeo onde explicamos tudo e aproveite para seguir nosso canal do Youtube:

No caso, então, de ficar na cidade por 2 dias, você usará apenas os transportes públicos em Lisboa, pois o metrô e os bondes te levam a praticamente todas as atrações turísticas que possivelmente irá visitar.

Para saber o que fazer nesses primeiros dias em Lisboa, não deixe de ler esse post, que te dá o roteiro de 2 dias em Lisboa.

=> Leia também:

Dica de hotel em Lisboa

Como em várias cidades Portugal, Lisboa é muito bem servida de hotéis, com muitas hospedagens de qualidade e alguns com preços bem acessíveis.

Eu gosto muito de alguns lugares na capital portuguesa e falo deles com mais detalhes nestes posts:

Se você quiser ainda procurar outras opções, veja neste link:

Procurar hotéis em Lisboa

Roteiro de 7 dias em Portugal

Roteiro em Portugal – dia 3: Sintra

Ali do ladinho de Lisboa existe essa gracinha de cidade: Sintra, que pode ser facilmente visitada em um dia, num passeio bate e volta de Lisboa. Você poderá chegar lá indo de trem a partir da estação do Rossio. Saia cedo para aproveitar o dia.

Visite ao menos o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, e – a atração que mais gostamos – a Quinta da Regaleira.

=> Leia também:

Além, disso, rode pelo centrinho da cidade e coma uma queijadinha de Sintra na pastelaria Piriquita, cuja receita é exclusiva deles.

Na volta, se der tempo, aproveite para umas últimas comprinhas ou passeios em Lisboa.

Passeio => Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Roteiro em Portugal – dia 4: Óbidos, Nazaré, Alcobaça e Batalha

Desde esse ponto, você já vai precisar fazer a sua viagem por Portugal de carro. Tente pegá-lo o mais cedo possível, para aproveitar bem o dia.

Siga direto para Óbidos. Com certeza, você passará toda a manhã nesta linda cidade amuralhada. Se chegar cedo, a manhã será mais que suficiente, pois a cidade é pequenininha.

Para já saber o que ver, veja aqui o nosso roteiro de 1 dia em Óbidos.

Depois, eu indico 3 visitas que, apesar de rápidas, valem a pena (Nazaré, Alcobaça e Batalha). Tudo é muito perto e são cidades pequenas, com visita a pontos turísticos específicos. Então, sim, dará tempo em uma tarde.

Primeiro, siga para Nazaré, que é tem uma praia linda. Em seguida, visite o Mosteiro de Alcobaça, onde estão enterrados Inês de Castro e Pedro I e, por fim, passe para ver o Mosteiro da Batalha, que é, para mim, o mosteiro mais bonito de Portugal. A estrada passa na frente dele, então o desvio é pequeno.

Daí, eu seguiria um pouco adiante para pernoitar em Leiria, que tem opções de hotel mais baratas do que em Fátima (que é bem cara). Procure aqui uma opção barata de hotel em Leiria.

Km rodados: 175 km

Dica => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré (a partir de Lisboa)

o que fazer em Óbidos

o que ver em Óbidos
A cidade amuralhada de Óbidos
roteiro em Portugal
A cidade amuralhada de Óbidos

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Roteiro em Portugal – dia 5: Leiria, Fátima e Conímbriga

Já que você dormiu em Leiria, de manhã cedo você pode dar um pulinho no Castelo de Leiria. 

Em seguida, parta para o Santuário de Fátima. Mesmo que você não seja católico, é um lugar que causa curiosidade e merece uma visita. Ali você vai ficar um tempinho a mais, se quiser ver todo o santuário: são duas igrejas – a mais antiga e a moderna – e o espaço é grande.

Veja detalhes no nosso post abaixo:

=> Leia mais: Roteiro de 1 dia em Fátima.

Em seguida, indo em direção a Coimbra, dê uma passadinha em Condeixa para visitar as ruínas romanas de Conímbriga, que possuem ainda lindos mosaicos. É um lugar surpreendente, que a gente pensa que não existe em Portugal. Quem gosta de história vai amar.

Saindo de lá, vá para Coimbra. Dependendo da hora em que você chegar à cidade, pode ser que ainda dê para passear, mas provavelmente você só chegará à noite.

Busque por um hotel próximo à estação de trem, que é ao lado (a pé) das atrações da cidade. Algumas sugestões que conhecemos e gostamos são o Hotel Oslo ou o Ibis, ambos com ótimas localizações.

Mas, se você quiser algo mais sofisticado (e vale a pena!), tente o hotel Quinta das Lágrimas, que, inclusive, é uma atração da cidade com uma história incrível!

Km rodados: 120 km

o que fazer em Fátima
Santuário de Fátima (em frente à Igreja tradicional)
como chegar a Conímbriga
Ruínas romanas de Conímbriga

Roteiro Portugal – dia 6: Coimbra

Esse é o dia de visitar a cidade em que eu nasci. Sou suspeita, mas é a parte que eu mais gosto nesse roteiro de 7 dias em Portugal: a cidade é linda e cheia de atrações 🙂 .

Além da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e famosas do mundo, não deixe de ir até a Quinta das Lágrimas, Portugal dos Pequenitos (em especial se estiver com crianças), o Mosteiro de Santa Clara, o Aqueduto Romano e, principalmente, bater perna pela Baixa, o centro medieval da cidade.

Se for até a Praça da República, não deixe de reparar na loja Toga, que vende trajes e apetrechos usados pelos estudantes da universidade. É bem curioso!

Aliás, não estranhe se você encontrar jovens andando pela cidade com roupas negras e com uma grande capa preta: são os estudantes da Universidade de Coimbra trajando a roupa tradicional.

roteiro de 7 dias em Portugal

Ali na Baixa, pertinho da Igreja de Santa Cruz, onde estão enterrados o primeiro e segundo reis de Portugal, vá à pastelaria Palmeira, que tem o melhor pastel de natas da cidade.

No fim da visita, adiante caminho e já vá pernoitar no Porto.

Quilômetros rodados: 120 km

o que ver em coimbra 1 - Roteiro de 7 dias em Portugal: de Lisboa ao Porto

o que fazer em coimbra - Roteiro de 7 dias em Portugal: de Lisboa ao Porto

Roteiro em Portugal – dia 7: Porto

No último dia do nosso roteiro de 7 dias em Portugal, dedique-se ao Porto, que é uma cidade superfotogênica. Aqui no blog eu já tenho um post, que é o roteiro de 1 dia pelo Porto, que poderá te ajudar a organizar esse dia.

Contudo, se quiser mais informações, você pode ver todos os posts que já publicamos sobre a cidade e complementar seu roteiro no Porto:

=> Leia mais: Dicas de viagem sobre o Porto

Especificamente para dicas de hotéis no Porto, se você quiser esticar seu roteiro, leia este post abaixo sobre onde ficar no Porto, com dicas de hotéis e os melhores bairros da cidade.

Vale a pena => Ônibus Hop-On Hop-Off no Porto, Cruzeiro e Adega de Vinho

Total de km rodados em todo o roteiro de 7 dias em Portugal: 420 km

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Se por acaso o seu voo partir de Lisboa, uma dica que eu dou é entregar o carro na cidade e voltar de trem até Lisboa, que será mais rápido e menos cansativo.

Uma opção que você tem é chegar a Portugal pelo aeroporto de Lisboa e partir pelo do Porto, assim você evitará ficar indo e vindo.

Veja abaixo algumas opções de passagens para Portugal e tente fazer essa jogada: chegue por Lisboa e vá embora pelo Porto (clique em uma oferta se quiser ver mais opções):

roteiro portugal 7 dias

Se tiver mais alguns dias, tente encaixar entre Coimbra e o Porto, por exemplo, uma visita à Figueira da Foz (praia) e Aveiro, apelidada de a Veneza portuguesa.

E, um pouco acima do Porto, você poderá ir a Braga e Guimarães, duas cidades históricas importantes.

Enfim, o país tem muito o que ver e esse roteiro de 7 dias em Portugal é apenas uma sugestão inicial: amplie-o, altere-o, organize a viagem que atenda aos seus desejos… mas vá!

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Leia mais sobre Portugal:

----------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não se esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se de que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo viajando para países onde o seguro não é obrigatório, nós recomendamos fortemente que você o faça, já que o sistema de saúde em alguns lugares é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos, por exemplo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo-benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

🛏 Pesquisando por hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO: 

reserve seu hotelchios de internet
Seguro viagem
ingressos e passeiospassagens aéreas mais baratas

391 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Ana. Estou programando uma viagem a Portugal e vou levar minha filha, que na ocasião estará com 1 aninho. Como estarei com bebê, penso em alugar um carro para ir de Lisboa ao Porto e também para visitar Sintra, Cascais, Óbidos e Évora. Para essas cidades que citei é tranquilo ir de carro? Gosto muito dos trens europeus, mas como vou estar com a bebê, acho melhor me deslocar de carro. O que vc acha? Outra dúvida: Nessas cidades é tranquilo andar com o carrinho de bebê?

    • Com certeza de carro é bem melhor e mais fácil para se locomover. Sim, sempre usei carrinho. Pense: quem mora lá tb tem bebês que andam nos carrinhos, 😉
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here