Por: Ana Catarina Portugal - Atualizado em 10/02/2020

Quem está seguindo o nosso roteiro de Portugal passando pelo Centro-Norte do país, já deu pra perceber que o que não falta é o que fazer em Portugal, né?

E isso considerando que estamos restritos a um pedaço apenas e um país pequeno, mas com uma geografia super variada, indo de praias à neve!

Ontem nós chegamos em Aveiro e hoje já partimos para mais aventuras.

O dia hoje foi cheio!

Economia => Seguro Viagem Portugal (com desconto)

Roteiro de Portugal

Aveiro

Começamos o dia dando mais uma voltinha pelas ruas de Aveiro, que com o céu azul que estava fazendo hoje, parecia ainda mais linda.

Paramos no Museu de Aveiro para ver o túmulo da princesa Santa Joana, todo feito de marchetaria em pedra, lindíssimo!

Aveiro1 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7

Em seguida, fomos à região da praia da cidade, onde pudemos ver as típicas casinhas de pescadores, todas coloridas e listradas, uma gracinha! É outra marca da cidade.

O céu super azul pode até parecer que é photoshop, mas acredite, é natural!

+++ Confira aqui opções de hospedagem em Aveiro +++

IMG 9911 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7Depois disso, seguimos nosso caminho, continuando nosso roteiro de Portugal.

Ílhavo

Grudadinho à Aveiro está Ílhavo, a cidade que é famosa pela presença da fábrica das porcelanas Vista Alegre e a forte tradição da pesca do bacalhau. Além disso, Ílhavo tem o farol marítimo mais alto do país.

E já que tocamos no assunto bacalhau – delícia! –, claro que nosso almoço tinha que ter alguma relação com isso. Mas nós não nos reduzimos a comer UM prato de bacalhau, nós fomos simplesmente para uma degustação de bacalhau no Restaurante Bela Ria. Tá bom pra você?!

O restaurante tem um ambiente bem caseiro, dando a impressão de que estamos comendo na casa de alguém. E os pratos são preparados por um senhor que é o cozinheiro da Confraria do Bacalhau de Portugal. Ele é considerado, por alguns críticos gastronômicos, o que prepara os melhores pratos de bacalhau do país. Se quer comer aqui, não poderia ser diferente: precisa fazer reserva antes.DegustaodeBacalhau - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7

Em seguida fomos ao Museu Marítimo de Ílhavo, que conta toda a história da dramática pesca do bacalhau, entre outros temas ligadas ao mar. Ao seu lado tem um enorme navio, antigo bacalhoeiro, que abriga exposições temporárias.

MuseuMartimo - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7

Depois do museu fomos ao Aquário do Bacalhau, único do estilo. Você por acaso já viu um bacalhau vivo?! Estamos tão acostumados a só vê-los já no prato, que é até engraçado ver esse peixe vivo.IMG 0035 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7

Coimbra

Para terminar nosso roteiro de Portugal por hoje, seguimos para Coimbra – a cidade em que nasci – onde passamos a noite.

O hotel escolhido foi o emblemático Hotel Quinta das Lágrimas, que fica num local onde há séculos atrás se desenrolou a lendária história de amor entre Pedro I e Inês de Castro – aquela que foi coroada rainha de Portugal depois de morta, como tão bem cantou Camões. A história é linda, e quem quiser saber mais, é só ler neste post:

FontedosAmores - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7

QuintadasLgrimas - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7 Depois de instalados nos quartos, demos umas voltinhas pela enorme propriedade, indo até o lago onde Inês, segunda a lenda, foi assassinada: a Fonte das Lágrimas. Para terminar a noite, tivemos um jantar lá mesmo no hotel e ainda com direito a uma serenata!FadodeCoimbra - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7

Para mim, em especial, é curioso estar num hotel na minha cidade… mas como não se trata de um hotel qualquer, a experiência foi uma delícia! E pensar que, quando criança, eu adorava ir brincar nos jardins e próximo ao lago da Quinta das Lágrimas!

Continue acompanhando a gente, veja as outras aventuras:

☛ Leia também: Seguro viagem para Portugal (tem que fazer?)

E, antes de embarcar, veja as diversas opções de excursões (os famosos day tours) que poderá fazer no país e leia todas as nossas dicas de Portugal já publicadas por aqui: são mais de 100 textos!

guia de lisboa - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7Aproveite para conhecer também o nosso guia, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DescubraPortugallogo2 - Roteiro de 10 dias pelo Centro-Norte de Portugal | Aveiro, Ílhavo e Coimbra - dia 7

Viajei desta vez a convite da Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da TAP – Transportes Aéreos Portugueses – em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: eu, claro, a Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. Então, não embarque sem um ótimo seguro viagem para os Estados Unidos. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem mais barato e com o melhor custo x benefício pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitor do blog tem até 16% de desconto. Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: TURISTAPROFISSIONAL.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Autor
Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.
0 Comentários
  1. Roteiro muito interessantes, desde o norte até ao Centro.
    A serenata para terminar foi a cereja no cimo do bolo 🙂

  2. Roteiro muito interessantes, desde o norte até ao Centro.
    A serenata para terminar foi a cereja no cimo do bolo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *