Por: Ana Catarina Portugal

Veja nesse post dicas de viagem para Braga, Portugal. Tudo o que você precisa saber sobre a cidade mais antiga de Portugal, imensamente importante para o país em termos de história, cultura, religião e tradição.

Devido ao grande número de igrejas e praças espalhadas por Braga, essa linda cidade ganhou o título mundialmente conhecido de a Roma Portuguesa, uma vez que as igrejas e praças foram construídas tendo como forte influência dos romanos.

E o melhor é que tudo isso você pode conhecer o melhor da cidade até em um roteiro de um dia em Braga!

Isso mesmo! Como a grande maioria das suas atrações turísticas estão concentradas no centro histórico, assim, fica muito fácil explorar tudo a pé. Incrível, não é?

Então, se você está planejando viagem para essa relevante cidade, rica em história, cultura, religião e tradição, saiba que esse post foi feito para você!

Economia => Seguro Viagem Portugal (dicas + desconto)

Braga Portugal: história e curiosidades

A cidade de Braga possui mais de 2000 anos de história! Tal fato, por si só, já a torna relevante para a história de Portugal, uma vez que é considerada a cidade mais antiga do país.

Mas não só isso, com forte tradição religiosa, Braga, Portugal, também tem o título de uma das cidades cristãs mais antigas do mundo!

Braga foi importante durante o Império Romano, onde era conhecida por “Bracara Augusta”, continuou sendo imensamente imponente durante a Idade Média e sua importância se estende até os dias de hoje.

Para conhecer bem a cidade, basta circular pelos seus monumentos históricos e religiosos, especialmente a Catedral que conta com uma mistura de estilos: romano a barroco!

Toda a história de Braga, Portugal, é um dos motivos que levam os turistas a visitá-la durante todos os anos.

Confira => Passeios em Braga e arredores

letreiro braga portugal - Braga Portugal: dicas de viagem

Como chegar a Braga, Portugal

Existem muitas opções para chegar em Braga, Portugal. A cidade é um tanto quanto acessível!

Caso esteja no Brasil, você pode seguir de avião para Lisboa, capital portuguesa ou Porto, sendo esta última a mais próxima de Braga e portanto, com melhor custo x benefício.

Uma vez no Porto, existe a opção de locomoção até Braga através de ônibus, trem ou carro. Vejamos:

Ônibus para Braga

Essa com certeza é uma ótima opção! A viagem Porto x Braga de ônibus tem duração média de apenas uma hora e custo médio aproximado de tão somente 6 euros.

Para este trajeto, existem duas companhias de ônibus: Rede Expressos e Renex. Ambas saem do Terminal Rodoviário do Campo 24 de Agosto.

Para consultar horários e valores, visite o site oficial da Omio: http://www.omio.pt/

Trem para Braga:

A locomoção de trem é a forma mais barata de se chegar em Braga. O trajeto dura até 1h30min (dependendo do tipo de trem) e tem custo médio aproximado de 3,25 euros. Para isso, você deverá sair da Estação Campanhã ou Estação São Bento.

Para consultar os inúmeros horários disponíveis, acesse o site oficial Comboios de Portugal: http://www.cp.pt/passageiros/pt

Carro:

Se você tiver a opção do carro, saiba que essa é a que oferece o tempo mais reduzido, pois será possível fazer o trajeto Porto x Braga em apenas 40 minutos, seguindo pela autoestrada A3.

No entanto, embora seja o que oferece o tempo mais reduzido, por vezes sai como o mais caro, uma vez que também deverá levar dinheiro para arcar com os pedágios.

Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.


Onde fica a cidade de Braga?

A cidade de Braga, Portugal, fica na Região Norte de Portugal e é a terceira maior cidade do país, concentrando em média 180 mil habitantes.

Qual a distância entre Porto e Braga?

Conforme já mencionado, Porto e Braga ficam muito próximas uma da outra! São apenas 54 km que distanciam essas lindas cidades e podem ser percorridos facilmente de carro (40 min), trem (1h10min) ou ônibus (1 hora).

Melhor época para visitar Braga, Portugal

Em Portugal, as estações do ano são um tanto quanto bem definidas. No inverno, o frio não costuma ser absurdamente rigoroso, mas o verão, no entanto, o calor se faz bastante presente.

Assim, a melhor época para se visitar Braga, Portugal, depende muito do que você deseja fazer na cidade. No entanto, como a maioria das suas atividades turísticas são ao ar livre, é importante observar meses não chuvosos.

Passeio => Excursão de 1 Dia a Braga e Guimarães (a partir do Porto)

ruas de braga - Braga Portugal: dicas de viagem

Clima em Braga

Situada a pouca distância do Oceano Atlântico, e ainda, em uma posição que favorece que os climas do ano sejam definidos, Braga, Portugal, acaba sofrendo com a influência do clima oceânico temperado e o clima mediterrâneo.

Isso quer dizer que, nas estações de outono, inverno e primavera, as chuvas costumam ser mais frequentes que na estação verão, que por si só já é bastante seca.

Por ser a região que mais sofre com o frio no inverno português, nesta estação do ano, se prepare para muita chuva, ventos fortes e um frio mais fortinho do que Lisboa, por exemplo. O outono permanece assim, chuva e frio. A primavera já melhora bastante, vez que os dias vão se alternando entre chuvosos e ensolarado, mas a temperatura permanece amena. O verão, no entanto, é bastante seco e ensolarado, com a máxima variando de 25°C a 28°C.

Mas atenção, quando dizemos que há dias mais chuvosos, não queremos dizer com isso que chove todo dia, tá?! Há dias lindos de sol no inverno também, mas é sempre bom ficar de olho em sites ou aplicativos de clima para não marcar de visitar a cidade num dia chuvoso.

Assim, como grande parte das atividades em Braga, Portugal, são feitas ao ar livre, busque visitar a cidade nos meses da primavera e do verão, assim, conseguirá aproveitar ao máximo o que essa linda cidade rica em história e cultura tem a oferecer.

se de braga - Braga Portugal: dicas de viagem

O que fazer em Braga, Portugal

Agora que você já sabe um pouco sobre Braga, suas curiosidades, história, clima, como chegar e onde fica, chegou a hora de saber o que fazer em Braga, Portugal, não é?

Afinal, tanta tradição, cultura e história deve resultar em um lindo acervo de pontos turísticos para se visitar.

Separamos aqueles que consideramos imperdíveis na sua viagem! E ah, e o melhor de tudo é que por estarem todos próximos um ao outro, é completamente possível fazer um roteiro de um dia em Braga.

Vem conferir com a gente…

Santuário do Bom Jesus do Monte

Já que estamos falando de uma cidade completamente religiosa, não poderíamos iniciar o tópico sobre o que fazer em Braga, Portugal, sem citar o Santuário do Bom Jesus do Monte. Você não pode deixar esse complexo de fora do seu roteiro.

O famoso complexo é formado por escadarias ou escadórios como é chamado em Portugal, por um lindo e preservado jardim (Parque do Bom Jesus), por um elevador (funicular) e pela Igreja do Bom Jesus, além de algumas estruturas de restaurantes e hotéis.

MeninoJesusdeBraga - Braga Portugal: dicas de viagem

O Santuário é um dos cartões postais de Braga e de Portugal, portanto, não deixe de visitá-lo e aproveitar a linda vista a partir da sua colina.

A entrada para o Santuário do Bom Jesus do Monte é gratuita e o local é aberto para visitação todos os dias das 8h às 19h e há missas na Basílica do Bom Jesus de segunda a sexta-feira às 17h, nos sábados às 8h e nos domingos às 8h, 11h e 17h.

Para chegar até o santuário de transporte público, partindo do centro de Braga, basta pegar a linha de ônibus nº 2 que te deixará bem em frente ao santuário e custa 1,65€ por trecho.

santuário em Braga - Braga Portugal: dicas de viagem

Sé de Braga

Saiba que a Sé de Braga é um dos monumentos mais importantes de Portugal!

Mais antiga que Portugal enquanto país, construída no início do século XI, esse maravilhoso monumento guarda maravilhas espalhadas dentro e fora da sua torre!

Ainda em sua capela dos Reis, você vai encontrar os túmulos dos pais de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, e em seu Tesouro-Museu da Sé, será possível encontrar inúmeras peças que fazem parte da história do país, em especial a cruz utilizada na primeira missa quando da chegada dos portugueses ao Brasil.

braga portugal - Braga Portugal: dicas de viagem

Fonte do ídolo e Palácio do Raio

Ainda falando sobre lugares incríveis e cheios de história, está o Palácio do Raio, localizado em frente a Fonte do ídolo, essa última uma relíquia da época romana que até os tempos de hoje permanece intacta.

Já o Palácio, construído entre 1752 e 1755, é conhecido por seus azulejos azuis e um lugar fascinante com uma linda arquitetura barroca e rococó.

Embora imponente, o Palácio já desempenhou diversas funções: até hospital um dia ele já foi! Atualmente no seu interior existe um museu onde demonstra utensílios do antigo hospital e também de arte sacra.

O palácio fica na Rua do Raio na freguesia de São José de São Lázaro. A visita é gratuita e acontece de terça-feira a sábado das 10h às 13h e também das 14h30min às 18h30min.

Vale a pena => Excursão de Meio Dia pela Cidade

palacio do raio em Braga - Braga Portugal: dicas de viagem
Foto: Braga Cool

Jardim de Santa Bárbara e Paço Medieval de Braga

Em meio a tantos tijolos e cimentos, construções de cidade grande, está a calmaria do Jardim de Santa Bárbara, com suas lindas e coloridas flores espalhadas geometricamente pela praça.

Essa espécie de refúgio no centro da cidade, é um belo jardim público, gerido e cuidado pelo Município e pelo Paço Episcopal de Braga e seus arcos.

O que chama atenção junto ao jardim é também o Paço Medieval de Braga, um lindo castelo erguido no final da Idade Média, qual atualmente funciona como Arquivo Distrital de Braga, Portugal.

No centro do jardim é possível encontrar uma fonte do século XVII e a imagem de Santa Bárbara. Sem dúvidas é um dos jardins mais bonitos de Portugal!

o que ver em braga - Braga Portugal: dicas de viagem

o que fazer em Braga Portugal - Braga Portugal: dicas de viagem

Arcada da Lapa e Torre de Menagem

O Arcada da Lapa é um daqueles prédios emblemáticos que toda cidade grande tem. Em Braga, Portugal, não seria diferente! Serve até como ponto de encontro.

Conhecido por ser o edifício mais antigo de Braga, foi construído em 1715 encostado à muralha de um antigo castelo. Hoje, desse castelo, resiste apenas a Torre de Menagem.

Com apenas dois pisos, concentra em seu meio a Igreja da Lapa, com vários restaurantes e bares ao seu redor. No local há também banca de revista, salas comerciais e vários quiosques.

Considerando sua visita ao Arcada da Lapa, não deixe de saborear algo em dois dos cafés mais antigos de Portugal no Café Vianna ou no Café Astória.

Transporte => Bilhete de 1 Dia para o Ônibus Hop-On Hop-Off

atracies de braga portugal - Braga Portugal: dicas de viagem

Citânia de Briteiros

A Citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro, onde, através de impressionantes ruínas, podemos observar alguns traços de como eram as primeiras habitações na proto-história, os quais devem ter habitado do século I ao século III e entender a sua importância para a humanidade.

citania de briteiros - Braga Portugal: dicas de viagem

Para quem gosta de arqueologia e história, vale muito a pena visitar a Citânia, pois é uma verdadeira volta para um passado distante – mais de 2000 anos!

A Citânia de Briteiros, uma das maiores e mais conservadas do país, pertence ao Concelho de Guimarães, mas apesar disso, fica bem próxima ao Santuário de Bom Jesus de Monte.

A entrada custa 3 euros para adultos. Os horários de abertura são de outubro a março das 9h às 17h e de abril a setembro das 9h às 18h.

o que visitar perto de braga - Braga Portugal: dicas de viagem

Arco da Porta Nova

Construído em 1512 pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa, o Arco da Porta Nova é uma das portas de entrada na muralha deBraga, Portugal.

Ponto turístico bastante visitado e classificado como monumento nacional, qual deu origem a expressão “És de Braga?!” Essa expressão é bastante usada e conhecida na cidade quando alguém deixa a porta aberta

Nos pés do Arco, você vai encontrar muitos comércios e restaurantes.

+++ Confira alguns passeios para Braga +++

arco de braga portugal - Braga Portugal: dicas de viagem

Museu dos Biscainhos

O Museu dos Biscainhos está localizado em uma casa da nobreza com origem no séc. XVII, lá você vai conseguir ver e entender como viviam os povos à época. Está localizado bem próximo ao Arco da Porta Nova e da Sé de Braga.

No local você vai encontrar um rico acervo histórico e cultural. Além de mobílias, espere encontrar artes decorativas, gravuras e muitos utensílios. Além de visitar a sala, estábulo, área nobre, sala de jantar e cozinha. Todo o conjunto patrimonial é de extrema importância.

Do lado de fora, você vai encontrar mais um lindo jardim que também merece sua atenção na visita.

A entrada custa 2 euros para adultos. Os horários de abertura são de terça a domingo das 09h30min às 12h45min e das 14h às 17h30min.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagem - Braga Portugal: dicas de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Termas Romanas de Maximinos

As Termas Romanas de Maximinios fazem parte de mais uma atração turística cheia de história!

Conhecida por serem as únicas termas públicas romanas, destinadas ao tratamento com água termal e também a higiene pessoal, estão localizadas no Alto da Cividade, construídas no séc. II, juntamente com um teatro em anexo.

Atualmente, é uma ampla sede arqueológica protegida, classificada como Monumento Nacional.

A entrada custa 1,85 euros para adultos. Os horários de abertura são terça a sexta das 9h às 13h e das 14h às 18h, sábados e domingos das 10h às 17h. Fechado às segundas e feriados.

Passeio => Aventura a cavalo no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Termas da Cividade Braga - Braga Portugal: dicas de viagem
Foto: Wikimedia

Onde comer em Braga, Portugal

Em todo destino turístico existem aqueles locais imperdíveis para saborear um bom prato e uma boa bebida, ainda mais se a viagem possuir um roteiro gastronômico. E em Braga Portugal não é diferente, então confira nossas dicas abaixo para deixar a sua viagem ainda mais saborosa.

Frigideiras do Cantinho:

Começamos nossas dicas com um restaurante bem tradicional na cidade. Aberto desde 1796, o restaurante Frigideiras do Cantinho é considerado um símbolo da gastronomia de Braga e oferece famosos pasteis recheados, além de outras opções de café da manhã e almoço.

  • Endereço: Largo de São João do Souto, Braga
onde comer em braga - Braga Portugal: dicas de viagem
Os s famosos pastéis gigantes de massa folhada com recheio de carne.

Bira dos Namorados:

Charmosa e super bem indicada pelos visitantes, a hamburgueria localizada em meio ao centro histórico oferece diversas opções de hambúrgueres artesanais que agradam a todos os paladares, com opções inclusive para os veganos! Além da comida, outro destaque é a decoração do local, com um ambiente descontraído e cheio de charme!

  • Endereço: Rua D. Gonçalo Pereira, 85, Braga

Tíbias de Braga:

E para quem não resiste a um doce, vale à pena conhecer a doceria Tíbias de Braga, parada obrigatória para quem visita o Arco da Porta Nova. No cardápio, doces imperdíveis de Braga, como as Tíbias e o Pudim à Abade de Priscos.

  • Endereço: Praça Conde São Joaquim, 30, Braga

Restaurante Arcoense:

Para quem busca uma opção mais sofisticada para o almoço ou jantar, o Arcoense é uma das opções mais conceituadas de Braga. Ideal para ir a dois ou com um grupo pequeno, o restaurante oferece sabores típicos da cidade e do país, como pratos com bacalhau e queijos, acompanhados de um bom vinho.

  • Endereço: Rua Engenheiro José Justino Amorim, 96, Braga

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 16% de desconto com o cupom TURISTAPROFISSIONAL, é só clicar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Onde ficar em Braga, Portugal

Escolher o melhor local para se hospedar é uma das principais preocupações e cuidados dos viajantes, por isso trazemos algumas dicas de hospedagens para ajudar na sua escolha.

Tendo em vista que a maioria das atrações de Braga Portugal estão na região do Centro Histórico, para quem busca praticidade, é nessa região que deverá escolher a hospedagem.

Claro que existem opções mais específicas, como em Bom Jesus do Monte, para quem prioriza uma hospedagem próximo ao famoso santuário.

Confira algumas das nossas dicas de hotel em Braga:

Hotel do Parque: Localizado no Parque Natural do Bom Jesus em meio ao charmoso jardim, o hotel oferece SPA, bar, salão de jogos, Wi-Fi e quartos modernos equipados com ar-condicionado, TV e frigobar.

  • Endereço: Monte do Bom Jesus, Braga

Vila Gale Collection Braga: Opção para quem busca algo mais requintado em meio ao Centro Histórico de Braga. A propriedade dispõe de SPA, restaurante, estacionamento, piscina ao ar livre, bar, serviço de quarto e Wi-Fi.

  • Endereço: Largo Carlos Amarante, Braga
hotel em Braga - Braga Portugal: dicas de viagem
Que tal o Vila Gale Collection Braga?!

Basic Braga by Axis: Dica de hospedagem pouco mais econômica na região central, o hotel oferece todos os itens básicos para uma confortável estadia em Braga. Fica localizado próximo a estação de trem de Braga e possui quartos equipados com ar condicionado, TV e banheiro privativo.

  • Endereço: Largo da Estação – Maximinos, Braga

inBraga Hostel: Para quem quer economizar ainda mais na hospedagem, o inBraga Hostel é uma boa opção. O hostel é instalado em um edifício histórico na região central da cidade. É disponibilizado para os hospedes cama em quarto compartilhado com opções de 6 ou 4 camas por quarto, banheiro compartilhado e armários individuais, além de Wi-Fi e cozinha de uso comum.

  • Endereço: Rua da Boavista, 21, Braga

Pesquise mais opções de hospedagem em Braga aqui!

Morar em Braga, Portugal

Morar em Braga Portugal pode ser o sonho e o desejo de muitos, pensando nisso nós do Turista Profissional resolvemos fazer um tópico especial com algumas dicas e informações importantes para quem deseja ou está indo morar na cidade mais antiga do país.

Confira informações e características sobre os melhores bairros de Braga.

Bairros de Braga

Maximinos, Sé e Cividade:

Na região central esses são os bairros mais buscados para quem deseja morar perto de onde quase tudo acontece na cidade.

O centro de Braga Portugal apesar de possuir imóveis e alimentação com preços mais altos, por ser uma área bastante turística, são bem estruturados e oferecem uma boa comodidade de locomoção para os moradores.

Se você gosta de agito e badalação, é a área ideal para morar!

Gualtar, São Victor e Lamaçães:

Se o intuito de morar em Braga Portugal for estudar na Universidade do Minho, os bairros de Gualtar, São Victor e Lamaçães são os mais bem localizados.

Com grande número de moradores jovens, os bairros possuem ótima estrutura de mercados e restaurantes, além de bom serviço de transporte público.

Frossos e Merlim São Paio:

Para quem quer ficar longe do agito, da movimentação turística e busca uma região familiar, Frossos e Merlim São Paio são os bairros mais indicados para atender esses quesitos. Bairros que reinam tranquilidade, mas que não deixam a desejar na infraestrutura.

Perceba que Braga possui muito a oferecer, tanto para quem deseja morar na cidade mais antiga de Portugal, como para quem vai a essa charmosa cidade com interesse turístico. Seja qual for o seu interesse, siga todas as nossas dicas de Braga Portugal e temos certeza de que você vai adorar!

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Braga Portugal: dicas de viagemAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *