Roteiro de 7 dias em Portugal: de Lisboa ao Porto

Que tal alugar um carro e fazer um super roteiro de 7 dias em Portugal, passando por diversas lindas cidades?

Pelo fato de ser portuguesa, a coisa que mais eu recebo são pedidos de roteiros em Portugal. Todos querem saber o que fazer, onde e como ir, quanto tempo ficar, lugares inusitados, pontos turísticos de Portugal, enfim, todo tipo de dica de viagem.

Apesar de ser um país pequeno, Portugal tem muita coisa linda para visitar e, mesmo que você vá várias vezes, não dará conta. Acredite, eu mesma estou sempre descobrindo um lugar novo.

Mas, recentemente, uma amiga me pediu um roteiro em Portugal básico, para quem estivesse indo pela primeira vez e que tivesse a duração de uma semana. Foi assim que surgiu este roteiro de 7 dias em Portugal. Ela foi, fez e aprovou, e por isso agora divido ele aqui com vocês.

Ah, não deixe de ler o nosso post super-mega completo: Dicas de Portugal (tudo o que você precisa saber).

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

roteiro de 1 dia em coimbra dicas

Roteiro de 7 dias em Portugal

Saiba que este é um roteiro para ser feito uma parte de carro, pois alguns dos lugares não têm trem até lá, apenas ônibus, o que tornaria a viagem mais demorada.

Mas, se você tiver mais dias, vá em frente e arrisque-se! É super seguro viajar por Portugal em qualquer meio de transporte. Você vai amar!

guia de lisboa

Roteiro em Portugal – dia 1 e dia 2: Lisboa

Imaginando que você está chegando ao país via Lisboa, os dois primeiros dias do nosso roteiro em Portugal eu indicaria ficar só nesta cidade.

A primeira dúvida de quase todos os turistas é: como sair do aeroporto e ir para a cidade. Relaxe, eu explico tudinho aqui 👉 Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro da cidade.

Se preferir, veja o vídeo onde explicamos tudo e aproveite para seguir nosso canal do Youtube:

Neste caso, então, de ficar em Lisboa 2 dias, você usará apenas o transporte público, pois o metrô e os bondes te levam a praticamente todas as atrações turísticas que possivelmente irá visitar.

Para saber o que fazer nesses primeiros dias em Lisboa, não deixe de ler esse post, que te dá o roteiro de 2 dias em Lisboa:

👉 Leia também: roteiro de 2 dias em Lisboa

Dica de hotel em Lisboa

Como todo Portugal, Lisboa é muito bem servida de hotéis, com muitas hospedagens de qualidade e alguns com preços bem acessíveis.

Eu gosto muito de alguns lugares na capital portuguesa e falo deles com mais detalhes nestes posts:

Se você quiser ainda procurar outras opções, veja neste link:

Procurar hotéis em Lisboa

Roteiro de 7 dias em Portugal

Roteiro em Portugal – dia 3: Sintra

Ali do ladinho de Lisboa existe essa gracinha de cidade: Sintra, que pode ser facilmente visitada em um dia, num passeio bate-e-volta de Lisboa. Você poderá chegar lá indo de trem a partir da estação do Rossio. Saia cedo pra aproveitar o dia.

Visite ao menos o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, e – a atração que mais gostamos – a Quinta da Regaleira.

👉 Leia também: O que visitar em Sintra: Quinta da Regaleira

Além, disso, rode pelo centrinho da cidade e coma um queijadinha de Sintra na pastelaria Piriquita, cuja receita é exclusiva deles.

Na volta, se der tempo aproveite para umas últimas comprinhas ou passeios em Lisboa.

Roteiro em Portugal – dia 4: Óbidos, Nazaré, Alcobaça e Batalha

Desde aqui, você já vai precisar de carro. Tente pegá-lo o mais cedo possível, para aproveitar bem o dia.

Siga direto para Óbidos, onde com certeza você passará toda a manhã, nesta linda cidade muralhada. Se chegar cedo, a manhã será mais que suficiente, pois é pequenininha.

Para já saber o que ver, veja aqui o nosso Roteiro de 1 dia em Óbidos.

Depois, eu indico 3 visitas que, apesar de rápidas, valem a pena (Nazaré, Alcobaça e Batalha). Tudo é muito perto e são cidades pequenas, com visita a pontos turísticos específicos. Então, sim, dará tempo em uma tarde.

Primeiro, siga para Nazaré, que é tem uma praia linda. Em seguida, visite o Mosteiro de Alcobaça, onde estão enterrados Inês de Castro e Pedro I e, por fim, passe para ver o Mosteiro da Batalha, que é para mim o mosteiro mais bonito de Portugal. A estrada passa mesmo na frente dele, então, o desvio é pequeno.

Daí, eu seguiria um pouco adiante para pernoitar em Leiria, que tem opções de hotel mais baratas do que em Fátima (que é bem cara). Procure aqui uma opção barata de hotel em Leiria.

Km rodados: 175 km

o que fazer em Óbidos

o que ver em Óbidos

A cidade amuralhada de Óbidos

roteiro em Portugal

Mosteiro da Batalha (acima), Nazaré e Alcobaça

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Que tal já chegar no seu destino já conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países e ainda planos que incluem telefone, no caso de viagem para o EUA. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e receba o seu chip em casa com frete grátisCompre aqui


Roteiro em Portugal – dia 5: Leiria, Fátima e Conímbriga

Já que você dormiu em Leiria, de manhã cedo você pode dar um pulinho no Castelo de Leiria. 

Em seguida, parta para o Santuário de Fátima. Mesmo que você não seja católico, é um lugar que causa curiosidade e merece uma visita. Ali você vai ficar um tempinho a mais, se quiser ver todo o santuário: são duas igrejas, a mais antiga e a moderna e o espaço é grande.

Veja detalhes no nosso post abaixo:

👉 Leia mais: Roteiro de 1 dia em Fátima.

Em seguida, indo em direção à Coimbra, dê uma passadinha em Condeixa para visitar as as ruínas romanas de Conímbriga, que possuem ainda lindos mosaicos. É um lugar surpreendente, que a gente pensa que não existe em Portugal. Pra quem gosta de história, vai amar.

👉 Leia mais:  As ruínas romanas de Conímbriga,

Saindo de lá, vá para Coimbra. Dependendo da hora em que você chegar na cidade, pode ser que ainda dê para passear, mas provavelmente você só chegará de noite.

Busque por um hotel próximo à estação de trem, que é ao lado (a pé) das atrações da cidade. Algumas sugestões que conhecemos e gostamos são o Hotel Oslo ou o Ibis, ambos com ótimas localizações.

Mas, se você quiser algo mais sofisticado (e vale a pena!), tente o hotel Quinta das Lágrimas, que, inclusive, é uma atração da cidade com uma história incrível!

Km rodados: 120 km

o que fazer em Fátima

Santuário de Fátima (em frente à Igreja tradicional)

como chegar a Conímbriga

Ruínas romanas de Coímbriga

Roteiro em Portugal – dia 6: Coimbra

Hoje é o dia de visitar a cidade em que eu nasci. Sou suspeita, mas é a parte que eu mais gosto neste roteiro de 7 dias em Portugal: a cidade é linda e cheia de atrações 🙂

Além da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e famosas do mundo, não deixe de ir até a Quinta das Lágrimas, Portugal dos Pequeninos (em especial se estiver com crianças), o Mosteiro de Santa Clara, o Aqueduto Romano e, principalmente, bater perna pela Baixa, o centro medieval da cidade.

Leia nossos posts sobre a cidade:

Se for até a Praça da República, não deixe de reparar na loja Toga, que vende trajes e apetrechos usados pelos estudantes da universidade. É bem curioso!

Aliás, não estranhe se você encontrar jovens andando pela cidade com roupas negras e com uma grande capa preta: são os estudantes da Universidade de Coimbra trajando a roupa tradicional.

o que ver em Coimbra

Ali na Baixa, pertinho da Igreja de Santa Cruz, onde estão enterrados o primeiro e segundo reis de Portugal, vá à pastelaria Palmeira, que tem o melhor pastel de natas da cidade.

No fim da visita, adiante caminho e já vá pernoitar no Porto.

Quilômetros rodados: 120 km

o que ver em coimbra 1 - Roteiro de 7 dias em Portugal: de Lisboa ao Porto

o que fazer em coimbra - Roteiro de 7 dias em Portugal: de Lisboa ao Porto

Roteiro em Portugal – dia 7: Porto

No último dia do nosso roteiro de 7 dias em Portugal, dedique-se ao Porto, que é uma cidade super fotogênica. Aqui no blog eu já tenho um post que é o roteiro de 1 dia pelo Porto e que poderá te ajudar a organizar este dia.

Mas, se quiser mais informações, você pode ver todos os posts que já publicamos sobre a cidade e complementar seu roteiro no Porto:

👉 Leia mais: Dicas de viagem sobre o Porto

Especificamente para dicas de hotéis no Porto, se você quiser esticar seu roteiro, leia este post abaixo:

👉 Leia mais: Onde ficar no Porto: dicas de hotéis e melhores bairros

Total de km rodados em todo o roteiro de 7 dias em Portugal: 420 km

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 10% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços, pague em até 12 vezes no cartão ou com 5% de desconto no boleto. Use o cupom TURISTAPRO5 e ganhe mais 5%.


Se por acaso o seu voo partir de Lisboa, uma dica que eu dou é entregar o carro aqui na cidade e voltar de trem até Lisboa, que será mais rápido e menos cansativo.

Mas uma opção que você tem é chegar em Portugal pelo aeroporto de Lisboa e partir pelo do Porto, assim, evita ficar indo e vindo.

Veja abaixo algumas opções de passagens para portugal e tente fazer essa jogada: chegue por Lisboa e vá embora pelo Porto (clique em uma oferta se quiser ver mais opções):

Passagens aéreas baratas para Portugal
Passagens aéreas saindo de

o que visitar em Portugal

Se tiver mais alguns dias, tente encaixar entre Coimbra e o Porto, por exemplo, uma visita à Figueira da Foz (praia) e Aveiro, apelidada de a Veneza portuguesa.

E, um pouco acima do Porto, você poderá ir a Braga e Guimarães, duas cidades históricas importantes.

Enfim, o país tem muito o que ver e este roteiro de 7 dias em Portugal é apenas uma sugestão inicial: amplie-o, altere-o, organize a viagem que atenda aos seus desejos, mas vá!

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

381 COMENTÁRIOS

  1. Quando eu for a Portugal, que será em breve, gostaria muito de ir a Évora. Não sei o motivo, mas sempre tive um interesse por esta cidade. Onde poderia incluir o no roteiro, mesmo que necessitasse de mais um dia? Gosto de viajar com calma, uma vez que estou de férias e sempre acho que se não der para ver tudo, como, geralmente, não dá, a gente se obriga a fazer o “sacrifício” do retorno. Rsrsrsrs.
    Obrigado.
    Abraços.
    Fabio.

    • Oi Fábio! Se você tem mais tempo, não pense duas vezes: vá à Évora, que é uma graça. Ela fica no sentido oposto ao roteir que propus, mas vc vai e volta no mesmo dia a partir de Lisboa com facilidade (de carro ou trem). Se for de trem, a viagem é entre 1:30 e 1:45h. A cidade não é muito grande e parte histórica e quem o templo de Diana voc~e conhece bem a pé. Boa viagem!

      • Oi Ana, na realidade quero perguntar, não responder, mas não achei onde.
        Estou indo a Portugal dia 02 de abril próximo, ficarei 11 dias, só reservei 02 dias, pois como vou a turismo não sei ainda que cidade vou ficar,vou escolher quando aí chegar, posso ter problemas na imigração por isso? Por favor me responda, não tenho conseguido essa informação.

        Att.:

        Maria

        • Em 90% dos casos eles nem vão perguntar, mas se perguntarem e vc não tiver como comprovar reservas, poderá sim ter problema. Boa viagem!

      • Olá Ana,
        Adorei o roteiro de 7 dias, mas terei 15 dias. Você acha que consigo encaixar, a partir do seu roteiro, Aveiro Serra da Estrela, Évora, e região do Algarve? Qual a melhor cidade do Algarve para se passar a noite? Obrigada

          • Olá Ana, sou eu de novo… Você teria alguma dica para a Serra da Estrela (lugar para ficar, comer, conhecer…)? Obrigada!!

          • O único hotel que já fiquei lá é o excelente Penhas Douradas. Boa viagem!

  2. O único inconveniente de devolver o carro em uma cidade diferente é que te cobram uma taxa muito elevada por isso, acho que uns 500 dólares. Fiz um trajeto parecido de carro em julho de 2012, mas voltamos até Lisboa de carro, pelo vale do Douro e o interior do país.

    • Oi Robson! Defintivamente a taxa lá não de é de 500 dólares. Algumas locadoras cobram sim essa dita taxa, mas no aluguel de uma semana isso sai em torno de 100 euros, outras nem isso. Para quem tem tempo de voltar fazendo outra rota como você parece ter feito, acho uma ótima ideia, mas para quem não tem, devolver no Porto é mesmo a melhor opção, até pq o que você gastará de gasolina e pedágios, além do cansaço, já não compensa.

  3. Ana, bom dia!
    Estou indo para Portugal, chego em Porto e só tenho 7 dias para aproveitar.
    Como estou viajando com uma amiga, ela quer conhecer Fatima e eu Algarve, Praia da Marinha. O que você recomenda? É possível incluir esses 2 roteiros?
    Obrigada
    Aline
    Brasil

    • Oi Aline, fica bem apertado, pois o Porto é no norte e o Algarve no sul. Fátima é até tranquilo. SE quiser fazer tudo, até dá, mas será tudo corrido. Boa viagem!

  4. Oi Ana!
    Encontrei teu roteiro por acaso e no “desespero” pois acabo de saber que vou pra Portugal na proxima semana, tenho um congresso de Clinica Médica no Algarve(3 dias) e vou conseguir ficar 12 dias no total, não conheço nada do país. A partir do Algarve qual seria a melhor sequência de roteiro e tempo de permanência em cada cidade importante ? Gostaria muito de saber tua opinião pois preciso reservar hoteis o mais rápido possível. Um abração e parabéns !

    • Ana, infelizmente roteiros individuais assim é algo que não tenho como fazer, por isso disponibilizo os que fiz… Leia todos com atenção, que com certeza te ajudará bastante. Se após Algarve for subir direto para Lisboa, veja o roteiro de 2 dias lá e em seguida se guie por este e pelos outros 10 das que acabei de publicar… Roteiros devem ser feitos por cada um, pois só vc sabe o que tem vontade ou não de conhecer, mas uma coisa eu te garanto, você vai adorar… Boa viagem!

  5. Obrigado Ana,pela rápida resposta, só agora olhei atentamente e vi os demais roteiros,acho que consigo me organizar com eles pois estão ótimos,obrigado! Abraço.

  6. Gostaria de saber o que visitar em 3 dias de Lisboa e 3 dias em Porto.
    Como aproveitar melhor este tempo se tb quero ir à Fatima.

    • Carmen, dê uma pesquisada na categoria Portugal, pois já existem roteiros tanto para o Porto, quanto para Lisboa. Boa viagem!

  7. Estou indo para Portual dia 19/08/2013 e, ficarei até o dia 26, volto ao Brasil no dia 27 (voo sái na parte da manhã; Gostaria de visitar a Regiao do D’Oro . Gostaria de conhecer e baber os melhores vinhos portugueses (sei que é impossível , pala quantidade).Me mais uma dica . Eu e minha miulher queremos aproveitar o máximo em Portigal. Estarei comemorando 60 anos de idade. Mas , ainda , temos o espirito muito jovem.

    • Celso, com certeza vocês vão adorar. Aos poucos vou publicando mais dicas por aqui, fique de olho. Boa viagem!

  8. Olá,
    Ano passado fiz minha primeira viagem a Portugal. AMEI esta terra que foi de meus antepassados.
    Fiquei 15 dias. Me baseei em Lisboa, mas fui a Sintra, Cascais, Estoril, Fátima, Batalha, Óbidos e Évora. Não fui ao Porto porque queria um motivo para voltar… Estou planejando voltar no ano que vem e minha ideia é ir direto para Porto e passar em Braga, Guimarães, Coimbra, e ir descendo até Lisboa, mas não quero fazer muita troca de hotel para não ficar muito caro. Chegando à Lisboa, pretendo ir a Açores e passar uns sete dias.
    Minha dúvida é em quantos dias da para fazer o roteiro do Porto até Lisboa? E quais os hoteis que você pode me indicar que sejam confortáveis, mas que não sejam caros? Penso em ir em Setembro / outubro de 2014.

    Abs

    • Oi Ana Maria, minhas dicas de hotel são as que já estão neste post ou na categoria Portugal. E entre o Porto e Lisboa, você desce em umas 4 horas… O tempo que irá dedicar a cada parada, como em Aveiro e Coimbra, por exemplo, é com você, mas acho que pelo menos 1 dias em cada. Em relação as outras cidades, o mesmo, só o Porto que se voc~e puder ter 2 dias, seria melhor. Boa viagem!

  9. Ola! Ja fiz 2 tours de carro por Portugal, um partindo de Lisboa, indo para o norte, Sintra, Mafra, Queluz, Coimbra,Fatima, Batalha, Porto, Braga e Braganca e entrei na Espanha.
    No outro, vindo de Valencia, Cordoba entrei em Portugal passando por Evora e de la para Lisboa. A ideia agora sera um tour de carro, de uns 25dias Espanha/Portugal, passando Santiago da Compostela e conhecendo tb o sul de Portugal.
    Imagino Douro, Regua, pequenas aldeias como Piodao.
    Vc teria dicas de lugejos e um roteiro bem legal? Vamos com o casal da viagem anterior.
    Ha agora alguma dificuldade no pagamdntos dos pedagios! Li quecertas rodovias nao aceitam nem mesmo cartao de credito.
    Grato

    • Oi Paulo! Para os pedágios, procure levar dinheiros mesmo, que é mais fácil. Dê uma olhada no roteiro de 10 dias, pois passei por alguns lugares menos óbvios. Infelizmente não tenho como montar roteiros individuais, pois a demanda é grande. Tente aproveitar as muitas dicas que já estão disponíveis aqui no blog, ok?! Boa viagem! 🙂

  10. Olá, vou ficar 10 dias em Portugal, sendo 3 dias em Lisboa, 1 em Fatima e 5 em Porto. Você acha que 5 dias em Porto é muito? Devo ficar mais em Lisboa?
    Decidi não alugar carro, acho que vou ficar preocupada com estacionamento, roubos etc. Somos um casal. O que você sugere?Custo benefício.
    bjs. Eliane

    • Oi Eliane, seu eu fosse vcs faria de carro, pois poderão ir a muitos mais lugares. Nâo se preocupe com roubos, isso não é comum por lá, rsrs. E tente um hotel com estacionamento. Quanto as 5 dias no Porto, sim, é muito. 2 são suficientes. Use esses 3 dias extras para conhecer outros lugares próximos, como Braga, Guimarães, Douro, Aveiro, Coimbra… ou lugare no caminho entre Lisboa e Porto Boa viagem!

  11. Oi Ana, estou indo passar o reveillon em Portugal, meu vôo chega dia 26.12 pela manha em Lisboa e sai dia 04.01.2014 de Funchal pois pretendo assistir a virada lá. Quais cidades vc me recomendaria conhecer nesses 06 dias (26 a 31 ), estou com duvidas se a melhor opção para ir para Funchal e de avião ou existe trem?

    • Cecília, Funchal fica na ilha da Madeira, logo, só de avião ou barco. Nesse 4 dias que tem, fique só por Lisboa e arredores (Sintra, Cascais, Queluz), pois já há muito o que visitar. Boa viagem!

  12. Ana, parabens pelos roteiros. Vou chegar de SP a Lisboa e no fim dos meus 20 dias em Portugal passarei 5 dias em Lisboa obrigatoriamente para um evento. Voce recomenda eu chegar, tomar outro voo ate Porto e descer de carro ou chegar em Lisboa, subir ate Porto de carro e depois voltar a Lisboa de aviao. Achei caro os precos de voo domestico. Ultima pergunta: qual cia de aluguel de carros voce recomenda e quais dicas um motorista brasileiro precisa saber para dirigir la (cambio, regras, etc). Obrigado.

    • Oi Rafael! A ordem dos fatores não importa, veja o que sair mais barato, ou vá de carro e volte de trem, pois na prática, ai ser mais rápido que avião. Quanto ao carro, as regras são as mesmas do Brasil. Boa viagem!

  13. Oi Ana!! Adorei o seu roteiro. Vou ter dez dias em Portugal e levarei minha mãe que nasceu em Mortagua perto de Coimbra e que veio para o Brasil aos 13 anos. Já se passaram 60 anos e ela nunca mais voltou para lá. Gostaria de saber onde posso encaixar uma visita a uma vínicola? Tem como você me ajudar?

    • Alessandra, uma boa área de vinícolas é o Vale do Douro, próximo ao Porto. Tire um dia a partir de lá para isso. Boa viagem!

  14. Bom dia,
    Ana,
    Gostaria de saber você presta esse tipo de serviço direto aí!? Ou melhor você é guia? Tem uma agencia ou algo assim!?
    Pois estou indo com meus pais e ficaremos apenas 5 dias em Fátima, gostaria de saber o que vc nos sugeria e ou então se tem algum pacote para nos oferecer! ( nosso hotel ja esta reservado em Fátima todos os dias)!

    Aguardo

    Obrigado

  15. Boa tarde ,Ana
    Estou pretendendo viajar para a Europa em 2014 e irei ficar 8 dias em Paris e 8 dias em Portugal,gostaria de dicas por exemplo se fico primeiro em Lisboa 2 dias ou viajo logo para Porto ficando na volta em Lisboa?O que você aconselha,pois quero visitar todas as cidades que você citou a cima, e quero ficar 2 dias em Porto.Desde já agradeço.Lucia,no aguardo

    • Oi Lucia! Na verdade a ordem não importa em nada, a única diferença é que vc fará o roteiro ao contrário. Se puder, aconselho entre o Porto e Coimbra, dar ua paradinha em Aveiro também, que é uma graça. Boa viagem!

  16. Ana,

    essa viagem é muito interessante.
    É bom saber que existem blogueiros a fazerem este tipo de trajetos e a dar a conhecer ao mundo o melhor que Portugal tem para oferecer.

    Sintra e Troia são lindíssimos, mas o Porto tem um encanto muito singular.
    Vou continuar a seguir sua viagem.

  17. Ana, fiquei muito interessado no seu roteiro e pretendo segui-lo em outubro com minha esposa e 2 filhos maiores (estaremos saindo de Campinas no dia 08/10 até Lisboa (chega 09/10 por volta das 13 hs) e voltando pelo Porto (17/10 às 10:25). Pretendo a locação do carro conforme sua sugestão. Você acha que haveria a possibilidade de incluir no roteiro (dentro desses dias) uma visita mesmo que rápida a Figueira da Foz e Aveiros? Nessas cidades você tem dicas? Obrigado e parabéns pelos roteiros.

  18. Ola … adorei o seu roteiro, é exatamente o que desejo fazer….
    Pretendo ficar 13 dias, gostaria de ir a Madri e Barcelona, o que voce acha????
    o tempo é suficiente, qual a dica “”TREM”” e voltar de Barcelona para o Brasil?

    • Oi Neia! O tempo é apertado, mas dá. 7 dias em Portugal, 2 em Madri e 2 ou 3 em Barcelona. Nao conte muito com os dias de chegada e saída. Boa viagem!

  19. Oi Cássio! No seu roteiro você pode incluir o que quiser, 🙂 Aveiro e a Figueira estão no caminho, então, não vejo porque não. Na Figueira você basicamente só tem a praia e o Cassino, já em Aveiro há mais o que visitar e aqui no blog tenho post com dicas da cidade, dá uma olhadinha. Espero que goste de Portugal. Boa viagem!

  20. Adorei suas dicas. Estou indo viajar com meu marido no final do ano ,vamos passar por Espanha e Portugal …Gostaria de saber algum lugar para passar o Reveillon em Coimbra ja que é sua cidade natal, voce deve ter alguma ideia de onde irmos…obrigada

    • Oi Renata! Eu nunca passei reveillon em Coimbra, porque a cidade fica morta nessa época, 🙁 É uma época em que todos vão para outrs lugares e os estudantes voltaram para casa antes do natal e só voltam na primeira semana de janeiro. Acho que não é um lugar muito animado para isso. NO entanto, verfique se o NB Clube e o Rock Planet vão fazer algum evento. Boa viagem!

  21. Ola Ana … já estou com passagens compradas para fazer o roteiro 07 dias em portugal…
    Estou com dificuldade para reservar hotel, pois, vejo que os que voce indicou nao sao suites.
    Gostaria de umas dicas com boa localizacao e preco bom.
    Obrigado….

    • Olá Neia, indicação de hostel eu só dei em Lisboa e ambos tem a opção de suite também, basta pagar o preço, rsrs. No restante são todos hoteis. Verifique novamente. Boa viagem!

  22. Olà! Vou à Portugal em 09/10/13 até 29/10/13.
    Montei sozinha minha viagem: 5 Lisboa, 3 Coimbra, 5 Porto, 2 Braga, 3 Faro e 2 Lisboa.
    Em Braga me hospedo no hotel da Estação, que fica no mesmo, quero ir até
    a Praça da Republica, pois acho muito bonita a cidade, será que da p/ir de pé
    ou tem alguma condução?
    Pode me informar?
    Agradeço:

    • Arlete, creio que 3 dias em Coimbra e 5 no Porto, é muito tempo, a não ser que você queira fazer passeios pelos arredores. Sobre Braga, a pé é mais ou menos 1 km, mas claro, existem vários ônibus para a praça. Boa viagem!

  23. Ana estou indo para Portugal com meu esposo dia 16 de outubro e fico ate 2 de novembro. Eu ja conheço Lisboa e Sintra portanto me viro bem na capital Acho Que dois dias sao suficientes Vamos alugar um carro O teu roteiro de sete dias me pareceu otimo Como temos 13 dias o que sugeres para visitarmos Apreciaria muito a tua juda. Atenciosamente
    Marinez

    • Marinez, dá uma olhada no roteiro de 10 dias que já está publicado (dia a dia), pois ele privilegia a região Norte e Centro, lugares como: Braga, Guimarães, Gerês, Marialva, Belmonte, Serra da Estrela… SE quiser ir para o sul, não deixe de passar por Évora e visite a região do Algarve. Boa viagem!

  24. Oi Ana, td bem ? Maravilhoso esse seu roteiro, devo segui-lo. Aproveitando, gostaria de te perguntar 3 coisinhas, que se puder me ajudar, agradeço :

    Vou passar ai em Portugal de 25/12/13 a 03/01/14, portanto vou passar o dia de Natal e Ano Novo por ai, onde pretendo seguir o seu roteiro de carro e depois darei um pulo na Espanha tb:

    1o) Alguma recomendação onde passar ou o que fazer no dia 25/12 (Natal) ?

    2o) Alguma recomendação onde passar o Ano Novo (local, cidade) ?

    3o) Essa época do ano é muito frio por ai ? Algum ponto de Portugal ou do seu roteiro fica inviavel no inverno ?

    Obrigado e parabens pela iniciativa em dividir isso tudo.
    Ricardo

    • Oi Ricardo. Olha, dia 25 e dia 01 está praticamente tudo fechado, então, nem sei onde poderia ir. Só dará para fazer visitar externas. E não, o inverno de Portugal é muito tranquilo e não inviabiliza nenhuma viagem, rsrsrs. Apenas na região da Serra da Estrela ou bem no norte é que você poderá ver neve, por exemplo. Boa viagem! O ano novo por lá costuma ser passado em um restaurante, numa ceia e depois as pessoas vão para alguma boate ou festa. O Algarve costuma ter bastante procura nessa época. Boa viagem!

  25. Ana,

    Boa tarde, gostaria de saber o seguinte: vou passar 6 dias em Portugal, chegando por Lisboa. Quero ir ao sul, em Faro e ao norte, até Porto. Vale a pena alugar carro, ou posso ir de trem ou onibus? Seria melhor pernoitar nos lugares, ou da pra fazer bate e volta pra Lisboa?
    Muito obrigada, e parabéns pelo blog!!

    • Oi Karen, com certeza alugue carro, pois o tempo é muito pouco para quem quer ver tanto. E ir e vir de Lisboa é meio inviável, pois as distâncias são grandes. Boa viagem!

  26. Olá Ana! Adorei seu blog, o jeito de você escrever e seus roteiros! Estou indo pela primeira vez a Portugal em outubro e vou levar meus pais, já idosos, para conhecer também. Vou seguir quase todo seu roteiro, mas como temos 12 dias, vamos até Santiago de Compostela, sonho de minha mãe. Pretendo seguir seu conselho e deixar o carro no Porto e pegar um trem para Lisboa, para irmos direto para o aeroporto. Jà vi que o melhor e ir para a estação ORIENTE, mas próxima ao aeroporto. É isso mesmo? A outra dúvida que tenho é, como faço, no POrto, para ir do aeroporto (onde vou devolver o carro) para a estação Campanha?? Há outra estação mais perto? OU você sabe se há locadoras para eu devolver o carro além do aeroporto, mais perto da cidade?
    Só me restam estas dúvidas, pois o restante vou apenas seguir seus passos!
    Muito Obrigado!
    Emanuel.

    • Oi Emanuel! No Porto tem uma estação de metrô dentro do aeroporto com ligação direta à Campanhã e sobre a devolução do carro, com certeza tem no centro da cidade também, mas os endereços depende de cada locadora e isso só com eles você saberá. Boa viagem!

  27. Olá Ana!!
    Muitíssimo obrigado por sua gentileza!
    Meu irmão acabou decidindo ir mesmo de carro de volta para Lisboa e vamos dividir a viagem, entre SAntiago de Compostela e Lisboa (545 Km). Estou pensando em dormir em Aveiro, o que vc acha? Que outro lugar poderia ser este, no “meio do caminho” entre estas cidades??
    Mais uma vez obrigado! Você mudou (para melhor) a minha viagem!
    Abs
    Emanuel.

    • Emanuel, eu sou suspeita, pois adoro Aveiro. Leu os 2 posts que publiquei esta semana sobre a cidade? Já que vai estar de carro, não deixe de visitar, ao menos, Braga e Guimarães. Abs

  28. Então está decidido! Vou dormir em Aveiro e pensei mesmo, na ida ou na volta de Santiago, passar por Guimarães e Braga! Você só confirmou!!!

    Mais uma vez quero agradecer este seu trabalho e a forma tão gentil que vc responde… se um dia vieres ao Brasil, e precisares de dicas ou qualquer ajuda, mande-me um email. Será um prazer lhe retribuir!

    Obrigado!

    Emanuel.

  29. Oi Ana, tudo bem ? Não sei se vc podera me ajudar, mas como esse site e a sua sempre gentileza em ajudar resolvi tentar pedir informações a respeito do que pretendo fazer em relação a minha viagem de férias.

    Seguinte, vou passar 17 dias por ai e pretendia conhecer Portugal e Espanha de carro. Chego e volto por Lisboa, portanto, pensei em alugar um carro em Lisboa e ir para Espanha pelo norte e voltar depois para Portugal pelo sul. O que acha ? Alguma recomendação de roteiro ? Não sei se é relevante ou não a informação, mas estarei em 4 pessoas.

    Obrigado se puder ajudar.

    • Oi Cabral! Se fosse só Portugal, eu diria que seria tempo suficiente para fazer um bom passeio, mas como você quer ir para a Espanha também, já fica mais apertado. Não sei o que pretende conhecer por lá, então, é difícil ajudar, mas a ideia é boa e funcional. Sobre roteiros, além deste aqui, tem um de 10 dias pelo centro=norte de Portugal, publicado dia-a-dia, dá uma olhadinha aqui no blog. Boa viagem!

  30. Ana,

    Estou indo ficar em lisboa por alguns dias mas tenho um voo que sai de Porto para Barcelona, qual é a maneira mais barata e rapida de ir de Lisbo para o Porto? Quanto custa e quanto tempo leva?

    Obrigada pela ajuda!!

    • Oi Amanda. O modo mais rápido é o trem. Preço e tempo dependem de qual você irá escolher. Verifique no site cp.pt
      Boa viagem!

  31. Ana, boa noite.
    Como roteiro inicial pensei: 4 noites em Lisboa, 1 em Coimbra e 2 em Porto. O que você acha?
    Em relação as cidades próximas a Lisboa (Queluz, Sintra e Óbidos), pensei em deixar um dia para conhecer Sintra e Queluz e outro para Óbidos, o que acha?
    Pensei em reservar o último dia de Lisboa para Fátima e depois seguir para Coimbra. Você acha muito corrido? Consigo transporte público (ônibus ou trem) para ir de Lisboa para Fátima e de Fátima para Coimbra no mesmo dia?
    Pensei, ainda, em dormir em Coimbra, acordar e ir para Porto. Lá ficar mais as duas noites, voltar para Lisboa e pegar o voo de volta para o Brasil.
    Muito obrigado e desculpa qualquer coisa.

    • Oi Arthur! Acho que está tudo ótimo. Só não entendi se vc só irá dormir em Coimbra, pois a cidade precisa de pelo menos 1 dia inteiro para visita. De Lisboa-Fátima-Coimbra, vc pode fazer de trem ou Ônibus, mas terá mais opções de ônibus. Verifique horário no sites da cp.pt e rede-expressos.pt/‎. Boa viagem!

  32. Ana,
    boa noite.
    Estou querendo conhecer um pouco de Portugal. Só terei disponibilidade entre 1 e 15 de Novembro pra viajar. Gostaria sabe como é o tempo normalmente nesta época, principalmente com relação a chuva.
    Queria saber quantos dias são necessários para conhecer Lisboa e algumas cidades em direção ao Porto, retornando pelo Douro.
    Se voce puder me dar umas dicas de cidades interessantes no caminho para visitar e pernoitar até o Porto e onde parar e o que visitar no retorno pelo Douro. Tem alguma dica de alguma quinta para pernoitar e degustar vinho?
    Obrigado desde já pelas dicas

    • Oi Ricardo! Você leu o post acima? Praticamente tudo o que vc pergunta já está escrito, ok!? D~e uma pesquisada por aqui. Sobre tempo, é começo de inverno, mas para saber “exatamente” como será, vc terá que acessar um site de metereologia na semana da sua viagem. Boa viagem!

  33. Ana, bom dia!
    Muito obrigado pela ajuda e pelas dicas.
    Olhei os horários de ônibus/trem. Obrigado mesmo.
    Então, pensei em passar a manhã em Fátima, o restante do dia em Coimbra, acordar ficar até meio dia e ir para Porto. Chegaria em Porto na tarde do sábado e ficaria até segunda de manhã. O que você acha? Consigo conhecer bem Porto e Coimbra assim?
    A última pergunta: como é o inverno lá? Vou no meio de Janeiro.
    Mais uma vez obrigado!

    • Oi Arthur! O Porto sim, Coimbra será mais corrido, mas poderá ter um ideia da cidade. Boa viagem!

  34. Ana. como é Portugal no Carnaval? Estou querendo passar a semana de carnaval de 2014 conhecendo Portugal e gostei muito de seu roteiro. Voce acha que por ser carnaval será complicado segui-lo?

    • Não há “carnaval” em Portugal, como é no Brasil, rsrsrs. Lá apenas a terça-feira é feriado (e comum). Pode ir sem problema, 🙂 Boa viagem!

  35. Olá, Ana:
    Eu e meu marido, sem nenhuma experiência em viagem internacional, estamos pretendendo passar 07 dias em Portugal(20 a 27.dezembro.2013). Não queremos nos cansar muito e pretendemos nos deslocar de ônibus ou táxi
    ou outro meio de transporte confortável – o que vc indica quanto a hotel e locais para visitar?

    • Tereza, as indicações que tenho já estão aqui neste post. No mais, são vocês que devem a partir disso, escolher o que mais lhes interessa. Dê uma pesuisada no conteúdo aqui do blog, que tem bastante dica, inclusive de hospedagem. Boa viagem!

  36. Olá Ana,
    Estou planejando uma viagem para Portugal e Itália pro próximo ano e adorei esse roteiro de Portugal que vc postou, é perfeito pra mim, só que eu gostaria muito de levar meu pai junto na viajem, ele nasceu em Portugal (Ilha da Madeira) e depois que veio pro Brasil, isso com uns 3 anos de idade, nunca mais voltou pra terrinha! Por isso venho pedir sua ajuda, é possível incluir em um roteiro de no máximo 8 dias, uns 2 dias na Ilha da Madeira, pra visitar os parentes do meu pai que ainda moram lá, mas sem deixar de fora alguns destinos interessantes como Lisboa, é claro, Sintra, Óbidos, Fátima e Porto? Ou é melhor enxugar mais o roteiro pra poder incluir a Ilha da Madeira?
    Muito obrigada! Adoro seu blog!

    • Oi Mariana, dá até dá, fica apertado para outras visitas, então, terá que organizar bem seu roteiro (ou tirar o Porto), mas acho que se é a terra do seu pai, tem que ir mesmo, até porque a Madeira é linda! Boa viagem!

  37. Obrigada, Ana! A princípio pensei em fazer o roteiro de carro como o que vc postou, mas em sentido oposto.. desembarcando no Porto e seguindo de carro até Lisboa de lá pegar avião para a Madeira.. só que tô achando que vai ficar apertado demais, mesmo enxugando esse seu roteiro. Talvez seja mais tranquilo ficar só em Lisboa e fazer bate e volta pra Sinta, Óbidos e Fátima, depois passar 2 dias na Ilha da Madeira.
    Tá dífícil enxugar o roteiro… fico vendo seus posts e fico com vontade de conhecer tuuudo! rs
    Mais uma vez agradeço 🙂

  38. Ana, acabei de comprar minhas passagens. Mais uma vez obrigado pelas suas dicas. Utilizei praticamente todo seu roteiro. Ficou excelente!
    Minha última pergunta é em relação ao inverno. Vou em Janeiro, como é o frio lá?
    Obrigado de novo.

  39. Olá Ana ! Minha mãe tem que ir a Fátima pagar uma promessa e tem ainda o sonho de ir até Benespera, no Distrito de Guarda, local onde ela nasceu e que saiu de lá em 1954. Fica mais perto e melhor ela ficar em Porto ou em Lisboa ? Desde já, agradeço sua atenção.

    • Oi Cristiane! Fátima fica no meio do caminho, então, tanto faz. Já a Guarda está mais próxima do Porto. Boa viagem!

  40. Ana, se me permite, gostaria de saber só mais uma coisinha: minha mãe ficará uma semana em Porto. Em um dia visitará Fátima e no outro, então, ira até Benespera. Que outros lugares próximos vc sugeriria que ela fosse conhecer ? Indo de trem, metro, taxi… Desde já agradeço muito sua atenção ! Abraços.

    • Oi Cristiane! Você já viu os posts que temos sobre o Porto? D~e uma olhada no nossos roteiros (em especial o de 10 dias), pois há muitas dicas por lá. Boa viagem!

  41. Ah… Acabei de ler o roteiro de 7 dias entre Porto e Lisboa e já deu para ter uma ótima ideia do que visitar !!!!:) obrigada !

  42. Ola, tenho 22 dias para ficar somente em Portugal. Estou pensando em ir somente com passagem de ida e volta, sem roteiro pré definido. Gostaria de saber se a locomoção entre as regiões é facil e se pode ser feita de transporte publico, ou se há a necessidade de alugar um carro.
    Desde ja, obrigado.

    • Oi Flavio! Você consegui sim, só pode demorar mais tempo e perde a liberdade de rodar pelo interior. Boa viagem!

  43. Oi Ana!Estou querendo ir para Portugal em maio de 2014.Vamos (eu e meu marido) com um casal de amigos.Estamos querendo alugar um carro.
    Gostamos de frutos do mar e um bom vinho e comprinhas.O que recomenda?Desde já agradeço pela atenção.Grata!

  44. Bom dia

    Eu nunca viajei a fora do Brasil, essa é minha primeira viagem para Portugal, gostaria de tirar a seguinte dúvida:

    Eu e meu marido vamos cada um com sua bolsa, poucas coisas para pode levar junto quando embarcar no avião……posso levar shampoo e condicionador/ desodorante/ perfume em miniatura/ liquido para lente de contato e pasta de dente?
    Tudo junto comigo no vôo….até mesmo para ser rapido do desembarque e não corrermos nenhum risco de sumir a bagagem…

    Att
    Deisi

  45. Oi Ana, vc sugere algum roteiro para conhecer vinícolas e praias em Portugal? Penso em 7 dias de carro.

    Obrigado

    • Flademir, as opções são muitas, mas o básico para vinho é a região do Douro e de de praias o Algarve, mas ambos em direções opostas, rsrs. Boa viagem!

  46. Oi Ana, gostei muito das suas dicas,gostaria de saber se você pode me informar, como posso chegar em em Arco de VAL DE VEZ, (NEM SEI ESCREVER DIREITO), mas meu marido quer muito conhercer essa região.
    grata

    • Oi Daniela. Vocês devem ir até Viana do Castelo e ou Braga e de lá pegar um transporte local ou negociar um táxi. Mas se quer meu conselho, vá de carro alugado. Boa viagem!

  47. Ana, parabéns pelo site e pelo roteiro! Será muito útil para mim que estou indo a portugal em janeiro. Gostaria de saber se vc tem alguma dica de local para aluguel de carro a preços bons, com entrega do veículo em porto. Pretendo seguir o seu roteiro e so alugar o carro ao deixar lisboa, como vc mesmo sugeriu. Fico no aguardo de alguma sugestão! Obrigada!! Abraços!

    • Oi Mariana! Alugo sempre no mais barato, rsrsrs. pesquise em sites agregadores e veja onde sai mais em conta. Boa viagem!

  48. Olá Ana, tudo bem? Qual é a melhor época para conhecer Portugal? Como brasileiro, preciso da carteira internacional para dirigir lá ou apenas a carteira nacional é necessária? Obrigado e abraços!

    • Oi Diego! É preciso a carteira internacional sim e sobre a época, qualquer uma, mas em geral a primavera é a mais bonita. Boa viagem!

  49. Olá Ana amei suas dicas. Segue uma dúvida , estou indo a Lisboa em abril, vou sozinha, seria perigoso viajar só pelado cidades vizinhas, seria melhor chegar aí e contratar passeios por agência de viagem.? Obrigada

    • Oi, Márcia! tudo bem? programando ir a Portugal, mas não tenho companhia. Você vai a trabalho ou de férias? de repente consigo ir no seu período e possamos fazer os passeios juntas? Abraços

  50. Olá Ana, parabéns pelo site.
    Estivemos, meu marido e eu, em Portugal ano passado e pretendemos voltar em 2014. Desta vez queremos conhecer a Ilha da Madeira. Pode sugerir quais lugares são imperdíveis, uma vez que não dá para visitar tudo? Amamos Portugal e sua gente. Obrigada

    • Rose, a ilha é relativamente pequena, então, se vc tiver ao menos 3 ou 4 dias, conhece tudo, mas o top para mim é Porto Moniz! Boa viagem!

      • muito obrigada pela atenção, Ana.
        tenho certeza que na volta registrarei aqui toda a nossa alegria por rever Portugal.

  51. Vou fazer uma viagem à Portugal, chegando no Porto e saindo de Faro (pelo menos é a ideia inicial)… Vc tem alguma sugestão ? Terei 15 dias inteiros p/ aproveitar… Obrigado

  52. Ana
    VOU FAZER UMA VIAGEM PARA MADRID, BARCELONA E EM PORTUGAL (PORTO/COIMBRA/ALGARVE/LISBOA). ALUGAREI O CARRO NO PORTO E ENTREGAREI 10 DIAS APÓS EM LISBOA. VOCÊ SABE DE ALGUMA LOCADORA QUE FAZ ISSO? MINHA VIAGEM SERÁ EM MAIO/2014. MUITO OBRIGADO (ANTECIPADAMENTE)

  53. Oi Ana, vi seus roteiros de viagem para Portugal. Estou querendo ir em junho de 2014 com a minha avó. Ela queria conhecer a Ilha da Madeira e também algumas cidades como Fátima, Porto, Sintra e Coimbra. Você acha que conseguimos fazer isso em 15 dias? Eu adoro cidades de praia, há alguma que você indica em Portugal? E, você sabe se há alguma possibilidade de pegarmos um trem para conhecer Madrid e Barcelona se tivermos mais cinco dias?

    • Oi Mariana! 15 dias são mais do que suficientes para fazer o que você quer. Praias tem muitas, mas as mais famosas estão na região do Algarve (sul). Com 5 dias a mais você poderá ir a Madrid, mas com Barcelona já fica puxado. O ideal seria vocês irem de avião, que além de tudo, é bem mais barato que o trem. Boa viagem!

  54. Ana, parabens pelo seu site, de-me uma ajuda por favor, qual o recurso que posso usar para passar um dia em Obidos, que nao seja de carro. Ja conheço viajando em pacote, porem quero voltar em março 2014 com uma amiga, porem nao dirigimos. Que opção posso usar, pelo que entendi nao ha onibus nem trem,,,,,certo???De-me uma LUZ, por favor, muito grata

  55. Olá, Ana, tudo bem?
    Vou ficar em Aveiro e gostaria de saber quanto tempo gasto até Lisboa. Gostaria de saber também se consigo ir de trem.
    Obrigado

  56. Ana

    Num roteiro de 8 dias gostaria de saber se consigo incluir a Ilha de Açores ou Madeira ( não olhei o Mapa). É verdade que existem campos de lavanda em Portugal?

    Qual a média de preço em hotel categoria média para casal ?

    Grata

    • Se são só as ilhas, sim, se tem o continente também, não. O preço médio é de 60 ou 80 euros. Boa viagem!

  57. fui a portugal final de outubro inicio de novembro, pena nao ter visto esta beleza de passio antes, parabens. na proxima vez, se DEUS quiser levarei isto comigo. obrigado.

  58. Ana, é com muito prazer que escrevo aqui, pois estou com minha viagem marcada para dia 30/01/2014 permanecendo em Portugal até 13/02. Tuas dicas são excelentes, inclusive adquiri o guia 7 dias em Lisboa e com todas estas informações aqui no sítio tenho certeza de fazer uma viagem tranquila e passeios inesquecíveis. Conhecer a terra dos meus bisavós é sonho antigo… chegou o momento tão esperado! Pretendo ir até a Ilha Terceira – Açores – de onde minha família materna é original. Passarei entre 5 e 7 dias em Lisboa para conhecer bem a cidade (li em algum lugar que a partir de 4 dias percorrendo Lisboa já se pode sentir como parte do povo). Depois, 7 dias visitando, se possível, todas as cidades que indicas; ao visitar Évora quero conhecer Vila Viçosa – lugar onde viveu Florbela Espanca.
    Apenas uma preocupação me ocorre: alugar carro, pois viajo sozinha. Contatei guia turístico com alguns pacotes p/ estas cidades, mas o custo é alto e acredito que possa usar trem.

    Se puderes indicar algum motorista que faça estes passeios, desde já fico imensamente grata.
    Grande abraço.

  59. Ana, poderia me passar mais informaçoes de Algarve? Sobre as vinicolas, como por exemplo a Esporao? Ha castelos para se hospedar?

    Obrigada pela atençao, Jussara

  60. ola, Ana.. eu pretendo ir , para Portugal por conta propria, com minha mae idosa.. no periodo do carnaval. É seguro para uma mulher dirigir de uma cidade para outra em Portugal? e o transito é tranquilo? boa sinalização? pois nao consegui pacote pronto nesses dias que disponho… mas estou um pouco receosa, por viajar com minha mae idosa….
    gostei muito de suas dicas…

  61. Querida Ana sou descendente da terrinha e tenho muita vontade de conhecer Portugal principalmente a Região do Porto e mais precisamente a cidade de Matosinhos olhe a coincidençia e veja se podes me dar uma ajuda, quanto vou gastar em reais para passar 7 dias juntamente com minha esposa na cidade do Porto e Matosinhos, se der logico visitarei outras cidades não quero luxo pode ser em pousadas simples, te agradeço e aguardo sua resposta, um grande abraço!!

  62. Olá Ana!
    Parabéns pelo blog e pela atenção que você tem com os internautas, respondendo todos os comentários.

    Irei à Portugal em maio e gostaria de uma ajuda sua …
    Meu roteiro está baseado no seu post, começando em Lisboa até Porto.

    Inclui outras regiões também, como Aveiros, Guimarães, Braga e Vale do Douro.
    A família do meu marido é de Trás-os-Montes e gostaria de incluir este local na minha programação. Pode me ajudar?

    Creio que o ideal seja eu finalizar o meu passeio por esta região. Estou certa?

    Muito obrigada.

    Abraços,
    Fernanda

  63. Olá, Ana. Planejo fazer minha primeira viagem a Portugal em Junho. Pretendo ficar por 15 dias e gostaria de conhecer as principais cidades e pontos históricos, mas também cidades menos procuradas, como Pontes de Lima. Me agradam roteiros artísticos, culturais e históricos. Será que você poderia me dar algumas dicas de cidades que poderia usar como sede para deslocamentos, vantagens de alugar carros ou usar transporte público, passeios adequados, enfim o que fazer um novato em Portugal? Gostaria de conhecer bem o máximo possível nesse período. Agradeço desde já sua atenção, um abraço.

  64. olá Ana,
    Falei com você sobre a Madeira e agradeço mais uma vez as dicas. Será que pode me ajudar mais uma vez?
    Meu marido e eu pensamos em visitar, além de Portugal, Roma e Madri. Como a maioria dos brasileiros, ficamos inseguros quando se fala da imigração na Espanha. Será que corremos algum risco mesmo tendo entrado por Lisboa? Pensei em deixar Madri por último, mas tecnicamente acho não seria a melhor rota, porque os planos são: fazer Roma depois Lisboa e Madeira e por último Madri e Barcelona. Acho que Roma, Madri e Lisboa seria mais sensato não? mas e o medo? hehehe
    obrigada

    • Rose, uma vez dentro da Europa vocês não passam por mais nenhuma imigração. Se entrarem por Lisboa será apenas lá a imigração. Boa viagem!

  65. Olá Ana.
    Estou planejando uma viajem de um mês por portugal e espanha. Gostaria de saber se posso alugar um carro em lisboa e ir pra qualquer parte de espanha??? Tenho que pagar alguma taxa pra isso????
    Obrigado

    • Você pode, mas tem que comunicar a empresa de aluguel que irá até e geralmente não se cobra nada. Boa viagem!

  66. Oi Ana. Adoro seu site. Dá vontade de passar anos em Portugal. Vamos eu e meu marido no final de setembro de 2015 e começo de outubro. Estaremos na Espanha visitando parentes e vamos de avião até Lisboa. Pelo menos eu pensava assim. Agora já fiquei indecisa. Pensava em sair de Lisboa de carro, conhecer as lindas cidades por perto, subir para Coimbra e depois O Porto, Mais algumas cidades. Depois Lugo e Santiago de Compostela com retorno de RENFE prá Barcelona. MAs estou começando a achar que fica meio corrido. Não gosto de fazer nada correndo, principalmente quando há tanta coisa linda prá se ver. Você acha que esse período de tempo nos permite fazer um passeio semi-completo por Portugal até Santiago ou melhor ficarmos só por Portugal mesmo? Obrigada

    • Silvia, não seu quanto tempo terá lá: uma semana? Se for, ok, mas es for menos, de fato será muito corrido. Boa viagem!

  67. Oi Ana!
    Estou viajando no período de 20 á 29 de março para Lisboa.
    Gostaria de saber se terei problemas de fazer este teu roteiro com uma Bebê de 1 ano?
    Seu roteiro achei excelente para minha viagem.

    Muito obrigado!

    Abs!

    • Na minha família viajar com bebês nunca foi problema, então… Se for fazer de carro acho que será tranquilo. Boa viagem!

  68. Olá Ana
    Estou com uma viagem de 15 em setembro de 2014 dias para Portugual gostaria se você me ajuda-se no meu roteiro.

    • Paulo, a ajuda que posso dar já está aqui publicada, rsrsrsrs. No blog tem muitas dicas sobre Portugal. Leia tudo com atenção e depois pense em como irá organizar o seu roteiro. Boa viagem!

        • Paulo, eu não costumo contratar passeio, faço sempre por conta própria, mas se quer ter mais garantias, feche antes. Boa viagem!

          • Oi Paulo! Se pretende visitar todas as atrações qe ele oferece, acho que vale a pena. Boa viagem!

    • Paulo…boa noite !!! Também irei em setembro de 2014 para Lisboa por 15 dias e também ainda não tenho um roteiro: gostaria de saber como contrata os passeios daqui do Brasil !!!

  69. Boa noite!

    Ana,

    Demais suas dicas, estarei agora no final de março em Portugal 14 dias , chegaremos em Lisboa de onde tbem partiremos, pretendemos ir ate Santiago e compostela compensa alugarmos um carro ou trem? daria tempo de conhecer a ilha da madeira?

    grato

    marcos

    • Oi Marcos! Eu alugaria carro, que te dará mais liberdade de ação. Se não gastar mais do que 3 ou 4 dias na Madeira, sim! Boa viagem!

  70. Oi Ana!
    Eu e meu noivo vamos casar esse ano no dia 20 de setembro e quero saber se você vai fazer algum roteiro nessa data para Portugal, e o valor da viajem para duas pessoas.

    bjssssssss!!!

    • Oi Meri! Não organizo viagens ou excursões, rsrsrs. Apenas escrevo dicas e sugestões aqui no blog, como esta. 🙂

  71. Catarina,
    Pensei em ir a Fátima, dormir em Óbidos e depois sguir para o Porto. Não dirijo. Fica complicado fazer esse trajeto de transporte público?
    Obrigado.

  72. Ana Catarina preciso saber se e viável viajar de Lisboa para Porto e se hospedar em um Hotel na metade do percurso (que vamos fazer de carro) Gostaria de saber o nome de hotel e me foi informado que necessita fazer reserva. vc poderia me ajudar?

    • Porque não seria Telma? São pouco mais de 300 km. Quanto a hotel, tem centenas, depende de onde é a sua “metade”do caminho. Você pode viajar sem reserva, mas se arrisca a demorar para achar algum e a pagar mais caro na hora. Já procurou no Booking? Aqui no blog tem algumas sugestões, só não sei se são cidades que te interessam. Dá uma olhada. Boa viagem! 🙂

  73. Oi Ana, Primeiramente parabéns pelo blog!
    poderia me dar mais detalhes de como pego esse trem pra Sintra, e se de transporte publico consigo fazer no mesmo dia Cascais? Pretendo comprar o Lisboa Card.
    Obrigada

    • Basta pegar o trem na estação do Rossio. E para Cascais poderá ir de trem também. Boa viagem!

  74. Oi, Ana! Muito bom o blog! Estou indo à Portugal com minha mãe, e procurando hospedagem. Gostaria de saber se teria dicas de onde ficar em Lisboa, também BBB, mas com banheiro privativo e uma boa localização. Vou continuar lendo suas dicas, muito obrigada!!! Beijo Juliana

  75. olá Ana
    estarei indo em maio para lisboa , ficarei 6 dias em portugal e gostaria de ir até Porto e voltar , acha que da para fazer em apenas 6 dias ?
    lembrando que gostaria de ir conhecendo as cidades no caminho

    • O roteiro acima é de 7 dias e dá, então, só só você tirar um (ou mais) dia dele e pronto, 🙂

      Boa viagem!

  76. Oi, Ana! Obrigada pelas dicas! Você teria indicação de empresa para alugar carro?

    Estamos indo de Lisboa a Porto, pelo seu roteiro, e depois partiremos para Barcelona. Vejo que tem voos Porto-Barcelona, por isso a ideia é deixar o carro em Porto mesmo. Vamos pela Ryanair e compramos por um site chamado last minute, já comprou por ele, sabe se é confiável?

    Muito obrigada!
    Bj

    • Oi Juliana! Nunca comprei por ele, mas nunca ouvi nada de mal sobre ele. Sobre a empresa de carro, sempre alugo pela que estiver mais barat, pq no fim das contas, são todas iguais. 🙂 Boa viagem!

  77. Olá! Excelente trabalho de orientação!
    Fazendo este roteiro sugerido de sete dias em Portugal, fica fácil marcar de lá de Lisboa uma ida à Ilha da Madeira e ao Marrocos, ou é necessário marcar tudo aqui do Brasil mesmo?
    Obrigada!
    Rosangela

    • Você pode até arriscar marcar de lá, mas corre o risco de pagar bem mais caro. Eu sempre prefiro marcar antes, 🙂

  78. Cara Ana,

    Minha família irá para Portugal em dezembro deste ano. Somos um casal e uma menina de 9 anos. Pretendo ir para Madrid passar dois dias. Pensamos em ir de carro. Na ida sairíamos de Lisboa e na volta iríamos para Porto. Pelo que já verifiquei nos sites, são dois trajetos bem bonitos. Mas, nossa preocupação é o frio. É muito ruim viajar em dezembro nestes trechos?
    Obrigado,

    Vitor

    • Vitor, nem Portugal e nem a Espanha são países frios. Eu adoro o inverno de lá. De todo modo, antes de viajar confira as temperaturas em um site de metereologia. Boa viagem!

      • Ana, obrigado e quanto aos trajeto, vale a pena? ou você considera que é mais negócio aproveitar os voos low coast.

        • Se tiver bastante tempo, sim, mas se não, aproveite as low cost, que sairá bem mais barato. Boa viagem!

  79. Olá! Adorei muito suas dicas! Tenho uma amiga muito, muito querida que mora em Albufeira e gostaria de visitá-la, incluindo essa cidade em meu roteiro, que poderia ultrapassar 7 dias. Vc pode me ajudar?
    Grata!

  80. Ola…Estou precisando de dicas onde comer em portugal, necessariamente é para um trabalho sobre
    a GASTRONOMIA PORTUGUESA, entao pensei em usar seu blog se houver algo em que posso basear meu trabalho

  81. Boa tarde. Suas dicas são realmente valiosas. Estou indo a Lisboa no próximo mês com meu filho de 1 ano.

    Qual é a melhor área para hospedagem (facilidade de acesso aos pontos turisticos, restaurantes, etc)?

  82. Olá. Muito boa suas dicas. Estou indo pra Portugal com meu esposo em dezembro. Estamos indo pra lisboa 2 dias, de la fazemos 1 dia de bate e volta em Sintra, depois alugaremos um carro e seguiremos pra obidos, fatima, aveiro, coimbra(dormida), no outro dia a tarde seguiremos pra Porto onde passaremos 2 dias e 01 dia iremos em Brafa e Guimarães. Entregaremos o carro em Porto. Dai a DÚVIDA: Queremos ir pra Santiago de Compostela 1 dia dá pra conhecer? qual a melhor forma de chegar lá custo benefício? E de lá como chegar em Madrid? vamos ficar 2 dias. E de Madrid pra Barcelona?
    Quantos euros devo levar tirando hospedagem, passagens e transportes entre as cidades? Pode ser uma média. Grata

    • Um dia dá e sobra. Vá e volte de carro, pois é perto do Porto. Sobre Madri e Barcelona, ou trem ou avião, veja qual sairá mais em conta, pois não há regra. Boa viagem!

  83. Boa noite, irei, com mina esposa e filha de 1 ano, a Portugal em maio; minha filha tem intolerancia ao leite de vaca, é muito dificil comprar leite de ovelha,cabra ou bufala aí?
    Obrigado

  84. Olá Ana!

    Estou indo a Portugal em 01/08/14, após ficar alguns dias na Espanha, e gostaria de saber quais são os melhores locais para visitar em 5 dias, pois retorno para Madrid em 06/08/14.

    Obrigado

    • Marcelo, as dicas estão no post, rsrsrsrs. Esses são alguns dos lugares, quanto à escolha, cabe `você decidir. Boa viagem!

  85. Olá Ana!
    Eu e minha esposa estaremos indo para Portugal em Janeiro/2015 e vamos ficar 4 noites em Lisboa depois 1 noite em Coimbra e depois 4 noites em Porto, e nesse percurso pretendemos entrar e conhecer outras cidades, seu blog está dentro daquilo que já planejamos e serviu para que aperfeiçoássemos algumas opções, você saberia me informar uma boa locadora para o aluguel do carro? sabe me dizer como funciona o sistema de pedágios de lá? saberia também quanto se gasta de Lisboa a Porto?
    Desculpe pelo incomodo e obrigado pela ajuda desde já.

    • Paulo, alugo sempre na mais barata, simples assim, 🙂 O pedágio pode ser pago com dinheiro ou cartão de crédito e os valores dependem das estradas que pegar. Boa viagem!

  86. Ana, obrigada pelas dicas. Todas ótimas! Depois de 7 dias em Portugal iremos para Paris. Minha ideia é ir de trem, a partir de Porto ou de Lisboa. O que você me sugere? Algums outra opção melhor?

    • Eu com certeza iria de avião: mais barato e beeeeem mais rápido, mas a decisão é sua. Boa viagem!

    • Renata
      Acabei de voltar de viagem com roteiro muito parecido com o seu, fiquei 9 dias em Portugal e depois fui para Paris. Pesquisamos muito e não vale a pena ir de trem de Portugal para Paris, pois além da demora e sair caro, terá que fazer n conexões. Enfim, as passagens de Porto para Paris sairam R$ 374,60 para 2 pessoas com taxas numa viagem de um pouco mais de 2 horas.

  87. Boa noite Ana!
    A minha dúvida é a seguinte, e pra quem não tem habilitação e não pode locar carro,o que fazer para visitar esses lugares que os ônibus ou metrôs não tem acesso???
    Obrigada!!!

    • Gleiciane, na maioria deles você até consegue chegar de ônibus ou trem, nos demais ou você terá que contratar algum tour local ou um táxi, como se faz em qq parte do mundo. Boa viagem!

  88. Olá Ana.Adorei suas dicas .Iremos pela primeira vez a Portugual em Agosto, ficaremos 12 dias. Chegaremos por Lisboa,06 noites em Lisboa ,com bate volta a Sintra,cascais, Evora e óbitos.Depois iremos para Porto de carro.Neste trajeto vamos conhecer Alcobaça , Batalha e Fátima. Dormiremos em Coimbra.04 noites em Porto com bate volta, aveiros, Braga e Guimarães.Gostaria de ir a Santiago de Compostela.Vale dormir uma noite em Santiago ou faz bate, volta para Porto? Obrigada.

    • Dá para fazer um bate e volta sem problemas, pois a cidade é pequena e a voagem dura umas 3 horas. Boa viagem!

  89. Ana, tudo bom? Adorei as dicas de como conhecer Portugal em sete dias, só tenho uma dúvida: o mês de julho é um bom período para a viagem?

  90. Oi Ana,
    estou indo com uma amiga conhecer a parte sul de Portugal e Espanha, começando em Madri e terminando em Lisboa. vamos de pacote terrestre e queremos ficar 5 dias por nossa conta em Lisboa para conhecer até Porto. Quais cidades sugere e os meios de transporte? Muito obrigado

    • As sugestões estão neste post e nosso roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores, que você encontra aqui no blog. transporte, em 95% das vezes será o trem. Boa viagem!

  91. ana, gostaria de ir 15 dias para portugal com meu filho de 10 anos. Será que tem coisa para um crainça se divertir tb? tipo parques de diversões ou algo assim? VC acha muito tempo 15 dias para portugal?

    • Muito? Não, é bem pouco, rsrsrs, mas para ter uma ideia está ótimo. E sim, existem opções para criança, como em qualquer lugar, 🙂 Boa viagem!

  92. Oi Ana. eu e meu esposo vamos em setembro para Lisboa e a idéia é ficar 7 dias. gostei muito do seu roteiro de 7 dias. Só fico preocupada com a estrada. É Segura? O trânsito é tranquilo? As estradas são boas? Com um mapa não tem risco de se perder? e é preciso da carteira de habilitação internacional para dirigir em Portugal? Obrigada.

    • Seguríssimo e estradas excelentes, afinal, vocês estará na Europa, 🙂 Sim, é preciso carteira internacional, caso a polícia te pare e o ideal é ter um gps. Boa viagem!

  93. Parabéns pelo site, Ana! Sempre pesquiso informações de outros viajantes na internet, e o seu site ajudou-me bastante! Penso em ir a Portugal na última semana de novembro, ou início de dezembro, e ficar uns 15 dias no país. Estou preocupada porque alguns colegas informaram que chove bastante, com geadas, a paisagem não é tão linda quanto no verão… Você acha que seria arriscado alugar um carro para percorrer o país nessa época? Agradeço desde já!

    • Lógico que não, rsrsrsrs. Geadas, quando muito, na região serrana. A paisagem é linda na mesma, até porque no verão nem é tão bonita, se eu fosse te dizer a melhor época, seria abril, pois essa sim é a mais bonita. Chuva?! Pode ser em qualquer época do ano, não tem regra. Vá sem medo! Boa viagem!

  94. Olá Ana, parabéns pelo site! muito bom mesmo!!! Ana estou pretendendo viajar com meus 3 filhos para Portugal ainda este ano, será que vc teria idéia de quanto mais ou menos gastaria por dia/pessoa(alimentação, hospedagem, transporte….etc..).Muito obrigada pela ajuda.

    • Pureza, esse cálculo é quase impossível de ser feito por outra pessoa, pois depende dos gostos e padrão de cada um. Para ter uma ideia, veja o valor do hotel que irá ficar, entre em sites de trem ou ônibus e veja os trajetos que pretende fazer para saber valores, etc e tal. É assim que costumo fazer uma média de gastos… Boa viagem!

    • Cibele, Portugal não tem reveillon de rua como no Brasil. Em geral é uma ceia em casa e depois boate, ou a ceia num restaurante, mediante reserva, portanto, não importa muito a cidade. Boa viagem!

  95. Ana,boa tarde.
    Parabéns pelo Blog e pelos roteiros.
    Tenho uma filha que também se chama Ana.
    Estou indo à Irlanda em 02 de agosto 2014(via LIsboa) e pretendo na volta ficar de 12 a 21 em Portugal.
    No ano de 2015 é minha inteção ficar de 3 a 6 meses ai e gostaria de conhecer locais que temham praia, próximo de Lisboa ou Porto, onde tivesse fácil acesso para aeroporto e trem.O objetivo será alugar uma casa para este período futuro, Gostei muito da localização de Sesimbra e Setúbal mas não conheço. Qual sua opinião ou sugestão.
    Já conhecí, Lisboa , Sintra, Cascais e Fátima,

    • Gosto das duas. Veja também a Costa da Caparica. Como estará lá em em breve, poderá conferir. Boa viagem!

  96. Ana, boa tarde,

    gostaria de saber sua opinião sobre a viagem de 18 dias que estou planejando: Madri, Barcelona, Sevilha e redondezas, Lisboa, redondezas, Porto e retorno a Madri para volta a São Paulo. Minha maior duvida atual é a locomoção interna para este itinerário. Você acha viável? Obrigado.

    • Super viável! Você tema opção de avião para os trechos mais longos e o trem para os curtos, mas verifique preços e tempo de viagem para ver o que sairá mais em conta no seu caso. Boa viagem!

  97. Oi Ana, tudo bem?
    Estou adorando o seu blog! Eu e minha família queremos ir à Portugal no final de dezembro. Pensamos rodar de carro e depois iremos de avião para Madrid (ou será melhor trem?). A minha dúvida é se você acha melhor começarmos por Porto e terminar em Lisboa ou o inverso para irmos a Madrid. Beijos!

    • Aline, a ordem não faz qualquer diferença. Comece da cidade onde o seu voo chegará. E sobre Madri, vá de avião, que será mais rápido e barato. Boa viagem!

  98. Ana, sempre quis conhecer Portugal e enfim, irei em Final de outubro ou inicio de novembro. Vi seu roteiro de 10 dias, mas queria também pelo uma visita a um região de aldeias para conhecer o interior. E nessa época que irei estará muito frio? preciso me preocupar com a vestimenta a levar?
    agradeço!

    • Não estará calor, mas também não estará frio, até mesmo porque em Portugal o inverno é super ameno (com exceção das montanhas, claro). Boa viagem!

  99. Ana Catarina, eu gostei bastante das suas informações.
    apesar de já constar um roteiro de 7 dias acima, vc trocaria um desses pontos por Braga e Guimarães, ou acha que deveria fazer 10 dias e completar?
    E as demais cidades do sul? sugere ainda algum outro roteiro para 10 dias.
    Eu pretendo viajar para Portugal e Espanha ano que vem, 2015, mas tenho que já me preparar para tudo, inclusive ir adquirindo passagens e aproveitando as promoções.
    Grata
    Aguardarei seu contato…

    • Se você tem disponibilidade, faça em 10 dias. Para o sul, com essa duração de viagem, só de for Évora, que dá para ir voltar no mesmo dia a partir de Lisboa. Boa viagem!

  100. Olá Ana,

    Prazer em falar com você, pois estou adorando as suas dicas.

    Estou com viagem agendada para Portugal. Iremos em fevereiro/15, eu, meu esposo e nosso filho que na ocasião terá 9 anos.

    E para ser sincera, estou preocupada, pois somente agora após ter adquirido as passagens aéreas é que me deparei com os comentários sobre chuvas nesta época do ano.

    A minha pergunta é a seguinte: sei que não temos como prever o tempo, mas realmente chove muito em fevereiro em Portugal? Passaremos cinco dias em Porto e seis dias em Lisboa. Alugaremos carro para visitar as cidades ao redor destas. Você acredita que dará para aproveitar a viagem em fevereiro? Ou realmente é só chuva e hotel?

    Desde já, agradeço pelo seu retorno, pois estou apreensiva. Abraços Luciane

    • Nem sei onde leu esse tipo de coisa, pois estou lá todos os anos nessa época e raramente pego chuva. Como vc mesma disse, não há como prever: pode chover ou não, quem vai saber?! Mas não existe isso de um mês só de chuva, rsrsrsrs. Para mim, é umas melhores épocas de viajar, tudo mais barato e menos lotado. Espero que tenha sorte! Boa viagem!

  101. Olá Ana !Estou pretendendo ir a Portugal em novembro para fazer de bicicleta (Lisboa à Porto) .Gostaria de saber se existe ciclovia nesse trajeto ? Agradeço da resposta.Um abraço.

    • Boa noite Sr. Antônio
      Em algumas cidades de Portugal existem pequenas ciclovias para pequenos passeios de fim de semana. Mas você pode circular livremente pelas estradas nacionais e assim pode fazer qualquer percurso sem problemas.
      Qualquer outra duvida disponha.
      Valter Farinha

  102. Olá, Ana. Adquirimos uma passagem em milhas SP-Lisboa- SP, chegando 30/12 e retornando 22/1. São muitos dias e ainda estamos pensando no roteiro, mas suas informações estão nos ajudando bastante. Como vamos levar nossa filha mais nova de 11 anos, gostaria de saber se na Espanha e em Portugal, tem museus de ciências e história natural, principalmente interativos. Vi que vc postou sobre um parque Portugal para Pequenitos. Outras sugestões para essa faixa perto dos 10-11 anos? Será difícil encontrar hotéis ou hostels de última hora se alugarmos um carro e resolvermos parar em cidadezinhas pequenas? Estou um pouco receosa por estar com criança.

    • Paula, juro que não entendo qual o receio de viajar com crianças, rsrsrs. Como será inverno, hotel não será muito problemático, com exceção do período de ano novo. Sobre museus, muitos já são interativos e em Lisboa, não deixe de fora o Oceanário e as atrações em volta, quase todas voltadas para criança. Boa viagem!

      • Obrigada!! O receio da viagem com criança é apenas de chegar fim de tarde em alguma cidade pequena e os hotéis não terem vagas. Já passamos esse dissabor de ficar parando de cidade em cidade pequena a procura de hospedagem por não ter reserva, na Alemanha. Mas era alta temporada…

  103. Olá Ana, embarco para Portugal dia 20/09. Como irei com mais dois amigos, nos colocamos o desafio de conhecer parte do país em 9 dias. De modo que percorreremos as seguintes cidades: partindo de Lisboa – Óbidos, Nazaré, Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, Porto, Guimarães, Braga, Viseu, Guarda, Sabugal, Sortelha, Belmonte, Castelo de Vide, Marvão, Monsaraz, Évora, Lisboa. A princípio serão 3 noites em Lisboa na chegada, uma em Coimbra, duas no Porto, uma em Évora e as duas restantes em Lisboa, ou dependendo ficamos uma noite em Belmonte pra não correr tanto. Pelo que vi o aluguel de carro não sai caro, não sei como são os pedágios e as vias. Alguma dica a respeito, incluindo alguma locadora que conheça?

    • Leonardo, a locadora para mim é sempre a que estiver mais barata na época, 🙂 AS vias são excelentes e há pedágios em algumas, noutras não. Só uma dica, esse roteiro para 9 dias está demais, no fim das contas não conhecerá nada direito. Boa viagem!

  104. Ana, parabéns pelo site! O conteúdo é bastante didático e útil. Então, gostaria de uma opinião sua. Como tudo na vida tem uma primeira vez, a minha será este ano – passarei o Natal sozinha (longe de família, amigos e marido) – . Como sou um pouco emotiva nessas datas, pensei em viajar para fora do Brasil, assim ocuparei minha cabeça com passeios e lugares diferentes. Nunca estive em Portugal; como também nunca viajei sozinha – sempre o fiz com a companhia de amigos, familiares e namorado. Terei disponibilidade para viajar no período de 21 a 28 de dezembro. Cogitei a possibilidade de ficar em algum hostel, já para não ficar sozinha na noite de Natal, mas confesso que prezo por um mínimo de conforto e privacidade. O que você indicaria, como roteiro, nesse período natalino, para uma viajante sozinha? Desde já agradeço a atenção.

    • Gabriela, o roteiro tem que ser uma decisão sua, pois não existe um roteiro português natalino, rsrsrsr. Se é sua primeira vez no país, o melhor roteiro é o apresentado no post, mas claro, faça as adaptações que achar necessárias. Boa viagem!

  105. Oi Ana. Parabéns pelas dicas. Está sendo de extrema ajuda na organização da minha viagem. Vou fazer Porto a Lisboa, com passagens em Fátima, Óbidos, Sintra. Você poderia me indicar alguma cidade antes de Obidos que é possível pernoitar? Com uma manhã em Coimbra, é possível conhecer boa parte da cidade? Porque pensei em passar uma manhã por lá, e passar a tarde em Fátima.

    Obrigado.

    • Uma manhã para Coimbra não é quase nada, mal dará para a Universidade e arredores, mas… Sobre Óbidos, no próprio roteiro já tem as dicas: Nazaré, Albobaça… e ainda Caldas da Rainha, Leiria… Se abrir um mapa no Google poderá visualizar todas e ver qual é mais conveniente para você. Boa viagem!

  106. Portugal é um país maravilhoso, que oferece várias opções de roteiro. Suas dicas são ótimas, parabéns!. Também tenho alguns relatos de viagens para o Porto e cidades do Norte de Portugal.

    • Livia, isso é uma escolha muito pessoal. As opções mais obvias para quem vai pela primeira vez estão neste post, basta ver quais lugares vc pensa que te agradarão mais, 😉 Boa viagem!

  107. Boa tarde Ana.
    Então eu ia viajar com uma amiga, iria fazer esse roteiro de 7 dias, porém minha amiga desistiu da viagem, e pretendo fazer sozinha. Mais como irei sozinha, não irei mais alugar carro, vc pode me indicar alguma agência para eu fechar passeios terrestres? Muito obrigada, Luciane

  108. Oi Ana, estou querendo ficar 7 dias em Portugal em fevereiro, pego muita chuva neste período? Dá para achar Portugal legal nessa época?

  109. Boa tarde Ana,

    Irei em março para Portugal aonde ficarei por 10 dias. Acha que vale a pena nessa época ir ao Algarve? Ao Porto vou com certeza só estou na dúvida se fico 2 ou 3 dias. Acha q dá para conhecer todo o porto em 1 dia e no outro ir a Braga e Guimãres? Ou melhor conhecer porto melhor em 2 dias? Depois de porto volto para Lisboa de carro passando por alcobaça, Óbidos, nazaré, mosteiros da batalha… ainda estou meio na dúvida… O que acha?

    • Ana Paula, dar até dá, mas se puder usar 2 dias para o Porto, melhor. No mais, está tudo ótimo.Sobre o Algarve, acho que vale a pena ir em qq época, pois é bem bonito, o máximo que acontece em março, é não poder ir a praia. Se esse for o objetivo, esqueça, mas se for só para conhecer… Boa viagem!

  110. Oi Ana,
    Estou indo pra Portugal em janeiro. Resolvi alugar um carro para fazer o percurso Coimbra – Lisboa passando pelas cidades que você indicou. É necessário ter a carteira internacional para dirigir? Porque ela é praticamente uma tradução em várias línguas, mas como é Portugal estou na dúvida.
    Obrigada!

    • Sim Patrícia, é preciso. Não é pedida pela locadora, mas se você for parada pela polícia, eles podem pedir. Boa viagem!

  111. ANA, VOU A PORTUGAL EM FEVEREIRO AGORA VOU FICAR 15 DIAS E QUERO APROVEITAR ESTE SEU ROTEIRO DE 7 DIAS ENTENDENTO-O UM POUCO MAIS; GOSTARIA DE SABER, JÁ QUE A UNICA COISA DE CERTO É QUE FICAREI OS PRIMEIROS DOIS DIAS EM LISBOA, SE TEREI DIFICULDADE EM ME HOSPEDAR NESTAS CIDADES SEM FAZER RESERVAS NESTE PERÍODO 10 A 24 DE FEVEREIRO? OBRIGADO.

  112. Ana bom dia!
    Vou somente a Portugal ficaremos 18 dias. Irei final de setembro. Vou direto para Lisboa. Pretendo visitar Cascais, Estoril, Sintra Mafra, Óbidos, Fátima, Nazaré, Coimbra, Aveiro e Porto(fazer o passeio no Rio Douro). tenho que retornar para Lisboa para retornarmos para o Brasil. Minha pergunta é teria outra opção que não seja de alugarmos um carro (eu e meu marido não dirigimos). teria outros meios. Me ajude a fazer este roteiro. Como faço com Hotel, reservo quantos dias?
    Obrigada pela atenção
    Rosa Rocha

    • Rosa, faça de trem, simples, assim, 🙂 Os lugares próximos a Lisboa vc pode contratar tour. Quanto as noites, depende de onde vc vai fazer base e o que quer visitar, coisa que só vc pode decidir. Boa viagem!

  113. BOM DIA
    ESTOU PROGRAMADO UMA VIAJEM PARA LISBOA EM JUNHO COM UM GRUPO DE 10 PESSOAS , TO SENTINDO UMA CEGA É A PRIMEIRA VEZ O QUE ESTOU INDO COMO VC PODE NOA AJUDAR ?

  114. Olá Ana, tenho 11 dias em Portugal no mês de março, e se não for pedir demais, poderia me ajudar em um roteiro? esse que esta acima, quero faze-lo e mais o que vc disse que é imperdível, como Braga e Guimarães

    Pensei tipo 3 dias completos para Lisboa e Sintra

    pego caro e faço de lisboa a porto como no seu roteiro em 3 dias completos também (porem pensei em adicionar Fátima) o que acha??

    entrego o carro em porto e faço Braga e Guimarães de trem ou bus em 2 dias completos, como se fosse um dia pra cada

    e encerro em porto com 3 dias completos.

    Oque acha?

    Também posso começar em porto e terminar em lisboa, vai depender do preço mais baixo da passagem de portugal pra Genebra, que é de onde sai meu voo para o Brasil.

    Obrigado.

  115. Olá, preciso de ajuda de alguém com experiência para montar um roteiro de viagem para Europa do dia 7 de julho ao dia 7 de agosto =(
    Sei que este período é o mais caro para viajar, porém como eu e meu namorado fazemos faculdade, é nosso período de férias. Iremos nós 2 e meus pais.
    De início queríamos visitar Portugal, lugar onde ficaríamos a maior parte do tempo, porém estive pesquisando passagens aéreas para lá, e são quase o dobro do valor para Madrid, o que nos fez mudar a rota. A nossa idéia é ir de Porto Alegre a Madrid e de la ir a Paris, de la ir a Londres, voltar a Paris, ir a Lyon talvez, de lá a Marseille, à Barcelona, à Madrid e de lá a Lisboa e então explorar mais alguns lugares de Portugal.
    Pensamos em comprar os “global pass” para fazer estes trajetos de trem e economizar em hospedagem.
    Como sou estudante de Arquitetura, tenho certeza que meu coração vai sair pela boca durante toda a viagem!
    Como meus pais já estiveram na França e na Espanha a 5 anos atrás, o principal da viagem era Portugal, porém como a passagem aérea é bem mais cara, estamos tentando adaptar o roteiro sem ter que ir e voltar pelas mesmas cidades a cada novo lugar que gostaríamos de conhecer.
    O texto ficou longo, mas é apenas para explicar meu ‘drama’. Gostaria apenas de uma opinião se a nossa ideia de roteiro está viável ou não, e obviamente, se possível, alguma dica ou conselho.
    Desde já, obrigada!

    • Jessica, o roteiro da viagem tem que ser feito por vc, pq além de ser algo pessoal, é algo que dá imenso trabalho. A ideia inicial é boa, agora trabalhe mais nela e absorva as dicas que já tem aqui no blog. Boa viagem!

  116. oi Ana, adorei suas dicas! pretendo ir a portugal em Julho, porem só tenho 15 dias de férias e gostaria de conhecer também espanha e Roma. Vc acha que dá tempo? e por qual País devo começar, pensando na parte economica e prática.

    • Não tem regra de por onde começar, pois preços de passagens variam diariamente e sim, dá tempo, mas claro, vc terá que escolher poucos lugares em Portugal e Espanha. Boa viagem!

  117. Ana, Parabéns pelas suas postagens.
    Estou indo para Portugal numa viagem de 13 dias.
    Minha ideia é ficar 04 noites em Lisboa (com Sintra e Évora) e depois partir para o Norte de carro. Penso em dormir uma noite em Coimbra , duas noites na Serra da Estrela e duas noites no Porto, descendo logo em seguida para Lisboa.
    É um roteiro enxuto, mas você acha que dá para conhecer bem as principais cidades? Fátima, Óbidos, Batalha , Aveiro, Braga, Guimaraes..etc.?
    Uma outra dúvida: Na Serra da Estrela qual lado seria melhor? Seia ou Covilhã?
    Obrigado e um abraço

  118. Ei Ana, Parabéns pelo blog e dicas, bem legal seus roteiros.
    Estou indo com minha namorada e a família dela para Portugal e Espanha no início de Junho/2015.
    Vi esse roteiro de 7 dias que vc sugere o norte, mas como já estará quente (acredito que sim pelo que pesquisei) nossa ideia é ir para o Sul, curtir as prais tb. Vc pode sugerir um roteiro de 6 ou 7 dias para fazermos de carro ?
    Desde já agradeço e parabéns mais uma vez.

    • Fabio, infelizmente não temos como atender a demanda de todo mundo que pede roteiros individuais, por isso disponibilizamos alguns no blog, para que a pessoa adapte ao seu gosto/tempo. Mas o seu foco no sul será o Algarve, então, estude essa região. Boa viagem!

  119. Oi, Ana.
    Quantos Euros você acredita ser suficiente para ficar 10 dias em Lisboa? Claro que conhecendo cidades vizinhas. Sem muito luxo, o básico para alimentação e passeios em geral.
    Obrigado!

  120. como sou brasileiro, gostaria de saber em que epoca do ano o clima de portugal se assemelha com o nosso, ou seja chegar em portugal em uma epoca de verão

  121. Oi Ana Catarina, amei muito suas dicas. Vou estar em Portugal de 03/11 a 15/11 (voo de manha cedo) e gostaria muito de suas dicas para esse período. Vou apenas com meu esposo e quero iniciar e terminar em Lisboa (venho de Madri – apenas 3 dias). Queria um roteiro completinho e bem legal de Portugal com paradas gastronômicas (que no caso é nosso forte). Super obrigada! Beijos Patricia

    • Patrícia, não temos como fazer roteiros personalizados, rsrsrs, por isso compartilhamos alguns aqui no blog, para que cada um adapte para sua realidade. Dá ma olhada, que tem bastante coisa. Boa viagem!

  122. Ana Catarina, parabéns pelo blog e pelo seu conhecimento, talento e domínio do assunto. Apesar de ser português e andar sempre a fuçar – como se diz no Brasil – pela web e sobretudo em sites deste segmento, ainda não te conhecia. Foi uma agradável surpresa. Um grande abraço.

  123. Adorei seu Blog!!
    Terei somente 8 noites em Portugal no início de agosto e estou montando o roteiro…
    Mas fiquei em dúvida quanto alguns sites e blogs em que comentaram que agosto não é uma boa época para visitar Portugal, pois as cidades turísticas estão lotadas e os comércios fechados pelo calor do verão…
    Isso é verdade mesmo???

    • Sim, de fato é muito quente (auge do verão) e lotado em alguns lugares, em especial os destinos de praia. 🙁

  124. Oi Ana, gostaria se possível de uma ajuda:
    Eu e minha família (6 adultos, 1 criança de 2,5 anos e uma de 4,5 anos) estamos indo a Portugal na primeira semana de junho, como é a tempo por lá nessa época? Precisa levar casaco, pelo menos pras crianças?

    Ficaremos em lisboa a semana toda, por motivo de uma compra antecipada de hospedagem, porém na quarta feira sairemos do hotel e só retornaremos na quinta. Queremos conhecer COIMBRA (cidade da minha família) e FÁTIMA (mãe muito católica). Você indica fazermos a viagem a Coimbra pra pernoitar, passando por Fátima ou fazermos um bate e volta à Fátima em qualquer dia da semana e na quarta deixamos o dia todo pra Coimbra…?

    Obrigado.

    • Oi Delano, Coimbra é minha cidade, quem sabe não nos esbarramos por lá, rsrsrs. Bom, nessa época é primavera e os dias, em especial em Lisboa, já são quentes, mas de todo modo, leve um casaco para todos, pois de noite pode ficar fresquinho (nada muito frio). Se forem de carro, façam uma parada em Fátima na ida para Coimbra (não leva mais do que 2 horas na visita), mas se não, faça um bate e volta e dedique ao menos um ou 2 dias em Coimbra. Boa viagem!

      • Quem sabe né…rsrsr.
        Tem algum hotel ou pousada para indicar em Coimbra?
        A carta de motorista brasileira é válida em Portugal? Precisa levar tirar no Detran a Carta internacional?
        Obrigado.

        • Sim, é aceita lá e em Coimbra, temos aqui no blog 2 posts de hotel lá, O Quinta das Lágrimas – um dos melhores da cidade, e o Oslo, bom também, mas de padrão normal. Boa viagem!

  125. Ana , estou um pouco insegura por ser minha primeira viagem internacional sozinha. Então a principio pensei em passar 10 dias em Lisboa e redondeza ( Porto Coimbra etc.) mas o medo esta batendo então pensei em 7 dias , estou escolhendo o hostel, irei 14 setembro 2015 , o retorno estou indecisa 21 ou 24 setembro. Acha que dá para desenrolar sozinha ?

  126. Boa tarde Ana,amei suas dicas de turismo.

    Gostei tanto que pretendo conhecer alguns desses lugares maravilhosos.

  127. Boa noite Ana,

    Gostei muito das suas dicas!! Estou indo para um congresso em Portugal e fico mais alguns dias Portugal- Espanha. em Portugal, fico do dia 04/07 a 14/07, sendo :

    04 a 06 – Porto
    06 a 09 (manhã) – Aveiro, onde acontecerá o congresso.

    Do dia 09 a 14 iria para Lisboa. A minha dúvida é: não sei se vou direto para Lisboa e de lá tento conhecer as cidades próximas (bate e volta). Gostaria de conhecer Óbidos, Fátima. Ou, seria melhor opção ficar em Coimbra um ou dois dias , conhecer Coimbra um dia e no outro, fazer um bate volta a Fátima e, só depois prosseguir para Lisboa???

    Poderia me dar uma sugestão por gentileza no trajeto Aveiro – Lisboa e o que seria melhor fazer nestes 5 dias a mais que fico em Portugal?

    Obrigada!!

  128. Oi, vc poderia me dar uma base de quanto custo o aluguel do carro só para eu começar a planejar os gastos?

    • Para isso entre num site de busca de preços, como a rentcars, pois os valores podem variar muito. Boa viagem!

  129. Olá Ana. Comprei o seu livro sobre 7 dias em Portugal, recebi o email confirmando porém não recebi o livro no meu email. Mando email pra vcs e todos voltam, como erro. Aguardo resposta, grata
    Geiza

    • Geiza, o seu guia já foi enviado no dia 29 de junho, favor verificar no seu spam. Quanto ao nosso e-mail, temos recebido emails diariamente normalmente. Enviou para o certo (contato@turistaprofissional.com)?!
      Nos avise o recebimento.
      Boa viagem! 🙂

  130. Oi Ana,

    Estou querendo programar uma viajem para Portugal e países vizinhos,eu meu esposo e nossos dois filhos 9 e 10 anos. Esses passeios vc. acha adequado para as crianças? me preocupo com hospedagem, pois aqui no Brasil às vezes temos dificuldade com hotel para os 4 ficarem no mesmo quarto. Tem alguma sugestão?
    Grata.

  131. Oi
    Adorei o roteiro, farei uma viagem com duas amigas e ficaremos exatamente 7 dias em Portugal.
    Minha pergunta é esse roteiro pode ser feito de trem ou ônibus ou só de carro. O que compensa mais.

    Obrigada desde já

    • Pamela, em 7 dias só de carro, mas ele pode ser feito de trem ou ônibus, mas para fazer todos esses lugares não vai dar tempo. Tente comprar um tour de 1 dia (Óbidos, Fátima, Batalha e Alcobaça), para otimizar o tempo, pois aí, talvez role. Boa viagem!

  132. Ola!
    Estamos indo pra Portugal na ultima semana de setembro, pra ficar 8 dias. Primeira vez na Europa.
    Primeiro gostaria de saber melhor sobre o clima nessa epoca, pra saber que roupas levar, espero que esteja bem ameno!! Ja vai ter cara de outono?
    Reservei o hotel em Lisboa pra todos esses dias, mas queremos fazer muitos bate-volta. Quais voce sugeriria? Penso em Fatima e arredores/ Evora/ Alentejo/Porto/ Coimbra? e os outros dia para Lisboa.
    Mas mesmo lendo os seus relatos ainda estou na duvida do que mais compensa: se ir de trem, se alugar um carro, se contratar um motorista, enfim…o que voces sugerem?
    Pra Porto eu ja decidi, sera de trem, e mais rapido e assim dara para aproveitar melhor o dia. So tenho que ver como comprar os tickets antecipadamente.
    Sera que da pra ir a Coimbra de bate-volta?
    Sobre a carteira de habilitacao, li aqui que aceitam a nossa do Brasil mesmo, mas ja li em outros sites que tenho que tirar a licenca internacional. Mas como vocë e dai, acho que nao tem erro.
    Estou organizando o roteiro e estou vendo pra comprar esse seu de 7 dias, acho que vai me ajudar bastante, porque na internet infelizmente nao tem taaaaanta informacao pra Portugal como se encontra para outros destinos mais procurados.
    A medida que for avancando nas pesquisas, vou te incomodando tambem, com certeza mil duvidas e nada melhor do que alguem local.
    Que bom ter encontrado esse site!
    Desde ja agradeco.

    • Renata, em geral Portugal é ameno, mas não há regra para clima, o melhor é verificar um site meteorológico uma semana antes de ir. Para mim, alugar carro é sempre mais vantagem, mas bate e volta Lisboa-Porto ou até Lisboa-Coimbra é muito puxado e pouco vc verá dessas cidades, que tem bastante coisa, mas isso só vc poderá decidir. 🙂 Boa viagem!

      • Olaaaaaaaaaaaaa!! Acabei de chegar de Portugal!
        Voltei para dividir um pouquinho da minha experiencia com voces e dizer que o guia super ajudou e vale mesmo a pena! Alguns precos de atracoes sofreram reajuste e aquele cartao para o Parque das Nacoes de 19 euros, incluindo todas as atracoes nao existe mais.
        Ficamos hospedados em Lisboa por 8 noites. Deu pra conhecer bem Lisboa e fazer muitos bate e voltas: Queluz, Sintra, Fatima (Batalha, Nazare e Obidos) e Porto. Td de trem, menos o dia de Fatima que optamos por um tour.
        Antes de ir, estava na duvida sobre alugar um carro para alguns bate-voltas. Hoje mais do que nunca, nao alugaria, o transporte publico é excelente, o transito é complicado, nao há vagas, as ruas sao estreitas e nao estou me referindo a Lisboa, la e impossivel..rsrsr
        Adorei tudo, os palacios e castelos principalmente, tem que ter pique, muita ladeira pra subir, escadas, eu adoro, mas vou confessar que nao imaginava que era tanto..rsrs. Em Fatima, infelizmente o Santuario esta em reforma, nao pudemos nem olhar pela porta…uma pena.
        Achei Lisboa meio sujinha e os lisboetas nao sao assim muito simpaticos nao, tambem acho que por ter muito turista (pq tem muitooo e de td parte do mundo) as atracoes e suas informacoes sobre acesso poderiam ser melhores, mas nada que tenha tirado o encanto dessa viagem!!! Indico e voltaria com toda certeza!
        Abraco e ate a proxima!

        • Ótimo. Estava preocupada em ter que ir a vários hotéis nos trajetos. Assim, posso ficar em Lisboa e me deslocar aos pontos que desejo conhecer. Obrigada pela dica.

          • Flávia, fazer bate e volta a partir de Lisboa é interessante fazer no máximo até Fátima (e olhe lá). Coimbra, Aveiro, Porto e daí pra cima começa a ficar puxado e voc6e passará mais tempo em transporte do que nos lugares, que demandam mais tempo de visita, ok?! Só Lisboa-Porto são 3 horas cada trecho, na melhor das hipóteses. Boa viagem!

  133. Olá Ana, procurei e achei o roteiro! Adorei! O unico problema é que estarei em Portugal em um periodo menor. A pessoa da empresa de turismo que esta fechando as coisas para nós pensou no seguinte roteiro (pensando em noites para fechar os hoteis): 1 noite em Lisboa, 1 noite em Coimbra, 1 noite em Porto, 1 noite em Fatima, 1 noite em Lisboa. Só que queria conhecer Sintra. Qual a sua indicação tira Fatima e passamos em Sintra? Na viagem sou eu, meu namorado e minha sogra e alugaremos um carro. Outra coisa, como esta o tempo no final de outubro, pois estaremos em Portugal, na ultima semana de outubro agora!!! Aguardo resposta ansiosamente, pois já estamos fechando tudo!!! Muito obrigada e pegarei todas as dicas do post… tenha certeza!!! Grande abraço!

    • A escolha entre Sintra e Fátima deve ser sua, pois são lugares muito diferentes e para tipos de visitas diferentes (histórica ou religiosa), no entanto, se estará de carro, na ida para Coimbra poderá passar rapidamente por lá, pois é caminho e eum 1 hora visita as basílicas e arredores. Fim de outubro é outono, fresquinho, mas nada congelante. O ideal é verificar temperaturas e clima num site de meteorologia uns dias antes de embarcar. Boa viagem!

      • Muito obrigada!! Adorei o site e as dicas… serão de grande ajuda durante nossa estadia em Portugal! Grande abraço!

  134. Saudações.Estou me programendo para 2017 ir à Portugal e depois à Paris. Gosto de viajar de trem e Portugal deve ter boas opçoões. Podes me dar dicas? Adoro pequenas cidades em vez das grandes, aquelas são mais interior, é legal conversar com os nativos. Gostria de adquirir os guias. Como fazer Abraços

    • Lugares pequenos de trem na maioria doa casos serão inviáveis,e mesmo de ônubus, ficarás muito limitado pelos horários. SE queres fazer esse tipo de turismo, pensa em alugar um carro, que é o mais indicado. Sobre os guias, basta entrar na página deles, que lá estão os links de compra, ok?! Boa viagem! 🙂

  135. Olá Ana! acabei de adquirir seu guia e, em tese, demorará 48 horas para recebe-lo.
    Não sei se vc contempla orientação sobre esse passeio, por isso ja estou me adiantando.
    Irei para Lisboa em janeiro e gostaria de ir a Casa Fernando Pessoa.
    Pelo mapa, percebi que é um pouco afastado. Pergunto: tem como casar esse passeio
    com outro que eu possa fazer a pé?
    Ficarei no Tivoli Lisboa, no Centro da cidade. Qual meio de transporte fica melhor?
    Muito obrigada!

    • Oi Luciana! Bom, é mesmo um lugar “fora de mão”, o que te obriga quase que ir de propósito lá. Acredito que o melhor meio de ir do seu hotel é mesmo de táxi, pois a casa fica a menos de 2 km e táxi em Lisboa não é caro. Já sobre o seu guia, você comprou no seu nome mesmo? Pois não localizei seu pedido aqui nem pelo nome e nem pelo email.
      Boa viagem!

  136. Olá Ana,
    O mais próximo que estive de Portugal foi quando em 2000 fiz o caminho de S.de Compostela. Morei em Barcelona por 7 meses, rodei uns meses de mochila pela Europa, porém nunca sobrou tempo para Portugal. Agora pretendo ir em Julho, 15 dias a contar da saída. Tenho dois filhos 9 e 2 anos, e penso e gastar nosso tempo só na “Terrinha”. Não defini o roteiro ainda, porém a ideia norteadora é partir de Lisboa e seguir até o Porto, se sobrar um dia dar uma passadinha em Santiago para matar a saudade. Minha dúvida e motivo do contato é basicamente em relação a alugar um carro ou ficar na dependência de trem, bonde, etc. e claro, uma dica de quem tem muita experiencia sobre algumas cidades a compor o roteiro que não deixem o tour uma correria e aquele gosto de rodei muito e aproveitei pouco. Se puder ajudar propondo roteiro e dando alguma dica também em relação a hospedagem, agradeço desde já. Ah! Não esqueça que já fui mochileiro e não tenho “mimimi” pra viajar. Claro que agora estou com família e a situação é outra, mas um banho quentinho, lugar limpo e honesto me bastam. Abraço de POA e parabéns pelo Site.

    • Leandro, infelizmente não temos como montar roteiros para todos que nos pedem (sorry), por isso, propomos este aqui, além de outros que temos aqui no blog, que você pode (e deve) ir adaptando ao seu tempo e necessidade. Quanto ao transporte, ainda mais com crianças, com certeza prefira alugar um carro, pois o país é muito tranquilo para dirigir, tem boas estradas e no final das contas, sairá mais em conta, além de te dar mais liberdade.

  137. Ana. boa noite e feliz natal.

    Com base em seu roteiro e considerando os lugares que ja fui em Portugal, pretendo juntamente com um dos meus filhos, alugar um Motorhome pequeno para 2 pessoas no Porto e visitar = Braga -Porto-Campanha-Figueira da Foz -Aveiro – Coimbra-Leiria -Obidos -Evora -Sesimbra e encerrar entregando o carro em Lisboa.
    Tenho muita experiencia com Motorhomes grandes.
    A duvida que tenho é saber se viajar de Motorhome em Portugal pode ser uma boa ideia ou se tem algum inconveniente.
    Há lugares seguros para estacionar e pernoitar nesta rota?

    • Há muitos motorhomes por aqui, portanto, não vejo maiores problemas com isso, pois é prática comum, mas sobre as pernoites não sei te dizer, pois nunca fiz um de um. Se quiser depois relatar aqui no blog a sua experiência, seria ótimo. Boa viagem!

  138. Olá, Ana!
    Obrigada pelas dicas!
    Pretendo passar uma semana em Portugal, do dia 27/02/16 a 05/03/16, com meu marido e dois filhos, de 3 e 7 anos de idade.
    Você me aconselha a seguir esse roteiro que você sugeriu de Lisboa ao Porto ou tem alguma outra sugestão, por causa das crianças. Pretendemos alugar um carro em Lisboa.
    Obrigada,
    Mabel

      • Obrigada pela rapidez da resposta!!!
        Mais uma dúvida: para os dois dias em Lisboa e com crianças, melhor usar transporte público ou alugar carro? É fácil e barato encontrar estacionamento?
        Um grande abraço pra você!

        • Transporte público, com certeza!É mais barato, mais prático e muita coisa se faz a pé, na verdade. Boa viagem!

  139. olá gostaria de saber se existe um prazo minimo pra fazer uma pequena viagem na Europa, em Portugal por exemplo? As outras vezes fiquei mais de 15 dias, mas dessa vez só tenho 6 dias isso será um problema? E pela primeira vez vou levar minha filha vc acha que terei algum problema na imigração por isso?

    • Prazo mínimo? Não, isso não existe. Se quiser chegar num dia e ir embora no outro, isso não tem problema algum, ok?! Boa viagem!

  140. Olá!

    Mais um brasileiro querendo suas preciosas dicas…
    Você sugeriu hospedagem na região do Rossio. Vou utilizar o Airbnb porque fica mais barato e, pelo preço que pretendo, os imóveis se concentram em Alfama e um pouco mais para cima (não sei o nome da região). Um apartamento, acho, fica em Olama.
    Você acha que conseguiremos nos locomover bem desses pontos por transporte público ou seria melhor procurar outra região?
    Muito obrigado e parabéns pelo site.
    Leonardo

    • Alfama, dependendo da parte sim, mas só de bonde. Eventualmente pode ter que subir ladeiras, 😉

  141. Olá Ana, bom dia,

    Nunca estive em Portugal, mas pretendo ir próximo ao final do ano para ver a tal onda gigante de Nazaré e aproveitar e conhecer um pouco do país Achei esse roteiro de 7 dias bem bacana. Minhas dúvidas: sabe quando (ex.: semana do dia 10/11) é melhor estar em Nazaré p/ ver as ondas? Faz muito frio nesta época?

    Obrigada!

    • Não tenho ideia sobre a época das ondas, rsrsrs, definitivamente é algo que não entendo. Mas nÃo é muito frio não, até porque nem no auge do inverno é, 😉 Boa viagem!

  142. gostaria de ir a Portugal de 20 de novembro a 05 de dezembro de 2016. Lisboa, Sintra, caminho até Porto e retorno por pequenas cidades. já li seus relatos e vou seguir muitas dicas. MINHA DÚVIDA É SE CHOVE MUITO !!!!! seria melhor ir em outra época?

    • Oi Fábio! Leu nosso post sobre o inverno em Portugal (lá falo sobre a questão das chuvas no país)? Ou pode assistir este nosso vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Hifchkiv92M
      Na minha opinião, não existe época “certa” para ir. Onde leu isso sobre chuvas? Com meteorologia não tem muita regra, mas Portugal não é um país de chuvas…
      Boa viagem!

  143. Olá Ana, parabéns e obrigada pelo blog.
    Estarei em Coimbra dia 20 de setembro e como é aniversário de minha irmã gostaria de dicas de restaurantes legais.
    Você poderia me ajudar? Obrigada.
    Bijos
    Lucy

    • Oi Lucy! Tem várias opções, como o Zé Manel dos Ossos, o Arcadas (na Quintas Lágrimas, mas é meio caro), o Solar do Bacalhau (faça reserva)… Boa viagem!

  144. Oi Ana, adorei o seu blog, suas orientações são muito úteis! Vou passar 20 dias em Portugal no mês de setembro, com minha irmã e uma amiga. Gostaríamos de visitar as aldeias. Existe algum trem ou ônibus que passa por lá? Ou alguma excursão? Bjs, Sônia

    • As aldeias históricas? Se for, não, infelizmente, só de carro. Para algumas como Piódão ou Belmonte há excursões, mas não sei te indicar nenhuma empresa. Boa viagem!

  145. Olá Ana,
    Parabéns pelo blog!
    Vamos estar em Portugal de 1/11 a 13/11/2016.
    Não gostaria de fazer uma viagem corrida, então pensei em Lisboa e arredores apenas (Sintra, Cascais, Óbidos e Évora). Você acha que vale a pena acrescentar Porto ou Coimbra?

    • Valer a pena, vale, mas teria que fazer base numa delas, pois para um bate e volta ao Porto fica inviável. Boa viagem!

  146. Ola Ana Catarina
    Gostei muito do seu blog, dicas muito boas.
    Estamos indo para Portugal agora em julho, chegando no dia 5 e voltando no dia 13. O roteiro de 7 dias e muito bom, mas chegaremos pelo Porto e fizemos um roteiro que gostariamos que nos informasse se e viavel:

    05.julho.2016 Porto chegada, hospedagem (+-13h) pernoite Porto

    06.julho.2016 Porto / saindo para Braga +-18h pernoite em Braga

    07.julho.2016 Braga / Guimaraes / Aveiro / Coimbra pernoite em Coimbra

    08.julho.2016 Coimbra / Nazareth / Fátima / Tomar pernoite em Tomar

    09.julho.2016 Tomar (manha) / Óbidos (sair +- 16h) / Lisboa pernoite em Lisboa

    10.julho.2016 Lisboa / Evora / Lisboa pernoite

    11.julho.2016 Lisboa / Queluz / Belém / Cascais / Lisboa oriente) pernoite

    12.julho.2016 Lisboa / Sintra / Lisboa pernoite

    13.julho.2016 Lisboa – embarque

    Aguardo sua orientacao.

    • Anna, seu roteiro está MUITO puxado, ou seja, você não vai ver quase nada em muitos desses lugares. Se entendi bem, pretende fazer Braga, Guimarães e ainda Aveiro em um único dia? Não verá nada! Escolha apenas 2, se for o caso. O dia 8 é totalmente inviável. Só Coimbra come o seu dia todo, Fátima uma tarde, Nazaré e Tomar não seriam nem visitados. Dia 11 Fazer Queluz, Belém e Cascais tb está mal colocado, primeiro por que não dá tempo e segundo pq ficam em áreas geográficas distintas. E Lisboa, pelo que entendi, mal será visitada, certo?! Se eu fosse vc enxugava esse roteiro, colocava os essencial e deixava o resto de reserva (se der, ok, se não der, paciência). Boa viagem!

  147. Oi Ana, Vou a Portugal no final de setembro por 15 dias e pretendo ficar em Porto 2 dias. É possível fazer tbem o passeio no Douro com eclusa ou fica muito corrido?
    Vou fazer o roteiro todo de carro, é viável chegar até Santiago de Compostela? Agradeço

    • Se só tem 2 dias no Porto, aproveite a cidade. E sim, Santiago fica a cerca de 3 horas de carro. Boa viagem!

  148. Oi Ana, bom dia. Vou ficar 10 dias em Portugal, chegando em Lisboa no dia 04/12. Depois vou alugar um carro e fazer o litoral até Óbidos e Fátima e depois voltar. Acha que é preciso reservar os hotéis já ou dá para ir fechando quando chegar às cidades. Pergunto isso pois assim teríamos mais liberdade para viajar… Obrigada!

    • Eu pessoalmente nunca deixo para ver hotel no lugar, pois nem sempre há o que queremos ou podemos pagar, mas sim, é possível!

      • Oi Ana, obrigada pela sua rápida resposta!

        Dependendo da época também prefiro já deixar tudo reservado e até mesmo pago. Mas esta época (início de Dez) costuma ser alta temporada ou tem algum feriado importante?

      • ah, outra coisa é que eu li em um post seu que a carteira de habilitação do Brasil já seria suficiente e em outro que era bom ter a carteira internacional. Acabei ficando na dúvida…

        • Para alugar o carro, basta apenas a brasileira, mas se a polícia te parar, podem te pedir a internacional.

  149. Ana. Fiz o roteiro com minha família e adoramos. Visitamos mais algumas cidades no caminho como Cascais no retorno de Sintra para Lisboa, fomos de carro, e Aveiro no retorno de Porto para Lisboa, o voo de chegada e saída de Portigal foi em Lisboa. Muito obrigado pelas dicas.

  150. Boa tarde, tudo bem Ana? olha só, marquei uma viagem onde a chegada e saída será Lisboa. Ficarei no pais por 13 dias a passeio, achei interessante o roteiro criado, porem gostaria de conhecer o sul também como Algarve. não sei se loco carro ou compro cartão férreo para uma quantidade de dias? onde posso ir de trem e onde vou precisar de carro? não quero fazer uma correria sabe, bem tranquilo, mas sei que tem lugar que não posso deixar de passar, desde já agradeço sua ajuda, abraço.

    • A maioria dos lugares consegue ir de trem, mas de carro terá mais liberdade e conseguirá conhecer outros lugares fora dos caminhos do trem. Boa viagem!

  151. Boa tarde Ana, estamos indo para portugal 23/01/2017, se puder ajudar, estamos montando um itinerario, queria sua opiniao, como vamos descer madrid, pensamos no seguinte:

    23/01 – saida para regiao da Evora,

    26/01 – saida de Evora para Lisboa, conhecer sintra

    29/01 – saida de lisboa para Fátima, Batalha e Leiria

    30/01 – coimbra

    01/02 – o que nos sugeriria, ja que nossa saida e dia 03/02 de madrid as 21:30

    no aguardo

    • Se ainda tem um dia, invista no Porto ou, ao menos, Aveiro, que é perto do Porto. O roteiro está bom! 🙂

  152. Bom dia, estamos querendo adquirir o manual de 07 dias a portugal e arredores, as informações estão todas atualizadas para o momento?? obrigado e no aguardo

  153. gostaríamos eu e meu marido, (80) anos… de passarmos 7/8 dias em Portugal.. não queremos entrar nestas excursões cansativas… corridas…. pensei em ir particularmente… tipo avião.. contratar transfer.. descobrir um hotel bem localizado, mas não muito caro…e contratarmos diariamente motorista para passeios…
    não sei por onde começar voces tem como me ajudar? tem estes serviços?
    grata
    lica

    • Infelizmente nÃo Marly, 🙁 Mas numa busca online ou mesmo atraés do hotel que reservar, vai conseguir indicações. Boa viagem!

    • Olá Luiz! Como escrito aqui no blog, você receberá um email com o link para baixá-lo. Verifiquei em nosso servidor e vi que já o fez. Espero que tenha uma ótima viagem! Ana

  154. Olá! gostei das suas discas.
    Pesquisando sobre Portugal percebi que grande parte dos roteiros se baseia em vista a alguma igreja, mas chega uma hora que visitar igreja cansa. Assim como cansei de visitar museus em Paris.
    O que Portugal nos oferece alem de igrejas? Pouca gente fala sobre a gastronomia, história entre Brasil e Portugal, passeios fora do roteiro religioso.

    • Nossa, curiosamente do que menos falo são de igrejas, rsrs. Há muitos palácios, castelos, museus, praias, a gastronomia é das melhores que existe… Tanta coisa!

  155. Ola,querida amiga Ana Catarina,
    Olha estou indo p Portugal no dia 29.03.2017,devo chegar em Lisboa no dia 30.03.2017.
    Estou indo c a esposa,quero fazer um roteiro p começar p cidade de Porto,pois quero conhecer bem a cidade e redondeza,pesquizar bem,se der tudo certo,gostaria de morar perto de Porto,terei 19 dias p conhecer a região e
    conhecer um pouco de Lisboa e região.Então gostaria se for possível traçar um roteiro p mim,ok?
    Ficarei muito grato,Geraldo e esaposa

    • Geraldo, infelizmente não preparamos roteiros personalizados, pois demanda muito tempo e se fizermos para todos que pedem, nÃo faria mais nada da vida, rsrsrs. Por isso, temos tantos posts e dicas aqui no blog, para que a partir deles cada um possa fazer seu próprio roteiro, ok?! Boa sorte!

  156. Olá Ana, muito obrigada pelas dicas!!!!!

    Estou montando meu roteiro de carro baseado no seu site, mas como vou iniciar por Porto e ficar poucos dias a mais, fiquei com dúvida se estou no trajeto certo e aonde pernoitar. Será que você pode dar um palpite?

    D1: Milão → Porto
    D2: Porto
    D3: Porto (bate-volta em Guimarães e Braga)
    D4: Porto → Figueira da Foz e Aveiro → Coimbra (dormir)
    D5: Coimbra → Ruínas de Conímbriga
    D6: Coimbra → Santuário de Fátima → Leira (dormir)
    D7: Leira → Batalha → Alcobaça → Nazaré → Óbidos (dormir)
    D8: Óbidos → Lisboa (dormir)
    D9: Lisboa
    D10: Lisboa
    D11: Lisboa → Rio de Janeiro

  157. Ana, bom dia. Pesquisando sobre Portugal eu cheguei até seu blog, que já adianto, estou lendo tudo e é espetacular!!!!
    Me programei para uma viagem entre os dias 20(chegada a Lisboa) e 28/02(partida de Lisboa tb). Tenho Motorhome aqui no Brasil e pensei em seguir exatamente esse roteiro que vc postou, mas eliminando estadia alugando um motorhome aí em Portugal. Você acha viável?
    Desde já agradeço desejando um feliz 2017 pra você e sua família

  158. boa noite ana, moro em florianopolis, ja comprei o seu guia, conheci um amigo portugues aqui na minha cidade, ele me indicou um passeio pela rota das grutas no algarve, podes me informar se funciona agora em janeiro 2017, se funciona como faco para compra o ingresso antecipado… pensei em ir dia 25/01

    • Luiz, nunca fiz essa rora, então, não tenho como te ajudar. Me diga depois como foi. Boa viagem!

  159. Olá Ana. Obrigado pelas dicas. Pretendemos visitar Portugal em Maio 2017, utilizaremos o seu roteiro como base. Gostaria de visitar duas pequenas vilas próximas a Coimbra: Arazede e Tentúgal (terra de meus avós). Você acha possível incluí-las neste seu roteiro sugerido. Gostaria também de conhecer a região do Rio Douro, poderia me ajudar em como fazê-lo. Estou pensando em alugar um carro saindo de Lisboa, você acha mais viável? Ficaremos em torno de 8 dias (vamos definir o tempo de acordo com o nosso roteiro). Aguardo a gentileza de sua resposta. Obrigado.

    • O carro é a melhor maneira de fazer isso e sim, pode visitar as vilas sem problema ou grandes desvios. No Douro ou vá de carro (o ideal) ou pegue um day tour a partir do Porto. Boa viagem!

  160. Bom dia! Observei que não seria necessário de carteira internacional (PID) para dirigir em Portugal, mas em todas as locadoras de veículos nas condições de habilitação, citam essa exigência. Isso é algo recente ou para habilitados brasileiros tem uma condição diferenciada ?

    Agradeço Antecipadamente.

    • A locadora nunca pede, quem pode pedir, em tese, é a polícia se você for parado. Mas até onde sei, para brasileiros não é exigido, mas isso pode mudar a qq momento, por isso, para qq lugar que eu vá alugar carro, sempre levo. Boa viagem!

  161. Gostaria de fazer uma visita ao “Castelo do Templários”, mas estou tendo poucas informações a respeito de: a que distancia fica de Lisboa >como chegar > é possível visitar o Castelo e ir a Fatima na mesma viagem? Qual o Tour devo pegar, saindo de Lisboa e voltando a Lisboa no mesmo dia?
    Muito obrigado

    • Vc diz ir a Convento de Cristo em Tomar. Há vários tours de Lisboa que fazem esse passeio junto com Fátima, mas tem que pesquisar. Boa viagem!

  162. Ana, tenho 16 dias para encaixar um roteiro que terá como pontos principais PORTO–>ALGARVE–>LISBOA.
    Quando sair de Porto, pretendo pernoitar pelo caminho por Coimbra (região) 1 ou 2 noites e depois na região de Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Fátima, Leiria e daí seguir para Algarve (2 noites talvez), voltando a Lisboa de onde partirá meu voo de retorno.
    DIA 01 – Chegada Porto
    DIA 02 – Porto e região
    DIA 03 – Porto e região
    DIA 03 – Porto e região
    DIA 04 – Coimbra e região (pernoitar por aqui, aonde??)
    DIA 05 – Coimbra e região (pernoitar próximo destino)
    DIA 06 – Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Fátima, Leiria (qual melhor cidade para hospedagem? 2 dias?)
    DIA 07 – Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Fátima, Leiria (qual melhor cidade para hospedagem? 2 dias?)
    DIA 08 – Partir rumo ao Sul/Alentejo (cedo/pernoitar)
    DIA 09 – Algarve
    DIA 10 – Algarve
    DIA 11 – Algarve/partida para Lisboa
    DIA 12 – Lisboa/região
    DIA 13 – Lisboa/região
    DIA 14 – Lisboa/região
    DIA 15 – Lisboa/região
    DIA 16 – Lisboa/retorno ao Brasil

    Oq você acha?? O deslocamento ficou meio corrido? não gosto de passar correndo pelos lugares?? Tira alguma cidade do roteiro? Acrescento alguma parada? Tiro 1 dia de Lisboa e acrescento em Porto? Gostaria de sua opinião e dicas?

  163. Bom dia Ana, vou passar em todas essas cidades turísticas de Lisboa a Porto e não sei onde passar no retorno de Porto a Lisboa (tudo de carro). Você acha melhor no retorno passar em Figueira da Foz ou em Tomar para conhecer o mosteiro? Estou preocupada em deixar o carro com toda a bagagem dentro no retorno à Lisboa. Qual destes lugares há menos risco? Um amigo disse para não deixar o carro estacionado perto das atrações. Alguma sugestão ou dica? Obrigada

    • Não vejo grande problema com a bagagem, mas enfim… São 2 cidades muito distintas: praia e histórica. Eu acho que dá para passar nas duas. Boa viagem!

    • Posso falar de Tomar, não conheço Figueira da Foz. Mas Tomar é lindooo , tem um centro encantador, jardins lindos e se você conseguir, uma represa que garante uns bons mergulhos em dias quentes 😉

  164. Ana, amei seu blog, fiz meu seguro com sua dica e obtive um desconto legal, estarei em Lisboa no dia 20 aluguei um carro e pretendo sair cedo dia 21 para Fátima é òbidos, faço primeiro Fátima/Óbidos ou o contrário? Obrigada!

  165. Nesse roteiro é fácil encontrar hotéis para pernoite? Porque creio que com antecedência só vou conseguir reservar os dois dias de hotel em Lisboa.

  166. Foi o primeiro roteiro que eu vi antes da minha viagem a Portugal e apesar de eu não ter conseguido seguir do jeitinho que vc propôs, pois eu trabalhei um pouco no período por lá, muitas inspirações vieram daqui. Te agradeço imenso!
    Obrigadinha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here