Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Guimarães e Braga – dia 4

Continuamos o nosso roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal e hoje vamos a Guimarães e Braga.

Quem está nos acompanhando viu que já passamos pelo Porto – os dois primeiros dias – e passeamos de barco, no terceiro dia, pelo Vale do Douro.

Nós já vimos paisagens incríveis e tomamos vinho do Porto. Mas ainda há muito mais a descobrir!

Quer saber o que eu fiz em Portugal hoje?!

Roteiro por Guimarães e Braga

Bom, de manhã cedo nos despedimos do Porto e partimos rumo à Guimarães, que fica a mais ou menos 40 minutos de distância, no sentido norte.

Guimarães

Assim como o Vale do Douro, a cidade de Guimarães também foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, por ser o local em que Portugal teve origem como uma nação. Por isso, inclusive, ficou conhecida como “Cidade-Berço”.

O centro medieval de Guimarães é muito bem conservado, mas pequeno, então, em uma manhã ou tarde você consegue visitá-lo.

o que fazer em GuimarãesNo imponente castelo que há no centro, nasceu o primeiro rei de Portugal: D . Afonso Henriques. A área próxima ao castelo é uma parada obrigatória, ainda com suas muralhas praticamente inteiras.

Logo abaixo, há a Capela de São Miguel do Castelo, onde está a pia onde D. Afonso Henriques foi batizado. São centenas e centenas de anos de História!

Castelo de Guimarães

Em seguida, a visita pode continuar pelo Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV, e que atualmente funciona como residência oficial do Presidente da República Portuguesa, quando ele está em andanças pelo norte do país.roteiro Guimarães

Na hora do almoço fomos comer na Pousada Santa Marinha da Costa, (Pousada Guimarães) originalmente um mosteiro que, por ter uma localização privilegiada na parte da alta (encosta da Penha), tem uma lista vista da cidade e é, em si, um lugar muito agradável.Pousada Santa Marinha da Costa

Braga

Em seguida, fomos para Braga, cidade vizinha que fica a cerca de 20 minutos de carro, conhecida por ser o coração da região do Minho.

A cidade é também um dos principais centros religiosos do país, cheio de igrejas barrocas, em especial a Sé Catedral (a mais antiga do país) e a Igreja de Santa Cruz.

Mas a sua principal atração é mesmo o Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma colina, por onde começamos a nossa visita à cidade. Você pode tanto subir de funicular, como se aventurar pela famosa escadaria barroca que serpenteia monte acima. A nossa opção foi subir os mais de 500 degraus e descer no funicular.

o que fazer em Braga

Dali fomos dar uma voltinha pelo Centro Histórico, igualmente lindo. Vale a pena se “perder” por suas ruelas. Ali você não pode deixar de visitar a Sé, como já mencionei, e o Jardim de Santa Bárbara, que é lindo!

roteiro BragaHoje, a nossa hospedagem foi no Melia Braga Hotel & Spa, um 5 estrelas, mas com um preço acessível, que fica perto da universidade de Braga e a poucos minutos do centro. Os quartos são excelentes, com o quarto e o banheiro integrados, separados pela banheira e/ou uma cortina, se quiser separar os ambientes.dica hotel Braga

E de noite saímos para jantar no Restaurante Brac, especializado em pratos tradicionais portugueses, mas com uma “roupagem” contemporânea, do chef Álvaro Araújo. O ambiente é mais intimista, embora descontraído, e tem uma particularidade: a presença de ruínas romanas ao lado da sala de jantar: o contraste entre o passado e o presente. Eu me deliciei com um maravilhoso Mil Folhas de Bacalhau.

Brac

Nosso dia foi esse. Quando você estiver pensando no seu roteiro por Portugal, não deixe de incluir Guimarães e Braga.

E acompanhe essa viagem através dos nossos outros posts:

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

✈  Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!  

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de LisboaAproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

Guimarães e Braga

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPRO5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Booking.com

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:                                                                               x

reserve seu hotelSeguro viagemchios de internetingressos e passeiosguias de viagempassagens aéreas mais baratasGuia de viagem turista profissional

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Ana. Dá para fazer um passeio para Braga e Guimarães, no mesmo dia em bate-volta, saindo do Porto? É possível fazer de trem ou ônibus?
    Pensei em me fixar por 5 noites no Porto para conhecer a cidade, o vale do Douro, Braga e Guimarães.
    Acho mais interessante fazer bate e volta e dormir no único lugar. Assim não tenho que me preocupar com malas, checkin e etc.
    O que vc acha?
    Obrigado

  2. ANA, PARABÉNS PELA MATÉRIA! MARAVILHOSA E BEM ILUSTRATIVA.

    UMA DÚVIDA: SE TIVESSE DE ESCOLHER QUAL DAS DUAS CIDADE É MAIS BONITA, AINDA QUE SEJA DIFÍCIL PÔR UMA DELAS EM SEGUNDO LUGAR, QUAL SERIA A MAIS BELA?

    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

  3. Olá, Ana.
    Antes de tudo, muito obrigado pelas dicas, post excelente.
    Eu e minha esposa estaremos em Portugal em abril.
    Gostaria de perguntar se é possível visitar as duas cidades no mesmo dia não estando de carro.
    O roteiro seria Porto-Braga, comboio, bem cedo; Braga-Guimarães, autocarro, inicio da tarde; Guimarães-Porto, comboio, bem tarde.
    Os horários de autocarro Braga-Guimarães são mais frequentes!
    Ou ficaria muito corrido?
    Muito obrigado.
    Att, João&Clarice

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here